
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
No passado domingo, o Sindicato dos Jogadores da França divulgou o onze ideal da Ligue 1 na época 2024/2025. Entre os eleitos, existiu uma grande dominância do PSG entre os atletas, sendo que nove dos 11 escolhidos são da turma de Luis Enrique. João Neves, craque formado no Benfica, foi um dos médios selecionados para fazer parte do seleto grupo de melhores do ano, juntamente com os companheiros portugueses Nuno Mendes e Vitinha.
Na sua primeira época em território francês, o antigo médio do Benfica fez um ótima temporada com os franceses e foi eleito juntamente com Vitinha e Cherki para integrar o miolo da equipa do ano. O jovem de 20 anos conquistou o título de campeão com algumas jornadas de antecedência e foi soberano ao longo do campeonato com o PSG.
O onze ideal da Ligue 1 foi composto por: Lucas Chevalier (Lille); Nuno Mendes, William Pacho, Marquinhos e Achraf Hakimi; João Neves, Vitinha e Cherki (Lyon); Bradley Barcola, Ousmane Dembélé, Desiré Doué. Da equipa principal dos parisienses, apenas Gianluigi Donnarruma e Fabian Ruiz não foram escolhidos para estarem entre os 11 melhores.
O outro jogador ex-Benfica que esteve com o PSG nesta época, mas não foi selecionado é Gonçalo Ramos. O internacional português foi suplente em boa parte dos jogos e não era presença regular na equipa de Luis Enrique. Contudo, o ponta de lança ainda oferece prendas ao conjunto da capital.
Com a camisola do PSG esta época, João Neves - avaliado em 65 milhões de euros - marcou presença em 49 partidas: 16 na Liga dos Campeões, 28 na Ligue 1, quatro na Coupe de France e ainda uma no Trophée des Champions. Além de já ter conquistado o título do campeonato francês, o atleta formado no Benfica, nos 3.546 minutos disputados dentro das quatro linhas somou cinco golos e nove assistências.
48 horas depois da realização do dérbi eterno, já são conhecidos alguns pontos dos relatórios e os atos podem determinar punições para ambos os lados
|
O encontro que colocou frente a frente o Benfica e o Sporting, no último sábado, 10 de maio, contou com emoções fortes, tanto dentro, como fora do relvado do Estádio da Luz. Numa partida em que acabou tudo empatado e as decisões adiadas para a última jornada, o que não faltou foram incidentes que constam nos relatórios dos delegados presentes.
O caso mais grave, mas ao mesmo tempo, que não resultou numa situação gravosa, foi a invasão de campo da parte de um adepto Benfiquista, para pedir esclarecimentos à arbitragem, o que terá resultado numa tentativa de agressão ao 4.º árbitro do encontro, Gustavo Correia.
Certamente que o Glorioso será punido por estas ações, contudo, os incidentes com os adeptos vermelhos e brancos não ficaram por aqui. Conforme está escrito nos relatórios da arbitragem e da PSP, antes do pontapé de saída, assistiu-se a uma intensa deflagração de tochas, o que originou muito fumo e o arremesso de várias garrafas de plástico na direção do banco do Sporting.
Contudo, os delitos não ficaram apenas do lado do Benfica. Ricardo Esgaio, defes do Sporting, é igualmente um dos visados nos relatórios. O camisola 47 foi expulso no final do encontro por um bate boca intenso com Nicolás Otamendi. Além disso, após o golo dos verdes e brancos, o português virou-se para os adeptos Benfiquistas e exibiu o dedo médio.
Perantes estes caso, que foram redigidos no relatório dos delegados que marcaram presença no dérbi eterno, é bem provável que o Benfica seja punido. Contudo, o Sporting também não deverá escapar a um castigo, mais concretamente Ricardo Esgaio, que deverá sofrer uma sanção da parte do Conselho de Disciplina da FPF.
Na última e derradeira semana do Campeonato Nacional, o setubalense procura revitalizar todo o plantel encarnado antes da visita ao Minho
|
No último sábado, 10 de maio, o Benfica despediu-se do Estádio da Luz com um empate frente ao Sporting. A divisão de pontos com os leões não só adiou as contas do título, como também fez com que o Glorioso não dependesse apenas de si para o conquistar. à entrada para a última jornada, Bruno Lage terá uma dura tarefa pela frente.
Não é segredo que os jogadores do Benfica investiram tudo nos treinos de preparação para o dérbi eterno, com o objetivo de assegurar um triunfo, o que lhes daria ainda mais hipóteses de conquistar o Campeonato Nacional, No entanto, o deslize sofrido frente ao rival de Alvalade criou um clima de revolta entre os jogadores e agora cabe ao setubalense tentar revitalizar os seus atletas, uma vez que o título ainda não está matematicamente perdido.
Nos momentos finais do encontro que decorreu no Estádio da Luz foi possível ver o estado emocional de vários atletas do Benfica. Nos minutos finais, antes do apito final de João Pinheiro, Orkun Kokçu mostrava-se bastante enervado. Álvaro Carreras, que já tinha sido substituído, era o rosto da desilusão no banco dos encarnados e o capitão, Nicolás Otamendi, estava inconsolável e chegou a protagonizar alguns momentos tensos com os jogadores adversários no final da partida.
Porém, a revolta não ficou apenas pelo resultado, o juiz da AF Braga também foi um dos visados, recebendo críticas da parte do camisola 30. “Os lances que potencialmente nos beneficiam são analisados muito rapidamente. Se fosse do outro lado, demoraria muito mais tempo [...] essas coisas pagam-se. Podem prejudicar um resultado”, que acusou os leões de não quererem jogar. Bruno Lage também não ficou indiferente à arbitragem: “O VAR, na dúvida, tem de chamar o árbitro”.
Face a este cenário, o setubalense terá de ressuscitar um plantel destroçado pelo empate e recordá-los que ainda é possível. Para conquistar o '39', as águias terão de vencer o Braga e esperar um deslize dos verdes e brancos frente ao Vitória de Guimarães. Os jogos do Benfica e Sporting estão agendados para o próximo sábado, 17 de maio, às 18h00.
Futebolista, que foi apontado aos vermelhos e brancos no mercado de inverno, está na lista de compras do emblema espanhol para a nova época
|
O nome de Alberto Costa continua a fazer correr muita tinta. Sem espaço na Juventus, o jovem português, que foi apontado como alternativa a Alexander Bah no Benfica, está na lista de compras de um conjunto espanhol e a sua saída de Itália volta a ganhar força.
Após ter sido arrasado pela imprensa italiana, o jovem lateral pode estar de malas aviadas para Espanha. De acordo com a informação avançada por Nicolò Schira na rede social X (anteriormente conhecida como Twitter), o Valência mostrou vontade em contar com Alberto Costa, estando disponível para negociar um empréstimo com a Juventus.
Devido à falta de minutos no conjunto transalpino, o jovem natural de Santo Tirso tem sido apontado a uma saída no próximo verão. Além do Valência, Alberto Costa também está na lista de compras do Sporting para a nova temporada, o que pode dificultar a vida de Rui Costa e do Benfica num possível negócio
Alberto Costa, recorde-se, foi um dos vários alvos do Benfica na janela de transferências de inverno. Aquando da saída de Issa Kaboré, os responsáveis encarnados apontaram a mira ao antigo lateral do Vitória de Guimarães. Contudo, e face aos milhões apresentados pela Juventus, o Clube da Luz acabou por perder a corrida pelo jovem atleta.
Na presente temporada desportiva, ao serviço da Juventus, desde o mercado de inverno, Alberto Costa - atualmente avaliado em 10 milhão de euros - foi aposta em apenas oito embates: sete na Serie A e ainda um na Coppa Italia. O defesa direito, que chegou então a estar na mira do Benfica em janeiro de 2025, disputou qualquer coisa como 223 minutos pelos transalpinos.