
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Na passada terça-feira, 3 de dezembro, no Palácio Galveias, em Lisboa, foi apresentado o livro "António Simões - As Minhas Memórias", escrito por Rui Miguel Tovar, que retrata a trajetória de vida e a carreira do ex-jogador do Glorioso e da Seleção Nacional. Luís Filipe Vieira, antigo presidente do Benfica, marcou presença no evento de apresentação.
António Simões: Eu cultivei a união
"Força do futebol para unir. Perguntou-se a Jaime Cancela Abreu se o sr. Luís Filipe Vieira poderia vir, disse com certeza que sim, não faz sentido fazer o contrário. Naquilo que representa este momento, não podia deixar de registar e sublinhar a presença do sr. Luís Filipe Vieira. Quem mais deve ficar sensibilizado é o Benfica, que tem de saber unir as pessoas e não desunir e eu cultivei a união", disse António Simões.
"Benfica tem sabido unir pessoas? Pode fazer-se melhor, pode fazer-se sempre melhor. Unir não é fácil porque há divergências. O que é mais importante, para lá de unir, é as pessoas compreenderem que há divergências, mas que isso não é estar contra ou dizer mal, são opiniões diferentes. Precisamos é de aproveitar todas elas em prol do Benfica", afirmou, admitindo não saber se algum membro da estrutura do Clube da Luz esteve presente no evento.
Quanto a ter contactado alguém da direção do Benfica para confirmar presença, António Simões disse: "Vou ser sincero, a responsabilidade disso foi da editora. Tratou de enviar os respetivos convites às pessoas, não só do Benfica mas de outros clubes. Acho isso uma excelente ideia. Não tenho preferências, tenho desejos que se realizam ou não, mas como é evidente, tendo em conta a minha história, quase que digo que sou universal. Ainda agora viram o que aconteceu com a camisola do George Best. Dei-lhe, foi parar ao museu, vi a minha camisola no museu do Manchester United e agora passou a ter valor financeiro para ajudar a família. Só tenho de agradecer. Não pertenço à fatia dos falsos modestos, gosto que me reconheçam, falem comigo, cumprimentem. É desagradável ser assim? Para mim é muito simpático. Gosto de pessoas, de partilhar e elas vêm ter comigo, maravilha".
"Cada vez que penso no Benfica, cada vez quero mais que ele cresça. E estou à espera que o Benfica se internacionalize mais. Neste mundo global, o Benfica ainda tem possibilidades de crescer. É a nossa expectativa. Mas isso dá trabalho, com certeza", acrescentou.
Treinador do Fulham colocou o desejo dos dirigentes encarnados, para este mercado de transferências de verão, na lista de compras
|
Após surgir apontado ao Benfica, João Palhinha volta a contar com novidades neste mercado de transferências de verão. Desta vez, o interesse no médio luso surge vindo da Premier League, com o Fulham de Marco Silva a apontar a mira ao alvo de Rui Costa, querendo 'estragar' os planos dos encarnados.
Segundo revelou, na passada sexta-feira, o Daily Mail, Marco Silva, que já levou Palhinha uma vez para o conjunto da Premier League, planeia garantir os serviços do internacional português novamente. O técnico quer reencontrar-se com o futebolista luso e planeia utilizar a falta de minutos no Bayern Munique como 'trunfo' para convencer o craque.
Mas não é tudo. Além do interesse do Fullham, há mais novidades nesta 'novela' de mercado. De acordo com informações avançadas pelo diário acima mencionado, os ingleses pretendem colocar em cima da mesa dos bávaros uma proposta, querendo garantir o regresso de Palhinha através de um empréstimo.
Esta notícia certamente não cairá bem junto dos dirigentes do Benfica, uma vez que o antigo médio do Sporting é um dos alvos das águias para este verão. Os encarnados, vale relembrar, estão a sondar o mercado por um novo médio, depois de Florentino Luís ter sido associado a uma mudança de ares nesta janela de transferências
Na temporada desportiva 24/25, ao serviço do Bayern Munique, João Palhinha - atualmente avaliado em 30 milhões de euros - foi aposta em 24 encontros: cinco na Liga dos Campeões, 17 na Bundesliga e dois na DFB Pokal. Nos 941 minutos em que esteve em campo, o alvo do Benfica para o centro do terreno, não somou qualquer golo ou assistência.
Internacional turco entrou numa troca de galhardetes com o técnico dos vermelhos e brancos, na jornada 2 do Mundial de Clubes
|
Numa noite em que poderia ficado apenas a memória de uma expressa goleada frente ao Auckland City, por 6-0, o triunfo do Benfica ficou manchado por uma nova polémica a envolver Orkun Kokçu. Depois de ter trocado galhardetes com Bruno Lage, o médio justificou-se, mas não foi o técnico. O camisola 10 foi apanhado a segredar ao ouvido de Renato Sanches, depois do apito final do encontro.
O momento aconteceu já quando os jogadores estavam de saída. As imagens da transmissão televisiva captaram os dois atletas, no relvado, a falar um com o outro. Pelo que foi possível ver, o médio turco aproximou-se do internacional português e disse algo ao ouvido do mesmo, como se estivesse a justificar as suas as suas ações. O camisola 85 respondeu de volta, mas a conversa foi imperceptível.
Vale a pena lembrar que, à passagem do minuto 61, quando Renato Sanches entrou para o lugar de Kokçu, o mesmo não reagiu bem à substituição, acabando por descarregar a sua frustração em Bruno Lage, algo que o setubalense não gostou, repreendendo o camisola 10 na hora, o que gerou uma acesa discussão entre as duas partes.
Toda esta situação gerou uma enorme onda de críticas da parte dos Benfiquistas, onde muitos se mostraram críticos pelo sistemático comportamento da parte do turco. Todavia, Bruno Lage, o outro envolvido na polémica, também foi visado pela forma como lidou com o caso, ideia que é também defendida pelo jornalista Vítor Pinto.
Orkun Kokçu, recorde-se, chegou ao Benfica na temporada de 2023/24, tendo contrato com os encarnados até ao verão de 2028. Na presente temporada, o médio turco - avaliado em 30 milhões de euros - realizou 53 encontros com o Manto Sagrado do Benfica. Nos 4.104 minutos que jogou, o camisola 10 apontou 12 golos e realizou 11 assistências.
Confira aqui o vídeo:
Futebolista dos vermelhos e brancos tem sido associado a uma possível mudança de ares neste mercado de transferências de verão
|
Bruno Lage volta a ter motivos para sorrir, depois do Benfica ter batido, por seis bolas a zero, o Auckland City na passada sexta-feira, 20 de junho. É que, de acordo com os mais recentes rumores, Pavlidis volta a estar mais afastado da saída e é tudo graças a... Viktor Gyokeres.
O jornal italiano Tuttosport garante, este sábado, 21 de junho, que a Juventus, que tem estado atenta a Pavlidis, terá ligado recentemente aos representantes do ponta-de-lança do Sporting. A mesma fonte revela que a vecchia signora estabeleceu contacto de maneira a obter detalhes sobre as exigências do clube leonino.
Neste momento, de acordo com informações avançadas pelo jornal acima referido, Gyokeres é mesmo o candidato preferido da Juventus, que pretendem garantir o negócio já nesta janela de transferências de verão. Nesse sentido, falta agora saber qual a posição do Sporting nesta 'novela', dado que os leões conseguiram afastar o Arsenal da corrida pelo camisola 9.
Todo este interesse dos italianos em Gyokeres acaba por interessar ao Benfica, uma vez que se o conjunto da Serie A avançar pelo atacante verde e branco, dificilmente tentará 'pescar' Vangelis Pavlidis neste defeso de junho. Rui Costa, recorde-se, apenas aponta a venda do grego para os 100 milhões previstos na cláusula de rescisão, dada a importância do craque no plantel de Bruno Lage.
Na temporada desportiva de 2024/25, com a camisola do Benfica, Vangelis Pavlidis – atualmente avaliado em 35 milhões de euros – marcou presença em 55 encontros: 34 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e dois no Mundial de Clubes. O ponta-de-lança dos vermelhos e brancos apontou 30 golos, somando ainda 12 assistências, nos 3.727 minutos disputados dentro das quatro linhas.