Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

Má gestão de Rui Costa? Luís Filipe Vieira entra a pés juntos: "O Benfica não é uma creche"

Antigo Presidente do Clube da Luz acabou por pedir desculpa aos Benfiquistas por ter indicado o nome do ex-camisola 10

Luís Filipe Vieira falou esta quinta-feira sobre a crise desportiva do Benfica, criticando Rui Costa
Luís Filipe Vieira falou esta quinta-feira sobre a crise desportiva do Benfica, criticando Rui Costa

  |

Icon Comentário0

 Luís Filipe Vieira concedeu, esta quinta-feira, 12 de setembro, uma entrevista à CMTV, depois de meses sem vir a público. O antigo presidente do Benfica acabou por criticar a gestão de Rui Costa, pedindo mesmo desculpa aos Benfiquistas por ter indicado o nome do ex-camisola 10. 


"Caso gravíssimo de má gestão no Benfica, principalmente desde que Domingos Soares de Oliveira saiu. Na minha altura, o culpado seria o Presidente", começou por mencionar. "Não vale a pena esconder, o Rui... toda a gente sabe quem o indicou até chegar a presidente, fui eu. Sabia que o Rui tinha fragilidades em gestão, por isso disse-lhe que podia ser presidente mas teria de ficar com os quadros do Benfica. Surpreendeu-me pela negativa como tem gerido a parte desportiva do Benfica", disse. 



"Tenho de dizer isto aos Benfiquistas: desculpem, enganei-me na escolha do sucessor"


"Já disse, numa altura destas, tem de haver solidariedade, especialmente quando as pessoas cohabituam há anos. Eu seria sempre solidário, e esse gesto marcou-me profundamente. Quem na realidade não consegue valorizar a história do Benfica e fica calado, praticamente... se me disser, era proibido falar do meu nome no Benfica, se as pessoas pensarem assim e se forem por aí, não há dúvida que não pensam no passado, não o reconhecem, e o meu passado no Benfica é grande, devo ser o presidente que mais mudanças no Benfica fez e mais património pago deixou", referiu o antigo Presidente das águias. 

"Rui Costa não é líder"

"Há coisas que ele não pode permitir. Se quer continuar a liderar o Benfica, nesta fase complicada, ele tem de mudar de posição dentro do Benfica. Não pode permitir que o tratem por Rui. Eu nunca permiti que me tratassem por tu. E mais, nunca disse a um diretor desportivo 'oh mano, como é que vão os negócios?' O Benfica é a maior instituição do país, não é uma creche", atirou. 


Clube

É mais do que futebol! Fundação Benfica envia bens essenciais aos Bombeiros

Portugal encontra-se numa situação complicada devido à quantidade de incêndios ativos no país que já causaram alguns mortos

Fundação Benfica ajuda Bombeiros de Portugal
Fundação Benfica ajuda Bombeiros de Portugal

  |

Icon Comentário0

Portugal vive neste momento uma situação complicada devido aos vários incêndios que 'atacam' o país. A Fundação Benfica e os seus parceiros entregaram, na última quarta-feira, dia 18 de setembro, bens essenciais aos Bombeiros Voluntários Lisbonenses.


"No apoio à linha da frente. Correspondendo ao apelo em curso de várias Corporações de Bombeiros, a #FundaçãoBenfica e parceiros do Clube realizaram hoje a entrega de bens essenciais junto dos Bombeiros Voluntários Lisbonenses. Os bens vão ser encaminhados para o apoio na linha da frente do combate aos incêndios. Não podemos ficar indiferentes ao que se passa no nosso país e aos vários apelos feitos por diferentes Corporações de Bombeiros, que lutam diariamente para defender o nosso território. Muita força!", escreveu o Clube encarnado, num post nas redes sociais.


Recorde-se que neste momento Portugal tem 15 incêndios ativos sendo que atualmente a situação mais problemática vive-se no distrito de Aveiro e de Viseu mais precisamente em Arouca e em Castro Daire, onde mais de 1000 operacionais estão no combate às chamas.


Importante lembrar que nos registos do Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (EFFIS) desde 2003, Portugal foi por 11 vezes o Estado com mais área ardida dos outros países membros. Em 2017 chegou mesmo a alcançar o valor máximo de 563.532 hectares de área ardida. Em 2022, Portugal ficou em terceiro lugar com quase 45 mil hectares ardidos ficando atrás da Roménia e da Espanha que contam 149,264 e 178.618, respetivamente.

Em 2017, recorde-se, foi quando aconteceu o terrível incêndio de Pedrógão Grande que destruiu 53 mil hectares, 261 casas foram atingidas, feriu 253 e matou 66 pessoas. Foi uma das maiores tragédias que Portugal viveu o que causou muita polémica devido à falha das redes como a rede SIRESP



Clube

Movimento Servir o Benfica deixa alerta: "A AGE de sábado não é um referendo ao trabalho da Direção"

Comunicado surge após Clube da Luz ter informado os Sócios encarnados sobre reunião magna, que se irá realizar no próximo dia 21 de setembro, às 09h30

Movimento Servir o Benfica lançou comunicado sobre AG
Movimento Servir o Benfica lançou comunicado sobre AG

  |

Icon Comentário0

O Benfica prepara-se para a Assembleia Geral que se realiza no próximo sábado, dia 21 de setembro, às 9h30, sendo que o Movimento Servir o Benfica, liderado por Francisco Benitez, publicou nas redes sociais um comunicado em que chama a atenção para a importância da mesma.


“No próximo sábado, dia 21 de setembro, realizar-se-á uma reunião de Assembleia Geral Extraordinária (AGE) crucial para o futuro do nosso clube, com ordem de trabalhos a incidir no processo de revisão estatutária em curso. Esta é mais uma oportunidade de discutirmos e votarmos propostas que visam atualizar e melhorar o nosso funcionamento associativo e institucional”, começa por dizer o comunicado.  


"O Servir o Benfica, como já comunicado anteriormente, foi convidado a participar em discussões com o objetivo de atingir um consenso em torno de uma proposta global para a revisão dos estatutos, dado qualquer proposta carecer de voto favorável de 75% dos presentes na AG. Participámos ativamente neste processo, sempre com o compromisso de representar os interesses de todos os benfiquistas. Fomos igualmente convidados para uma sessão de esclarecimentos sobre este tema, gravada na BTV e transmitida hoje pelas 19 e pelas 23 horas, tendo sido representados pelo associado Guilherme Fontes”, prossegue. 


"A AGE de sábado não é um referendo ao trabalho da Direção"


“Esperamos que ofereça a todos os sócios a oportunidade de conhecer mais detalhes sobre as propostas a votação. Sabemos que a proposta resultante do consenso alcançado não é a ideal. No entanto, foi a proposta possível dadas as circunstâncias, que acreditamos representar uma evolução significativa em relação as estatutos atuais. Estes avanços são passos importantes rumo a um Benfica mais democrático, moderno e transparente. A AGE de sábado e respetivas aprovações não são um referendo ao trabalho da Direção. O foco deve ser, antes de mais, nos estatutos e nas mudanças que queremos ver implementadas para o bem do Benfica”, continua o comunicado do Movimento Servir o Benfica.

“Deste modo, apelamos à participação massiva de todos os sócios, sendo fundamental que tenhamos uma discussão atenta e construtiva sobre as propostas a votação. Apelamos ao voto favorável no ponto 1 da ordem de trabalhos, a aprovação da proposta de alteração global. Esta é uma proposta que, apesar das suas limitações, representa um passo significativo na evolução do nosso clube. Encorajamos ainda uma discussão atenta sobre as propostas de alteração à proposta global em sede de especialidade, ponto 2 da Ordem de Trabalhos, com especial foco nas propostas que incidem sobre uma segunda volta eleitoral, a eleição dos Órgãos Sociais em listas separadas e o fim do direito de voto em Assembleia das Casas do Benfica”, concluiu Francisco Benitez  

Lembre-se que que a Assembleia Geral Extraordinária do Clube está marcada para dia 21 de setembro, sábado, às 9h30 para abordar o tema da revisão de estatutos e tem como ordem de trabalho três pontos.  O primeiro ponto é a discussão e votação na generalidade da proposta global de revisão dos estatutos apresentada pela Direção do Benfica. De seguida irá proceder-se à discussão e votação das propostas apresentadas na especialidade admitidas. Por fim, será a votação final global das alterações aos Estatutos nos termos da proposta de metodologia aprovada.   


Futebol

Presidente do Benfica fica para trás? Comentador 'avisa' Rui Costa: "Como o passado de Vieira, sem futuro..."

Eduardo Dâmaso no artigo de opinião comparou a Presidência do Glorioso às dos rivais Sporting e Porto e ainda comentou entrevista do antigo dirigente do Clube

Vieira deu recentemente uma entrevista visando o atual Presidente do Benfica, Rui Costa
Vieira deu recentemente uma entrevista visando o atual Presidente do Benfica, Rui Costa

  |

Icon Comentário0

Eduardo Dâmaso, diretor geral editorial adjunto do CM/CMTV, num artigo de opinião publicado no jornal Record, comentou a recente entrevista que Luís Filipe Vieira deu e afirmou que o antigo Presidente do Benfica quer voltar aos 'bastidores dos negócios e da influência'.



"Desprezível exercício de vingança"


"O que Vieira fez foi apenas um desprezível exercício de vingança, aproveitando um momento de fraqueza, não apenas de Rui Costa, mas do próprio clube", começou por dizer.


"Vieira mostrou apenas a dimensão instrumental do clube na sua vida, numa altura em que julga ter conquistado a impunidade perante a justiça, e tenciona regressar ao palco e aos bastidores dos negócio e da influência. Foi pura ‘vendetta’ contra alguém que sempre viu como uma figura menor nos jogos de poder internos e que lhe servia exclusivamente por tratar-se de uma das maiores glórias do clube", prosseguiu Dâmaso.

O Diretor foi mais longe e chegou mesmo até a comparar a liderança de Vieira no Benfica com a do Pinto da Costa no Porto: "Nesse tempo, o Benfica era também uma espécie de escritório, de imobiliária, de cartão de visita e porta giratória dos seus esquemas clientelares. Era o grande trunfo que creditava a sua relação com os mundos da política, da banca e da própria justiça, levando aos camarotes da Luz e às viagens da Champions figuras de proa da magistratura judicial, do Ministério Público e das polícias. Um esquema que mimetizou os suportes de poder de Pinto da Costa durante os mais de 40 anos em que mandou no Porto."

Dâmaso finalizou, deixando um aviso a Rui Costa que tem de mudar as suas práticas ou irá ficar preso no passado: "Ver a afirmação de uma presidência como a de Frederico Varandas ou André Villas-Boas a eleger a transparência como um pilar da sua liderança, seria impensável há uns anos. Hoje, estabelecem um novo padrão. E o Benfica ou agarra esse futuro, muito mais apertado pelas regras da nova Champions, pelo fair play financeiro e pelas exigências de uma gestão aberta e transparente, ou fica mesmo lá atrás, como o passado de Vieira, um ex-dirigente sem futuro."


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Última hora: Benfica anuncia data para a Assembleia Geral Ordinária
Clube

Última hora: Benfica anuncia data para a Assembleia Geral Ordinária

 

Icon Comentário0
Será sempre mais que futebol! Benfica concretiza sonho do pequeno Miguel (Vídeo)
Clube

Será sempre mais que futebol! Benfica concretiza sonho do pequeno Miguel (Vídeo)

 

Icon Comentário0
Benfica esclarece todas as dúvidas sobre Assembleia Geral para revisão de estatutos
Clube

Benfica esclarece todas as dúvidas sobre Assembleia Geral para revisão de estatutos

 

Icon Comentário0