
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O sorteio do Mundial de Clubes da FIFA 2025, realizado na passada quinta-feira, 5 de dezembro, colocou o Benfica liderado por Bruno Lage, no Grupo C, onde enfrentará adversários de peso, como os alemães do Bayern Munique, os argentinos do Boca Juniors e os neozelandeses do Auckland City. Neste sentido, o presidente Rui Costa, em declarações reproduzidas num vídeo da FIFA, afirmou a ambição do Clube da Luz em querer vencer a competição e comentou ainda os respetivos adversários da primeira fase.
"É uma satisfação podermos estar entre os 32 clubes que vão disputar o primeiro Mundial de Clubes. Um orgulho enorme, queríamos muito estar aqui, queremos fazer parte desta história", começou por dizer Rui Costa.
Rui Costa: Estamos num grupo difícil, calhou-nos equipas de renome
"Estamos num grupo difícil, calhou-nos equipas de renome, incluindo o Bayern Munique, com quem temos uma 'malapata' durante estes anos e o Boca Juniores que é um dos clubes mais representativos da América do Sul. É um grupo muito difícil e o Benfica terá a sua palavra a dizer", garantiu.
Rui Costa: O Benfica não veio para ver a festa
"O Benfica não veio para ver a festa, veio para competir e para chegar o mais longe possível", afirmou
Rui Costa, por fim, afastou qualquer desejo de vingança contra o Boca Juniors, explicando que não há qualquer ligação com a derrota que sofreu na Taça Intercontinental quando jogava pelo AC Milan: "Perdi nos penáltis e agora volto a encontrá-los agora pelo Benfica. Espero que o desfecho seja diferente, mas não há um sentimento de vingança".
Recorde-se que a maior competição de clubes do mundo, será disputada nos Estados Unidos, entre 15 de junho e 13 de julho de 2025 e a FIFA impõe um limite máximo de 35 jogadores por plantel, mas apenas 26 podem ser inscritos para cada jogo.
Futebolista do Clube da Luz tem sido tema de conversas, numa altura em que a sua continuidade nas águias ainda não está garantida
|
Florentino Luís tem contrato com o Benfica, porém existem diversos emblemas europeus a sondarem o jogador. Contudo, a dúvida em aberto sobre a carreira do médio não é sobre o seu próximo clube, mas sim o país. Pedro Gonçalves, selecionador da seleção angolana, afirmou que para representar Angola, o encarnado precisa querer.
Com a Taça Africana de Nações prestes a começar, o treinador abordou o tema sobre convocar o jogador ou não. "Felizmente, estamos numa posição em que não precisamos de convidar alguém quando vamos a uma festa", começou por dizer e prosseguiu: "Para se representar Angola é preciso ter um compromisso total e absoluto, não é como jogar num clube. Aqui é preciso ter convicção e devoção, para se ajudar um país a evoluir".
Já o presidente da FAF, Fernando Alves Simões, comentou sobre as conversas para o jogador representar o país africano. "Ele pediu-nos um tempo e ainda não respondeu", disse o representante da federação, que sonha com Florentino Luís na seleção angolana há muito tempo.
Florentino Luís - "As portas continuam abertas, mas a bola está do lado dele"
"Ele sabe o que pretendemos dele, o papel que terá na seleção e os nossos objetivos. As portas continuam abertas, mas a bola está do lado dele. Se aceitar o nosso convite, a bola passará a estar do meu lado, ou seja, se o convoco ou não", afirmou o presidente da Federação Angolana de Futebol. Vale recordar que o médio jogou na formação da seleção portuguesa, até os sub-21.
Na presente temporada desportiva, com a camisola do Benfica, Florentino Luís – atualmente avaliado em 22 milhões de euros – marcou presença em 41 embates: 25 na Liga Portugal Betclic, cinco na Taça de Portugal, nove na Liga dos Campeões e dois na Taça da Liga. Nos 3.218 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio formado no Seixal apontou dois golos (Santa Clara e Gil Vicente) e uma assistência (Porto).
Futebolista norueguês do Clube da Luz fez uma publicação nas redes sociais, isto depois das palavras do Presidente da Mesa da Assembleia Geral da SAD
|
O Benfica recebeu o Sporting no Estádio da Luz, para tentar vencer e se aproximar do título do campeonato nacional. Bruno Lage utilizou diversas armas para tentar vencer os leões em casa, inclusive Andreas Schjelderup, que saltou do banco de suplentes para o lugar de Di María. O jogador, que viu seu nome envolvido em polémica devido às palavras de Nuno Magalhães, recorreu às redes sociais para deixar uma mensagem.
Andreas Schjelderup - "Sem tempo para distrações. Foco nos próximos dois jogos, todos juntos!"
Nos stories, o jovem norueguês colocou uma foto da equipa abraçada dentro de campo e em inglês escreveu: "Sem tempo para distrações. Foco nos próximos dois jogos, todos juntos!". A imagem ainda continha um emoji a sinalizar a falta de som, como um gesto de quem não está a escutar as críticas externas.
Vale lembrar que as críticas feitas por Nuno Magalhães a Andreas Schjelderup foram relativamente à sua qualidade, onde o Presidente da AG da SAD disse que ainda não tinha visto nada de especial no camisola 21. Entretanto, o responsável pelos comentários já se desculpou acerca do ocorrido e disse que não pretendia diminuir ninguém.
Além disso, o jogador já havia publicado uma fotografias referentes ao dérbi, onde mostrou-se desapontado com o resultado mas agradeceu aos adeptos do Clube da Luz: "Não era o resultado que nós merecíamos, mas obrigado pelo imenso apoio Benfiquistas".
A realizar uma temporada de afirmação ao serviço do Benfica, Andreas Schjelderup tem sido um dos destaques do banco de suplentes que Bruno Lage tem à disposição. Em 2024/2025, o camisola 21 - avaliado em 15 milhões de euros - participou em 35 jogos oficiais: sete na Liga dos Campeões, 19 na Liga Portugal Betclic, seis na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Nos 1.280 minutos disputados, o extremo apontou quatro golos e ainda sete assistências.
Com presença assegurada no futuro torneio de futebol de sete, o Clube da Luz participou em ações sociais para promover o desporto feminino
|
Depois de ter conquistado o pentacampeonato nacional, a equipa feminina do Benfica vai marcar presença na 1ª edição do torneio de futebol sete, organizado pela World Sevens Football. Contudo, antes do arranque oficial do torneio, a organização irá lançar duas iniciativas sociais, que irão contar com a participação da Fundação Benfica.
No dia 20 de maio, na festa de boas vindas da competição, a organização vai lançar a Community Champions, uma iniciativa que irá reconhecer, apoiar e amplificar o trabalho de três organizações locais sem fins lucrativos, como a Fundação Benfica, CAIS e Girls for Girls Portugal. As três organizações irão receber um donativo de 10.000 dólares e visibilidade no panorama internacional.
Mais tarde, durante o segundo dia de competição, a W7F irá lançar a segunda iniciativa que tem planeada, a Rising 7s. O projeto tem como finalidade alertar para as elevadas taxas de desistência do desporto da prte das jovens raparigas. O evento irá decorrer na Academia do Estoril Praia, onde 100 raparigas, menores de 13 anos, irão ter a oportunidade de treinar e conviver com algumas jogadoras de renome, como Laura Georges, Tobin Heath, Kelley O'Hara, Anita Asante e Caroline Seger.
“Queremos que os nossos torneios deixem um legado em cada cidade por onde passam. Ao apoiar e celebrar organizações locais e ao investir no acesso das raparigas ao futebol, garantimos que o nosso impacto perdure muito além do apito final”, explicou Will Smith, Diretor de Impacto do W7F.
Recorde-se, que a equipa feminina do Benfica, liderada por Filipa Patão, irá marcar presença no torneio. Além das pentacampeãs nacionais, a competição vai contar com a presença das equipas femininas do Ajax, Roma, PSG, Bayern Munique, Manchester City, Manchester United e Rosengaard. Vale lembrar, que o torneio está agendado para os dias 21 e 23 de maio, no Estádio António Coimbra da Mota.