
Clube
Benfica vence primeira batalha em tribunal e deixa Pedro Proença a um canto
25 Jul 2025 | 07:59
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Clube
10 Jun 2025 | 10:44 |
Praticamente uma semana depois de ter oficializado a sua entrada na corrida eleitoral para a Presidência do Benfica, João Noronha Lopes tem sido muito interventivo nas mais variadas matérias que interessam ao Clube da Luz, criticando a gestão de Rui Costa. Mais recentemente, o gestor defendeu que é que preciso realizar uma auditoria para averiguar as finanças do Glorioso.
João Noronha Lopes: “Vou pedir com mais alcance, eventualmente aos últimos 10 anos”
Numa longa entrevista concedida à CMTV, onde também abordou os possíveis regressos de Ruben Amorim e João Félix, o candidato mostrou-se muito apreensivo em relação às contas dos encarnados e constatou que uma das soluções passa por fazer algumas reduções: “Eu não quero que o Benfica gaste menos, mas melhor e que tenha retorno desportivo. É óbvio que temos que cortar, nomeadamente nos FSE”.
Questionado se é necessário fazer uma auditoria, Noronha Lopes defendeu que é um passo fulcral para entender a situação financeira da instituição: “Auditoria? Vou pedir com mais alcance, eventualmente aos últimos 10 anos. Uma auditoria é um ato de gestão. Não é contra ninguém, mas um ato de gestão que me vai permitir perceber o que está bem e mal”.
Além da auditoria, o candidato à Presidência defende que tem de existir uma maior transparência no Clube. “O Benfica tem que ter um portal de transparência que tenha informação financeira. Que esteja também todas as remunerações dos órgãos sociais e os critérios que estiveram na base da atribuição de votos. Em terceiro lugar as transferências, comissões. Em quarto lugar é fundamental aplicar o código de ética”, disse.
João Noronha Lopes: “O Benfica tem que ter um portal de transparência que tenha informação financeira”
Por fim, sobre o facto de muitos candidatos fazerem promessas que não são cumpridas, Noronha Lopes assume que vai ter uma abordagem totalmente diferente: “Um último ponto. Nas eleições, os candidatos fazem muitas promessas e depois já ninguém se lembra. Eu vou ter nesse portal um relatório de execução do meu programa”.
Ao que parece, dois dos candidatos mais bem posicionados relativamente às eleições de outubro de 2025 no Clube da Luz parecem não concordar num aspeto
30 Jul 2025 | 11:25 |
As eleições do Benfica, agendadas para outubro de 2025, já começaram a criar alguma controvérsia entre candidatos que pareciam pensar da mesma forma. João Noronha Lopes - que teve um bate-boca com Rui Costa recentemente - rejeita o voto eletrónico, bloqueando um possível consenso sobre o tema. A candidatura 'Benfica Acima de Tudo' propõe o voto presencial em várias localizações, enquanto João Diogo Manteigas apresenta uma alternativa de voto por correspondência para os sócios no estrangeiro.
João Noronha Lopes: “A Messa da Assembleia Geral podia impô-lo unilateralmente”
Em comunicado, João Noronha Lopes explica que a aplicação do voto eletrónico já não pode ser decidida apenas pela Mesa da Assembleia Geral. “A MAG podia impô-lo unilateralmente”, mas agora, sustenta o candidato, “os sócios decidiram que isso deve mudar”, referindo-se às alterações introduzidas nos novos estatutos do Clube encarnado.
A candidatura 'Benfica Acima de Tudo', liderada por João Noronha Lopes, considera que a única via possível será “abrir secções de voto tanto no continente como nas Regiões Autónomas e no estrangeiro”. Segundo defendem, este modelo garante respeito pelos estatutos e uma maior proximidade com os sócios espalhados pelo território nacional e fora dele.
João Noronha Lopes: “Fere os Estatutos e qualquer prática eleitoral credível”
João Noronha Lopes levanta ainda dúvidas sobre a segurança do processo eleitoral eletrónico. “Delegar num terceiro o depósito de um recibo que o sócio não verificou fere os Estatutos e qualquer prática eleitoral credível”, afirma. Para o candidato, a fiabilidade e a transparência do processo eleitoral devem estar acima da conveniência logística.
Já João Diogo Manteigas, que está desacordado com esta medida, apresentou uma proposta alternativa: o “encerramento do recenseamento dos sócios residentes fora de Portugal Continental até meados de setembro” e o “envio de 6 boletins de voto a cada um desses associados”, sendo “três para a primeira volta e outros tantos para a segunda volta, se necessário”.
Árbitro da Associação de Futebol de Leiria foi o escolhido para apitar o primeiro encontro oficial da temporada 25/26 e encarnados exprimem revolta
29 Jul 2025 | 15:40 |
O Benfica publicou na conta oficial da rede social 'X', um 'tweet' a arrasar Fábio Veríssimo, o árbitro nomeado para apitar a final da Supertaça Cândido de Oliveira. Num curto texto, os encarnados divulgam "quatro factos quanto ao primeiro jogo oficial da época", e prosseguem com uma lista de informações quanto à influência do interveniente do encontro.
"4 Factos quanto ao primeiro jogo oficial da época:
Fábio Veríssimo foi nomeado para o encontro da final da Supertaça e vai ser auxiliado por Paulo Brás e Hugo Marques, com David Silva como quarto árbitro e Bruno Esteves no VAR, auxiliado por Pedro Felisberto e Rui Costa. O anúncio da equipa de arbitragem foi efetuado durante uma sessão do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol.
O juiz da AF Leiria, na temporada 2023/24, dirigiu a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, que o Sporting venceu em casa por 2-1. Nesse jogo, Fábio Verissimo anulou um golo a Di María por fora-de-jogo de Tengstedt que, segundo a sua visão, passou à frente de Franco Israel, embora no momento do remate, o avançado estar visivelmente afastado da ação. O clube de Alvalade acabou por eliminar os encarnados.
Fábio Veríssimo esteve também no dérbi disputado no Estádio José Alvalade para o campeonato na temporada passada, com novo triunfo do Sporting, por 1-0, na estreia de Rui Borges no comando técnico. A final da Supertaça está marcada para a próxima quinta-feira, 31 de julho, com o jogo a começar às 20h45, no Estádio do Algarve.
Confira, aqui, a publicação:
Candidato à presidência nas eleições marcadas para outubro já reagiu ao comunicado do dirigente máximo dos encarnados, publicado no site oficial do Clube
25 Jul 2025 | 12:00 |
Depois do comunicado publicado por Rui Costa, no site oficial do clube, a criticar os argumentos de João Noronha Lopes, que se posicionou contra o timing em que o Presidente dos encarnados lançou o projeto 'Benfica District', o candidato às eleições marcadas para 25 de outubro reagiu e acusou o dirigente máximo de "se defender mais ao si do que ao Clube".
João Noronha Lopes: "O Sport Lisboa e Benfica não é uma ferramenta de autopromoção de Rui Costa"
"A comunicação do Benfica é sempre mais rápida a defender a Direção do que a defender o Benfica. O comunicado publicado ontem no site oficial do Sport Lisboa e Benfica é uma utilização vergonhosa dos meios oficiais de comunicação ao dispor do Benfica para a defesa do candidato Rui Costa. Talvez o atual Presidente não entenda, por isso esclareço: o Sport Lisboa e Benfica não é uma ferramenta de autopromoção de Rui Costa", começou por escrever o candidato.
João Noronha Lopes voltou a reforçar um ponto que tem vindo a defender desde que lançou a candidatura oficial: "É também um dos comunicados mais rápidos que vi ao longo dos 4 anos desta Direção. Não surpreende. A comunicação do Benfica sempre foi mais rápida a sair em defesa da Direção do que em defesa do Benfica".
João Noronha Lopes: "A apresentação do Benfica District foi uma manobra criada à pressa porque os tempos da campanha eleitoral de Rui Costa assim o exigiam"
"O melhor exemplo é, infelizmente, de memória recente: há poucos meses, esta Direção conseguiu a proeza de esperar semanas até que os troféus da Liga e da Taça de Portugal fossem entregues para que alguém, tarde demais, saísse em defesa legítima do Benfica. Desta vez, não hesitaram em defender uma ação de campanha eleitoral paga com dinheiro do Clube", acrescentou.
O candidato à presidência dos encarnados acredita que o projeto não foi planeado com o tempo devido e necessário: "A apresentação do Benfica District foi uma manobra criada à pressa porque os tempos da campanha eleitoral de Rui Costa assim o exigiam. Deixa quase tudo por esclarecer. Assim se explica que a principal entidade competente, pela voz do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, tenha definido o Benfica District como “uma vaga noção de um conceito que um dia poderá ser um projeto”, confirmando-se que nenhum projeto deu entrada no departamento de Urbanismo".
Confira um dos vídeos de apresentação do Benfica District:
Benfica vence primeira batalha em tribunal e deixa Pedro Proença a um canto
25 Jul 2025 | 07:59
Rui Costa em guerra com João Noronha Lopes sobre o Benfica District: "Lamentável"
25 Jul 2025 | 07:29
João Noronha Lopes arrasa iniciativa de Rui Costa no Benfica: "Incompetência"
24 Jul 2025 | 13:40