Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

Novidades nos Estatutos do Benfica: imprensa nacional garante que voto eletrónico está em 'perigo'

Também a segunda volta eleitoral poderá estar perto de cair

A revisão dos Estatutos do Benfica volta a dar que falar, com o voto eletrónico a estar em perigo
A revisão dos Estatutos do Benfica volta a dar que falar, com o voto eletrónico a estar em perigo

  |

Icon Comentário0

Há novidades sobre a revisão dos Estatutos do Benfica, bem como as próximas eleições do Clube da Luz. Segundo informa, este domingo, o jornal português A Bola, o voto eletrónico, que surgiu durante a 'era' Luís Filipe Vieira, e a segunda volta eleitoral poderão estar "em risco".  


"De acordo com informações apuradas por A BOLA, há já um esboço para a proposta de novos estatutos do Benfica e a discussão do Artigo 64.º, que diz respeito à organização dos atos eleitorais, terá sido uma das mais quentes", pode ler-se no diário acima mencionado. 


A mesma fonte partilha a primeira proposta do Glorioso, em 2023, onde a Direção do Benfica previa a possibilidade de uma segunda volta. "Caso nenhuma lista tenha mais de metade dos votos validamente expressos, haverá uma segunda volta, entre as duas listas mais votadas, para apurar a vencedora, a realizar-se no prazo máximo de 15 dias", escreveram os encarnados. 


Importa recordar que, na inauguração da Casa Benfica Genève, Rui Costa falou sobre a revisão dos Estatutos, garantindo que pretende um "Benfica ainda mais moderno" e que os Estatutos serão "fundamentais" para que tal aconteça.  

"Outro desafio importante: fechar a revisão dos Estatutos. Pretendemos um Benfica ainda mais moderno e virado para os sócios e, por isso, vamos finalizar a mais democrática e participada revisão da história do Sport Lisboa e Benfica, que desejamos consensual, abrangente e ambiciosa. Estatutos que serão fundamentais para que o Benfica possa enfrentar um mundo em rápida mudança neste século XXI e não à imagem do Presidente A, B ou C. Um Benfica moderno e ganhador", afirmou o Presidente. 



Clube

Última hora! Após Rui Costa 'segurar' Bruno Lage, Benfica anuncia revolução e há saídas confirmadas

Encarnados divulgaram, esta quinta-feira, 5 de setembro, a notícia em comunicado

Bruno Lage vai regressar ao Benfica, mas antes Rui Costa confirma revolução na SAD
Bruno Lage vai regressar ao Benfica, mas antes Rui Costa confirma revolução na SAD

  |

Icon Comentário0

É notícia de última hora: O Benfica comunicou, esta quinta-feira, 5 de setembro, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que vão existir mudanças na SAD, confirmando que Lourenço Coelho, que ocupava o cargo de administrador, vai passar a tratar apenas da gestão do futebol. 


"O Conselho de Administração da Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD tem novos elementos. José Francisco Pereira Gandarez, Nuno Alexandre Martins Lopes Catarino, Eduardo José Stock da Cunha e Manuel Gonçalo Fazenda Gíria Lopes da Costa foram cooptados. A Sociedade oficializou a informação num comunicado enviado nesta quinta-feira, 5 de setembro, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM)", pode ler-se no comunicado emitido através do site oficial. 


Os dirigentes do Benfica anunciaram ainda a renúncia de Luís Paulo da Silva Mendes, Maria Rita Santos de Sampaio Nunes e Lourenço Andrade Pereira Coelho. O Clube destacou ainda que serão "quatro os membros da direção eleita com funções na SAD": Rui Costa, Jaime Antunes, Manuel Brito e José Gandarez. 


Na nota emitida esta tarde é possível observar ainda que Nuno Catarino, que assumirá a área financeira, também se junta à Comissão Executiva dos encarnados. 

Importa recordar que, ao longo da tarde desta quinta-feira, é provável que o Benfica anuncie o regresso de Bruno Lage ao comando técnico. Rui Costa terá ultimado os detalhes finais do contrato, em reunião com o treinador, na tarde de ontem. 


Confira aqui o comunicado na íntegra: 

"O Conselho de Administração da Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD tem novos elementos. José Francisco Pereira Gandarez, Nuno Alexandre Martins Lopes Catarino, Eduardo José Stock da Cunha e Manuel Gonçalo Fazenda Gíria Lopes da Costa foram cooptados. A Sociedade oficializou a informação num comunicado enviado nesta quinta-feira, 5 de setembro, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Nuno Catarino assume desde já a supervisão de toda a área financeira, iniciando funções como membro da Comissão Executiva até 1 de janeiro de 2025.

Esta cooptação surge na sequência da cessação de funções, por renúncia, de Luís Paulo da Silva Mendes, Maria Rita Santos de Sampaio Nunes e Lourenço de Andrade Pereira Coelho.

O Conselho de Administração da Benfica SAD designou ainda os novos membros da Comissão Executiva, que estarão em funções até ao final do quadriénio 2021/2025:

- Rui Manuel César Costa (Presidente)

- Manuel Ricardo Gorjão Henriques de Brito

- Jaime Rodrigues Antunes

- José Francisco Pereira Gandarez

Nuno Alexandre Martins Lopes Catarino (iniciará funções como membro da Comissão Executiva até 1 de janeiro de 2025, assumindo desde já a supervisão de toda a área financeira)

O Conselho de Administração passa a ter a seguinte composição:

- Rui Manuel César Costa (Presidente)

- Manuel Ricardo Gorjão Henriques de Brito

- Jaime Rodrigues Antunes

- José Francisco Pereira Gandarez

- Nuno Alexandre Martins Lopes Catarino

- Maria do Rosário Amado Pinto Correia

- António Albino Pires de Andrade

- Eduardo José Stock da Cunha (iniciará funções como membro não-executivo na data em que informar a Benfica SAD que obteve ou não requer autorizações para o efeito)

- Manuel Gonçalo Fazenda Gíria Lopes da Costa

A Benfica SAD informou ainda que Nuno Catarino, vogal do Conselho de Administração, foi designado como representante da Sociedade para as Relações com o Mercado e com a CMVM". 


Clube

Face a reestruturação no Benfica, Francisco Benitez 'aponta dedo' a Rui Costa: "Acusou-me de..."

Vai haver mexidas na SAD encarnada e o antigo candidato nas últimas eleições critica postura do Presidente

Francisco Benitez criticou Rui Costa perante reestruturação no Benfica
Francisco Benitez criticou Rui Costa perante reestruturação no Benfica

  |

Icon Comentário0

Francisco Benitez já reagiu à reestruturação da SAD do Benfica através de um pequeno texto publicado nas redes sociais. O antigo candidato no último ato eleitoral das águias 'apontou o dedo' a Rui Costa, fazendo revelações inéditas. 


"Faz o que eu digo, não faças o que eu faço"


"Nas últimas eleições, Rui Costa acusou-me de pedir um cheque em branco aos sócios sobre a composição da SAD", começou por escrever o líder do movimento Servir o Benfica na rede social X (antigo Twitter). 


"Prepara-se agora para fazer a segunda remodelação da SAD no seu mandato, sem nunca ter sufragado os membros da mesma junto dos sócios. Faz o que eu digo, não faças o que eu faço", completou Benitez. 

É importante referir que as mexidas na SAD encarnada referem-se às saída de Lourenço Pereira e Rita Sampaio Nunes. Enquanto o primeiro permanece na Luz, apenas saindo do cargo na Comissão Executiva, a presidente da Comissão de Controlo Interno e Partes Relacionadas - regula a atividade da SAD - vai mesmo abandonar o Clube encarnado. 


Vale destacar que Lourenço Pereira deixa a Comissão Executiva, mas não diz adeus ao reestruturação da SAD do Benfica atravé. O dirigente vai permanecer nos quadros da Luz, mas com o foco apenas na pasta do futebol. Aliás, Lourenço Pereira já ocupou um lugar no banco de suplentes no último embate das águias frente ao Moreirense, em Moreira de Cónegos.

Além disso, é importante referir que a saída de Luís Mendes será colmatada por Nuno Catarino, segundo informações adiantadas pelo jornal O Jogo, esta quinta-feira, 5 de setembro. O empresário tem experiência em funções na empresa McKinsey & Company e será o sucessor do antigo braço-direito de Rui Costa. Já José Gandarez, o atual vice-presidente suplente do Benfica, vai passar para o Conselho de Administração.


Clube

João Diogo Manteigas lança comunicado sobre revisão dos Estatutos do Benfica: "Questiono..."

Jurista português deixou algumas dúvidas na nota referente ao processo

João Diogo Manteigas lança comunicado sobre revisão dos Estatutos do Benfica
João Diogo Manteigas lança comunicado sobre revisão dos Estatutos do Benfica

  |

Icon Comentário0

João Diogo Manteigas, nome apontado como o próximo adversário de Rui Costa nas eleições do Benfica, lançou um manifesto relativamente ao processo de revisão dos Estatutos. 


"No passado dia 5 de Agosto de 2024, manifestei-vos diretamente a minha preocupação sobre a necessidade do cumprimento integral dos Estatutos do Sport Lisboa e Benfica (SLB), nomeadamente, quanto aos prazos relacionados com o processo de revisão estatutária que se encontra em curso. Tais prazos e condições estatutárias complementares devem ser respeitados, integralmente, pelos membros dos órgãos sociais do Sport Lisboa e Benfica, não obstante o facto de se saudar a promoção de reuniões com vista à obtenção de consensos e convergências quanto a esta matéria", começou por escrever. 


O jurista português dá, então, a conhecer algumas dúvidas relativamente às declarações de Jaime Antunes sobre o processo da revisão estatutária. 


"A transparência que é exigida, pelo artigo 41.º dos Estatutos, a todos os membros dos órgãos sociais do Sport Lisboa e Benfica no exercício das suas funções, faz com que tenha que ser necessariamente esclarecido se o prazo previsto no n.º 2 do artigo 81.º da carta magna benfiquista vai ser cumprido integralmente, ou seja, se a convocatória para a Assembleia Geral para debate e aprovação das alterações em causa irá ser publicada dentro dos sessenta dias contados desde o dia 15 de Junho de 2024 (que termina hoje)"

"Apesar do meu aplauso pela indicação de que existe a “forte possibilidade de se concretizar uma proposta comum” dos Estatutos, também resultou das palavras do Vice-Presidente Jaime Antunes na entrevista concedida que o Presidente da Mesa de Assembleia Geral alargou o prazo da convocação da necessária Assembleia “para dar tempo a esta revisão de consenso” e que 'a partir do final deste mês, ele terá todos os dados para poder convocar a AG [Extraordinária] onde se vão poder discutir os Estatutos e aprová-los'"


"Questiono: foram os interessados e participantes nas reuniões com o Sport Lisboa e Benfica informados da intenção de alargamento de tal prazo?", acrescentou ainda João Diogo Manteigas. 

"Para além das evidentes formalidades estatutárias que devem ser escrupulosamente cumpridas, não entendem os representantes do Sport Lisboa e Benfica que os seus consócios têm expetativas que pretendem ver preenchidas?", referiu o Sócio encarnado. 

"Para além da sua máxima importância, é para todos evidente e notório que o processo de revisão estatutária corre em paralelo e de forma independente com todos os assuntos, mais ou menos relevantes, da vida do Clube ou das sociedades suas participadas. É um processo supremo, diz respeito diretamente à vida associativa e carece de ser atualizado há 14 anos" concluiu João Diogo Manteigas. 

Num outro tópico, confira aqui as declarações de Roger Schmidt na antevisão do Benfica - Casa Pia, sobre os rumores de Sérgio Conceição:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Mexidas no Benfica: com Bruno Lage à vista, Rui Costa chama reforços
Clube

Mexidas no Benfica: com Bruno Lage à vista, Rui Costa chama reforços

 

Icon Comentário0
RAP responde a 'apelo' de adepto do Benfica e deixa 'bicada' a Rui Costa (Vídeo)
Clube

RAP responde a 'apelo' de adepto do Benfica e deixa 'bicada' a Rui Costa (Vídeo)

 

Icon Comentário0
Última hora: Benfica emite comunicado sobre Assembleia Geral para revisão de estatutos
Clube

Última hora: Benfica emite comunicado sobre Assembleia Geral para revisão de estatutos

 

Icon Comentário0