
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Na passada quarta-feira, o Benfica recebeu o Tirsense no Estádio da Luz, em duelo válido para a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal. A goleada aplicada pelo Glorioso na primeira partida foi novamente repetida, mas com um golo a menos para os donos da casa. Contudo, a festa dos atletas por terem atingido a final da competição deixou um detalhe para trás, já que Zeki Amdouni e Gianluca Prestianni não estiveram tão juntos do plantel.
Os dois jogadores começaram o jogo com a turma de Santo Tirso no banco e não se juntaram ao resto do grupo no tempo de aquecimento. De acordo com o jornal Record, enquanto os craques se preparavam para ir a jogo, a dupla não ficou perto dos outros suplentes, que faziam o conhecido 'meinho', optando por trocar passes entre eles.
Deste modo, os jogadores estiveram durante todo o tempo separados dos outros suplentes da equipa e só se juntaram quando foram chamados para fazer os exercícios de mobilidade, avança a mesma fonte. Enquanto isso, os jogadores que estavam na 'rabia' mostravam boa disposição e descontração entre eles.
Os dois jogadores que não haviam participado do meinho entraram em campo no início da segunda parte, aos 63 minutos. Prestianni tomou o lugar de Bruma no flanco de ataque, enquanto Schjelderup cedeu o seu a Amdouni . Ambos não tiveram grandes participações no jogo e saíram sem contribuições para a partida.
Deste modo, os dois suplentes voltam a estar à disposição de Bruno Lage no próximo domingo, 27 de abril. O jogo válido para a 31.ª jornada da Liga Portugal Betclic contra o AVS está agendado para ter início às 18h00, no Estádio da Luz. O Benfica é o segundo classificado e busca a liderança do campeonato o mais rápido possível.
Especialista em questões de arbitragem e antigo juiz analisou as decisões do senhor do apito, no duelo da meia-final da Taça de Portugal
|
Duarte Gomes, em declarações ao jornal desportivo A Bola, esta quinta-feira, 24 de abril, analisou os vários lances do encontro entre o Benfica e o Tirsense a valer para a segunda mão da meia-final da Taça de Portugal. O antigo juiz acabou por avaliar a arbitragem de Bruno Costa, considerando que o jogo na Luz contou "com muitas decisões acertadas da equipa de arbitragem".
Duarte Gomes - O contacto, fora da área do Tirsense, terá ocorrido devido ao instinto (irregular) do jogador cabo-verdiano em intercetar o lance
"Aos 5 minuto de jogo, bola rematada por Júnior Franco bateu no braço esquerdo de António Silva, que estava junto ao corpo e em posição natural. O lance, dentro da área da equipa lisboeta, foi bem analisado pelo árbitro da partida", começou por mencionar o especialista, analisando o momento longo nos instantes iniciais do encontro.
Duarte Gomes analisou em seguida o lance com Schjelderup, aos 13 minutos do encontro: "Schjelderup cruzou bola que pareceu desviada pelo braço esquerdo de Bruno Carvalho. O contacto, fora da área do Tirsense, terá ocorrido devido ao instinto (irregular) do jogador cabo-verdiano em intercetar o lance. Bruno Costa entendeu não ter havido infração".
Por fim, ainda antes do final da primeira parte, aos 23 minutos, o especialista em arbitragem considerou que Bruno Costa assinalou de forma acertada no fora de jogo ao atacante do Tirsense. "Fora de jogo bem assinalado a Júlio Alves: o atacante da equipa visitante estava em posição irregular quando a bola foi passada na sua direção. Decisão correta do árbitro assistente", referiu o antigo juiz.
Recorde-se que, depois de confirmar um lugar na final da Taça de Portugal, na agenda, segue-se o jogo para a Liga Portugal Betclic. O Benfica vai receber o AVS, na jornada 31 do Campeonato Nacional. A turma de Bruno Lage vai medir forças com a equipa de Vila das Aves no próximo domingo, 27 de abril, e o pontapé de saída, no Estádio da Luz, está agendado para as 18h00. Em causa está a luta pelo título nacional, sendo que as águias estão em igualdade pontual com o Sporting.
Encarnados foram a jogo na passada quarta-feira e o defesa formado no Seixal foi a escolha de Bruno Lage para assumir a baliza das águias
|
Na passada quarta-feira, o Benfica recebeu o Tirsense, em duelo válido para a segunda mão das semi-finais da Taça de Portugal. A vitória no Estádio da Luz por 4-0 foi o carimbo no passaporte dos encarnados para o Jamor, numa partida que contou com golos assinalados por diversos jogadores, como António Silva - que vivia jejum com o Manto Sagrado -, Belotti, Bajrami e Leandro Barreiro. No entanto, o destaque do duelo vai para Samuel Soares, que no tento apontado pelo avançado italiano, teve um momento 'à Ederson Moraes'.
O terceiro golo das águias na partida foi assinalado pelo camisola 19, com assistência de Tiago Gouveia, mas o detalhe que escapou à maior parte dos Benfiquistas foi a origem da jogada. É que o guarda-redes do Benfica, habitualmente suplente de Turbin, iniciou o ataque e fez um passe longo para o lateral, que dominou a bola e encontrou Belotti.
O passe longo é uma característica clássica de Ederson, que atua neste momento no Manchester City, e apresenta muita facilidade de jogar com os pés, usando isso a seu favor na Premier League. O antigo guardião do Clube da Luz conta com quatro assistências nesta edição da liga inglesa, sendo um dos melhores guarda-redes do mundo no quesito com os pés.
Formado na academia do Benfica, Samuel Soares parece ter-se inspirado em Ederson Moraes no Benfica - Tirsense, acabando por ganhar grande destaque no encontro. Apesar da assistência ter sido feita por Tiago Gouveia, caso o jogador optasse por rematar ao invés de servir Belotti, o guardião poderia contar com seu primeiro passe para golo da carreira.
Esta época, de águia ao peito, Samuel Soares - atualmente avaliado em 4 milhões de euros - esteve dentro de campo em nove ocasiões, sendo seis delas na Taça de Portugal. Ao todo, o guardião soma 799 minutos com o Manto Sagrado esta época e só concedeu um golo aos adversários.
Confira aqui o grande passe de Samuel Soares:
Especialista em questões de arbitragem analisou as decisões do juiz da AF Viana do Castelo, no embate da meia-final da Taça de Portugal
|
Jorge Faustino fez a sua habitual leitura a casos polémicos do jogo entre o Benfica e o Tirsense. Em declarações ao jornal desportivo Record, nesta quinta-feira, 24 de abril, o antigo juiz destacou um erro de Bruno Costa, considerando que, aos 13 minutos, ficou um livre por marcar a favor do Glorioso.
"Bruno Carvalho ficou com o braço na bola em ação enquadrável como deliberada e por isso punível como infração. Contacto fora da área. Livre direto por sancionar", começou por revelar o especialista em questões de arbitragem, que analisou em seguida o lance de António Silva, aos 45'+3'.
Jorge Faustino considerou que não existiu motivo para assinalar grande penalidade, com o juiz do encontro a tomar uma "boa decisão". "Remate de jogador do Tirsense contra o braço de António Silva que o tinha encostado ao corpo sem qualquer volumetria. Sem motivo para pontapé de penálti. Boa decisão", afirmou o antigo senhor do apito.
Por fim, o especialista acabou por falar sobre o livre a favor do Benfica, aos 72 minutos, considerando que existiu realmente falta sobre Prestianni: "José Pereira, com poucas possibilidades de chegar à bola, acertou com a sola da bota na perna de Prestianni em falta muito negligente que cortou ataque prometedor. Livre direto e amarelo. Bem".
Recorde-se que, Jorge Faustino fez também a análise dos casos do Vitória de Guimarães - Benfica, abordando o lance que envolve Anatoliy Trubin, aos 54 minutos, momento em que os conquistadores ficaram a pedir uma infração.
Importa destacar que, com a vitória de ontem sobre o Tirsense, o Benfica confirmou a passagem à final da Taça de Portugal. O conjunto orientado por Bruno Lage vai medir forças com o Sporting, uma final que se assemelha à última etapa da Taça da Liga desta temporada, que terminou com o triunfo encarnado e a consequente conquista da competição.