Futebol
Treinador do Nápoles fala do reencontro com Mourinho e comenta Benfica - Sporting: "Quente"
10 Dez 2025 | 06:57
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
10 Dez 2025 | 08:22 |
Ivan Baptista considera que o Barcelona é a "equipa mais forte do mundo", e considera que a "organização coletiva" e boa gestão dos momentos do jogo serão elementos chave para que o Benfica consiga fazer frente ao conjunto da Catalunha, na partida da Liga dos Campeões feminina que se joga esta quarta-feira, dia 10 de dezembro.
Ivan Baptista: "Vamos ter os nossos momentos, estou convicto disso"
"Os jogos têm todos pelo menos 90 minutos, por isso há que encarar o jogo dessa forma, manter a nossa organização desde o início e tentarmos ir gerindo os momentos do jogo e a impaciência que poderá causar ao Barcelona não conseguir marcar cedo, e nós irmos crescendo também ao longo do jogo com essa situação. Vamos ter os nossos momentos, estou convicto disso. Há, naturalmente, neste tipo de jogos onde se enfrenta um maior favoritismo da parte da equipa adversária, que ter uns níveis de eficácia muito altos. Vamos precisar de fazer, talvez, uma das nossas melhores exibições, e, naturalmente, esperar também que o Barça não esteja nos seus melhores dias", começou por explicar Ivan Baptista.
O treinador do Benfica também abordou a necessidade que a equipa tem, de pontuar, para seguir viva na prova: "Não deixar que essa ansiedade se apodere das jogadoras. Acredito que isso não vá acontecer, o grupo está muito bem consciente daquilo que é o plano de jogo".
"A preparação é sempre ligeiramente diferente, porque é uma equipa que nos vai expor a momentos a que não estamos tão habituados nas competições internas, e isso carece aqui de uma preparação ligeiramente diferente, ainda que muito limitada no tempo", atirou, de seguida, o treinador do Benfica, que também lamentou as várias ausências na equipa encarnada.
Ivan Baptista terminou, também, com uma referência a Kika Nazareth: "É uma pena todas as jogadoras que estão lesionadas de parte a parte. Estamos a falar, se calhar, de quase 15 jogadoras, juntando as do Barcelona e as do Benfica, que não estão disponíveis para este jogo e não podem dar o seu contributo. Acho que o jogo seria muito mais bonito se todas elas estivessem disponíveis".
Treinador encarnado conhece muito bem um dos melhores jogadores do conjunto italiano, que vai defrontar na noite desta quarta-feira, 10 de dezembro
10 Dez 2025 | 08:07 |
Foi José Mourinho que estreou Scott McTominay no Manchester United, naquelas que foram as primeiras aparições como sénior para o médio escocês, que hoje milita no Nápoles. O jogador brilhou na temporada passada, e foi mesmo reconhecido com o prémio de MVP da Serie A, que conquistou. Hoje, é orientado por Antonio Conte, que já lançou o encontro com os encarnados.
O treinador do Benfica até relembrou esse facto há relativamente pouco tempo, quando, numa conferência de imprensa em Portugal, reforçou a sua capacidade para lançar jovens jogadores da formação nos plantéis principais. Na altura, apontou três nomes como exemplos: "Varane, Petr Cech e McTominay".
Esse momento aconteceu a 7 de maio de 2017, quando José Mourinho orientava o Manchester United. No clássico do futebol inglês, com o Arsenal, o treinador português lançou Scott McTominay para a reta final do encontro. Dia 21 de maio, contra o Crystal Palace, o escocês alinhava a titular pela primeira vez.
"José Mourinho tem sido absolutamente incrível comigo. Ajudou-me muito quanto ao que posso fazer, a ser mais humilde, a dedicar-me nos treinos e a ser uma pessoa melhor. É incrível a confiança que tem em mim e ao colocar-me em jogo, não podia estar mais grato", foram as palavras de um jovem Scott McTominay, em 2018, quando representava o Manchester United.
Depois de muitos anos no Manchester United onde, apesar de uma carreira sólida, nunca reuniu o consenso entre os media e os adeptos, Scott McTominay mudou-se para o Nápoles, e a aventura não podia ter corrida melhor: destacou-se pelo conjunto transalpino, venceu o campeonato e ganhou o título de melhor jogador do ano durante essa conquista.
Jovem craque do conjunto encarnado tem ganho mais preponderância nas camadas de formação das águias, e vai jogar, esta quarta-feira, pelo Clube da Luz
10 Dez 2025 | 07:35 |
Gonçalo Oliveira não foi chamado por José Mourinho para fazer parte do conjunto encarnada na partida com o Nápoles, a contar para a sexta jornada da Liga dos Campeões. O jovem das camadas de formação das águias volta a ficar fora dos convocados do Special One.
Não se repete a chamada que tinha acontecido no dérbi. Gonçalo Oliveira integrou o lote dos convocados do Benfica, quando os encarnados receberam o Sporting, na última jornada da Liga Portugal Betclic. Antes disso, tinha sido chamado para a partida com o Porto, acabando por não somar qualquer minuto em ambas.
Desta feita, José Mourinho não repetiu a convocatória, o que significa que Gonçalo Oliveira vai estar disponível para dar o seu contributo à equipa do Benfica que disputa a UEFA Youth League, e que joga com o Nápoles, na manhã desta quarta-feira.
Relembrar que Gonçalo Oliveira tem vindo a trabalhar, nas últimas semanas, com o plantel principal do Benfica, de forma regular, sendo que José Mourinho já admitiu, até, ter um "fraquinho" pelo jogador. A ausência na convocatória não deve mudar o estatuto do jogador para o treinador encarnado, que, desta feita, chamou José Neto para o jogo com o Nápoles.
O jovem do Benfica vai tentar, assim, ajudar a equipa sub-19 encarnada, na UEGA Youth League. As águias chegam à sexta e última jornada da fase liga com quatro vitórias em cinco encontros, e com perspetivas reais de serem uma das melhores seis equipas na prova, e de conseguir o apuramento direto à fase seguinte.
Treinador belga da equipa bávara conquistou mais uma vitória na Liga dos Campeões, frente aos verdes e brancos, e no final falou de um dos seus jogadores
10 Dez 2025 | 07:13 |
Vincent Kompany pareceu querer afastar qualquer rumor de mercado acerca de Raphael Guerreiro. O treinador belga foi questionado sobre o interesse do Benfica no internacional português, na noite da última terça-feira, 9 de dezembro, após mais uma partida da Liga dos Campeões.
Vincent Kompany: "Não dou atenção a rumores. Tenho um grande jogador, um profissional fantástico"
"Não dou atenção a rumores. Tenho um grande jogador, um profissional fantástico. Alguém que ajuda sempre a equipa, fê-lo hoje e no fim de semana também", começou por apontar Vincent Kompany, sobre o internacional português que lançou aos 76' do Bayern - Sporting.
O treinador belga do Bayern Munique prosseguiu, não querendo abrir o jogo acerca do futuro de Raphael Guerreiro: "É um elemento muito importante da equipa e qualquer situação sobre o futuro discutimos a nível interno e não com mais ninguém".
Relembrar que o Benfica demonstrou interesse em Raphael Guerreiro no último verão, e que a situação do internacional português ainda pode vir a dar que falar no futuro. Isto, porque o campeão da europa em 2016 termina contrato com o Bayern Munique no próximo verão, o que o deixa livre para assinar por outro clube em janeiro de 2026.
O Bayern, por sua vez, vive um temporada de sucesso, tanto a nível interno, onde é primeiro classificado na Bundesliga, como na Liga dos Campeões. Na noite da última terça-feira, os bávaros bateram o Sporting, em casa, por 3-1, depois de até terem estado a perder.
Treinador do Nápoles fala do reencontro com Mourinho e comenta Benfica - Sporting: "Quente"
10 Dez 2025 | 06:57