Modalidades
Cinco minutos de luxo deixam Benfica a sorrir na liderança do Campeonato Nacional
01 Fev 2026 | 13:53
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Modalidades
11 Jun 2024 | 15:20 |
Fernando Pimenta, campeão pelo Benfica que já contabiliza 142 pódios internacionais, em declarações à agência Lusa, garantiu que deseja "sempre" conquistar medalhas. O atleta garantiu, contudo, que nos Europeus de canoagem na Hungria, que vai decorrer de quinta-feira a domingo, estará focado em preparar o ataque ao pódio em Paris'2024
"O objetivo principal para os Europeus é continuar a ganhar ritmo competitivo. Faz parte da preparação para os Jogos Olímpicos. Já fizemos isso nas edições anteriores dos Jogos, bem como nos anos passados, e as coisas têm corrido bem. Em 2023, os Jogos Europeus foram a mês e meio do Mundial e acabei por ser campeão do mundo", começou por mencionar.
"Os 5.000 metros até nos ajudam no trabalho de resistência, obrigam-nos a grande esforço. Os 500 permitem trabalhar a parte da velocidade e os 1.000 é mais a concentração para a distância que vamos fazer nos Jogos Olímpicos. As três complementam-se. São vários dias de prova. Não é super-tranquilo, mas é algo normal para nós", afirmou o atleta, campeão pelo Benfica.
"Provavelmente, os húngaros vão apresentar-se mais em forma do que nós, pois o Campeonato da Europa é em casa deles. Gostam de mostrar poderio ante o seu público. Há mais pressão para eles. Neste Europeu, vou sem nenhuma. Quanto ao resto dos adversários [olímpicos], não sei se vão ou não a Szeged. Temos de nos focar só no que nos compete", destacou Fernando Pimenta.
O campeão encarnado deixou ainda uma nota para os atletas mais novos: "Acho que é muito importante para os mais novos começarem a entrar neste ritmo dos seniores. É completamente diferente olharmos para o lado e termos alguns ídolos de infância ou exemplos da modalidade. Quando damos por ela, estamos na linha de partida ao lado deles... Temos de os respeitar, mas também lhes queremos ganhar"
Depois de uma ausência devido aos compromissos da seleção nacional, internacional português abordou próximos passos na carreira
03 Fev 2026 | 15:52 |
Gustavo Capdeville está de regresso ao Benfica, depois de ter participado no Campeonato da Europa de andebol. No rescaldo do torneio, onde a seleção nacional acabou a prova num inédito quinto lugar, o guardião das águias recordou o percurso feito e deixou uma garantia sobre o espírito dos heróis do mar.
Gustavo Capdeville: "Conseguimos objetivo, mas... medalha virá no futuro"
"O objetivo era melhorar o 6º lugar [no Europeu’2020], mas depois da vitória frente à Dinamarca, acreditávamos em mais", começou por dizer o guardião de 28 anos, em declarações ao jornal Record, durante uma visita que o atleta do Benfica fez à redação do diário desportivo.
"Não mantivemos o nível frente à Alemanha e França, acabando por não ir às ‘meias’. Conseguimos o objetivo, mas... medalha virá no futuro", continuou Gustavo Capdeville, que no final da temporada vai deixar o Benfica para prosseguir a carreira na Dinamarca.
Gustavo Capdeville: "O meu percurso em Portugal já está feito por agora. Objetivo é evoluir, ser melhor atleta, sair da minha zona de conforto"
"Temos feito mais e melhor e as pessoas criam expetativas. Isso acarreta responsabilidade: se conseguimos ganhar às grandes seleções e estamos todos os anos a falar em medalhas, as pessoas acreditam, vêm qualidade. É o que queremos, mais responsabilidade todos os anos", adiantou o andebolista de 28 anos.
"A Dinamarca é campeã olímpica, mundial e europeia, e não o é só porque sim, é porque tem os melhores jogadores. O meu percurso em Portugal já está feito por agora. Objetivo é evoluir, ser melhor atleta, sair da minha zona de conforto", concluiu o internacional português, ao justificar a sua transferência para o Holstebro.
Segundo foi apurado, atleta em questão já terá começado a debater, junto da estrutura, qual vai ser o seu futuro a nível desportivo
02 Fev 2026 | 03:00 |
O futuro de Martim Costa volta a não passar pelo Benfica. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso jornal garante que o hoquista de 19 anos vai prosseguir a sua carreira, na próxima temporada, fora dos pavilhões encarnados e a solução deve passar por nova cedência.
Sabe o Glorioso 1904, junto de fonte próxima, que o avançado, atualmente ao serviço do HC Turquel, por empréstimo do Benfica, já terá iniciado contactos com a Direção encarnada, liderada por Rui Costa, para os planos que visam a época de 2026/27. Ao que o nosso jornal apurou, o hoquista pretende rumar à Oliveirense.
Produto da formação encarnada, sabe o Glorioso 1904, em Exclusivo, que Martim Costa tem estado em evidência ao serviço do HC Turquel, que defrontou recentemente o Benfica. Assim, como o nosso jornal apurou, o camisola 10 entende que está preparado para jogar numa equipa mais ambiciosa, neste caso, a Oliveirense.
À semelhança da decisão tomada na presente temporada, de sair para o HC Turquel, a ideia para 2026/27 é idêntica, com o objetivo do avançado de 19 anos continuar a evoluir, ao mesmo tempo que terá contacto com as exigências que são o campeonato nacional. A ideia passa por preparar Martim Costa para, mais tarde, ingressar no plantel principal do Benfica.
Na presente temporada, ao serviço do HC Turquel, Martim Costa, de apenas 19 anos, tem sido uma das novidades da equipa. Ao todo, o jovem emprestado pelo Benfica já disputou 15 partidas oficiais: 12 no campeonato nacional, duas na Taça de Portugal e uma na segunda divisão. No somatório das partidas, o atleta já registou 13 golos.
Formação vermelha e branca sentiu muitas dificuldades para superar um rival direto, mas um golo nos minutos finais fez toda a diferença na partida
01 Fev 2026 | 14:55 |
Na última tarde de sábado, 31 de janeiro, a equipa feminina de hóquei em patins do Benfica somou mais um importante triunfo europeu. Na visita ao reduto do HC Palau, as águias saíram vitoriosas por 3-2, em partida a contar para a quarta jornada da fase de grupos da WSE Champions League.
Maria Vieira, Marlene Sousa, Raquel Santos, Aimée Blackman e Sara Roces foram as escolhidas para iniciar a partida contra a formação espanhola. No banco de suplentes, Paulo Almeida contou ainda com Lili Buchoux, Sofia Moncóvio, Inês Severino, Maria Sofia Silva e Leonor Coelho.
A jogar fora de portas, as dodecampeãs nacionais criaram várias oportunidades durante os primeiros 25 minutos de jogo, contudo, não as conseguiram concretizar. E, aproveitando a falta de eficácia do Benfica, o HC Palau foi para o intervalo a vencer por 1-0, com um golo aos 24 minutos de jogo.
Em desvantagem no marcador, o Clube da Luz regressou à partida decidido a dar a volta ao resultado e conseguiu chegar ao empate à passagem do minuto 37, por intermédio de Maria Sofia Silva. Sete minutos mais tarde, Sara Roces completou a remontada, colocando o Benfica a vencer por 2-1. No entanto, aos 47', o HC Palau fez o 2-2. Contudo, a hoquista espanhola voltou a fazer a diferença e, um minuto mais tarde, deu a vitória às águias, por 3-2.
Com este resultado, o Benfica dá continuidade ao bom momento de forma na prova, sendo que o único asterisco é o empate diante do Fraga. Feitas as contas, as dodecampeãs nacionais seguem isoladas na liderança do grupo B da WSE Champions League, com 10 pontos somados.