
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
A decisão tomada por Ángel Di María, que confirmou a saída do Benfica, no final de 2024/2025, parece ter trocado as voltas a Rui Costa e Bruno Lage. O Presidente e o treinador estavam à espera de poder contar com o El Fideo no Mundial de Clubes, mas, ao que tudo indica, o argentino contrariou essa vontade da estrutura encarnada.
Logo após a publicação de Di María a confirmar a saída, Fabrizio Romano, especialista em questões de mercado, revelou que o camisola 11 não vai integrar o leque de jogadores do Benfica para o Mundial de Clubes. O jornal Record avança, na manhã desta segunda-feira, 19 de maio, que essa decisão contrariou a vontade de Rui Costa e Bruno Lage em manter o antigo internacional argentino até à prova em questão.
O técnico encarnado tinha garantido na antevisão ao Braga - Benfica que o emblema da Luz "conta com o jogador para o Mundial de Clubes". Ora, pouco mais de 24 horas depois, existiam já informações que colocavam Di María de saída da Catedral depois da final da Taça de Portugal contra o Sporting. O diário desportivo mencionado acima refere que, como o argentino não mencionou o Mundial de Clubes, na sua mensagem de despedida, após o último jogo do Campeonato disputado de águia ao peito, leva a crer que o camisola 11 vai tornar a sua despedida oficial, após o Jamor.
Refira-se que, o Inter Miami e o Rosario Central tornam-se sérios possíveis destinos para Di María. O emblema norte-americano, onde está o compatriota, Lionel Messi, voltou à carga pelo ainda camisola 11 do Benfica, enquanto o clube da formação do extremo continua sempre presente como uma solução. Resta, agora, Di María escolher, depois de já ter decidido colocar fim à sua segunda passagem pela Luz.
Na presente temporada desportiva, com o Manto Sagrado do Benfica, Ángel Di María – atualmente avaliado em 3 milhões de euros – marcou presença 39 encontros: 25 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Nos 2.518 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o argentino apontou 15 golos e fez nove assistências.
Figura conhecida do universo encarnado surge, novamente, em destaque, não sendo a única a poder cruzar-se com os vermelhos e brancos
|
Depois de confirmada a presença na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, o Benfica fica a aguardar para que as vagas fiquem totalmente completas de forma a poder conhecer os possíveis adversários. No entanto, já existem alguns e, depois de Feyenoord e Nice, eis que as águias de Bruno Lage podem vir a cruzar caminhos com o Fenerbahçe, de José Mourinho, e o Panathinaikos, de Rui Vitória. Nomes que dão muito que falar no universo encarnado.
Começando pelo 'Special One', o timoneiro português está (ainda) no 'leme' dos turcos, no entanto, ainda antes de reforçar o Fenerbahçe, José Mourinho chegou a ser apontado como possível sucessor de Roger Schmidt, quando este estava 'tremido' no comando técnico do Benfica. Agora, sob comando do Fenerbahçe, o antigo treinador das águias conseguiu um lugar na terceira pré-eliminatória, juntando-se ao Clube da Luz, Nice e Feyenoord.
Quem ainda não tem acesso garantido a esta fase e poderá vir a estar no caminho do Benfica é o Panathinaikos, de Rui Vitória. Os gregos só conseguiram apuramento para a segunda pré-eliminatória, como os casos de Rangers (Escócia) e o Brann (Noruega). Embora as vagas ainda não estejam completas, sabe-se que, desta etapa, apuram-se três equipas que integram, depois, o lote da terceira pré-eliminatória, onde está a turma de Bruno Lage. Assim sendo, ainda poderá vir a confirmar-se um reencontro entre timoneiros que se conhecem bem. Recorde-se que, Bruno Lage foi o eleito para suceder a Rui Vitória, na época que terminou com a Reconquista do Benfica, que ergueu o 37.º título nacional.
Ainda sobre as contas das pré-eliminatórias da Champions, para a terceira etapa, ainda existe uma vaga por ocupar, que será decidida pelo campeão belga: Club Brugge ou Saint-Gilloise. O sorteio vai acontecer a 21 de julho, antes do fim da segunda pré-eliminatória, contudo, os encarnados sabem que vão medir forças com um dos quatro clubes com pior ranking. No que toca a equipas que poderá evitar, o Benfica não vai defrontar, seguramente, o Feyennord, ou o Rangers (ou quem o eliminar). O Club Brugge também poderá entrar nestas contas, se for ele o campeão belga, isto porque tem o segundo melhor ranking. Caso seja o Saint-Gillloise a vencer o campeonato da Bélgica, passa a ser um possível adversário para o Glorioso.
Com esse cenário, o Benfica, também, evitaria um encontro com o Salzburgo, caso este seja vice-campeão da Áustria. Se outra equipa acabar em segundo lugar no campeonato austríaco, então, o Fenerbahçe deixaria de cruzar caminhos com o conjunto orientado por Bruno Lage. Feitas as contas, o único possível adversário confirmado, para já, é mesmo o Nice. Recorde-se que, os jogos da terceira pré-eliminatória estão marcados para 5 e 6 de agosto (primeira mão) e 12 de agosto (segunda).
Bruno Lage não perde a esperança, mas há um sentimento de inquietação face à situação física de futebolista, tendo em vista o jogo da Taça de Portugal
|
A dúvida permanece sobre Aursnes: o médio ainda não sabe se estará apto para ir a jogo pelo Benfica contra o Sporting, na final da Taça de Portugal. O polivalente norueguês falhou o último embate do Campeonato contra o Braga e a ausência de certezas quanto a sua presença no Jamor já gera alguma inquietação.
Analisando as estatísticas oficiais da partida na Pedreira e de outras em que Aursnes não marcou presença, é fácil de comprovar que o 'bombeiro da Luz' é uma peça fundamental para o jogo de Bruno Lage. Os números não deixam dúvidas e foram nos espaços, normalmente, ocupados pelo norueguês em que o Benfica teve mais dificuldades em recuperar a bola no embate frente ao Braga, o que causa preocupação, caso o polivalente não recupere a tempo de enfrentar o Sporting, no Jamor. Já no passado, em cinco jogos sem Aursnes, o Benfica deslizou em dois: Braga e Moreirense - ambos terminaram com um empate a uma bola.
Mesmo assim, Bruno Lage não perde a esperança. Tal como demonstrado na antevisão ao Braga - Benfica, o treinador encarnado mostrou confiança no cenário de ter Aursnes de volta aos eleitos para a final da Taça de Portugal. Refira-se que, o antigo internacional pela Noruega falhou a deslocação ao Minho, depois de se lesionar durante a preparação para o embate com o Braga.
Recorde-se que, o jogo da final da Taça de Portugal já tem data e horário confirmados. O Benfica volta a medir forças com o Sporting no próximo domingo, 25 de maio, com o pontapé de saída agendado para às 17h15, no Estádio Nacional do Jamor. O último Dérbi disputado entre ambas as formações acabou com um empate a uma bola, na penúltima jornada da Liga Portugal Betclic. Akturkoglu foi o autor do único tento das águias, após um trabalho fenomenal e assistência de Pavlidis.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Fredrik Aursnes – atualmente com um valor nos 20 milhões de euros – marcou presença em 48 embates: 12 na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e 29 na Liga Portugal Betclic. O médio nórdico soma três golo e oito assistências, nos 3.930 minutos totalizados dentro das quatro linhas, sendo uns dos jogadores do Glorioso com mais tempo de utilização.
Camisola 11 dos vermelhos e brancos vai despedir-se, oficialmente, dos adeptos no Jamor, depois de decidir não continuar de águia ao peito
|
Di María confirmou a saída do Benfica, no final da temporada, através de uma publicação, após o jogo com o Braga. Essa partilha gerou vários comentários, tanto dos adeptos e companheiros de equipa do argentino, como até de rostos antigos da Luz. Como o caso de Yann-Benjamin Kugel. O ex-adjunto de Roger Schmidt nas águias continua atento ao universo encarnado e prova disso é a mensagem deixada ao camisola 11.
"Obrigado por tudo, Ángel, foi uma honra", escreveu a antiga figura do comando técnico do Benfica, quando Roger Schmidt liderava a turma encarnada. O ex-preparador físico acompanhou o antigo internacional argentino durante a primeira época do regresso de Di María à Luz, tendo reforçado essa ligação com a mensagem de despedida direcionada ao extremo encarnado.
Após o argentino oficializar a saída, ao assegurar que o jogo na Pedreira tinha sido o seu último embate do Campeonato com a camisola do Benfica, Fabrizio Romano, especialista em questões de mercado, adiantou que Di María nem fará parte dos eleitos de Bruno Lage para o Mundial de Clubes, embora o técnico setubalense tivesse deixado a garantia de que contava com o extremo para essa competição.
Além de Di María, existe outra saída à vista: Álvaro Carreras. O lateral-esquerdo, indiscutível para Bruno Lage, está na iminência de trocar a camisola do Benfica pela do Real Madrid, com os merengues a estarem muito perto de chegar a um acordo verbal com o jogador, passando, depois, para as conversações finais com a direção de Rui Costa. Os espanhóis, também, já apresentaram um contrato de longa duração ao (ainda) camisola 3 da formação da Luz.
Na presente temporada desportiva, com o Manto Sagrado do Benfica, Ángel Di María – atualmente avaliado em 3 milhões de euros – marcou presença 39 encontros: 25 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Nos 2.518 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o argentino apontou 15 golos e fez nove assistências.