
Futebol
Lukebakio já fala à Benfica e deixa promessa aos adeptos: "Estou feliz, mas..."
01 Set 2025 | 15:03
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
02 Set 2024 | 12:51 |
No passado sábado, dia 31 de agosto, a saída de Roger Schmidt do Benfica foi tornada oficial. Depois de apenas quatro jornadas da Liga Portugal Betclic, o técnico alemão ‘abandonou o barco’. Contudo, esta não é a primeira vez que o plantel encarnado fica sem treinador no arranque da época. Fernando Santos foi o outro despedimento ‘prematuro’ do Clube da Luz.
Fernando Santos, ex-Selecionador Nacional, esteve ao leme das águias, tendo-o abandonado ao fim de dois jogos do início da época 2007/08. Após uma vitória frente ao Copenhaga (2-1), em encontro da 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, as águias empataram a uma bola com o Leixões e Fernando Santos foi logo demitido pelo na altura Presidente do Glorioso, Luís Filipe Vieira.
Aliás, o ex-Benfica não protagonizou o único despedimento no reino da águia na época 2007/08. O agora selecionador do Azerbaijão cedeu o cargo a José António Camacho que também não aqueceu o lugar por muito tempo, passando-o a Fernando Chalana, que assumiu o lugar como interino até final da época. Esta foi uma das duas vezes, este século, em que o Benfica teve três responsáveis técnicos numa só temporada.
Na época atual (2024/25) é apenas a sétima, neste século, em que o treinador principal é demitido com a competição ainda a meio. Contudo, apenas por uma vez, aconteceu em fase tão ‘prematura’. Na história do clube, tendo Luís Filipe Vieira e Rui Costa como responsáveis máximos, algumas das mudanças verificadas foram em 2000/01 (com a saída de Jupp Heynckes, depois a vinda de José Mourinho; saída de Mourinho e entrada de Toni), na época a seguir (com a saída de Toni e entrada de Jesualdo Ferreira), em 2002/03 (com a saída de Jesualdo Ferreira e entrada de José António Camacho) e em 2007/08 (com a saída de Fernando Santos e entrada de Camacho, sucedida por Chalana).
Passados dez anos, o fenómeno voltou a repetir-se em 2018/2019 com a saída de Rui Vitória do comando do Benfica e consecutiva entrada de Bruno Lage. De Lage até Schmidt, Nélson Veríssimo e Jorge Jesus estiveram pelo meio. Agora, em 2024/2025, sai o técnico alemão.
Clube da Luz tentou o regresso do jogador, que terminou contrato com os red devils, mas um outro emblema inglês venceu a corrida pelo atleta
01 Set 2025 | 16:32 |
Victor Lindelof foi um jogador livre durante todo o mercado de transferências deste verão. Após o interesse do Benfica no regresso do jogador, que teve ainda outros emblemas do futebol europeu interessados na sua contratação, já se sabe qual o destino do internacional sueco: Aston Villa.
Victor Lindelof é o mais recente reforço do emblema da Premier League para esta temporada, com o emblema histórico da Premier League a oficializar a contratação esta segunda-feira, dia 1 de setembro, que corresponde ao fecho desta janela de transferências.
O central de 31 anos, que foi dispensado por Ruben Amorim do Manchester United, assinou um contrato válido por uma época, sendo que no final da época 2025/2026 poderá acionar a opção de mais um ano a serviço do emblema de Birmingham.
Victor Lindelof transferiu-se do Benfica para o Manchester United em 2017, por um valor acordado nos 35 milhões de euros. O sueco realizou oito épocas a serviço dos red devils, tendo protagonizado um percurso marcado por altos e baixos no emblema inglês. O atleta conquistou apenas uma Taça de Inglaterra e uma Taça da Liga a serviço do emblema agora orientado por Amorim.
Já a serviço do Benfica, Victor Lindelof foi três vezes campeão, tendo ainda conquistado duas Taças de Portugal a serviço dos encarnados. Recorde-se que o defesa passou cinco anos no Benfica, tendo terminado lá a sua formação antes de realizar a subida à equipa A em definitivo, nas suas duas últimas épocas na Luz.
Extremo deixou Clube da Luz após uma época a envergar o Manto Sagrado, tendo rumado ao Fenerbahçe, num negócio de 22,5 milhões de euros, mais objetivos
01 Set 2025 | 16:27 |
Kerem Akturkoglu está muito feliz com a saída do Benfica para rumar ao Fenerbahçe, que também quer um ex-jogador dos encarnados. Em declarações aos jornalistas na chegada à Turquia, o extremo revelou que as negociações foram complicadas, mas que, felizmente, os emblemas conseguiram chegar a acordo (22,5 milhões de euros, mais 5 por objetivos).
Kerem Akturkoglu sobre saída do Benfica: "Mais vale tarde do que nunca"
“Queria muito a transferência. Vim para o Fenerbahçe para ganhar o campeonato. Farei tudo o que estiver ao meu alcance para dar o campeonato aos nossos adeptos”, começou por afirmar Kerem Akturkoglu, na chegada à Turquia, mostrando-se muito feliz com este novo desafio na sua carreira.
“Foi um processo difícil, mas o nosso presidente Ali Koç e nosso diretor Hakan Safi estiveram comigo durante este processo difícil. Tornaram esta transferência possível. Eu também queria muito”, revelou Kerem Akturkoglu, dando conta das negociações entre o Benfica e o Fenerbahçe.
“Fizemos um grande esforço para que isso acontecesse o mais rápido possível, para poder juntar-me à equipa e entrar em campo com os meus companheiros. Mais vale tarde do que nunca. Vim para o maior e mais honrado clube da Turquia. Darei tudo pelo Fenerbahçe. Espero que acabe com a conquista do campeonato”, finalizou Kerem Akturkoglu.
Com a camisola do Benfica, Kerem Akturkoglu – avaliado em 24 milhões de euros – realizou 53 encontros, marcou 16 golos e fez 11 assistências. No que a títulos diz respeito, o internacional turco conquistou uma Taça da Liga (2024/25) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2025/26).
Alto responsável do Clube da Luz falou aos jornalistas aquando da chegada de Dodi Ludebakio, que vem do Sevilha, a solo nacional
01 Set 2025 | 15:39 |
O mercado de transferências do Benfica pode, ainda, não estar fechado. Em declarações aos jornalistas aquando da chegada de Dodi Ludebakio a Lisboa, Rui Pedro Braz afirmou que, à partida, não haverá mais nenhuma operação, mas lembrou que, no último dia do defeso, tudo é possível.
Quando questionado sobre se Dodi Ludebakio é a última contratação do mercado do Benfica, Rui Pedro Braz foi claro: "Em princípio o plantel está fechado. Parece-me claro com o que fizemos nos últimos dias, mas até ao fecho tudo é possível. Nenhum plantel está fechado até à última hora do mercado".
No que ao capítulo das saídas diz respeito, Rui Pedro Braz não deixou qualquer garantia, indiciando que ainda pode haver quem abandone a turma orientada por Bruno Lage no último dia do mercado: "Não posso prometer nada. Podemos prometer muito trabalho a partir de agora".
Nas últimas horas, o Presidente do Levante revelou que ainda decorrem negociações com o Benfica por Carlos Álvarez: “É jogador do Levante. Se ficar, fenomenal, mas estamos em conversações com o Benfica. Há mil e uma operações a decorrer. Estas últimas horas do mercado são uma loucura”.
Na temporada passada, com a camisola do Levante, Carlos Álvarez - avaliado em 6 milhões de euros - realizou 43 encontros, tendo contabilizado 3.424 minutos. Ao todo, o extremo-direito de 22 anos marcou sete golos e fez 12 assistências, sendo uma das principais figuras da turma orientada pelo técnico espanhol Julián Calero.