Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
02 Set 2024 | 12:51 |
No passado sábado, dia 31 de agosto, a saída de Roger Schmidt do Benfica foi tornada oficial. Depois de apenas quatro jornadas da Liga Portugal Betclic, o técnico alemão ‘abandonou o barco’. Contudo, esta não é a primeira vez que o plantel encarnado fica sem treinador no arranque da época. Fernando Santos foi o outro despedimento ‘prematuro’ do Clube da Luz.
Fernando Santos, ex-Selecionador Nacional, esteve ao leme das águias, tendo-o abandonado ao fim de dois jogos do início da época 2007/08. Após uma vitória frente ao Copenhaga (2-1), em encontro da 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, as águias empataram a uma bola com o Leixões e Fernando Santos foi logo demitido pelo na altura Presidente do Glorioso, Luís Filipe Vieira.
Aliás, o ex-Benfica não protagonizou o único despedimento no reino da águia na época 2007/08. O agora selecionador do Azerbaijão cedeu o cargo a José António Camacho que também não aqueceu o lugar por muito tempo, passando-o a Fernando Chalana, que assumiu o lugar como interino até final da época. Esta foi uma das duas vezes, este século, em que o Benfica teve três responsáveis técnicos numa só temporada.
Na época atual (2024/25) é apenas a sétima, neste século, em que o treinador principal é demitido com a competição ainda a meio. Contudo, apenas por uma vez, aconteceu em fase tão ‘prematura’. Na história do clube, tendo Luís Filipe Vieira e Rui Costa como responsáveis máximos, algumas das mudanças verificadas foram em 2000/01 (com a saída de Jupp Heynckes, depois a vinda de José Mourinho; saída de Mourinho e entrada de Toni), na época a seguir (com a saída de Toni e entrada de Jesualdo Ferreira), em 2002/03 (com a saída de Jesualdo Ferreira e entrada de José António Camacho) e em 2007/08 (com a saída de Fernando Santos e entrada de Camacho, sucedida por Chalana).
Passados dez anos, o fenómeno voltou a repetir-se em 2018/2019 com a saída de Rui Vitória do comando do Benfica e consecutiva entrada de Bruno Lage. De Lage até Schmidt, Nélson Veríssimo e Jorge Jesus estiveram pelo meio. Agora, em 2024/2025, sai o técnico alemão.
Encarnados recebem os farmacêuticos na próxima quarta-feira, dia 4 de novembro, num duelo válido para a quarta jornada da Liga dos Campeões
04 Nov 2025 | 14:48 |
José Mourinho, treinador ecarnado, falou com os jornalistas em conferência de imprensa de antevisão do Benfica - Bayer Leverkusen, da Liga dos Campeões, esta terça-feira, dia 4 de novembro. O encontro está marcado para a próxima quinta-feira, às 20h00, no Estádio da Luz. Leia aqui tudo o que disse o técnico das águias.
Leverkusen
"É parecido com o de Xabi Alonso, do ponto de vista tático. Muito parecido nos desenhos que põe em campo, com alguns jogadores diferentes, mas que foram substituídos por perfil muito semelhante. É uma equipa que defende a 5, do ponto de vista da organização ofensiva. Constrói a 3, constrói a 4. Um atacante favorito, mas rápido no jogo interior. É uma equipa difícil, que teve o início de época complicada. Este treinador demora algum tempo a encontrar. O resultado com o Bayern é um bocadinho descontextualizado. O Grimaldo não jogou, por exemplo. São duas equipas a precisar de pontos, eles também. Como já lhe disse, repito as minhas palavras. O estádio pode estar cheio de gente, que quer jogar o jogo. Se eles quiserem jogar, acho que vamos ganhar".
Relaxamento pós vitórias
"O momento de vitórias muitas vezes traz relaxamento, muitas vezes traz uma vontade de ganhar e modificar o estado das coisas. Já passámos o momento negativo na derrota do Newcastle. Controlámos os últimos jogos. Agora o nível é diferente, mas espero que a equipa esteja confiante, a sentir maior empatia com o estádio e menos pressão. Os jogadores vão estar à altura. As coisas vão correr bem".
Caso Veríssimo
"Neste momento não faço qualquer tipo de comentário. Vou esperar com interesse, alguma expectativa. Só vi notícias, não vi o relatório. Comentários não faço, mas estou expectante para ver se haverá algum processo. Não sou comentador, sou treinador do Benfica. Além de treinador do Benfica sou uma das pessoas mais importantes do futebol português. Não posso comentar uma situação que, eventualmente, pode ser grave. Só li. Não foi mais do que o árbitro a dizer que... Não li um relatório do árbitro, dos delegados da Liga. Como uma pessoa importante no futebol português, não posso fazer comentários que me possam colocar numa situação ridícula. Espero para ver e depois comento".
Tudo ou nada na Champions
"Quando o jogo acabar amanhã, vão estar mais 12 pontos em disputa. Mesmo se amanhã acabarmos com 0, ainda nos podemos qualificar com 12. Mas depois temos de ser muito otimistas. Obviamente que é um jogo importante. Amanhã estamos no meio da luta. Estamos no meio das equipas. Se não ganharmos, a situação fica mais difícil. Tem de ser um jogo jogado com a alma de quem quer muito ganhar, sem receio sem qualquer tipo de responsabilidade. Se o estádio esteve connosco num jogo de Taça da Liga - já percebi que as pessoas dão pouca importância à Taça, e as pessoas estão connosco - acredito que amanhã também vão estar. Os jogadores vão estar com a motivação".
Grimaldo
"O Grimaldo é exímio nessa situação muito específica. Mas em todos os jogos há o alerta. Há faltas que têm de ser cometidas. São fortes em cruzamentos, cantos. Não somos propriamente uma equipa de gigantes. Não posso dizer, não faças canto. Temos de jogar com o equilíbrio. O Grimaldo é um jogador excelente. Temos de ter a maior atenção".
Barreiro e Sudakov
"O Barreiro tem jogado bem. Sudakov e Barreiro têm dois perfis diferentes. O leque tem ficado maior. Começo a olhar para alguns jogadores de maneira diferente. Isso ajuda-me. Claro que me cria dúvidas, mas são problemas bons. O plantel tem vindo a aumentar em opções".
Centrais
"O António não perdeu a titularidade de modo algum. Com 3 centrais daquela qualidade, não quero cometer a parvoíce de fazer com que um se sinta o terceiro ou que algum sinta que perdeu algum tipo de corrida. No próximo domingo, o Otamendi não joga. No domingo, jogará o António e Tomás. Tenho 3 centrais de uma grande qualidade. É uma garantia fantástica. Têm personalidades diferentes. O António é mais exuberante do que o Tomás, mas são jogadores fantásticos. É um privilégio ter o Nico ao lado e aprenderem com ele. Não é problema nenhum".
Eleições e Dedic
Quanto a Dedic... Neste momento, os jogadores não sabem quem joga, amanhã temos treino de manhã, a vantagem de jogar em casa ajuda o facto de poder treinar no dia antes do jogo. Amanhã é que vão saber quem irá jogar. Ele entregou-se muito à recuperação, apareceu em treino pela 1.ª vez connosco hoje, pareceu-me sem qualquer tipo de limitação, mas daqui a um par de horas já me podem dar mais dados, mas a minha sensação é que ele está para jogar".
Treinador dos encarnados espera ainda confirmações por parte do departamento médico das águias e aborda rotação do plantel
04 Nov 2025 | 14:39 |
José Mourinho não confirmou se Amar Dedic está pronto para ir a jogo no Benfica - Bayer Leverkusen. Apesar de acreditar que o lateral poderá ser lançado, o Special One espera por indicações do departamento médico e garante que António Silva "não perdeu a titularidade".
José Mourinho: "Dedic pareceu-me sem qualquer tipo de limitação, mas daqui a um par de horas já me podem dar mais dados"
"Neste momento, os jogadores não sabem quem joga, amanhã temos treino de manhã, a vantagem de jogar em casa ajuda o facto de poder treinar no dia antes do jogo. Amanhã é que vão saber quem irá jogar. Ele entregou-se muito à recuperação, apareceu em treino pela 1.ª vez connosco hoje, pareceu-me sem qualquer tipo de limitação, mas daqui a um par de horas já me podem dar mais dados, mas a minha sensação é que ele está para jogar", disse, na antevisão do encontro.
Quanto à rotação de centrais, o Special One negou que o internacional português tenha caído na hierarquia: "O António não perdeu a titularidade de modo algum. Com 3 centrais daquela qualidade, não quero cometer a parvoíce de fazer com que um se sinta o terceiro ou que algum sinta que perdeu algum tipo de corrida. No próximo domingo, o Otamendi não jogo".
José Mourinho: "Tenho 3 centrais de uma grande qualidade"
"No domingo, jogará o António e Tomás. Tenho 3 centrais de uma grande qualidade. É uma garantia fantástica. Têm personalidades diferentes. O António é mais exuberante do que o Tomás, mas são jogadores fantásticos. É um privilégio ter o Nico ao lado e aprenderem com ele. Não é problema nenhum", admitiu José Mourinho.
As águias viram agora atenções para a Liga dos Campeões, onde vão defrontar o Bayer Leverkusen. O jogo, que se disputa no Estádio da Luz, está marcado para a próxima quarta-feira, dia 5 de novembro, com pontapé de saída agendado para as 20h00.
Treinador dos encarnados lançou repto na conferência de antevisão à partida entre águias e farmacêuticos, disputada na quarta-feira, dia 5 de novembro
04 Nov 2025 | 14:16 |
José Mourinho acredita que a vitória no Benfica - Bayer Leverkusen poderá ser conquistada pelo apoio dos adeptos. Em antevisão à partida - depois de Samuel Dahl ter falado -, o Special One analisou o adversário e lançou o repto a quem irá deslocar-se ao Estádio da Luz.
José Mourinho: "Leverkusen é parecido com o de Xabi Alonso"
"É parecido com o de Xabi Alonso, do ponto de vista tático. Muito parecido nos desenhos que põe em campo, com alguns jogadores diferentes, mas que foram substituídos por perfil muito semelhante. É uma equipa que defende a 5, do ponto de vista da organização ofensiva", começou por dizer.
Em seguida, Mourinho explicou algumas nuances dos farmacêuticos: "Constrói a 3, constrói a 4. Um atacante favorito, mas rápido no jogo interior. É uma equipa difícil, que teve o início de época complicada. Este treinador demora algum tempo a encontrar. O resultado com o Bayern é um bocadinho descontextualizado. O Grimaldo não jogou, por exemplo".
José Mourinho: "Se eles (adeptos) quiserem jogar, acho que vamos ganhar"
Para terminar, José Mourinho garantiu que os adeptos do Benfica podem ser cruciais para conquistar a vitória: "São duas equipas a precisar de pontos, eles também. Como já lhe disse, repito as minhas palavras. O estádio pode estar cheio de gente, que quer jogar o jogo. Se eles quiserem jogar, acho que vamos ganhar".
O Benfica viram agora atenções para a Liga dos Campeões, onde vão defrontar o Bayer Leverkusen. O jogo, que se disputa no Estádio da Luz, está marcado para a próxima quarta-feira, dia 5 de novembro, com pontapé de saída agendado para as 20h00.