Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0A seleção da Grécia, que tem Vangelis Pavlidis, avançado do Benfica, como um dos seus nomes principais, está a viver uma série de vitórias que já não via desde que Fernando Santos era o selecionador. A equipa soma cinco vitórias seguidas na Liga das Nações e está a voltar a sonhar com os seus ‘tempos de glória’.
No passado domingo, dia 13 de outubro, a seleção helénica voltou a faturar frente à Irlanda (2-0), colocando-se muito próxima da subida de divisão à principal da Liga das Nações, assegurando, desde já, a disputado do play-off de subida. O triunfo surgiu após o espetáculo que Pavlidis, que já conta com 42 internacionalizações, já tinha dado frente à Inglaterra (2-1).
Estes dois últimos duelos catapultaram a equipa para o quinto triunfo consecutivo (incluindo jogos particulares), algo que já não acontecia há oito anos, quando Fernando Santos, antigo treinador do Benfica, comandava a equipa. Apesar de o maior triunfo grego de sempre ter sido o Euro 2004, a melhor fase da seleção está associada a Fernando Santos.
O ex-líder da Equipa das Quinas foi contratado em 2011 e levou os gregos ao Euro 2012, onde apenas saiu ‘caiu’ nos quartos de final da competição frente à Alemanha. Em 2014, o técnico ‘vingou-se’ e fez a melhor participação da seleção helénica num Mundial, saindo apenas nos penáltis nos oitavos de final contra a Costa Rica.
Com a saída de Fernando Santos, a Grécia entrou em declínio e começou a cair no ranking FIFA: chegou a estar na 10.ª posição com o treinador português ao comando, mas já acabou 2014 em 18.º. Em 2019, passou pelo 60.º lugar, a pior classificação desde 2001. Agora, a esperança voltou com as vitórias na Liga dos Campeões.
Emblema catalão gerou uma certa confusão entre os adeptos portugueses, depois de associar atleta a uma expressão que não é comum à língua de Camões
|
0Está instalada a polémica que foi causada pelo Barcelona e que mete à mistura Kika Nazareth. A antiga jogadora surge numa publicação do emblema espanhol, uma partilha que suscitou estranheza no seio dos adeptos portugueses e da nação Benfiquista.
A internacional portuguesa esteve em destaque, nesta última terça-feira, 12 de novembro, ao marcar um dos golos, na goleada de sete a zero, imposta ao St. Polten, duelo a contar para a terceira jornada da Liga dos Campeões feminina. A publicação em questão ocorreu na altura em que o Barcelona quis registar a chegada da atleta lusa e como legenda da fotografia, recorreu a uma expressão brasileira.
Na conta oficial da rede social X (Twitter), o clube partilhou uma fotografia, onde aparece a antiga jogadora do Benfica, a pousar com uma camuisola da Nike, modelo Total 90, alusiva à camisola exibida por Portugal em 2004, altura em que foi o país anfitrião do Euro 2004. Na descrição da imagenm, os blaugrana escreveram o seguinte, “Fala galera”, uma expressão originária do Brasil e não de Portugal, situação que originou muitos comentários a alertar para o erro insólito, cometido pelo clube.
É inevitável que a caixa de comentários da publicação ficou repleta de reclamações e críticas feitas pelos internautas, onde frisam que o emblema tem total desconhecimento da origem da expressão utilizada. Devido a todas estas interações, a rede social X foi obrigada a sinalizar a publicação com uma correção anexada que diz o seguinte, “’Fala galera’ não é uma expressão portuguesa mas sim brasileira. O clube associa de forma errada a expressão à atleta.”, pode ler-se.
Recorde-se que, Kika Nazareth chegou ao Barcelona este verão, onde realizou até ao momento 12 encontros oficiais, tendo assinado até à data dois golos e duas assistências. Com o Manto Sagrado, a Benfiquista assumida representou o Clube da Luz em 122 ocasiões e foi autora de 78 golos e 32 assistências. Com o Benfica, Kika Nazareth conquistou quatro Campeonatos Nacionais, quatro Taças da Liga, duas Supertaças e uma Taça de Portugal.
Confira a publicação em questão:
Atleta está incluído na lista de finalistas da premiação referente aos jogadores da sua idade ou mais novos que estão a praticar melhor futebol
|
0João Neves está na lista de nomeados para melhor jovem na Globe Soccer Awards. A 15.ª edição da premiação tem data marcada para o dia 27 de dezembro no Dubai e, esta quinta-feira, foram revelados os finalistas para as diferentes categorias, onde se insere a estrela formada no Benfica.
Depois de ter sido considerado um dos jogadores mais valiosos até aos 21 anos de idade, o antigo camisola 87 do Benfica foi agora nomeado para a lista do prémio de melhor jovem promessa. Esta listagem possui também, o colega de clube e compatriota, Vitinha.
A lista de melhores jovens promessa possui: Pau Cubarsí (Barcelona), Désiré Doué (PSG), Alejandro Garnacho (Manchester United), Arda Güler (Real Madrid), Kobbie Mainoo (Manchester United), João Neves (PSG), Aleksandar Pavlovic (Bayern Munique), Savinho (Manchester City), Lamine Yamal (Barcelona) e Kenan Yildiz (Juventus).
João Neves - atualmente avaliado em 60 milhões de euros - na atual temporada com a camisola dos parisienses marcou presença em 15 jogos: quatro na Liga dos Campeões e 11 na Liga Francesa. Ao todo, nos 1061 minutos disputados pelo PSG, o médio junta ainda seis assistências e um tiro certeiro.
No que toca à temporada transata, 2023/24, ao serviço do Benfica, João Neves realizou 55 encontros: 33 no Campeonato Nacional, seis na Liga dos Campeões, seis na Liga Europa, seis na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.304 minutos que disputou, o médio marcou três golos e fez uma assistência.
No total, com o Manto Sagrado, João Neves realizou 75 partidas, nas quais marcou quatro golos e fez duas assistências. O internacional português conquistou dois títulos: um Campeonato Nacional (2022/23) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2023/24).
Clube turco poderá mesmo avançar com negociações por alvo associado ao emblema da Catedral
|
0Ansu Fati volta a estar em destaque no mercado, a poucos meses da abertura da janela de transferências de inverno, mas, desta vez, não é por estar associado ao Benfica. O atleta do Barcelona está, sim, na mira do Fenerbahçe, de José Mourinho.
Segundo informa o portal Fanatik, da Turquia, o antigo timoneiro do Benfica olha para o jogador do Barcelona como um possível reforço já em janeiro. O clube turco pondera mesmo avançar com negociações junto ao emblema da Catalunha, estando um cenário de empréstimo em cima da mesa.
Visto como uma promessa do Barcelona, a vida de Ansu Fati nos quadros dos culés não está a ser fácil nas últimas temporadas. No último mercado de transferências, o extremo de 22 anos foi associado ao Benfica, no entanto, não existiram negociações oficiais para trazer o craque do Barcelona para a Luz. Atualmente, o extremo está no boletim clínico da formação orientada por Hansi-Flick, depois de ter sofrido uma lesão muscular na coxa direita durante o treino da última quarta-feira, 13 de novembro.
Na atual temporada, com a camisola do Barcelona, Ansu Fati – avaliado em 15 milhões de euros – alinhou em sete partidas: três para a Liga dos Campeões e quatro para a La Liga, somando um total de 159 minutos. Em 2023/24, o extremo marcou presença em 27 jogos pelos ingleses de Brighton. O avançado registou quatro golos e uma assistência. Antes de ser cedido ao clube da Premier League, Ansu Fati alinhou em três encontros com a camisola do Barcelona.
Ansu Fati iniciou o percurso no Sevilha, em 2011, mas, no ano seguinte, rumou ao Barcelona, onde realizou toda a formação. O atleta de 21 anos estreou-se com a camisola dos blaugrana, na equipa principal, em 2019. No total, o espanhol marcou presença em 112 embates, somando 29 golos e seis assistências.