Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Polémica de racismo? Ex Porto chama Rui Costa ao barulho e aborda confusão no Benfica

Atleta que passou pelo rival azul e branco concedeu uma entrevista e recordou um caso num jogo frente aos encarnados que o marcou profundamente

O nome de Rui Costa surgiu quando o antigo jogador do Porto abordou o episódio vivido no jogo com o Benfica
O nome de Rui Costa surgiu quando o antigo jogador do Porto abordou o episódio vivido no jogo com o Benfica

21 Set 2024 | 10:20 |

Icon Comentário0

Hulk, antigo jogador do Porto, veste atualmente a camisola do Atlético de Mineiro e, no Brasil, concedeu uma entrevista exclusiva ao ‘Abre Aspas’, do Globoesporte. Além da sua passagem pelos emblemas da Europa, Hulk abordou os casos de racismo pelos quais passou e o nome de Rui Costa e do Benfica veio ‘à tona’.


“No início, eu sofri um pouco, tem até um golo que viralizou, acho que contra o Benfica no Estádio da Luz. Eu puxo a bola da direita e faço o golo. Para te falar a verdade, eu nem percebi naquele momento a torcida a fazer esse gesto, mas, onde eu presenciei e sofri um pouco mais, foi na Rússia. As torcidas adversárias ficavam com cânticos racistas, eu sofria bastante. Era uma novidade para mim, eu não sabia como lidar naquele momento. Depois, os jogadores, quando a gente chegava no balneário, o próprio tradutor, junto com o diretor do clube, tentaram conversar comigo, para me aconselhar”, começou por dizer.


“Na hora que eu fui bater o canto, a torcida começou com esse cântico, eu comecei a mandar beijo do nada, a dar risada, foi uma forma que eu me senti bem de fazer. Quando eles vinham com esses atos, eu mandava beijo, dava risada, meio que era um choque para eles. Começavam mais, eu dava risada e mandava beijo. Eles iam parando assim. Eu comecei a me sentir bem quando eu tive essa reação. Não foi fácil, sofri bastante. Infelizmente, a gente presencia isso até hoje. Não deveria acontecer”, admitiu Hulk.


“No final de 2009 teve o clássico na Luz, contra o Benfica. Perdemos 1-0. Teve muito tumulto nesse jogo. No término da partida, já estava no vestiário, eu ouvi ‘confusão, confusão. A gente saiu a correr para ver o que estava a acontecer e, quando chegou no túnel estava aquela confusão, empurra-empurra. Os nossos jogadores estavam a conversar com o staff de segurança do jogo e estava aquele empurra-empurra e provoca”, revelou, ainda.

“Cara, quando acaba a confusão, o Rui Costa, que era o diretor do Benfica na época, veio e chamou-me assim, pegou no meu braço: 'Hulk, o que é isso que está a acontecer, para quê isso?', 'Para quê isso, Rui Costa? Vocês é que montaram tudo isso. Vocês ganharam o jogo, beleza, agora mandar os seguranças arranjarem confusão com a gente?'"


“Estava todo mundo envolvido, suspenso eu e o Sapunaru. Ficamos sem entender”, terminou o antigo jogador do Porto, depois de ter falado sobre o impacto da confusão, em 2009/2010, na Luz.


Futebol

Samuel Dahl diz que viveu experiência horrível no Benfica: "Nada divertido"

Lateral-esquerdo dos encarnados tem assumido lugar que era de Carreras, que rumou ao Real Madrid num negócio de 50 milhões de euros

Samuel Dahl confessou que participação no Mundial de Clubes teve aspetos que não foram nada positivos. Fotografia de SL Benfica
Samuel Dahl confessou que participação no Mundial de Clubes teve aspetos que não foram nada positivos. Fotografia de SL Benfica

03 Set 2025 | 12:13 |

Icon Comentário0

Samuel Dahl - que recebeu tremenda notícia - revelou que o jogo entre o Benfica e o Chelsea, do Mundial de Clubes, foi uma experiência horrível. Ao serviço da seleção e em entrevista à imprensa sueca, o lateral, que tem assumido o lugar que era de Carreras, mostra-se muito feliz por estar a somar minutos no Clube da Luz.


Samuel Dahl sobre adaptação ao Benfica: "Importante para mim jogar o máximo possível"


"Era importante para mim jogar o máximo possível e foi positivo o Benfica querer comprar-me. Foi bom para mim poder jogar e fiquei com uma sensação positiva", começou por afirmar Samuel Dahl, de 22 anos, que tem sido escolha inicial de Bruno Lage neste arranque de temporada das águias.


Sobre o Mundial de Clubes, Samuel Dahl já não foi tão positivo: "Foi uma experiência completamente nova. Houve um jogo em que ficámos sentados no balneário durante quase duas horas sem fazer nada. E no último jogo, nos 'oitavos', a partida foi interrompida aos 85 minutos por uma hora e meia. Não é nada divertido jogar uma partida durante quatro, cinco horas. Isso afeta e é um pouco cansativo”.

"Quando íamos para o autocarro havia sempre um cão a cheirar as malas e bolsas de todos, nem podíamos levá-las para o autocarro. Foi uma experiência diferente, a segurança era incrível e a mesma coisa aconteceu quando entrámos no estádio. O clima é que era horrível", finalizou Samuel Dahl.


Esta temporada, com a camisola do Benfica, Samuel Dahl – avaliado em 7 milhões de euros – leva oito encontros: quatro na Liga dos Campeões, três na Liga Portugal Betclic e um na Supertaça. Nos 653 minutos que disputou, o lateral realizou excelentes exibições e fez uma assistência, frente ao Nice, na Liga dos Campeões.


Futebol

Lenda do Liverpool fala em despedimento de Ruben Amorim e regresso de Mourinho

Resultados do técnico no Manchester United não têm sido nada positivos, isto apesar do triunfo diante do Burnley na última jornada da Premier League

Com Mourinho no horizonte, Carragher defende que Ruben Amorim só não foi despedido por motivos extra-futebol. Fotografia de Matt McNulty/Getty Images
Com Mourinho no horizonte, Carragher defende que Ruben Amorim só não foi despedido por motivos extra-futebol. Fotografia de Matt McNulty/Getty Images

03 Set 2025 | 11:54 |

Icon Comentário0

Jamie Carragher considera que Ruben Amorim - que despachou um ex-Benfica - só ainda não foi despedido do comando técnico do Manchester United pela “boa aparência” e pelo seu carisma. No podcast ‘The Overlap Fan Debate’, a lenda do Liverpool falou ainda de um eventual regresso de José Mourinho à Premier League.


Mourinho na Premier League? Jamie Carragher: “Vende bem”


"Há muita gente a pedir o regresso do José Mourinho ao futebol inglês e a razão para isso é o facto dele ser alguém que vende bem, consegue trazer coisas, mas é um vencedor. Lembro-me sempre do Brian Clough. Quando era criança estava sempre a ouvi-lo porque era um ganhador”, defende Jamie Carragher.


No que a Ruben Amorim diz respeito, Jamie Carragher não podia ter sido mais claro: “O problema é que ele é fantástico nas conferências de imprensa, mas pelo facto de não estar a ganhar as pessoas ficam tipo 'cala-te! Pára de falar'. Mas se estivesse a ganhar, todos diriam que é uma pessoa com um grande carácter e uma grande personalidade”.

“Se não fosse tão carismático nas conferências de imprensa, e se não tivesse tão boa aparência, provavelmente já teria perdido o emprego antes. Porque se olhares aos resultados... são horríveis", finaliza Jamie Carragher, considerando que Ruben Amorim só ainda não foi despedido do Manchester United por motivos não desportivos.


Ruben Amorim chegou ao comando técnico dos red devils em novembro de 2024. Desde então, o antigo jogador do Benfica e ex-técnico do Sporting realizou 46 encontros, mas os resultados não têm sido positivos. O treinador português venceu apenas 17 jogos, tendo empatado 12 e perdido outros 17 


Futebol

Bruno Lage deixa desejo para futuro de Lukebakio no Benfica: "O melhor"

Novo reforço dos encarnados já começou a trabalhar e teve oportunidade de conhecer alguns dos novos colegas, tendo trocado as primeiras palavras com o técnico

Dodi Lukebakio já começou a treinar com o Benfica e teve a oportunidade de trocar as primeiras palavras com Bruno Lage
Dodi Lukebakio já começou a treinar com o Benfica e teve a oportunidade de trocar as primeiras palavras com Bruno Lage

03 Set 2025 | 11:38 |

Icon Comentário0

Dodi Lukebakio já começou a treinar no Benfica Campus, onde teve a oportunidade de privar com o número reduzido de colegas que não foram convocados para os compromissos das respetivas seleções, com vista à qualificação para o Mundial 2026. O extremo de 27 anos conheceu ainda, pela primeira vez, Bruno Lage, com quem trocou breves palavras. 


Na sua interação com a equipa técnica do Benfica, Dodi Lukebakio teve a oportunidade de trocar algumas palavras com Bruno Lage, que desejou "o melhor" ao seu novo reforço. O futebolista conheceu também o diretor-geral do futebol profissional dos encarnados, Mário Branco, bem como o diretor-técnico, Simão Sabrosa. 


No que toca aos colegas de equipa, Manu Silva foi o primeiro jogador do Benfica a conhecer o extremo. Nas primeiras palavras trocadas entre os futebolistas, o ainda lesionado Manu perguntou ao reforço das águias como é que gostaria de ser chamado, ao que o antigo atleta do Sevilha respondeu: "Dodi está bom". 


O novo 'camisola 11' do Benfica tomou o pequeno-almoço com Aursnes, Henrique Araújo e Samuel Soares, com quem conversou durante a refeição. Revelando que viajou desde a Bélgica para Lisboa, o driblador afirmou ainda que fala "um pouco" de inglês. 

Recorde-se que Dodi Lukebakio foi contratado ao Sevilha por 20 milhões de euros e assinou contrato com as águias até 2030. Com uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros, o atleta encontra-se a recuperar de um edema muscular na perna direita, sofrido ainda a serviço do seu antigo clube. 



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Florentino Luís explica razão pela qual saiu do Benfica: "Entre os melhores"
Futebol

Florentino Luís explica razão pela qual saiu do Benfica: "Entre os melhores"

03 Set 2025 | 11:36

Icon Comentário0
Carlos Álvarez não foi reforço do Benfica e já se sabe o motivo
Futebol

Carlos Álvarez não foi reforço do Benfica e já se sabe o motivo

03 Set 2025 | 11:08

Icon Comentário0
Bruno Lage enfrenta dificuldade das grandes para o Benfica - Santa Clara
Futebol

Bruno Lage enfrenta dificuldade das grandes para o Benfica - Santa Clara

03 Set 2025 | 10:17

Icon Comentário0