
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
No passado dia 29 de março, dava-se o início de mais um dos emocionantes dérbis da capital da Turquia, Istambul. Desta vez, frente a frente, estavam a equipa dos ex-Benfica, Rafa Silva, João Mário e Gedson Fernandes, o Besiktas e o outro ‘gigante’ turco, o Galatasaray. O jogo terminou com uma vitória caseira por 2-1 e com golos à Glorioso – do lado do Besiktas.
O encontro a contar para a 29.ª jornada da Liga turca, ditou o fim de uma sequência de 27 jogos sem perder do Galatasaray. Além disso, a equipa comandada por Okan Buruk perdeu, por fim, o seu primeiro jogo na competição. O Besiktas de Ole Gunnar Solskjær, por outro lado, vinha de duas derrotas seguidas.
O primeiro golo foi apontado pelo ex-extremo das águias, Rafa Silva, que na semana passada estava em dúvidas para o dérbi. Depois de uma assistência do ex-capitão do Benfica, João Mário, Rafa fez o que sempre soube fazer de melhor – correr – e, ao chegar perto da baliza, deitou um jogador adversário finalizando com grande classe. Aos 36 minutos, o Galatasaray viu Przemyslaw Frankowski ser expulso, cartão vermelho direto. Já na reta final da primeira parte, Lucas Torreira ainda empatou a partida.
Um pouco após o início da segunda parte, João Mário – não foi novamente de modos – e assistiu outro ex-jogador do Glorioso. Desta vez, foi Gedson Fernandes quem brilhou. O médio de 26 anos conta agora com 40 jogos nesta temporada e com nove golos e duas assistências. Mesmo ao cair do pano, O avançado turco, Semih Kilicsoy viu também o vermelho direto.
Depois deste resultado, o Galatasaray continua a ocupar o primeiro lugar na tabela, com 71 pontos, só que – e com um jogo a menos – a equipa do ex-treinador do Benfica, José Mourinho, tem brecha para se aproximar. O Besiktas de Solskjær encontra-se na quarta posição, com 47 pontos – a quatro pontos e a um jogo a menos de um lugar na Liga Europa.
Confira aqui os golos dos ex Benfica:
Encarnados vão deslocar-se ao Dragão no próximo domingo, mas antes disso as águias ainda vão receber o Farense, no Estádio da Luz
|
Afinal a lesão de Tomás Araújo, que saiu em dificuldade do duelo com o Gil Vicente, na sexta-feira, pode sair pior que a encomenda, mas Bruno Lage, que está já a preparar a receção ao Farense e a deslocação ao Porto, tem um plano pensado para conseguir garantir a presença do defesa no Dragão
De acordo com informações avançadas pelo jornal desportivo A Bola, o timoneiro setubalense deverá poupar o camisola 44 na receção ao Farense, de maneira a ter o central 'fresco' para o Clássico com os azuis e brancos. Claro está que, esta medida estará dependente da recuperação do craque, que vai ser seguido de perto pelo departamento médico do Glorioso.
Caso não esteja a 100%, Tomás Araújo deverá mesmo ficar de fora do encontro com os leões de Faro, que está marcado para a próxima quarta-feira, no Estádio da Luz. "Defesa continua com problemas físicos e situação está a ser gerida com os maiores cuidados. Deverá ser poupado quarta-feira com o Farense para estar nas melhores condições no clássico de domingo", pode ler-se no diário acima referido.
Importa recordar que, para o jogo com o Porto, agendado para dia 6 de abril, às 20h30, no Dragão, o jovem central pode não ser a única dor de cabeça, uma vez que Florentino e Di María estão neste momento em risco de exclusão. Se a dupla das águias vir o cartão amarelo com o Farense, vai ficar de fora do embate com a turma de Anselmi.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Tomás Araújo – atualmente avaliado em 28 milhões de euros – já marcou presença em 36 partidas: 21 na Liga Portugal Betclic, 11 na Liga dos Campeões, duas na Taça da Liga e duas na Taça de Portugal. Nos 3.028 minutos disputados dentro das quatro linhas, o defesa formado no Seixal já apontou quatro assistências, nos duelos frente ao Porto, Braga, Moreirense e Monaco, dando excelente conta de si.
Lateral sueco está no Clube da Luz por empréstimo até ao final da temporada, mas não ficou indiferente ao apoio que a equipa recebe, até fora de portas
|
O Benfica regressou da pausa internacional com um triunfo categórico frente ao Gil Vicente (3-0), naquele que foi o acerto de calendário, em relação ao encontro em atraso da 24.ª jornada. Com o Estádio Cidade de Barcelos ‘à pinha’, vários jogadores não ficaram indiferentes à onda vermelha, incluindo Samuel Dahl.
Samuel Dahl - Parecia que estávamos a jogar em casa, como sempre, obrigado pelo apoio
Horas depois da partida, o internacional pela Seleção da Suécia recorreu ao Instagram para exaltar a vitória encarnada e fez uma confissão em relação ao apoio nas bancadas: “Grande vitória! Parecia que estávamos a jogar em casa, como sempre, obrigado pelo apoio”.
Contudo, não foi só o sueco que reagiu ao triunfo importante para as contas do título. Nico Otamendi escreveu: “Vitória importante”. Já Bruma deixou uma garantia. “Vamos continuar focados no nosso caminho porque agora só depende de nós”, assegurou o camisola 27 do Glorioso.
O lateral chegou em cima do fecho do mercado de inverno, por empréstimo da Roma, com o intuito de aumentar o leque de opções de Bruno Lage no lado esquerdo da defesa, mas nem por isso fica indiferente à mística das águias. O sueco de 21 anos tem tido várias oportunidades para jogar e tem correspondido com boas exibições, tal como aconteceu frente aos gilistas.
Recorde-se, que o Benfica igualou o Sporting na liderança do Campeonato, entretanto, os leões venceram o Estrela da Amadora e voltaram a isolar-se. No entanto, na próxima quarta-feira, 2 de abril, na receção ao Farense, a equipa de Bruno Lage terá nova oportunidade para partilhar a liderança com o rival da 2.ª Circular.
No final do encontro em Barcelos foi possível captar as palavras deixadas pelo técnico gilista e agora foram revelas novas informações
|
No final do encontro entre Benfica e Gil Vicente foi possível assistir a uma troca de palavras entre os dois treinadores, Bruno Lage e César Peixoto. As declarações do técnico gilista, que supostamente manifestou a vontade de ver o setubalense campeão, causaram polémica, mas afinal existe uma história por trás.
As dúvidas estão desfeitas e, de acordo com informações avançadas pelo jornal Record, as palavras de César Peixoto terão vindo na sequência de elogios proferidos por Bruno Lage. Na edição impressa do diário acima mencionado, que cita fonte próxima do técnico gilista, o timoneiro do Glorioso terá elogiado o excelente trabalho que o antigo jogador do Benfica tem vindo a realizar e reforçou o desejo de conquistar o título de Campeão Nacional.
No entanto, as palavras proferidas pelo ténico do Gil Vicente não caíram bem no seio dos adeptos, nomeadamente daqueles que estão ligados aos rivais do Benfica, neste caso, Sporting e Porto. Leoninos e portistas recorreram às redes sociais e apontaram que o português de 44 anos poupou alguns dos habituais titulares, o que por si, criou facilitismo ao triunfo encarnado em Barcelos.
Com o acerto do calendário concluído com um triunfo importante sobre o Gil Vicente, Bruno Lage e o respetivo plantel do Benfica preparam agora a receção ao Farense, na próxima quarta-feira, 2 de abril, no Estádio da Luz, a contar para a 27.ª ronda do Campeonato Nacional.
Importa recordar que, neste momento o Benfica depende apenas de si para fazer a festa no Marquês de Pombal. Com a vitória frente ao Gil Vicente, as águias igualaram o Sporting no topo da tabela classificativa, com 62 pontos, repondo o jogo em atraso. No entanto, os leões voltam a estar hoje três pontos à frente, tendo já disputado a 27.ª jornada.