
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
28 Set 2025 | 07:41 |
Os sócios do Benfica chumbaram o Relatório e Contas e o Regulamento Eleitoral. Rui Costa mostrou-se bastante surpreendido com a decisão, garantindo que "as coisas não deviam ser confundidas", uma vez que os números foram positivos para os encarnados.
"Não posso deixar de lamentar. O Benfica apresenta um dos melhores Relatório e Contas de sempre da história do clube... 30 milhões de euros e acabou por ser chumbado. Como presidente, não posso deixar de lamentar. O mesmo em relação à parte da tarde, que foi chumbada. Neste momento o presidente da MAG irá anunciar os procedimentos relativos às eleições deste ano. Neste caso falo como presidente do Benfica e creio que é um chumbo ao Relatório e Contas que espanta completamente porque é um dos melhores do Benfica e as coisas não deviam ser confundidas", disse.
As duas Assembleias Gerais ficaram marcadas por episódios de pancadaria e Rui Costa esclareceu: "Apesar dos apelos feitos ao longo do dia, de manhã passaram-se incidentes que não podem surgir num clube democrático como o nosso. O facto de estarmos num período eleitoral não pode implicar o que se passou de manhã. Resta-me lamentar o que originou e que mancha de forma clara o nome do Benfica. Tivemos de suspender a Assembleia. Felizmente para todos a tarde decorreu de outra forma de tarde, como teria de correr, uma AG à Benfica, com o máximo respeito por toda a gente, por todos os sócios, que é o que se espera de um clube como o nosso".
"Resta-me lamentar o que se passou de manhã e pedir desculpa aos benfiquistas. Não é a nossa imagem e o que queremos passar. Pese embora estarmos em período eleitoral, talvez o mais concorrido da história do clube, que seja um mês de intensidade, mas que isto não sirva para desunir o clube, pelo contrário. Há seis ideias para o clube, mas todos nós candidatos teremos de ter o respeito e a certeza de que todos querem o melhor para o clube. Lamentar o que se passou de manhã, foi um episódio, mas não deixa de ser marcante, mas felizmente à tarde decorreu como tinha de ser, AG à Benfica. O dia acabou sem mais incidentes, o que é de saudar depois daquilo que se tinha passado de manhã", acrescentou.
Sobre a não existência de voto eletrónico, Rui Costa foi claro: "O que me preocupa neste momento é que este mês decorra com a respeitabilidade que o Benfica merece da parte de toda a gente e que no dia 25 os sócios escolham quem vai estar à frente do Benfica. Que o Benfica se mantenha unido".
Estado do defesa deixa responsáveis encarnados algo preocupados e estrutura decidiu gerir situação do português de forma delicada
28 Set 2025 | 03:00 |
Tomás Araújo está a ser gerido com cautela pelos responsáveis do Benfica. Tal como revela o nosso Jornal neste Exclusivo Glorioso 1904, o defesa ainda é muito bem cotado na Luz - e também no estrangeiro - , mas a recente lesão não permite 'extravagâncias' no tempo de jogo.
O jovem de 23 anos esteve vários meses afastado devido a problemas físicos, perdendo o estatuto de titular na Luz. A chegada de Amar Dedic também não facilitou a vida ao central, que atuou grande parte da época passada como lateral-direito.
No entanto, segundo informação apurada junto de fonte próxima do processo, o departamento médico do Benfica teme uma possível recaída. Apesar de já estar totalmente recuperado, o jogador vai somando minutos repartidos e ainda não espreitou lugar no onze em 2025/26.
É expectável que o tempo de jogo de Tomás Araújo venha a aumentar com o desenrolar da temporada, principalmente numa fase em que o Benfica tem vários jogos por semana e um calendário apertado, devido à participação na Liga dos Campeões.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Tomás Araújo – atualmente avaliado em 32 milhões de euros – realizou seis encontros, cinco na Liga Portugal Betclic e outro na Liga 2, pela equipa B. Nos 290 minutos que disputou, o defesa que tem contrato com o Clube da Luz até junho de 2029, não marcou ou assistiu.
AG do Clube da Luz decorreu este sábado, dia 27 de setembro, e tem dado que falar, após cenas de confrontos entre adeptos e problemas com candidatos
27 Set 2025 | 21:40 |
Os sócios do Benfica votaram para chumbar o novo Regulamento eleitoral do Clube da Luz. O momento decorreu na Assembleia Geral encarnada, que tem dado muito que falar. Relembrar que, no início da tarde, o Relatório e Contas do emblema das águias também tinha sido chumbado.
O novo regulamento eleitoral tinha sido proposto pela atual Direção do Benfica, liderada por Rui Costa. Votaram um total de 665 sócios, sendo que apenas 30,14% a favor, contra os 69,86% que se declararam contra as alterações ao documento que iria tutelar as eleições no Clube encarnado.
José Pereira da Costa, presidente da Mesa da Assembleia Geral ignorou os vários pedidos para serem consideradas outras propostas para a votação, explicando que o procedimento que estava a ser posto em prática estaria de acordo com os regulamentos internos do Benfica.
Os sócios das águias esperam, agora, por um comunicado oficial do Clube da Luz, que venha detalhar como se vão proceder as eleições do próximo dia 25 de outubro. José Pereira da Costa já tinha afirmado, anteriormente, que, no caso do regulamento eleitoral ser chumbado, se aplicaria o documento de 2021.
Relembrar que este foi o segundo chumbo desta Assembleia Geral do Benfica, depois dos sócios também terem votado contra o Relatório e Contas. O dia ficou, ainda, marcado por alguns confrontos entre sócios, e por alguma comoção que se sentiu quando Luís Filipe Vieira falou aos associados.
Líder máximo das águias já reagiu à queixa feita contra o Clube da Luz, e aproveitou para apontar algumas falhas que têm prejudicado os encarnados
27 Set 2025 | 21:09 |
O Benfica, na figura do seu Presidente, Rui Costa, emitiu um comunicado onde aponta falhas a João Gonçalves no jogo contra o Gil Vicente. O árbitro foi eleito pelo Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), organismo presidido por Pedro Proença. As águias não quiseram deixar passar em branco as falhas do juiz português, isto depois de terem sido alvo de uma queixa da APAF.
Benfica: "O Sport Lisboa e Benfica desafia, uma vez mais, o Conselho de Arbitragem a uniformizar os critérios que regem a atuação dos árbitros"
"O Sport Lisboa e Benfica desafia, uma vez mais, o Conselho de Arbitragem a uniformizar os critérios que regem a atuação dos árbitros", pode ler-se, no site oficial dos encarnados, que ficaram bastante irritados com a prestação do juiz da AF Porto.
"No último jogo com o Rio Ave, o Benfica viu um golo anulado por uma pretensa faltinha, sem significado. Hoje, o primeiro golo do Gil Vicente tem, na sua génese, uma entrada de sola no tendão de Aquiles de António Silva e nada foi assinalado", acrescentam as águias.
Benfica: "Que consequências vai o Conselho de Arbitragem retirar desta dualidade de critérios em apenas três dias?"
Para terminar, o clube da Luz deixa uma questão: "Que consequências vai o Conselho de Arbitragem retirar desta dualidade de critérios em apenas três dias? Estas atuações que têm sido de um sistemático prejuízo para o Benfica não podem continuar impunes".
Certo é que, graças a dois golos de Vangelis Pavlidis (18' e 26'), a formação orientada por José Mourinho conseguiu dar a volta ao marcador. De momento, o Benfica é segundo classificado do Campeonato Nacional, com 17 pontos. Porto (18) e Sporting (15) fecham o pódio, ambos com um encontro a menos.