Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Futebol

Tudo o que disse José Mourinho na antevisão ao Chaves - Benfica (Taça de Portugal)

Treinador encarnado esteve presente em conferência de imprensa de antevisão ao encontro da prova rainha, que joga com o Chaves, esta sexta-feira, 17 de outubro

Publicidade
José Mourinho esteve presente em conferência de imprensa de antevisão ao Chaves - Benfica, para a Taça de Portugal, esta sexta-feira
José Mourinho esteve presente em conferência de imprensa de antevisão ao Chaves - Benfica, para a Taça de Portugal, esta sexta-feira

16 Out 2025 | 13:45 |

Icon Comentário0

José Mourinho esteve à conversa com os jornalistas, na conferência de imprensa de antevisão ao encontro entre Benfica e Chaves, marcado para a próxima sexta-feira, dia 17 de outubro, a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal. Leia, aqui, na íntegra, as declarações do treinador encarnado - que aproveitou para deixar uma boca ao Sporting, e confirmou que Richard Ríos não vai a jogo.


Começa um novo ciclo. Como foram estes dias e que Chaves espera?


"Quem ficou trabalhou bem, quem foi chegando foi sendo integrado e deu nos últimos dois dias, hoje e ontem, para trabalhar a especificidade do jogo. É o típico jogo de Taça de Portugal, com uma equipa de uma divisão inferior, mas não com um futebol inferior. Irá exigir de nós seriedade, a começar por mim, e a ser capaz de a transmitir aos jogadores. É respeito pelo Benfica e pelos adeptos, e pelo Chaves, que tem qualidade. Há que ir com seriedade. Se ganharmos as coisas serão vistas com naturalidade, se perdermos não será assim. Temos vindo a melhorar, com os jogos, já que não podemos fazê-lo com o treino. Já sei que vão perguntar se vou mudar a equipa, digo que vou mudar muito pouco".


Quais são os grandes riscos que o Benfica vai escolher? Se tivesse de escolher entre Champions e Taça? Como foi a pelada com o Aursnes e o outro 'rapaz'?

"Foi boa, tivemos um grupinho maior do que estávamos à espera. Grupo foi crescendo e acabou por ser um trabalho positivo para aqueles que não foram. Os que não foram utilizados não vêm carregados por minutos, o lado negativo é que muitas vezes nas seleções não se treina muito e quem não joga não treina muito. Mas ontem e hoje acabámos por ter condições para trabalhar bem. O risco é não jogar bem, é o Chaves fazer um jogo fantástico, que será normal acontecer. A preparação do jogo foi no sentido de evitar isso mesmo. Analisámos bem o Chaves e tentámos trabalhar à volta dos pontos fracos e fortes. Temos de jogar bem".


Em 2004 perdeu a final da Taça de Portugal. Como encara este regresso à prova rainha?

"Ia dizer que nunca fui eliminado, mas ia mentir. Fui eliminado no U. Leiria. Nas duas épocas seguintes fui a duas finais e gostava muito de voltar. O Benfica tem uma Taça a menos do que as que deveria ter, na época passada devia ter ganho. O Benfica tem tradição de Taça, fui ao Jamor inúmeras vezes com o meu pai, continua a ser para mim qualquer coisa que ainda mexe comigo. Nunca tendo jogador uma final da Taça de Portugal como treinador do Benfica... Gostava muito. Hoje a Taça de Portugal é muito mais importante do que a Champions, no sábado será o inverso."

Como descreve o ambiente entre os três presidentes dos três grandes clubes?

"Limito-me a ser treinador e olhar para os jogos com olhos de treinador, mesmo quando não sou treinador das equipas envolvidas não consigo olhar sem olhos de treinador. E a final da Taça do ano passado foi um trabalho infeliz da equipa de arbitragem, incluindo os VARs que são mais importantes, às vezes mais do que os árbitros que estão em campo. Os problemas entre os presidentes, é quase uma coisa histórica, mas depois quando as emoções esvanecem, vem o sentimento que têm de estar unidos em prol do futebol português e na resolução de alguns problemas. Não é nada de novo nem de alarmante. É bom para vocês, ajuda-vos no vosso trabalho. Às vezes os árbitros erram e às vezes de forma decisiva. Olho para isso na perspetiva do treinador, todos erramos, mas quando os erros se traduzem em alterações importantes à verdade do jogo é mais difícil de aceitar. Mas olho para isso com olhos de treinador".

Vai trocar os guarda-redes? Ataque não tem marcado muitos golos, como vai resolver o problema?

"Amanhã joga o Samuel, mas não se trata de uma competição para ele e outra para o Trubin. Espero jogar com o Atlético ou com o Felgueiras mas não sei quem jogará depois. O Samuel é um ótimo guarda-redes, nunca jogou comigo, merece jogar, temos total confiança nele e vai jogar amanhã. Nos dois últimos jogos não marcámos mas podíamos ter marcado. Tivemos oportunidades suficientes para o fazer e para ganhar. Fizemos três ao Aves, dois ao Gil Vicente que nos permitiram ganhar. Tem a ver com trabalho que temos de fazer, níveis de confiança dos jogadores que também têm de melhorar. Temos de partir de uma base de estabilidade, que passa por estar bem organizados do ponto de vista defensivo, a equipa nunca se sentir dominada. A minha ideia prevalece, até agora nunca fomos dominados em jogo nenhum. Nem pelo Chelsea nem pelo FC Porto".

Conta com Sudakov para este jogo? Final da Taça de 2004, já falou com o jogador que marcou esse golo, que está a seu lado no banco, o Simão?

"Quando ele foi para o Barcelona era eu que o esperava no aeroporto. Era um menino que ia para um gigante europeu e que tinha um português da estrutura à sua espera. Eu já estava no clube há dois anos e criei com ele, não uma relação de pai e filho, mas quase de irmão mais velho. É uma relação de carinho porque começou aí. Não falámos desse jogo porque lembro-me mais dos momentos bons do que os maus. Mas claro que recordo. Recordo-me de descer as escadarias como vencido, de muito benfiquista dizer 'agora vais ser campeão europeu'. Lembro-me de ter sido estimulado positivamente".

Preferia jogar sexta-feira ou no sábado?

"O erro é que devia-nos ter tocado o Águias da Musgueira, o Oriental, o Cultural da Pontinha... e tocou-nos o Chaves. Tem de ser sexta, vamos chegar madrugada fora no sábado, prefiro perder um dia na chegada dos jogadores da seleção e ter mais um para preparar o encontro da Champions. O Ríos amanhã não joga, foi o último a chegar, não treinou com a equipa, temos de tomar opções. Prefiro jogar sexta e terça do que sábado e terça".


Futebol

Impacto José Mourinho? Duelo entre Vitória Guimarães e Benfica deixou bas indicações

No rescaldo da partida na Cidade Berço, dados revelam que encarnados entraram numa fase mais consistente desde que Special One chegou

Benfica moldado à imagem de José Mourinho? Duelo com Vitória Guimarães comprova fase mais estável da sua passagem na Luz
Benfica moldado à imagem de José Mourinho? Duelo com Vitória Guimarães comprova fase mais estável da sua passagem na Luz

03 Nov 2025 | 06:48 |

Icon Comentário0

O assalto ao castelo certamente vai ser um jogo que não será esquecido por José Mourinho. O triunfo diante do Vitória Guimarães acabou por ser histórico, em vários motivos, para a passagem do Special One no comando técnico do Benfica. Os feitos alcançados refletem o sucesso colectivo, como também individual.


Conforme escreveu o jornal Record, o encntro diante dos vitorianos, que terminou com um resultado de 3-0, simbolizou a terceira vitória consecutiva do Clube da Luz na era José Mourinho, depois da goleada frente ao Arouca (5-0), na ronda anterior, tal como o duelo com o Tondela (3-0), a contar para a Taça da Liga.


Porém, as boas notícias não ficam apnas por aqui. A vitória na Cidade Berço permitiu, de igual forma, aos Benfiquistas assistirem ao primeiro golo de Samuel Dahl, que marcou o primeiro golo de águia ao peito. No entanto, o tento que assinou é, ao mesmo tempo, o primeiro tento na carreira, ao fim de 122 jogos, tanto por clubes, como seleção.


Por falar em estreias, não há duas em três. Além dos três triunfos consecutivos e da estreia a marcar de Dahl, José Mourinho também assistiu aos golos de Tomás Araújo e João Rego, que abriram o seu registo individual na presente edição da Liga Portugal Betclic. Os tentos dos dois portugueses permitiram ao Benfica alcançar um feito raro.

Embalados pelo atual bom momento de forma, o Clube da Luz vira agoras as atenções para a Liga dos Campeões, competição onde ainda não conseguiu qualquer ponto. Na próxima quarta-feira, 5 de novembro, o Benfica vai receber o Bayer Leverkusen, de Alejandro Grimaldo, na quarta jornada da prova milionária.



Futebol

A brilhar no Benfica, Dodi Lukebakio cada vez mais influente

Segundo revela imprens anacional, internacional belga começa a corresponder aos investimento feito e dá muitas razões para Benfiquistas sorrirem

Contratado durante o verão, Dodi Lukebakio tem sido uma enorme surpresa no Benfica, o que deixa todos bastante satisfeitos
Contratado durante o verão, Dodi Lukebakio tem sido uma enorme surpresa no Benfica, o que deixa todos bastante satisfeitos

03 Nov 2025 | 06:24 |

Icon Comentário0

Dodi Lukebakio tem vindo, jogo para a jogo, dar cada vez mais alegrias aos adeptos. O camisola 11 do Benfica tem mostrado cada vez mais influência no ataque dos encarnados e isso ficou comprovado no triunfo diante do Vitória Guimarães, quando o belga assistiu para o primeiro tento das águias.


Conforme noticou o jornal Record, o extremo, contratado ao Sevilha, tem tido um arranque bastante promissor no Clube da Luz e, aumentou para três o número de jogos consecutivos onde teve uma contribuição direta para o resultado do Glorioso. Na Cidade Berço, Lukebakio assistiu para o tento de Samuel Dahl.


Recorde-se que, antes do assalto ao castelo, que revelou ser uma partida bastante complicada para o Benfica, o camisola 11 já tinha deixado a sua marca ao oferecer um remate certeiro na goleada com o Arouca (5-0) e, diante do Tondela (3-0), celebrar o primeiro golo de águia ao peito.


No entanto, a influência do internacional belga já se tinha feito notar logo no jogo de estreia. Depois de ter falhado grande parte do mês de setembro, devido a uma lesão muscular, o extremo somou os primeiros minutos diante do Rio Ave, onde assistiu para o golo de Georgiy Sudakov, porém, a partida terminou com um empate (1-1).

Contrato ao Sevilha no mercado de verão, Dodi Lukebakio - avaliado em 20 milhões d eeuros - tem levado os adeptos ao delírio. Na presente temporada, o camisola 11 já realizou 9 partidas com o Manto Sagrado; cinco na Liga Portugal Betclic, dois na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 657 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, acumulou um golo e três assistências.



Futebol

Aposta de Mourinho 'recuperou' feito do Benfica de Bruno Lage

Imprensa recordou feito que apenas tinha acontecido quando setubalense regressou ao comando técnico dos encarnado na época passada

Na sequência do mais recente triunfo do Benfica, futebolista que foi escolhido por Mourinho ajudou a recuperar feito que tinha acontecido com Bruno Lage
Na sequência do mais recente triunfo do Benfica, futebolista que foi escolhido por Mourinho ajudou a recuperar feito que tinha acontecido com Bruno Lage

03 Nov 2025 | 06:00 |

Icon Comentário0

No recente triunfo, diante o Vitória Guimarães, José Mourinho assistiu a um feito que não acontecia desde a liderança de Bruno Lage. No assalto ao castelo, que terminou com um resultado favorável de 3-0 para o Benfica, Tomás Araújo e João Rego fizeram o gosto ao pé, algo que não acontecia desde que o timoneiro de 49 anos esteve no banco.


Segundo o jornal A Bola, na edição desta segunda-feira, 3 de novembro, o defesa-central e o médio-ofensivo ajudaram as águias a vencer em Guimarães e, ao mesmo tempo, ralizaram um feito raro, que já não acontecia há mais de um ano, quando Bruno Lage era ainda treinador do Benfica: haver dois marcadores lusos numa só partida do Glorioso.


Esta raridade está relacionada com o facto de, na presente temporada, tanto com o setiubalense, como com José Mourinho, o Clube da Luz ter pouca representação portuguesa nas suas equipas. No encontro com o Vitória Guimarães, Tomás Araújo era o único luso no onze inicial apresentado pelo Special One.


A última vez que dois jogadores portugueses marcaram no mesmo jogo das águias foi a 14 de setembro, curiosamente na partida de estreia do setubalense no regresso ao Benfica. Os encarnados bateram o Santa Clara por 4-1, contando com tentos assinados por Florentino Luís e António Silva.

Tomás Araújo - atualmente avaliado em 32 milhões de euros - tem vindo a realizar mais minutos depois de regressar de uma lesão. Na presente temporada, o camisola 44 realizou 13 partidas oficiais: oito na Liga Portugal Betclic, dois na Liga dos Campeões, um na Taça da Liga, um na Taça de Portugal e um na Liga Portugal Meu Super. Nos 673 minutos em que jogou, registou um golo.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Benfica não facilita em casa e isola-se na liderança do Campeonato Nacional
Futebol

Benfica não facilita em casa e isola-se na liderança do Campeonato Nacional

02 Nov 2025 | 18:52

Icon Comentário0
Benfica deixa escapar vantagem de 3-0 e volta a ser derrotado no campeonato
Futebol

Benfica deixa escapar vantagem de 3-0 e volta a ser derrotado no campeonato

02 Nov 2025 | 16:58

Icon Comentário0
Lukebakio foi ‘enxovalhado’ pelos colegas durante o Vitória SC - Benfica
Futebol

Lukebakio foi ‘enxovalhado’ pelos colegas durante o Vitória SC - Benfica

02 Nov 2025 | 15:24

Icon Comentário0