Futebol
Revelado o motivo por detrás do atraso de Mourinho no treino do Benfica
20 Jan 2026 | 14:46
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
20 Jan 2026 | 16:09 |
O Benfica viajou esta terça-feira para Turim, na Itália, onde quarta-feira defronta a Juventus na sétima e penúltima jornada da fase de liga da Champions League. José Mourinho não convocou Henrique Araújo, ponta de lança de 24 anos.
O avançado madeirense perdeu espaço nas opções do técnico português ao longo da época. Os últimos minutos somados com o Manto Sagrado aconteceram no triunfo, por 2-0, frente ao Atlético, na Taça de Portugal. Nessa partida, o avançado atuou apenas 12 minutos, confirmando o estatuto secundário na hierarquia ofensiva definida pelo "Special One".
Henrique Araújo está mesmo de saída do Benfica nesta janela de transferências de janeiro. O Vitória de Guimarães surge como uma hipótese bastante forte. O emblema minhoto tem demonstrado vontade real em garantir o jogador para reforçar o ataque. A possibilidade de continuar a rodar na Liga Portugal Betclic agrada, permitindo manter o nível competitivo numa equipa ambiciosa que luta na tabela.
Na presente temporada, Henrique Araújo — avaliado em 2 milhões de euros — disputou apenas 12 jogos oficiais: cinco na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, um na Supertaça, um na Taça de Portugal e outro na Segunda Liga. Nos 135 minutos em que esteve em campo, o avançado não fez qualquer golo ou assistência.
Samuel Soares, Alexander Bah, Joshua Wynder, Nuno Félix, João Veloso, Richard Ríos e Dodi Lukebakio lesionados, e Sidny Cabral, que não está inscrito na UEFA, não serão também opção.
Confira a lista de convocados do Benfica:
Guarda-redes: Anatoliy Trubin, Diogo Ferreira e Arnas Voitinovicius
Defesas: Amar Dedic, Samuel Dahl, Daniel Banjaqui, José Neto, Nicolás Otamendi, Tomás Araújo, António Silva, Rui Silva e Gonçalo Oliveira
Médios: Fredrik Aursnes, Enzo Barrenechea, Leandro Barreiro, Manu Silva, João Rego, Diogo Prioste e Georgiy Sudakov
Avançados: Rodrigo Rêgo, Gianluca Prestianni, Andreas Schjelderup, Bruma, Franjo Ivanovic e Vangelis Pavlidis
Luciano Spalletti, treinador da "Vecchia Signora", tem "dores de cabeça" para o encontro da sétima jornada da Liga dos Campeões
20 Jan 2026 | 15:30 |
A Juventus cumpriu o último treino antes da receção ao Benfica, agendada para as 20 horas de quarta-feira, a contar para a sétima jornada da fase de liga da UEFA Champions League. A "Vecchia Signora" vai entrar em campo pressionada, depois da derrota na Serie A com o Cagliari, e sem Rugani, Milik e Vlahovic.
Na derradeira sessão de trabalho antes do duelo com as águias, Luciano Spalletti não pôde contar com os três atletas. Apesar das ausências, Luciano Spalletti conta com os portugueses João Mário e Francisco Conceição e aguarda pela chegada de reforços no mercado de inverno.
Para o duelo europeu, o treinador italiano pensa em colocar a estrela Kenan Yildiz no banco. O extremo turco é o melhor marcador da equipa com 8 golos, mas devido ao calendário intenso até ao dia 8 de fevereiro, o jovem de 20 anos não deverá ser uma das primeiras escolhas.
Benfica e Juventus chegam ao encontro da Champions League de resultados diferentes. Os encarnados venceram o Rio Ave, por 2-0, na Liga, enquanto os "Bianconeri" perderam no terreno do Cagliari, no "Calcio". Na prova milionária, o conjunto italiano está em zona de play-off, com nove pontos. A equipa de José Mourinho soma seis pontos, a um do Copenhaga, Nápoles e Qarabag, últimas equipas em zona de play-off.
O Benfica tem encontro marcado com a Juventus para a próxima quarta-feira, 21 de janeiro, às 20h00, em Turim. Ainda durante o dia de hoje, o português vai fazer a antevisão da partida, na companhia de um jogador, às 19h00.
Clube da Luz joga tudo no encontro em Turim, de forma a alimentar esperança de chegar à próxima fase desta edição da Liga dos Campeões
20 Jan 2026 | 15:24 |
O Benfica joga o futuro na Liga dos Campeões esta quarta-feira, 21 de janeiro, no reduto da Juventus. A equipa encarnada, liderada por José Mourinho, vai tentar conquistar os três pontos, de forma a conseguir chegar à fase seguinte da competição milionária. Confira algumas informações a respeito do duelo.
Depois de um triunfo consistente diante do Rio Ave, José Mourinho espera que a equipa ganhe balanço frente à Juventus, a fim de conseguir conquistar os três pontos necessários para continuar vivo o sonho de assegurar a presença no playoff da Liga dos Campeões.
Com base nas informações apuradas no treino desta terça-feira, 20 de janeiro, o Special One conta com algumas ausências importantes. Anatoliy Trubin será o guarda-redes entre os postes. A defesa deverá ser constituída por Amar Dedic, Tomás Araújo, Nicolás Otamendi e Samuel Dahl.
No meio-campo, Richard Ríos continua a ser a grande ausência. Por isso, Mourinho deve apostar em Enzo Barrenechea, Leandro Barreiro, Fredrik Aursnes, Georgiy Sudakov e Andreas Schjelderup. O homem mais adiantado deverá ser Vangelis Pavlidis.
Vale a pena recordar que o duelo está agendado para esta quarta-feira, 21 de janeiro, com um lugar no playoff em jogo, e conta com transmissão na Sport TV. Atualmente, o Benfica ocupa o 25.º lugar da classificação, com seis pontos, enquanto a Juventus surge no 17.º posto, com nove pontos amealhados.
Treinador português volta a enfrentar clube italiano, numa rivalidade histórica, com episódios polémicos e quentes à mistura
20 Jan 2026 | 15:01 |
José Mourinho prepara-se para regressar ao Juventus Stadium, num cenário que o técnico português já descreveu como "muito calorosa". O "Special One" esteve em Itália em duas passagens diferentes, mas foi quando era técnico do Inter de Milão que aconteceram os episódios mais quentes, inclusive com Luciano Spalletti.
Quando Spalletti orientava a Roma, os confrontos verbais entre ambos tornaram-se frequentes, sobretudo em 2009, numa fase decisiva da luta pelo título. Mourinho acusou o treinador italiano de “prostituição intelectual”, numa troca de palavras que marcou a rivalidade entre os dois técnicos. Spalletti respondeu de forma mais contida, mas o clima entre ambos ficou definitivamente marcado, refletindo estilos de liderança distintos e uma competição intensa dentro e fora das quatro linhas, criando um ambiente de maior fervor para o jogo de amanhã.
Em relação à Juve, o episódio mais marcante ocorreu a 7 de novembro de 2018, quando Mourinho, ao serviço do Manchester United, reagiu a insultos da bancada após vitória contra a Juventus. No final da partida, que terminou com vitória inglesa por 2 a 1, colocou a mão atrás da orelha, gesto que assumiu ter sido impulsivo. "Se estivesse com a cabeça fria não teria feito aquilo. Reagi daquela maneira porque me insultaram a mim, à minha família e à ‘família’ que deixei no Inter", justificou em conferência de imprensa.
Ao longo da carreira, o técnico do Benfica contabiliza doze duelos com a Juventus, ao serviço de Inter, Manchester United e Roma, com cinco vitórias e dois empates. O regresso a Turim ao leme do Benfica, com apuramento para o playoff da Champions em vista, significa enfrentar um estádio que apenas venceu uma vez, no histórico jogo de 2018.
As águias têm encontro marcado com a Juventus para a próxima quarta-feira, 21 de janeiro, às 20h00, em Turim. José Mourinho, que recebeu uma boa notícia no treino desta manhã, quer vencer Spalletti para garantir 3 pontos muito importantes na qualificação para o play-off da Champions League.