Modalidades
Acusaram o Benfica de vencer na secretaria e agora dão que falar com o Porto
10 Fev 2026 | 15:17
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Andebol
11 Dez 2024 | 10:59 |
Após o incidente que se viveu no Pavilhão da Luz, durante o encontro entre o Benfica e o Sporting, Francisco J. Marques, antigo diretor desportivo do Porto, recorreu às redes sociais, nomeadamente à conta oficial no X (antigo Twitter), para demonstrar o desagrado em relação ao comportamento dos adeptos do Clube da Luz. Em causa, está o barulho que se assemelhou a um very light, vindo das bancadas encarnadas.
O antigo elemento da direção de Pinto da Costa classificou de ‘detestável’ o comportamento dos adeptos, pelo facto de terem feito sons alusivos a um very light, num encontro frente ao Sporting. Na rede social X, Francisco Marques fez retweet de um post de uma terceira pessoa e deixou o seguinte comentário anexado, “Isto continua a acontecer, claques do Benfica a imitarem o som de very light, celebrando o assassinato de um adepto do Sporting no Jamor”, começou por escrever o antigo dirigente portista.
Francisco J. Marques – É difícil encontrar atitude tão detestável, tão censurável, mas isto acontece há mais de 20 anos
No texto que redigiu a reagir ao incidente durante a partida de andebol, Francisco J. Marques também deixou críticas e culpas aos meios de comunicação e autoridades por não agirem contra esta situação. “Com a cumplicidade dos media, das autoridades policiais e do Benfica”, salientou o antigo dirigente azul e branco, acusando o próprio Clube da Luz de não tomar qualquer atitude ou decisão, face a este comportamento da parte dos adeptos encarnados.
Recorde-se que, o caso remonta à partida entre o Benfica e o Sporting, a contar para a 15ª jornada do Campeonato de Andebol e onde as águias venceram os leões por 38-34. O encontro ficou marcado pela remontada impressionante do Glorioso que, depois de ir para o intervalo a perder por dois golos (14-16), as águias venceram o venceram o segundo tempo por seis tentos de diferença (24-18) e acabaram por derrotar os leões. Com este triunfo, os encarnados reforçaram o terceiro lugar, com 39 pontos, a quatro pontos do líder.
Formação vermelha e branca deu volta aos maus resultados obtidos a meio da semana e conseguiu entrar nos eixos perante um adversário mais acessível
14 Fev 2026 | 16:34 |
A equipa de andebol voltou a entrar nos eixos. Na tarde deste sábado, 14 de fevereiro, o Benfica recebeu e venceu o Marítimo, por 40-30, em partida a contar para a 19.ª ronda da fase regular do campeonato nacional. A formação encarnada sentiu dificuldades para derrotar os madeirenses.
Rangel da Rosa, Miguel Sánchez, Reinier Taboada, Alejandro Barbeito, Pau Oliveras, Mikita Vailupau e Fábio Silva foram as apostas iniciais de Jota González. No banco de suplentes, o técnico espanhol contou ainda com Gustavo Capdeville, Christopher Hedberg, Gabriel Cavalcanti, Miguel Mendes, Stiven Valencia, Alexis Borges, El Korchi, Ander Izquierdo e Javi Rodríguez.
A jogar no Pavilhão Fidelidade, em Lisboa, o Benfica procurou dar uma resposta diferente frente à formação insular, depois do desaire na jornada anterior. Perante uma equipa que criou algumas dificuldades, o Clube da Luz foi gerindo o ritmo do encontro, com o Marítimo sempre a ameaçar. Ao intervalo, as águias venciam por uma diferença de quatro golos (21-17).
No segundo tempo, a equipa da casa procurou gerir a vantagem que tinha no marcador, de forma a conseguir neutralizar qualquer intenção da parte do Marítimo. Com o aproximar do apito final, o Benfica colocou o pé no acelerador e foi aumentando a diferença de golos face à formação insular. O resultado final foi de 40-30.
Com este resultado, o Clube da Luz regressa aos triunfos, depois de ter perdido, a meio da semana, na deslocação ao reduto do Águas Santas. Feitas as contas, o Benfica, ao fim de 19 jornadas do campeonato, sobe ao segundo lugar, à condição, com 49 pontos, ficando na expectativa de o Porto perder pontos.
Clube considera agora uma reestruturação, incluindo uma nova liderança técnica para tentar reverter os resultados dos últimos anos
13 Fev 2026 | 11:16 |
Jota González, treinador espanhol de 54 anos que está à frente da equipa de andebol do Benfica desde a época 2023/24, vai sair do comando técnico no final da temporada e confirma assim uma notícia dada, em Exclusivo pelo nosso Jornal, no passado dia 10 de fevereiro (Saiba mais AQUI).
A Direção encarnada, liderada por Rui Costa, quer dar um rumo diferente à modalidade, procurando fazer uma remodelação do plantel, de forma a tornar a equipa mais competitiva, numa altura em que o Benfica tem visto, de forma sistemática, o Porto e o Sporting conquistarem os títulos nacionais.
O espanhol chegou a Lisboa depois de ter passado cinco temporadas como adjunto no Paris Saint-Germain, mas agora prepara-se para fechar o capítulo na Luz. A perda recente frente ao Águas Santas no Campeonato Placard foi um dos exemplos do percurso atribulado.
Com a saída, o Benfica já olha para outras opções para o lugar de treinador principal na próxima época e o cargo está a ser alvo de vários rumores. O Clube considera agora uma reestruturação, incluindo uma nova liderança técnica para tentar reverter os resultados dos últimos anos.
O andebol do Benfica vira agora atenções para a 19.ª jornada do Campeonato Nacional. O encontro diante do Marítimo, formação orientada pelo técnico Paulo Fidalgo, está marcado para as 15h00 do próximo sábado, dia 14 de fevereiro, no Pavilhão Nº2 da Luz.
Emblema encarnado foi derrotado por dois golos na 18.ª jornada do Campeonato; Rival azul e branco tem chance para empurrar águias para o terceiro posto
11 Fev 2026 | 23:24 |
A equipa de andebol do Benfica perdeu frente ao Águas Santas (28-26), esta quarta-feira, dia 11 de fevereiro, em jogo da 18.ª jornada do Campeonato Nacional. Depois da polémica diante da Artística de Avanca, as águias foram derrotadas pela formação orientada por Carlos Sousa.
Os maiatos entraram melhor e colocaram-se na frente do marcador logo nos primeiros instantes: Francisco Oliveira somou algumas defesas, enquanto Gabriel Conceição demonstrou inspiração para comandar o ataque e tornar o ritmo mais fluído. O resultado ao intervalo (13-13) permitia antever o equilíbrio que se verificaria na segunda parte.
No entanto, o Águas Santas subiu de rendimento, sobretudo nos últimos minutos, e aproveitou alguma desinspiração ofensiva contrária. A defesa dos anfitriões esteve irrepreensível conseguiu chegar à vitória no duelo disputado no Pavilhão da Associação Atlética de Águas Santas.
Reinier Taboada, com cinco golos, foi o melhor marcador do lado encarnado. Pedro Portela esteve em destaque com oito tentos apontados do lado da equipa da casa. Com esta derrota - a sexta em 25 jogos oficiais esta temporada - os encarnados estão no segundo posto do campeonato, com 46 pontos, mais dois do que o Porto (45, mas menos um jogo). Já o Sporting é primeiro com 51 e também menos uma partida disputada.
O andebol do Benfica vira agora atenções para a 19.ª jornada do Campeonato Nacional. O encontro diante do Marítimo, formação orientada pelo técnico Paulo Fidalgo, está marcado para as 15h00 do próximo sábado, dia 14 de fevereiro, no Pavilhão Nº2 da Luz.
Acusaram o Benfica de vencer na secretaria e agora dão que falar com o Porto
10 Fev 2026 | 15:17
Exclusivo Glorioso 1904 - Rui Costa bate o martelo e técnico do Benfica está de saída
09 Fev 2026 | 15:46
Benfica contra-ataca e responde às acusações graves na Taça de Portugal
08 Fev 2026 | 20:02