Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

BRONCA: ADEPTOS DO BENFICA ‘METIDOS EM TRABALHOS’ COM A POLÍCIA

PSP comunicou detenção de quase 30 elementos ligados às claques dos dois emblemas

bandeiras benfica edit
bandeiras benfica edit

  |

Icon Comentário0

Vários elementos ligados aos grupos organizados de adeptos de Benfica e Sporting foram detidos pela PSP, esta quarta-feira, dia 1 de fevereiro, no âmbito de uma investigação relacionada com o movimento “Casual”.

Em causa, e segundo comunicado emitido pelo organismo policial, estão crimes violentos que incluem agressões - entre grupos de adeptos e contra a polícia -, roubo, dano qualificado e participação em rixa.


No documento pode ler-se, ainda, que se “está a dar cumprimento a 29 mandados de detenção emitidos por autoridade judiciária, bem como a 30 mandados de buscas domiciliárias, na área da Grande Lisboa e margem sul do Tejo.”


Quem também está envolvido nesta detenção é o Sporting, tal como avança o jornal desportivo português ‘A Bola’.

Confira aqui, na íntegra, o comunicado da PSP:
“O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública, através da Divisão de Investigação Criminal, está a dar cumprimento a 29 mandados de detenção emitidos por autoridade judiciária, bem como a 30 mandados de buscas domiciliárias, na área da Grande Lisboa e margem sul do Tejo.

A operação policial é dirigida ao movimento “Casual” em Portugal, sendo este movimento ligado ao fenómeno desportivo.

Motivada por vários episódios de violência em Lisboa e outras zonas da área metropolitana, em articulação com a 11.ª Secção do DIAP de Lisboa, está a ser realizada uma operação de grande envergadura por parte da investigação criminal sobre dois grupos afetos a este movimento, visando alguns dos seus elementos mais ativos e agressivos.

Nesta operação estão empenhadas dezenas de operacionais ligados à investigação criminal, apoiados pela componente da polícia técnica e outras valências da PSP de ordem pública. Na área de competência da Guarda Nacional Republicana a operação desenvolve-se também com o apoio desta Força de Segurança.

No inquérito que decorre e que deu origem a esta ação são investigadas situações de agressões, entre grupos de adeptos e contra a Polícia, crimes de roubo, dano qualificado e participação em rixa.”

 


Clube

Antigo candidato à presidência do Benfica 'encosta Rui Costa à parede' sobre saídas no departamento de scouting

Ao longo da época, foram vários os nomes conhecidos do Glorioso que abandonaram o Clube

Rui Costa encostado à parede sobre scouting do Benfica
Rui Costa encostado à parede sobre scouting do Benfica

  |

Icon Comentário0

A situação do departamento de scouting do Benfica não é a melhor, depois das várias saídas de membros importantes ao longo da temporada. Nesse sentido, Bruno Costa Carvalho, antigo candidato à presidência do Clube da Luz exigiu uma explicação por parte de Rui Costa, além de outros assuntos por explicar no Clube da Luz.

"Primeiro, Rui Costa tem de explicar o que se passa com o scouting do Benfica, que não tem funcionado. E têm havido agora algumas alterações. É preciso perceber qual é o futuro do scouting do clube", começou por dizer o empresário, em declarações prestadas ao jornal Record, esta quarta-feira, dia 22 de maio.


Bruno Costa Carvalho continua: "É preciso falar-se também da degradação que se nota nas contas do Benfica e alguma falta de liquidez". O ex candidato aborda ainda a questão do Ministério Público: "Há ainda a questão da auditoria. Com uma acusação do Ministério Público, seria muito importante Rui Costa ser transparente neste assunto. É preciso esclarecer se a auditoria foi feita com todo o detalhe necessário ou se se limitou àquilo sobre o qual o MP se debruçou. Parece-me quase impossível que não haja problemas no passado do Benfica".

O antigo candidato termina abordando a revisão dos estatutos, que há muito é pedida pelos sócios encarnados: "É preciso saber quais são as propostas finais. De resto, em relação a Roger Schmidt, já sabemos e parece-me certo que vai continuar".

Posto isto, importa salientar que Rui Costa comprometeu-se a responder a várias questões dos adeptos do Benfica na próxima quinta-feira, dia 23 de maio. A sessão vai ser realizada em parceria com o jornal Record, que até deixou um email para os adeptos enviarem as questões: online@record.pt.



Clube

Com Sporting à mistura, TAD vai contra Conselho de Disciplina e anula multa ao Benfica

Cofres do Glorioso agradecem - Saiba aqui o valor da coima que foi 'perdoada' aos encarnados

TAD anulou a multa do Conselho de Disciplina passada ao Benfica, no dérbi com o Sporting
TAD anulou a multa do Conselho de Disciplina passada ao Benfica, no dérbi com o Sporting

  |

Icon Comentário0

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) anulou, esta terça-feira, 21 de maio, a multa de 6.324 euros ao Benfica, indo contra a decisão do Conselho de Disciplina que autuou o Clube da Luz na sequência de um alegado roubo de um cachecol do Sporting a uma adepta leonina, que viu o dérbi disputado na Luz, em novembro de 2023. 

Através do comunicado é possível verificar que o TAD decidiu anular a coima aos encarnados, uma vez que não é possível verificar "a sequência de acontecimentos e que tenha de facto existido qualquer agressão e muito menos que as fotos correspondam às mesmas pessoas". Assim sendo, os juízes decidiram voltar atrás com a decisão tomada pelo CD Federação Portuguesa de Futebol, em fevereiro de 2024.


"Nas fotografias junto ao vídeo, não se consegue retirar ato ou atos agressivos relativamente à adepta do Sporting antes o que parecem atitudes pacíficas. Na outra fotografia nem se pode ter a certeza que esteja em causa a mesma adepta do Sporting por impossibilidade e identificação", pode ainda ler-se no acórdão. 


"A adepta estava nas escadas de acesso aos lugares de bancada, local que, como se sabe, não é permitida a presença de espetadores por questões de segurança. Pode-se questionar se retirar um cachecol do pescoço de outrem será considerado uma conduta lesiva da integridade física. Abstratamente é evidente que sim", referiram os juízes.

"No caso em concreto não existindo qualquer prova que mais consubstancie os factos que são apontados à Demandante (Benfica) não vemos ser possível de assentar em qualquer facto passível de preencher o tipo objetivo da infração em causa. Fica prejudicada a análise sobre as restantes questões suscitadas, tornando-se assim inútil apreciar a restante matéria invocada" concluiu o TAD. 


Confira aqui o grande ambiente vivo na Luz: 



Futebol

Ex médio do Benfica aponta 'solução' e aborda 'revolta' dos adeptos: "Em excesso não..."

Antigo craque das águias defendeu, ainda, a continuidade de Roger Schmidt no comando técnico do Clube da Luz

Ex Benfica fala sobre contestação dos adeptos após época fracassada
Ex Benfica fala sobre contestação dos adeptos após época fracassada

  |

Icon Comentário0

Após o fim da época, que ficou marcada pela ausência de títulos no Benfica, o antigo médio dos encarnados, Chiquinho, fez um balanço da prestação da turma de Roger Schmidt e ainda abordou a contestação dos adeptos. 

"Há temporadas que não correm como esperado. Estive lá nos primeiros seis meses e queríamos muito que as coisas corressem bem, até começámos da melhor forma, com a conquista da Supertaça, mas por um motivo ou outro as coisas não saíram da melhor maneira. Todas as épocas são importantes para refletirmos", começou por referir, em declarações à Sport TV. 


"Quando se ganha não está tudo mal, e quando se perde não se pode ver só a parte má. Acredito que a equipa aprendeu muito com esta época perdida, é nestes momentos que é preciso dar a volta por cima. É trabalhar em cima dos erros para fazer uma grande temporada agora", acrescentou, ainda, o atual jogador do Olympiacos, da Grécia. 


Quanto à 'revolta' dos adeptos, que se fizeram ouvir no exterior do reduto do Rio Ave no final do empate do Benfica, na sexta-feira, dia 17 de maio, Chiquinho voltou a reforçar a união como a solução. "Quando se trata de um clube como o Benfica, quando não ganhas as criticas não são só para o treinador, até para a direção são. Não há margem para erros. Quando as críticas já passam por atirar garrafas ou chamar nomes… toda a gente está sujeita à crítica, e é importante, mas em excesso não faz bem ao clube", refletiu. 

"O Benfica é muito grande e tem muita gente a falar dele. É importante estarem todos juntos. Já há muita gente para desestabilizar", completou o antigo médio do Glorioso, que fez parte do plantel que conquistou o 38.º título nacional sob comando técnico de Roger Schmidt, na época transata. 


Importa referir que o jogador português defendeu, ainda, a continuidade do treinador alemão no 'leme' do Clube da Luz, apesar da contestação dos adeptos que apontam a 'mira' a Roger Schmidt (confira mais AQUI). 

Nesta temporada, Chiquinho - avaliado em 4 milhões de euros - alinhou em 17 partidas pelos encarnados em 2023/24, somando somente 349 minutos em campo e realizando uma assistência. Desde a sua mudança para o Olympiacos fez 22 jogos, 1.689 minutos, onde marcou dois golos e fez duas assistências.

De Manto Sagrado vestido, Chiquinho realizou 126 jogos, onde marcou nove golos e registou nove assistências. O médio esteve nas águias entre os anos de 2019 e 2024, onde venceu uma Liga Portuguesas e duas Supertaças Cândido de Oliveira.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Luís Filipe Vieira aborda ‘guerra’ com Rui Costa e fala sobre futuro do Benfica: “Nunca precisei de…”
Clube

Luís Filipe Vieira aborda ‘guerra’ com Rui Costa e fala sobre futuro do Benfica: “Nunca precisei de…”

 

Icon Comentário0
Estádio do Benfica vai sofrer alterações e 'culpada' é Taylow Swift
Clube

Estádio do Benfica vai sofrer alterações e 'culpada' é Taylow Swift

 

Icon Comentário0
Alerta, Benfica! Francisco Benitez 'atira-se' a Luís Filipe Vieira e nem Rui Costa escapa
Clube

Alerta, Benfica! Francisco Benitez 'atira-se' a Luís Filipe Vieira e nem Rui Costa escapa

 

Icon Comentário0