
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Duarte Gomes fez a sua habitual leitura a casos polémicos do jogo entre o Benfica e o Vitória de Guimarães. Em destaque está o lance que envolve Tomás Araújo, aos 49 minutos, momento em que os conquistadores ficaram a pedir penálti por braço do defesa na bola. O antigo árbitro internacional diz que não há motivo para grande penalidade contra os encarnados.
Em declarações ao jornal A Bola, Duarte Gomes explicou que Tomás Araújo tem o braço dobrado, de forma natural, pelo que não protagonizou nenhuma ação que pudesse comprometer o livre a favorecer a equipa da casa. "Tiago Silva, médio do Vitória de Guimarães, executou um pontapé-livre que levou a bola a bater no braço esquerdo de Tomás Araújo", começou por dizer na sua explicação do lance.
Duarte Gomes: O defesa do Benfica [Tomás Araújo] estava na barreira, com o braço dobrado, encolhido e não fez gesto irregular
"O defesa do Benfica estava na barreira, com o braço dobrado, encolhido e não fez gesto irregular, dado que se trata de um lance legal", assegurou Duarte Gomes, que valida assim a decisão da equipa de arbitragem como correta, negando a existência de motivos para um penálti a favor do Vitória de Guimarães.
Vale a pena referir que, aos 49 minutos, o Benfica estava a vencer apenas por uma bola a zero, depois de Vangelis Pavlidis ter inaugurado o marcador, na primeira parte. Álvaro Carreras desbloqueou o jogo ao marcar o segundo, aos 77 minutos. As águias viram a vitória confirmada quando, já depois dos 80 minutos, Pavlidis volta a faturar e a fazer um bis, em Guimarães.
Depois de bater o Vitória de Guimarães, de Luís Freire, as atenções do Benfica voltam-se para a Taça de Portugal. Os pupilos de Bruno Lage medem forças com o Tirsense na segunda mão da meia-final no próximo dia 23 de abril, isto depois de já terem goleado, por cinco bolas a zero, no primeiro jogo. O pontapé de saída está marcado para as 20h15 no Estádio da Luz.
Guardião ucraniano foi essencial na baliza das águias no duelo frente ao Vitória, protagonizando várias defesas cruciais
|
Anatoliy Trubin protagonizou um jogo de enorme qualidade com a camisola do Benfica frente ao Vitória de Guimarães, levando os adeptos à loucura. As várias defesas cruciais do guardião evitaram o golo do adversário, mantendo um 'clean-sheet' no reduto dos conquistadores.
O camisola 1 do plantel de Bruno Lage foi mesmo uma 'muralha' no castelo de Guimarães, fazendo com que os Benfiquistas presentes no reduto delirassem com a exibição inacreditável de Anatoliy Trubin. O craque do Benfica garantiu que as águias não 'tremeram' especialmente no arranque da segunda parte, quando o Vitória de Guimarães surgiu com uma energia renovada e mais pressionante.
Quando o marcador ainda estava 1-0 favorável para o Benfica, Trubin foi obrigado a ter de fechar a baliza encarnada. Estas defesas acabaram por abrir espaço para que a turma de Bruno Lage pudesse aumentar a vantagem e colocarem-se mais confortáveis no Estádio D. Afonso Henriques. Esse cenário acabou mesmo por acontecer.
Com Trubin a evitar o pior com as suas defesas, o Benfica acabou mesmo por dilatar a vantagem já a meio da segunda parte. Vangelis Pavlidis tinha aberto o marcador no primeiro tempo, mas foi Álvaro Carreras que fez o segundo golo do Glorioso, em Guimarães, aos 77 minutos. Aos 84', o avançado grego fechou o resultado, com um bis, confirmando a vitória encarnada, por três bolas a zero.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Anatoliy Trubin – atualmente avaliado em 25 milhões de euros – marcou presença em 43 duelos: 12 na Liga dos Campeões, 28 na Liga Portuguesa e três na Taça da Liga. Nos 3.870 minutos disputados dentro das quatro linhas, o guardião internacional pela Ucrânia sofreu um total de 45 golos.
Confira a defesa inacreditável de Trubin durante o Vitória de Guimarães - Benfica:
Médio encarnado vai falhar o encontro com o AVS, depois de ter visto a quinta cartolina amarela em Guimarães, já nos minutos finais do duelo
|
Florentino Luís viu o quinto amarelo da época e vai falhar o Benfica - AVS. Já em conferência de imprensa, no final da partida com o Vitória de Guimarães, Bruno Lage foi questionado se a atitude do médio foi um pedido feito pelo próprio treinador para forçar a cartolina amarela, com o técnico a negar.
"Não. Estava a dizer precisamente o contrário: “Está ganho e vais ser o melhor em campo", afirmou Bruno Lage aos jornalistas, revelando o teor da conversa partilhada com o médio do Benfica, que motivou, então, a sanção de Gustavo Correia contra Florentino. Vale a pena destacar que, de facto, o camisola 61 das águias foi considerado o Homem do Jogo, no final da noite em Guimarães.
Bruno Lage: Estava a dizer precisamente o contrário: “Está ganho e vais ser o melhor em campo"
Além de Florentino, Bruno Lage não poderá contar com Ángel Di María. À semelhança do companheiro de equipa, o extremo argentino viu o quinto cartão amarelo da época, por protestos, já depois de ter sido assistido quando sofreu uma queixa na coxa direita, falhando, assim, a receção ao AVS, como Florentino Luís.
Recorde-se que, o Benfica ao vencer o Vitória de Guimarães, por três bolas a zero, com um bis de Vangelis Pavlidis e uma 'bomba' de Álvaro Carreras, volta a estar em igualdade pontual com o Sporting. Com 72 pontos, e no segundo lugar da classificação da Primeira Liga, a turma de Bruno Lage mantém viva a luta pelo 39.º título nacional na história do Clube da Luz.
Na atual temporada desportiva, com a camisola do Benfica, Florentino Luís – atualmente avaliado em 22 milhões de euros – marcou presença em 38 embates: 23 na Liga Portugal Betclic, quatro na Taça de Portugal, nove na Liga dos Campeões e dois na Taça da Liga. Nos 2.976 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio formado no Seixal apontou dois golos (Santa Clara e Gil Vicente) e uma assistência.
Depois do triunfo sobre o Vitória de Guimarães, o treinador das águias recebeu duas más notícias para o próximo encontro a valer para o Campeonato
|
Ángel Di María está de fora do próximo encontro do Benfica. Apesar de ter saído com queixas físicas muito fortes, falando-se já numa lesão para o argentino, o motivo para a sua ausência na receção ao AVS é devido ao cartão amarelo que viu durante o jogo frente ao Vitória de Guimarães.
O camisola 11 do Benfica era um dos atletas que estava em risco de falhar o próximo duelo caso visse a cartolina amarela e esse cenário acabou mesmo por se verificar. Já depois de ter sido assistido no relvado e se ter deslocado para fora das quatro linhas, Di María foi castigado com o cartão amarelo por protestos e, como foi o quinto nesta época, falha a receção ao AVS.
Importa referir que, o extremo argentino sentiu um problema na coxa direita ao minuto 53, tendo-se deitado logo no relvado a pedir assistência. Depois de ter sido visto pela equipa médica, pediu substituição, vendo Andreas Schjelderup entrar para o seu lugar. Agora, aguarda-se por informações oficiais do Benfica para ficar a conhecer mais detalhes sobre os novos problemas físicos do compatriota de Otamendi.
Ainda assim, o cenário não parece ser favorável para Di María. Face à idade do craque e aos constantes problemas musculares que tem sofrido esta temporada, fala-se da possibilidade do argentino ter concretizado o seu último jogo frente ao Vitória de Guimarães, colocando um ponto final na longa carreira no futebol.
Esta temporada, com o Manto Sagrado do Benfica, Ángel Di María – atualmente avaliado em 3 milhões de euros – marcou presença 37 encontros: 23 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Nos 2.442 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o argentino apontou 15 golos e fez oito assistências.