
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Alejandro Grimaldo deixou o Estádio da Luz no início da época 2023/2024 para rumar o ao Bayer Leverkusen, onde foi campeão alemão invicto com Xabi Alonso. O treinador espanhol fez sucesso pela forma ofensiva com que fazia os seus laterais jogarem. Deste modo, não só o ex-Benfica ganhou destaque, como também Jeremie Frimpong obteve protagonismo na equipa alemã.
O neerlandês de 24 anos está no Leverkusen desde 2021, quando foi comprado ao Celtic por 11 milhões de euros, porém, apenas conseguiu atingir sucesso no emblema alemão após a chegada do timoneiro ibérico. A época 2023/2024 de Frimpong foi fantástica e o seu bom desempenho mantêm-se até hoje, o que atrai muita procura de clubes europeus, principalmente de Inglaterra.
Sabe-se agora que Manchester City e Liverpool disputam a contratação do lateral-direito para a próxima época. Conforme avança o TeamTalk, o Leverkusen teria um ‘acordo de cavalheiros’ com o jogador que iria permitir a saída do craque ao final da presente temporada. O clube germânico não deverá liberar o atleta para os ingleses por menos de 40 milhões de euros.
Jeremie Frimpong – com um valor de mercado afixado nos 50 milhões de euros - soma 34 partidas disputadas esta época, tendo marcado três golos e contribuído com nove assistências em todas as competições com a camisola do Bayer Leverkusen. Vale lembrar, que Grimaldo saiu lesionado recentemente em partida contra o Colónia.
De águia ao peito, o lateral espanhol atuou em 303 encontros oficiais, onde apontou 27 golos e realizou 61 assistências. O histórico defensor da Luz ganhou quatro campeonatos nacionais com o Benfica, além de uma Taça de Portugal, uma Taça da Liga e três Supertaças Cândido Oliveira.
Futebolista que foi associado aos vermelhos e brancos está na lista de compras do emblema transalpino na próxima janela de transferências
|
O mercado de transferências já fechou e Gustavo Sá foi um dos nomes apontados ao meio-campo do Benfica. No entanto, e depois de ter falhado a mudança para o Clube da Luz, o médio de 20 anos do Famalicão continua a despertar o interesse dos principais conjuntos europeus, estando agora no radar do Inter.
Gustavo Sá que foi um namoro antigo do Benfica no verão passado, está a ser apontado ao meio-campo do Inter. De acordo com a informação avançada pelo Corriere dello Sport, o conjunto transalpino pode 'atacar' o jovem de 20 anos do Famalicão na próxima janela, batendo, assim, a concorrência dos encarnados.
Com a saída de João Neves do Benfica no último verão, o nome de Gustavo Sá foi uma das hipóteses para reforçar o meio-campo de Roger Schmidt na altura. No entanto, Rui Costa não era o único na corrida pelo jovem internacional sub-21 por Portugal, uma vez que também o Porto mostrou interesse em garantir o centrocampista famalicense.
De destacar que, face ao interesse demonstrado pelo Clube da Luz no verão, Miguel Ribeiro, presidente da SAD do Famalicão, garantiu que o alvo do Benfica, que no último mercado foi apontado como o substituto de João Neves, apenas sai pela cláusula. “O Gustavo Sá tem 19 anos, é um jogador 'made in Famalicão' e gostava muito que a carreira dele prosperasse, porque para o clube será sem dúvida a operação mais importante de todas. Ele tem uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros. Se baterem a cláusula, garanto que sai”, afirmou o dirigente, que mantém a posição neste dossiê.
Esta temporada, com a camisola do Famalicão, Gustavo Sá – atualmente avaliado em 10 milhões de euros - foi aposta em 23 jogos pelo conjunto minhoto: 22 na Liga Portugal Betclic e um na Taça de Portugal. Nos 1.691 minutos disputados dentro das quatro linhas, o médio de 20 anos apontou três golos, somando ainda três assistências.
Presidente do Clube da Luz chegou à mais uma oitavas de final de Liga de Campeões com o Glorioso e bate recordes de rendas europeias
|
Após empatar com o Mónaco, por 3-3, o Benfica avançou de fase na Liga dos Campeões,o que significa que o Clube da Luz assegurou mais 11 milhões de euros para os seus cofres. O valor foi acrescido a todas as premiações que a UEFA vem acumulando a cada etapa da Champions League na presente temporada, somando para o Glorioso, neste caso, 71 milhões de euros.
Este valor por si só já é impressionante, dado que o Benfica só faturou mais na época 2022/23, quando chegou aos quartos de final contra o Inter de Milão e faturou 74,3 milhões. Entretanto, um dado curioso é que a maior faturação da história do Clube na Liga dos Campeões foi conseguida com a gestão de Rui Costa.
Desde que assumiu a Presidência, o ex-jogador do Benfica acrescentou mais de 260 milhões de euros aos cofres das águias, somente com dinheiro proveniente da conta bancária da UEFA. Até o treinador, Bruno Lage, reconheceu os ‘milhões’ que os encarnados somaram aos cofres do Clube.
Os 71 milhões de euros resultam de várias etapas superadas na Liga dos Campeões. Os 11 milhões de euros pelo apuramento para os oitavos somam-se aos 60.435 milhões já arrecadados durante a campanha na UEFA Champions League. Foram 18,62 milhões pela entrada na competição, 15,9 milhões pelo “market pool” e coeficiente a cinco anos, 8,65 milhões pelo coeficiente a dez anos e 9,1 milhões pelos pontos averbados. Além disso, somam-se mais 8,17 milhões de euros pelo 16.º lugar no apuramento para o play-off.
Assim sendo, caso o Benfica deseje ultrapassar a marca histórica conquistada na penúltima Liga dos Campeões, o Glorioso terá de passar por Barcelona ou Liverpool e alcançar novamente os quartos de final, que estão a valer mais 12,5 milhões para os cofres do Clube da Luz.
Guarda-redes do Clube da Luz está a ser duramente criticado pelos adeptos após falhas e assobios tornam-se frequentes no Estádio da Luz
|
O Benfica vem com uma sequência de resultados positivos extremamente relevantes, tanto para o campeonato, em que conseguiu diminuir a diferença de pontos para o líder Sporting, quanto na Liga dos Campeões, em que se qualificou para os oitavos de final. Todavia, apesar do conjunto de Bruno Lage estar a viver o melhor momento na época, há quem não esteja nos seus melhores dias individualmente.
O guarda-redes Trubin está a ser duramente criticado pelas suas atuações de águia ao peito, porém, o pormenor que salta à vista é onde as performances menos positivas do ucraniano ocorrem. No Estádio da Luz, no jogo contra o Barcelona, o guardião falhou no primeiro golo de Raphinha, em que um remate a bola ressalta na cara do brasileiro, terminando em golo.
Já no duelo contra o Moreirense teve outro erro com os pés, que culminou num golo da equipa de Moreira de Cónegos. Contra o Mónaco, também na Catedral, nos três golos monegascos sofridos por Trubin era esperado mais do jogador. As exibições do ucraniano – avaliado em 25 milhões de euros – foram motivo de vaias provenientes das bancadas.
O guardião já reagiu as críticas com um gesto de tapar as orelhas, como fez no jogo contra o Moreirense. O clima hostil entre o número 1 e os adeptos não contribui para o Benfica, sendo que Bruno Lage já prestou apoio por diversas vezes ao guardião. O timoneiro da Luz também falou sobre a instabilidade exibicional do guarda-redes.
“Não, não me preocupa. Para a bola chegar ao momento em que o Trubin tem de decidir, passa por 11 jogadores. O mais importante é aquilo que fazemos a cada momento. Por isso, estarmos aqui a tentar individualizar não é importante fazer no dia de hoje”, disse o treinador, que ainda acredita no potencial do guarda-redes proveniente do Shaktar Donetsk, em 2023.