Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

EXCLUSIVO GLORIOSO 1904 - CONTRATOS MILIONÁRIOS FOGEM AO BENFICA! RUI COSTA COM GRAVE PREJUÍZO EM MÃOS

O conhecido adepto do Clube da Luz abordou a polémica gerada em torno dos direitos televisivos no futebol português

Glorioso 1904
Glorioso 1904

  |

Icon Comentário0

Jogos Perdem Audiência de Peso


Os jogos da Liga Portuguesa deixarão de ser transmitidos no Reino Unido esta temporada, sendo a Liga Portugal Betclic também não será exibida em França. Este é o resultado de uma abordagem centralizada dos direitos televisivos aprovada pela maioria das equipas do futebol português em 2021 e que estará em vigor até à época desportiva 2028/2029, motivando a reação imediata de Pedro Brinca, conhecido fã do Benfica.


“As receitas da venda dos direitos de transmissão dos jogos das competições nacionais para o estrangeiro são muito pequenas - apenas 8 milhões de euros por ano, segundo números da UEFA - comparadas com o total de cerca de 180 milhões de euros por ano dos direitos nacionais. Há margem para crescer - os Países Baixos conseguem 12 milhões - mas seria sempre um número muito pequeno, longe de mexer a agulha. Mas é um sinal que os exemplos do impacto da negociação centralizada em países como a Espanha não são diretamente traduzíveis para o contexto português", começou por explicar o comentador do Glorioso 1904.


"A liga espanhola tem duas marcas globais - FC Barcelona e Real Madrid - que são crónicos candidatos à vitória nas provas europeias em que participam e têm nos seus planteis os melhores jogadores do mundo, com um potencial comercial internacional dramaticamente diferente de qualquer clube português. Além de que tem um mercado nacional com mais poder de compra e quase quatro vezes maior que o nosso", acrescentou.

Prejuízos milionários


Pela primeira vez, os direitos televisivos do Campeonato nacional são vendidos coletivamente, com o objetivo de conseguir uma distribuição mais equitativa das receitas entre os clubes. No entanto, Pedro Brinca, membro do movimento ‘Servir o Benfica’, acredita que esta iniciativa comercial resultará num declínio competitivo da própria Liga Portugal e dos principais clubes portugueses que participam nas competições europeias.

Depois de desenvolver um estudo sobre o tema, o comentador do Glorioso 1904 já fez várias manifestações públicas contra a centralização dos direitos televisivos. O grupo de adeptos encarnados argumenta que a introdução desta nova iniciativa não traz benefícios óbvios e pode mesmo ser prejudicial para as equipas do campeonato luso.

Por outras palavras, o lucro proveniente da centralização será marginal, na melhor das hipóteses. Além disso, o estudo prevê que equipas como Benfica, Porto, Sporting e Braga enfrentem dificuldades muito maiores na captação de receitas televisivas, correndo o risco de perder vários milhões de euros anualmente.

"O maior prejuízo para o Benfica (e também FCP e SCP) não vem da negociação centralizada propriamente dita, mas do que isso obriga - um modelo de distribuição das receitas. A última referência a esse modelo implicava que as receitas teriam de aumentar para quase o dobro, para que nenhum dos três grandes perdesse receitas relativamente à situação atual", elucida o comentador do Glorioso 1904.

"Ora as últimas notícias sugerem que não será no segmento internacional que isso irá suceder e existem fortes dúvidas que as receitas nacionais se mantenham no próprio ciclo, quanto mais duplicar. Mas mesmo que se mantivessem, o modelo sugerido - 50% distribuídos de forma equitativa, 25% por performance desportiva e 25% por impacto social do clube em causa - implicaria perdas de receitas para os três grandes na ordem dos 10 a 25 milhões de euros cada, por ano", acrescenta.

A probabilidade do futebol português aproximar-se dos valores gerados pelas denominadas “Big 5”, ou as cinco melhores Ligas da Europa, seria menor se este cenário se concretizasse. Neste sentido, equipas inglesas, espanholas, alemãs, francesas e italianas têm maior visibilidade do que a Liga Portuguesa, eliminando oportunidades de negócio.

“Fora das 'Big 5', somos o país com melhor performance nos últimos 23 anos, pelo menos, com os três grandes e SC Braga a contribuírem com 92% dos pontos do ranking atual. Qualquer solução que implique uma perda de receitas destes clubes em favor de clubes que não disputam as competições europeias implicará necessária mente um aumento do fosso financeiro que já existe entre os clubes portugueses e os clubes com quem competem na Europa”, realça Pedro Brinca, citando o dito estudo.

Por outro lado, este novo modelo também acarreta consequências para a captação de receitas provenientes da participação nas competições europeias. Quanto menor forem as receitas televisivas, maior será a degradação do coeficiente de Portugal no ranking de clubes da UEFA, ao mesmo tempo que diminui a capacidade de acesso dos clubes portugueses à Liga dos Campeões.

"Com isto temos menos palco e menor capacidade quer de obter receitas dos prémios de desempenho - Portugal é de longe o país em que as receitas das competições europeias têm mais peso no total das receitas nacionais - quer em termos de projeção de jogadores e respetivas transferências. O Benfica vendeu o Darwin pelo dinheiro que vendeu porque enfrentou o Liverpool nos quartos de final da Champions", destaca Pedro Brinca, prosseguindo.

"Os três grandes concentram 94.5% dos adeptos. E é assim que conseguimos ser competitivos contra equipas dos Países Baixos ou Bélgica, com maior poder de compra e mais habitantes. E o argumento de que a negociação centralizada aumenta as receitas de forma determinante cai logo pela base quando percebemos que os Países Baixos ou a Bélgica, que têm há muitos negociação centralizada e uma forte distribuição de receitas entre todos os clubes, gera bastante menos em termos de direitos televisivos nacionais do que Portugal", revela.

Por fim, o comentador do Glorioso 1904 considera que, enquanto não for demonstrado que a negociação centralizada dos direitos televisivos levará a um aumento dramático de receitas, os encarnados devem utilizar o seu poderio negocial para demover a Liga Portuguesa desta iniciativa.

"Não há nenhuma estratégia comercial que tenha sido anunciada que sustente tal coisa -nem acredito que possa haver - pelo que considero que a promulgação da lei terá sido um erro histórico", conclui.


Futebol

Bruno Lage tem 'berbicacho' à vista para a deslocação do Benfica ao Boavista

Encarnados, recorde-se, vão defrontar as panteras depois de terem batido o Estrela Vermelha em jogo da Liga dos Campeões

Bruno Lage tem dor de cabeça para o Boavista - Benfica
Bruno Lage tem dor de cabeça para o Boavista - Benfica

  |

Icon Comentário0

Parece que a lesão de Alexander Bah, que saiu inconsolável do duelo com o Estrela Vermelha, vai mesmo dar uma 'dor de cabeça' a Bruno Lage. Na sequência de um lance disputado com Olayinka, o lateral direito do Benfica percebeu logo a gravidade da lesão e pediu a entrada em campo da equipa médica das águias com urgência.


Alexander Bah, que ficou com um corte na zona do joelho, acabou por deixar o relvado de maca e em lágrimas, sendo que no banco o internacional pela Dinamarca foi consolado pelos colegas e pela equipa técnica.


Os encarnados ainda não divulgaram qualquer informação sobre a lesão do defesa do Benfica, mas é certo que o lateral dinamarquês estará em dúvida para a deslocação do Glorioso ao reduto do Boavista. As águias vão medir forças com as panteras na próxima segunda-feira, 23 de setembro. 


Recorde-se que, no final do encontro, Bruno Lage falou sobre a lesão do internacional dinamarquês: "Ainda não tenho nenhuma informação concreta", revelou o técnico das águias, que se viu ‘obrigado’ a lançar Issa Kaboré no encontro, que fez a sua estreia pelo Glorioso.

Em 2023/24, com a camisola o Benfica, Alexander Bahavaliado em 13 milhões de euros – alinhou em 32 partidas: 19 na Liga Portuguesa, seis na Liga Europa, três na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal e uma na Supertaça Cândido de Oliveira. O atleta totalizou 2.452 minutos, onde marcou dois golos e fez quatro assistências. No que toca à presente temporada, o lateral já foi opção em seis partidas, somando 486 minutos e duas assistências.


O defesa dinamarquês chegou ao Benfica no início de 2022, deixando o Slavia Praga por 8 milhões de euros. Ao todo, de águia ao peito, o lateral já fez 80 partidas, onde apontou três tentos e somou 12 passes para golo, conquistando uma Liga Portuguesa e uma Supertaça Cândido de Oliveira.


Futebol

Após estreia pelo Benfica, há quem garanta que Issa Kaboré "não está altura de Bah"

Defesa destro fez o seu primeiro jogo de águia ao peito na passada quinta-feira, 19 de setembro, no encontro com o Estrela Vermelha

Issa Kaboré substituiu Bah no  Estrela Vermelha - Benfica
Issa Kaboré substituiu Bah no Estrela Vermelha - Benfica

  |

Icon Comentário0

Issa Kaboré não deixou os adeptos do Benfica a morrer de amores, após a estreia na Liga dos Campeões e José Carlos, antigo jogador do Glorioso, acabou mesmo por tecer duras críticas ao defesa direito, que rendeu Alenxander Bah no embate com o Estrela Vermelha. 


"Não me parece que esteja à altura"


"Pelas prestações que tem tido, Bah é o titular absoluto do Benfica. Tem vindo a subir de forma, a ganhar confiança e não me parece que o jogador que o substituiu, Kaboré, esteja à altura do Bah", começou por dizer José Carlos em declarações à Renascença.


"Não querendo Bruno Lage recorrer à formula Roger Schmidt e colocar o Aursnes a defesa direito, o que me parece ser um desperdício, era bom que o Kaboré mostrasse no próximo jogo que está à altura do desafio", finalizou o antigo jogador que vestiu a camisola dos encarnados em 135 ocasiões.

Recorde-se que o lateral de 23 anos entrou na partida aos 37 minutos para render Alexander Bah, lateral dinamarquês lesionou-se num lance dividido com Olayinka, tendo ficado com um corte na zona do joelho acabando por deixar o relvado de maca e em lágrimas: O defesa vindo do Manchester City faz assim a sua estreia com o Manto Sagrado.


Na temporada 2023/24, Issa Kaboréatualmente avaliado em 10 milhões de euros - marcou presença em 26 embates, pelo Luton Town, somando duas assistências, nos 1.789 minutos totalizados. Já na época 2022/23, o defesa foi opção no Marselha em 28 partidas, tendo feito o gosto ao pé numa ocasião, sem servir os colegas. Já pelo Benfica, em 2024/25, o defesa soma uma partida, tendo disputado 53 minutos.

É importante referir que Kaboré chegou à Luz por via de um empréstimo do Manchester City, que não integra cláusula de compra, contrariando os casos das restantes cedências desta época (Renato Sanches e Zeki Amdouni). O craque, proveniente do emblema inglês é visto como o concorrente de Alexander Bah no flanco direito, que, até ao momento, apenas contava com o internacional dinamarquês.



Futebol

Ex Benfica jogou com Ronaldinho, mas atira: "Ter sido comparado ao Rui Costa para mim era ‘uau’"

Antigo jogador do Clube encarnado relembra quando a imprensa o assemelhou ao Maestro, numa entrevista ao jornal A Bola

Antigo atleta do Benfica morria de amores por Rui Costa
Antigo atleta do Benfica morria de amores por Rui Costa

  |

Icon Comentário0

Hugo Leal, antigo jogador do Benfica e também do PSG, concedeu uma entrevista ao jornal A Bola, antes do lançamento do seu livro 'Não é só futebol(,) estúpido'. Entre vários tópicos abordou o tema de quando foi comparado a Rui Costa, como jogador, dando ainda a sua opinião relativamente à liderança do agora dirigente como Presidente do Glorioso.


"Ter sido comparado ao Rui Costa, naquela altura, para mim era ‘uau’"


"É normal que, sempre que vai surgindo um jogador, as pessoas, os treinadores, a Imprensa, procurem associar aquele sistema de jogo a alguém que possa ter sido bom. Eu ter sido comparado ao Rui Costa, naquela altura, para mim era ‘uau’. Eu era fã do Rui Costa à séria, achava que era o melhor jogador da sua posição em Portugal e quando nós ouvimos isto na Imprensa cai-nos a baba", começou por dizer o antigo jogador do Benfica.


Hugo Leal afirmou ainda que as suas pessoas mais próximas foram importantes para manter 'os pés na terra': "Mas a família sempre me centrou, é importante. Disse-me 'Hoje julgam-te parecido com o Rui Costa, mas a vida dá muitas voltas'. Vai-nos mantendo com os pés no chão. Mas claro, um orgulho grande em ser comparado com uma figura como o Rui Costa, mas a desejar criar uma imagem própria, que as pessoas a admirassem como o Hugo Leal."

O antigo jogador concluiu, afirmando que não acompanha muito o futebol e não consegue opinar sobre a direção de Rui Costa apesar de gostar muito da sua pessoa: "É uma vergonha dizer isto, mas até mesmo a Seleção, estou muito ausente do futebol profissional. E quando me perguntam sobre o Rui Costa, estou um bocadinho disperso. É uma pessoa de quem gosto muito, presumo que possa estar a fazer bem, reconheço-lhe capacidade para isso, aquele lado da admiração, no entanto, não acompanho e, portanto, quando me perguntam se ele se está a safar, fico ali um bocadinho perdido, porque nem sei os resultados desportivos que está a ter o Benfica."


Na temporada 1998/99, Hugo Leal realizou 35 jogos pela equipa principal do Benfica. Ao lado de nomes como Nuno Gomes ou João Pinto, o antigo futebolista apontou três golos e fez três assistências.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Estrela Vermelha - Benfica valeu 'puxão de orelhas' a... Benjamín Rollheiser
Futebol

Estrela Vermelha - Benfica valeu 'puxão de orelhas' a... Benjamín Rollheiser

 

Icon Comentário0
Christy Ucheibe vai desfalcar Inspiradoras do Benfica e já é conhecido o tempo de paragem
Futebol

Christy Ucheibe vai desfalcar Inspiradoras do Benfica e já é conhecido o tempo de paragem

 

Icon Comentário0
E agora, Rui Costa? Farense tem 'estratégia' para afastar Ricardo Velho do Benfica
Futebol

E agora, Rui Costa? Farense tem 'estratégia' para afastar Ricardo Velho do Benfica

 

Icon Comentário0