
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Modalidades
|
Fernando Pimenta defende a valorização social do desporto em Portugal. Além do atleta do Benfica, a judoca Patrícia Sampaio e o treinador Carlos Resende, também abordaram o tema na conferência "Game Changers: Liderança Transformacional no Contexto Desportivo", na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, numa iniciativa integrada no Tomorrow Summit.
Fernando Pimenta: Em Portugal brincamos ao alto rendimento e temos muita sorte com os atletas que temos
"Em Portugal brincamos ao alto rendimento e temos muita sorte com os atletas que temos. Um desportista no alto rendimento é profissional 24 horas por dia. Treina, tem alimentação bastante rigorosa, deve cumprir períodos de descanso, ajustar o sono... isto não é uma profissão?", questionou o canoísta do Benfica, Fernando Pimenta.
Patrícia Sampaio: Ouço várias vezes que o judo é uma brincadeira, que não é um trabalho a sério
"Preocupa-me a falta de falta de cultura desportiva em Portugal. Ouço várias vezes que o judo é uma brincadeira, que não é um trabalho a sério. Para a maioria das pessoas, treinar não é um trabalho. Esforço-me a cada minuto do dia para atingir a excelência e nem assim o que faço é visto como uma profissão", disse a judoca e medalha de bronze na categoria de -78 kg em Paris2024, Patrícia Sampaio.
Carlos Resende: Os governantes não se deviam preocupar com o desporto unicamente de quatro em quatro anos,
"Falta uma verdadeira estratégia para o desporto, pois sai muito mais caro a Portugal não investir nele, nomeadamente em despesa futura com a saúde, bem maior. Os governantes não se deviam preocupar com o desporto unicamente de quatro em quatro anos, nos Jogos Olímpicos, nomeadamente na hora de se juntarem aos atletas nas fotos dos medalhados", realçou o antigo internacional de andebol e agora treinador, Carlos Resende.
Equipa encarnada ficou a saber quem será o outro protagonista do confronto que será realizado a contar para uma competição continental
|
A equipa feminina de andebol do Benfica vai defrontar o IK Sävehof, da Suécia, na segunda ronda da EHF European League Women. A equipa sueca foi reconhecida como adversária das encarnadas no sorteio realizado no decorrer desta terça-feira dia 15 de julho.
A primeira mão do confronto a contar para a 2.ª ronda da EHF European League Women será disputada na Suécia, no pavilhão do IK Sävehof, entre os dias 27 e 28 de setembro. A outra partida da eliminatória, que terá palco no Pavilhão da Luz, está agendada para decorrer no dia 4 ou 5 de outubro.
IK Sävehof terminou o campeonato sueco de 2024/25 na 2.ª posição da tabela classificativa. Se o Benfica vencer as vice-campeãs da Suécia, terá encontro marcado com o Viborg HK, em novembro, na terceira ronda de qualificação da EHF European League Women.
Ainda sem nenhuma contratação bombástica, não se esperam grandes alterações no plantel do setor de andebol feminino do Benfica, para além das saídas de Rita Campos e Ana Bolzan. A equipa liderada por Luís Monteiro conquistou a dobradinha na temporada 2024/25.
Atualmente, o plantel é composto por: Matilde Rosa, Audília Carlos, Naomi Nascimento, Ana Maria Ursu, Constança Sequeira, Mihaela Minciuna, Alexandra Shunu, Pereira, Samara Vieira, Patrícia Rodrigues, Joana Semedo, Mariana Costa, Maria Unjanque, Duda, Ana Silva, Carolina Monteiro, Sofia Ferreira e Nádia Rodrigues.
Encarnados publicaram uma nota de despedida no site oficial do Clube esta terça-feira, 15 de julho, onde deram conta da situação
|
Após a conquista do tetracampeonato, a equipa principal de basquetebol masculino do Benfica já contabilizou quatro saídas. Desta vez foi Ahmaad Rorie, base norte-americano que chegou à Luz no verão passado. O clube informou no site oficial que terminou a ligação com o basquetebolista, de 29 anos.
"O Sport Lisboa e Benfica informa que chegou ao final o vínculo entre o Clube e o basquetebolista Ahmaad Rorie. O jogador norte-americano ingressou no Clube há cerca de um ano e inscreveu o seu nome na equipa que se sagrou tetracampeã nacional", começou por escrever o clube no site oficial.
Os encarnados despediram-se do jogador com uma nota de agradecimento e perspetiva de uma boa carreira daqui para a frente: "O SL Benfica agradece todo o compromisso, profissionalismo e espírito de equipa de Ahmaad Rorie, desejando ao atleta as maiores felicidades para o futuro".
Ahmaad Rorie chegou ao Benfica em 2024 e, em apenas uma época, tornou-se um dos destaques da equipa que conquistou o tetracampeonato. Em 33 jogos divididos entre competições nacionais e europeias, o base norte-americano apontou uma média de 9,8 pontos e 3,8 assistências. Foi titular nos quatro encontros da final do play-off da Liga Betclic de basquetebol, que viu os encarnados sagrarem-se tetracampeões.
Antes de rumar ao Benfica, o basquetebolista jogou cinco temporadas pela Europa fora, em países como o Chipre, França, Bulgária, Sérvia e Alemanha. Cumpriu os habituais quatro anos de faculdade a representar os Montana Grizzlies. O próximo destino de Ahmaad Rorie é, ainda, desconhecido.
Clube da Luz deu conta da novidade esta terça-feira, 15 de julho, através de um comunicado partilhado pelos meios próprios
|
Valerii Todua, central internacional ucraniano, é o novo reforço das águias para a equipa de voleibol. O craque assinou um vínculo com o Benfica até 2026, depois de ter representado o MKS Bedzin, conjunto que atua na Polónia, durante o último ano desportivo.
O Benfica - que também tem interesse em outro craque para a equipa de voleibol - oficializou a contratação do central ucraniano no decorrer da manhã desta terça-feira, dia 15 de julho. O jogador de 32 anos que chega aos encarnados com um currículo destacado por uma vasta experiência internacional não escondeu a felicidade: "O Benfica é um clube muito grande. Há três anos falámos e finalmente assinámos agora. Estou muito feliz".
Valerii Todua deu os primeiros passos no Lokomotiv Kharkiv, do seu país natal, onde esteve de 2012/13 a 2014/15. Durante este período, o central, ainda jovem, levou o seu clube às conquistas das impressionantes três ligas nacionais, para além de outras três taças ucranianas.
Depois da Ucrânica, Valerii Todua passou uma temporada no Cazaquistão, país no qual representou as cores do Atyrau VC. Posteriormente, o craque ingressou nos checos do VK Ceské Budejovice, emblema pelo qual atuou durante cinco épocas e conquistou dois campeonatos e duas taças da Chéquia.
De 2021/22 a 2022/23 alinhou noutro clube do mesmo país, o VK Lvi Praga. No conjunto da capital, Valerii Todua foi, mais uma vez, campeão nacional checo. Durante os sete anos em que jogou na liga da Chéquia, o ucraniano foi considerado o melhor bloqueador da prova em duas temporadas (2018/19 e 2022/23) e ainda foi o melhor central em 2022/23.
Confira aqui as palavras de Valerii Todua: