Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirModalidades
|
0Fernando Pimenta defende a valorização social do desporto em Portugal. Além do atleta do Benfica, a judoca Patrícia Sampaio e o treinador Carlos Resende, também abordaram o tema na conferência "Game Changers: Liderança Transformacional no Contexto Desportivo", na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, numa iniciativa integrada no Tomorrow Summit.
Fernando Pimenta: Em Portugal brincamos ao alto rendimento e temos muita sorte com os atletas que temos
"Em Portugal brincamos ao alto rendimento e temos muita sorte com os atletas que temos. Um desportista no alto rendimento é profissional 24 horas por dia. Treina, tem alimentação bastante rigorosa, deve cumprir períodos de descanso, ajustar o sono... isto não é uma profissão?", questionou o canoísta do Benfica, Fernando Pimenta.
Patrícia Sampaio: Ouço várias vezes que o judo é uma brincadeira, que não é um trabalho a sério
"Preocupa-me a falta de falta de cultura desportiva em Portugal. Ouço várias vezes que o judo é uma brincadeira, que não é um trabalho a sério. Para a maioria das pessoas, treinar não é um trabalho. Esforço-me a cada minuto do dia para atingir a excelência e nem assim o que faço é visto como uma profissão", disse a judoca e medalha de bronze na categoria de -78 kg em Paris2024, Patrícia Sampaio.
Carlos Resende: Os governantes não se deviam preocupar com o desporto unicamente de quatro em quatro anos,
"Falta uma verdadeira estratégia para o desporto, pois sai muito mais caro a Portugal não investir nele, nomeadamente em despesa futura com a saúde, bem maior. Os governantes não se deviam preocupar com o desporto unicamente de quatro em quatro anos, nos Jogos Olímpicos, nomeadamente na hora de se juntarem aos atletas nas fotos dos medalhados", realçou o antigo internacional de andebol e agora treinador, Carlos Resende.
Gustavo Capdeville foi peça crucial no embate da Seleção Nacional, que termina fase de grupos com 'chave de ouro'
|
0A Seleção Nacional de andebol foi a jogo, este domingo, 19 de janeiro, e voltou a vencer, somando já o terceiro triunfo consecutivo no Mundial. Desta vez, os pupilos portugueses, com Gustavo Capdeville, guardião do Benfica, a brilhar, bateram a Noruega, por 31-28.
Portugal fecharam a fase de grupos com chave de ouro face à exibição diante do adversário. Numa partida muito renhida, particular destaque para o trabalho incrível do guarda-redes dos encarnados, Gustavo Capdeville, que evitou um resultado diferente para a turma lusa. O atleta do Benfica envergou a 'capa de herói' por diversas ocasiões, mais particularmente, na segunda parte do duelo.
Ao intervalo, a equipa das Quinas vencia por 14-13, demonstrando as dificuldades que tinha enfrentado frente a uma Noruega aguerrida. Com a ajuda de Gustavo Capdeville, Portugal conseguiu superar mais um teste difícil, depois de ter batido os Estados Unidos da América e o Brasil.
Depois desta vitória, a turma de andebol segue para a segunda fase do Mundial com quatro pontos somados. O próximo encontro para os portugueses acontece na próxima quarta-feira, 22 de janeiro, diante da Espanha, ou da Suécia, ficando, assim, a aguardar pelo adversário oficial. Este duelo será já a contar para a ronda principal.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Gustavo Capdeville foi aposta de Jota González em 25 jogos: 17 no Campeonato Nacional, cinco na EHF European League, dois na Supertaça e um na Taça de Portugal. Pela Seleção Nacional, também, regista particular destaque pelas boas exibições.
Gustavo Capdeville está, atualmente, na 15.ª época ao serviço do Benfica. Em 2009/10, reforçou os infantis de andebol do Clube e protagonizou uma longa caminha pelos escalões de formação dos encarnados. Em 2014/15, regista a primeira aparição na equipa principal de andebol do Benfica. Vale a pena destacar que, nestes longos anos de águia ao peito, conta dois empréstimos ao Madeira SAD, entre 2017 e 2019, anos em que não representou o Glorioso. Desde que voltou, é opção certa nos planos das águias.
Turma da Luz recebeu eterno rival em casa e dominou durante encontro, assegurando a passagem à fase seguinte
|
0A equipa de futsal feminino do Benfica entrou na quadra neste domingo, 19 de janeiro, para medir forças com o Sporting, nos oitavos de final da Taça de Portugal. As encarnadas acabaram por triunfar por 4-1. Natália Detoni (3'), Janice (16'), Fifó (16') e Beatriz Vicente (p.b 32') apontaram os golos das águias. Veja AQUI como decorreu a partida.
Para este encontro, Alex Pinto apostou em Ana Catarina, Fifó, Natália Detoni, Sara Ferreira e Janice de início. Alexandra Melo, Maria Inês, Madalena Ferraz, Sofia Calheiros, Inês Fernandes, Maria Pereira, Inês Matos, Ana Oliveira e Raquel Santos foram as suplentes eleitas pelo técnico.
Já o Sporting foi a jogo com Ana Lopes, Beatriz Santos, Beatriz Crespo, Beatriz Fonseca e Júlia Santos. Inês Marques, Ana Oliveira, Diana Silva, Jéssica Almeida, Edna Peralta, Beatriz Marques, Beatriz Vicente, Mariana Rodrigues e Diana Carolino começaram no banco da equipa leonina.
Vindas de um triunfo, as encarnadas entraram no Dérbi com o pé direito. Logo no terceiro minuto, Natália Detoni conseguiu adiantar as encarnadas no marcador. Ainda antes do intervalo, o futsal feminino do Benfica continuou com a corda toda e ainda fez balançar as redes em duas ocasiões, tendo as águias recolhido ao balneário a vencer por 3-0.
No regresso das cabines, a turma de Alex Pinto não tirou o pé do acelerador. Nesse sentido, o Clube da Luz mostrou um domínio sobre o Sporting e, apesar das tentativas de golo, o quarto tento das águia surgiu por intermédio de um autogolo de Beatriz Vicente, aos 32 minutos. O Benfica manteve o domínio até ao final da partida, com uma superioridade sobre o Sporting, que ainda fez o golo de honra a 18 segundos do fim. A vitória não escapou, garantindo a consequente passagem aos quartos de final da Taça de Portugal.
Agora, o futsal feminino do Benfica volta à quadra no próximo dia 25 de janeiro, para medir forças com o Atlético Povoense. O duelo, que vai contar para a jornada 16 da Liga Feminina Placard, está agendado para as 18h00, no Pavilhão Escola Aristides Sousa Mendes, na Póvoa de Santa Iria.
Turma de hóquei, orientada por Edu Castro, viveu partida muito bem disputada que ficou resolvida apenas perto do final
|
0A equipa de hóquei em patins do Benfica defrontou, este domingo, 19 de janeiro, a Juventude de Viana, na jornada 11 da primeira fase do Campeonato Nacional. Os encarnados acabaram por vencer, por 6-5.
Para este encontro Edu Castro optou por apostar em Bernardo Mendes, Pau Bargalló, Nil Roca, Roberto Di Benedetto e João Rodrigues na formação inicial. Pedro Henriques, José Miranda, Diogo Rafael, Lucas Ordoñez e Gonçalo Pinto foram os suplentes eleitos pelo técnico das águias.
A Juventude de Viana entrou em campo com Bruno Guia, Hugo Costa, João Araújo, Pedro Batista e Guilherme Leitão no cinco inicial. Mati Bridge, Gabriel Silva, Carlos Oliveira, Guilherme Magalhães e Carlos Loureiro estavam no banco de suplentes.
Vindos de uma vitória na Liga dos Campeões, o Benfica de Edu Castro quis voltar a somar um triunfo, na Luz. O Glorioso entrou com tudo e, no arranque da partida, João Rodrigues teve a oportunidade de inaugurar o marcador, mas acabou por desperdiçar a grande penalidade. Apesar do bom jogo que as águias estavam a protagonizar, foi o adversário que fez mexer o placard. Aos quatro minutos, Guilherme Leitão conseguiu derrubar Bernardo Mendes e colocou a equipa visitante a ganhar, na Luz. O mesmo jogador acabou por bisar no minuto a seguir e, antes dos 10 minutos, a Juventude de Viana vencia por 2-0.
O Benfica de Edu Castro também não fez questão de baixar os braços e, aos 6 minutos, Diogo Rafael começou a reviravolta encarnada. O suspeito do costume, João Rodrigues, quis entrar na festa e igualou a partida, aos 12 minutos. Gonçalo Pinto fez o 3-2, confirmando a remontada ainda na primeira parte. No entanto, a Juventude de Viana respondeu, dois minutos depois, com o terceiro golo, por intermédio de Gabriel Silva. Ainda assim, Diogo Rafael colocou o Benfica de volta à frente da partida, fazendo o 4-3, aos 15 minutos, mantendo este resultado até ao intervalo.
No regresso ao grande palco, as águias entraram a sofrer. Aos 29 minutos, Guilherme Leitão alcançou o hat-trick e o golo do empate na partida, que decorria na Luz. Numa partida que estava a ser muito bem disputada, o Benfica foi à procura de reagir e dar a volta ao resultado. No entanto, foi mesmo a Juventude de Viana que fez o quinto tento, através de Pedro Batista, aos 33 minutos.
Contudo, os encarnados foram atrás da reviravolta. Dois minutos depois, Pau Bargalló conseguiu chegar ao empate. Foi só muito perto do final que a igualdade se desfez. A partir de Roberto Di Benedetto, aos 49', o Benfica conseguiu a cambalhota no marcador e venceu a Juventude de Viana, por 6-5.
Com este triunfo, o Benfica sobe ao primeiro lugar, somando 27 pontos. As águias estão em igualdade pontual com o Sporting, que ocupa o segundo posto e vai jogar à Luz numa partida em atraso, face à diferença de golos. O Porto fecha o pódio, com 24 pontos.
Depois deste embate, agora, o Pavilhão Fidelidade volta a ser palco para o próximo encontro do Benfica. O pontapé de saída está marcado para às 20h00 do próximo dia 22 de janeiro, quarta-feira, para disputar a jornada 2 do Campeonato Nacional, que está em atraso, entre o Benfica e o Sporting.