
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Florentino Luís não escondeu a mágoa do empate sofrido pelo Benfica frente ao Sporting, em reação ao resultado do Dérbi. Depois do encontro no Estádio da Luz, o médio das águias admitiu que o 1-1 foi um "golpe duro", ainda assim não deixou de agradecer o apoio dos Benfiquistas ao longo do dia até ao apito final.
"Não tivemos o resultado que queríamos. Foi um golpe duro. Obrigado a vocês, benfiquistas. O vosso apoio antes e durante o jogo foi incrível. Até ao fim", escreveu o camisola 61 dos vermelhos e brancos. Florentino foi mais um jogador que destacou que a luta está viva, demonstrando que o balneário do Benfica ainda não está pronto para desistir do título nacional, numa altura em que tudo se irá decidir na última jornada.
Florentino Luís: Foi um golpe duro
Na publicação partilhada por Florentino, na conta de Instagram, o titular indiscutível de Bruno Lage ainda partilhou registos fotográficos do Dérbi vivido dentro das quatro linhas, mas, também, do ambiente protagonizado pelos adeptos antes do Benfica - Sporting. Os Benfiquistas fizeram questão de acompanhar a saída do autocarro do Seixal e da chegada à Luz, numa verdadeira receção apoteótica.
Quanto ao futuro do médio, vale a pena relembrar que, o camisola 61 é um dos futebolistas do Benfica que não tem a continuidade na Catedral garantida. Casos como Otamendi, Di María, Carreras, Tomás Araújo e Florentino têm dado dores de cabeça a Rui Costa e à Direção encarnada, face às atenções despertadas fora e dentro da Europa. O médio-defensivo de 25 anos está na lista da Juventus para o mercado de verão.
Na presente temporada desportiva, com a camisola do Benfica, Florentino Luís – atualmente avaliado em 22 milhões de euros – marcou presença em 41 embates: 25 na Liga Portugal Betclic, cinco na Taça de Portugal, nove na Liga dos Campeões e dois na Taça da Liga. Nos 3.218 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio formado no Seixal apontou dois golos (Santa Clara e Gil Vicente) e uma assistência (Porto).
Confira aqui a publicação de Florentino Luís:
Em declarações à imprensa desportiva, o psicólogo ligado à área do desporto reconhece que as emoções vão estar ao rubro no derradeira ronda
|
O dérbi eterno que decorreu no último sábado, 10 de maio, entre o Benfica e o Sporting. terminou empatado a um golo, o que fez com que as decisões fossem adiadas para os jogos da 34.ª jornada. Perante este cenário, Jorge Silvério, psicólogo do desporto, deixou várias observações sobre o estado mental das duas equipas à entrada para a derradeira ronda.
Em conversa com o jornal Record, o especialista começou por aplaudir a postura de Bruno Lage e de Rui Borges perante a iminência de uma conquista. Contudo, Silvério assume que o técnico dos leões terã uma tarefa mais complicada pela frente. “Penso que Rui Borges terá mais trabalho que Bruno Lage pois o desafio do Sporting é superior uma vez que passa por controlar a onda de euforia”, começou por dizer.
Jorge Silvério - O desafio do Sporting é superior uma vez que passa por controlar a onda de euforia
Sobre o Benfica, o psicólogo considera que o setubalense terá de galvanizar o seu plantel: “Para Bruno Lage o desafio passa por tentar que os seus jogadores não baixem os braços mesmo de forma inconsciente. É preciso explicar-lhes que o jogo em Braga será igualmente decisivo, e que não podem desanimar”.
Jorge Silvério - Para Bruno Lage o desafio passa por tentar que os seus jogadores não baixem os braços
Para Jorge Silvério, a desvantagem entre os dois rivais é praticamente inexistente. “Neste ponto creio que está nivelado e pode haver uma ligeira desvantagem por parte do Sporting mas vai depender deles. Ambas as equipas sabem que vão contar com o apoio dos seus adeptos e, no caso do Sporting, a ansiedade pode aumentar com o passar dos minutos”, constatou.
Por fim, considera que a experiência vai ser uma palavra-chave durante a preparação dos jogos esta semana: “O Sporting já passou esta situação no ano passado e assim é sempre mais fácil, não é um ambiente estranho para a maioria dos seus jogadores. Aqui os mais velhos podem ter um papel muito importante preparado os mais novos para o que vão encontrar”.
Antigos futebolista da Luz não foi o único a contribuir para a importante vitória das águias negras, que garantem mais três pontos cruciais para a competição
|
No passado domingo, o Besiktas recebeu o Adana Demirspor, em duelo válido para 35.ª jornada da Super Lig. A equipa da casa venceu por 4-1, tendo contando com atuações muito boas dos antigos jogadores do Benfica, Rafa Silva e João Mário. Ambos os atletas, com passagens pela Luz, marcaram na partida de ontem e ajudaram as águias negras a darem um passo importante na classificação da prova.
O extremo foi quem colocou o Besiktas na frente do marcador, quando marcou o primeiro da partida, aos 29 minutos. O ex-Benfica aproveitou um cruzamento de Ciro Immobile e abriu o marcador. Ainda na primeira parte, Milot Rashica aumentou a vantagem para os pretos e brancos. No último minuto da mesma metade, o Adana diminui com Kurtulan.
Contudo, o ritmo dos visitantes parou por aí. Ciro Immboile também assinalou o seu tento para o Besiktas, aos 62'. O italiano já havia assistido Rafa Silva - avaliado em 10 milhões de euros - na primeira parte e resolveu apontar a sua especialidade, marcando o terceiro do Besiktas. O italiano estava a ser um dos destaques da partida, quando deu lugar para João Mário, quando o relógio apontava 73 minutos.
O português entrou então para marcar o quarto golo do Besiktas na partida. A jogada produzida por antigos jogadores do Benfica funcionou perfeitamente para fechar a contagem. Gedson Fernandes passou a bola para João Mário, que tabelou com Rafa Silva e ampliou a vantagem para as águias negras, terminando 4-1 para os donos da casa.
Assim sendo, o Besiktas somou três importantes pontos na tabela classificativa e ultrapassou o Samsuspor. Após ter feito a vida de José Mourinho um 'inferno' na semana passada, agora estão na terceira posição da Super Lig. A equipa orientada por Solskjaer está na zona de qualificação para a Liga Europa e disputam as últimas três jornadas para manter o lugar.
Confira os golos de Rafa e João Mário:
Arbitragem do juiz português deixou muitas críticas, com duras palavras de Otamendi, capitão das águias, no final do Dérbi da Luz
|
Depois de uma arbitragem que gerou muita polémica no Benfica - Sporting, João Pinheiro tem motivos para sorrir. Isto porque o árbitro português foi 'premiado' com uma nomeação na final da Liga dos Campeões. A UEFA deu conta que o juiz irá assumir o papel de quarto árbitro no encontro entre o PSG e o Inter.
De acordo com informações oficiais da UEFA, que anunciou a equipa de arbitragem, esta segunda-feira, 12 de maio, a final de Munique, que irá acontecer no próximo dia 31 de maio, irá contar com o romeno Istvan Kovacs como o árbitro principal. O juiz será assistido por Mihai Marica e Ferencz Tunyogi. O nome de João Pinheiro, juiz do Benfica - Sporting, surge no espaço dedicado ao quarto árbitro.
O VAR estará encarregue de Dennis Higler, sendo que o árbitro neerlandês irá ser assistido por Paulus van Boekel e o romeno Catalin Popa. As novidades não ficam apenas por aqui. Bruno Jesus, assistente no Dérbi, e que ainda ouviu das boas de Carreras durante o encontro entre o Benfica e o Sporting, está nomeado pela UEFA como árbitro assistente de reserva, caso aconteça algum imprevisto com os nomes oficiais anunciados.
Quem já reagiu a esta nomeação foi o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, o ex-árbitro, Pedro Proença. "A nomeação do João Pinheiro e do Bruno Jesus para este jogo tão importante reflete a qualidade da arbitragem portuguesa. Marcar presença neste tipo de encontros deve ser sempre o nosso objetivo, com muito trabalho, dedicação e foco", afirmou o líder do principal organismo do desporto nacional.
Também, Luciano Gonçalves, presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, deixou umas palavras a enaltecer a nomeação de João Pinheiro, depois da arbitragem polémica no Benfica - Sporting. "Esta escolha da UEFA é um prémio merecido para o João Pinheiro e para o Bruno Jesus, mas é também um prémio para todos os árbitros portugueses, aqueles que todos os dias se dedicam a esta causa. Temos este grande objetivo de continuar a apostar na formação dos nossos árbitros, para que tenhamos cada vez mais representantes em competições internacionais. Seria mais um sinal da qualidade do nosso trabalho", referiu o dirigente português.
Importa relembrar que, a arbitragem de João Pinheiro, juntamente com a restante equipa de arbitragem, com especial destaque para o VAR, que estava encarregue de André Narciso, levou a críticas de Bruno Lage, de Otamendi e de especialistas de arbitragem. O capitão do Benfica não deixou de apontar para a dualidade de critérios, enquanto o técnico encarnado voltou a mencionar a ausência de resposta do VAR para casos claros, como foi o caso do empurrão de Debast ao central argentino na área do Sporting.