
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O guarda-redes do Chaves, Hugo Souza, defendeu três grandes penalidades no Estádio da Luz e fez uma grande exibição na vitória do Benfica diante dos flavienses, por 1-0, na passada sexta-feira, dia 29 de março. Neste sentido, José Gomes, o treinador do Zamalek, que recebeu o brasileiro quando este chegou a Portugal, rasgou vários elogios ao guardião.
Em declarações prestadas ao Record, José Gomes começa por falar da chegada do canarinho ao Chaves, que aconteceu numa altura menos feliz da carreira do guardião: "Teve problemas de ordem familiar devido à morte do pai. Era muito jovem, a situação mexeu um bocado com ele. Todos nós conhecemos a pressão que existe no Brasil e como, numa fração de segundo, um jogador passa de estrela… a pior do mundo".
Depois do período menos positivo no Brasil, os representantes do atleta procuraram uma mudança para o estrangeiro, onde surgiu o Chaves: "O Chaves não estava sozinho na corrida, mas trabalhou bem e trouxe o guarda-redes".
"Tem tudo para ser um guarda-redes completo. Ainda está num processo de formação, é muito jovem. É um portento e, associado à força, tem a forma como consegue num curto espaço de tempo manifestá-la. É muito grande. Preenche realmente a baliza, naturalmente pela sua envergadura", continua o técnico do Zamalek.
"Apesar desse tamanho todo, é um doce de 'menino'. É um jogador de grupo, vê-se que quer ganhar. Tem também, naturalmente, as suas infantilidades, como qualquer miúdo. Mas é muito bom, muito bom no balneário, no grupo, bom profissional. Foi um gosto trabalhar com ele", terminou José Gomes.
Hugo Souza - avaliado em 1,2 milhões de euros, pelo portal Transfermarkt - já conquistou a Copa Libertadores com o Flamengo em 2021/22, a Supertaça do Brasil em 2021, a Taça do Brasil em 2021 e é bicampeão brasileiro pelos cariocas (2021 e 2022), tendo cumprido 71 jogos de 2020 a 2022, 31 deles no último ano.
Antigo futebolista do Clube da Luz foi a jogo no sábado e teve oportunidade de ouro desperdiçada no duelo válido para a última jornada da Ligue 1
|
No passado sábado, o PSG recebeu o Auxerre no Parc des Prince, na partida que iria confirmar o festejo do título francês. O emblema da capital já se tinha sagrado campeão há quase um mês, porém, a taça só foi entregue na noite de ontem. Gonçalo Ramos saltou do banco para ajudar na vitória por 3-1, mas assustou os companheiros ao falhar um penálti.
O antigo futebolista do Benfica entrou em campo aos 74 minutos, quando substituiu Ousmané Dembélé. O PSG já se encontrava na frente do marcador e 6 minutos depois, o ponta de lança teve a oportunidade de aumentar a vantagem dos parisienses, mas o guarda-redes adversário conseguiu impedir o internacional português, que tem um novo admirador.
Os visitantes começaram na frente do marcador, após uma jogada rápida por Sinayoko, que fintou Pacho sem tocar na bola e rematou em hipóteses para Gianluigi Donnarruma. Os donos da casa tentaram de várias maneiras empatar o jogo ainda na primeira parte, mas acabaram por ir para o balneário em desvantagem.
15 minutos após o intervalo, Kvicha Kvaratskhelia marcou o primeiro tento na partida com um grande remate de fora da área. Deste modo, Luis Enrique decidiu mudar algumas peças para reverter o placard. As alterações deram efeito imediato, com Marquinhos marcar o 2-1 para a equipa da casa. O marcador ainda veria mais uma mudança no último minuto, com Kvaratskhelia novamente.
Os festejos foram valiosos para os parisienses, mas curtos. O PSG tem ainda mais dois jogos na época 2024/25 antes do início do Mundial de Clubes. A equipa de João Neves e Gonçalo Ramos vai enfrentar o Reims na final da Coupe de France, no próximo fim de semana, e terá a final da Liga dos Campeões daqui a duas semanas.
Clube da Luz garantiu a segunda posição do campeonato nacional, mas terá de disputar a fase de qualificação da UEFA Champions League
|
O segundo lugar da Liga Portugal Betclic rendeu ao Benfica uma vaga para a qualificação da Liga dos Campeões. Contudo, a equipa de Bruno Lage ainda não está garantida na competição e vai ter de bater dois adversários de forma a marcar presença, oficialmente, na liga milionária. Este fator garante um ciclo infernal para as águias, tendo em conta o Mundial de Clubes.
Os primeiros passos dos encarnados na competição estão agendados para o dia 5/6 de agosto, com a data final a depender do sorteio que será realizado pela UEFA. O Benfica não tem nenhum jogo marcado para esses dias, porém, a época das águias ainda não acabou e pode durar até o dia 13 de julho, caso avancem no Mundial de Clubes, ou seja, quase 20 dias antes das partidas mais importantes da próxima temporada.
Assim sendo, o período de descanso para o plantel do Benfica passa a estar mais reduzido, existindo a possibilidade de não existirem assim tantos dias para férias, tendo em conta que é necessário haver a fase da pré-época. Deste modo, o Glorioso terá de organizar bem o calendário desportivo da próxima temporada se avançar fases neste torneio inédito da FIFA.
Como se não bastasse a confusão no início de agosto com duas eliminatórias a serem disputadas, as águias ainda vai ter de disputar a Supertaça Cândido de Oliveira, contra o Sporting, que vai acontecer no primeiro fim de semana de agosto, isto é, dia 2 ou 3, a depender do data sorteada para os jogos referentes às Liga dos Campeões.
Deste modo, o Benfica prepara-se para a final da Taça de Portugal no Estádio do Jamor, para tentar apagar a memória recente dos Benfiquistas em relação ao desgosto sentido referente ao Campeonato Nacional. Após a decisão do próximo domingo, 18 de maio, as águias mudam o foco para o continente americano, onde vão tentar buscar um titulo inédito para o Clube.
Jogador leonino deixou uma 'bicada' ao capitão encarnado, mantendo o pensamento no Benfica mesmo na hora de celebrar o 21.º título dos leões
|
O Benfica continua nas cabeças dos jogadores do Sporting. Mesmo com o 21.º título conquistado, Geovany Quenda decidiu dar protagonismo a Otamendi na festa leonina, em pleno relvado de Alvalade, que é um dos campeões mundiais do plantel encarnado, ao deixar uma provocação, que gerou rebuliço nas redes sociais.
O extremo português chegou ao relvado do reduto dos verdes e brancos com uma tarja, ao redor do pescoço, com a frase de Ricardo Esgaio, que valeu um vermelho para o defesa do Sporting, no final do Dérbi contra o Benfica, no Estádio da Luz: "Falas muito. Chupa c******". Recorde-se que, essa frase foi dita exatamente ao capitão das águias, Nicolás Otamendi.
Com essas palavras, Ricardo Esgaio acabou por ficar de fora das contas de Rui Borges para o último jogo do Campeonato frente ao Vitória de Guimarães. Além do duelo da Liga, o defesa, também, vai falhar a final da Taça de Portugal diante do Benfica. Um encontro que vai acontecer no Estádio Nacional do Jamor. Apesar da provocação, é certo que Otamendi não deverá ter ficado 'ferido' tendo em conta o currículo vasto que detém em comparação com o de Quenda.
Recorde-se que, relativamente ao futuro do capitão do Benfica, existem boas notícias. A imprensa internacional garante que Rui Costa está em negociações com o camisola 30, pelo que Otamendi está cada vez mais perto de continuar a envergar o Manto Sagrado. Refira-se que, a época do central argentino tem sido de estrela, face aos números individuais que não deixam margem para dúvida.
Na presente temporada desportiva, com a camisola do Benfica, Nicolás Otamendi – atualmente avaliado em 1 milhão de euros – marcou presença em 49 encontros: 31 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, três na Taça da Liga e três na Taça de Portugal. Nos 4.325 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atleta de 37 anos marcou sete golos (Gil Vicente, Estrela da Amadora, Moreirense, Barcelona, Porto, AVS e Estoril) e fez três assistências.