Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

REGRESSO DE DI MARÍA NÃO É CASO ÚNICO NA HISTÓRIA DO BENFICA! CRAQUE ARGENTINO SEGUE AS PISADAS DE OUTRAS LENDAS DO CLUBE DA LUZ

Saiba o que o extremo tem em comum com antigas glórias dos encarnados

Glorioso 1904
Glorioso 1904

  |

Icon Comentário0

Caso Di María assine mesmo pelo Benfica, como tudo indica, será um dos mais celebrados regressos de um jogador de top mundial ao Clube da Luz. Há, aliás, poucos casos de estrangeiros que representaram as águias, saíram e voltaram ao Glorioso.


O primeiro grande jogador a sair da Catedral e a regressar foi José Carlos Nepomuceno Mozer. O defesa brasileiro chegou à Luz no verão de 1987, ainda com 26 anos, vindo do poderoso Flamengo, onde ganhara dois Campeonatos Cariocas (1981 e 1986), dois Campeonatos Brasileiros (1982 e 1983), uma Taça dos Libertadores (1981) e uma Taça Intercontinental (1981).


Mozer ganharia, no Benfica, apenas um Campeonato Nacional (1988/1989), tendo sido finalista vencido da Taça dos Campeões Europeus (perdida para o PSV em 1987/1988) e da Taça de Portugal (derrotado pelo Belenenses em 1988/1989). Saiu em 1989 para o Marselha, onde esteve três anos, tendo sido tricampeão de França (1990, 1991 e 1992), além de finalista vencido da Taça dos Campeões (1990/1991) e da Taça de França (1990/1991).


Regressou ao Glorioso no verão de 1992, tendo vencido um Campeonato Nacional (1993/1994) e uma Taça de Portugal (1992/1993), jogando, entre outros, ao lado de João Vieira Pinto, Mostovoi, Isaías, Rui Costa, Rui Águas, Futre, Vítor Paneira, Kulkov, Paulo Sousa, Schwarz, Preud’homme, Paulo Bento ou Caniggia.

A seguir a Mozer aparecem dois jogadores quase gémeos no percurso que tiveram na Europa: Valdo Cândido Filho e Ricardo Gomes Raymundo. Ambos chegaram ao Benfica no início do verão de 1988. O primeiro do Grêmio de Porto Alegre, o segundo do Fluminense.


Ambos ganharam, entre 1988 e 1991, dois Campeonatos Nacionais (1988/1989 e 1990/1991) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (1989) pelo Benfica, tendo perdido a final da Taça dos Campeões Europeus de 1989/1990 (Milan, 0-1).

No verão de 1991 assinaram ambos pelo PSG. Representaram a equipa de Paris até 1995, tendo vencido uma Liga (1993/1994), duas Taças de França (1992/1993 e 1994/1995) e uma Taça da Liga (1994/1995).

Regressaram ao Benfica no verão de 1995. Ricardo Gomes ficou apenas uma época, tendo vencido apenas a Taça de Portugal (1995/1996). Valdo ficou duas temporadas e ganhou a mesma Taça de Portugal.

É este o percurso que Di María está perto de completar: juntar-se a Mozer, Ricardo Gomes e Valdo como os mais famosos regressos de jogadores estrangeiros ao Benfica.

Di María – avaliado em 8 milhões de euros – contou com 40 jogos, oito golos e sete assistências, esta temporada pela Juventus.

Pelo Glorioso alinhou, entre 2007 a 2010, em 124 jogos, apontando 15 tentos de águia ao peito.


Futebol

Craque com 20 golos pelo Benfica foi aposta no Dérbi e fez baliza 'tremer'

Atleta da formação não foi titular, mas chegou a tempo de contribuir no jogo deste sábado, fazendo mira mal entrou em campo

Jogador da formação do Benfica saiu vitorioso e foi por um 'triz' que não somou um golo
Jogador da formação do Benfica saiu vitorioso e foi por um 'triz' que não somou um golo

  |

Icon Comentário0

Este sábado, dia 21 de setembro, apesar de só ter pisado o relvado na segunda parte, João Félix esteve presente no dérbi londrino entre o Chelsea e o West Ham. O remate do antigo jogador do Benfica não foi certeiro, mas o triunfo dos blues ficou garantido por três bolas a zero


 Nico Jackson aproveitou para abrir ao marcador, logo aos 4 minutos, começando a partida com vantagem para o Chelsea. Cole Palmer quis mais e, aos 11’, dilatou a vantagem dos blues. Ainda com ‘sede’ de vitória, Nico Jackson fez o bis, aos 16’. Do lado do West Ham, poucas foram as ameaças de perigo, apenas destacando-se uma de Jarrod Bowen aos 24’. João Félix entrou no segundo tempo e ainda tentou atirar, mas a bola foi ao lado.


Os anfitriões ainda tentaram ir em busca do resultado, mas sem sucesso — no último lance do jogo até foram os blues a ameaçar novo golo, mas João Félix falhou o alvo (90+4') —, somando o terceiro jogo sem vitórias (duas derrotas e um empate). Já o Chelsea subiu ao segundo lugar da tabela.


Na presente época, o avançado português já disputou três partidas, tendo inclusive marcado um golo na estreia com a camisola dos blues. Na temporada 2023/24, ao serviço do Barcelona, João Félix - avaliado em 30 milhões de euros - realizou 44 encontros: 30 na La Liga, nove na Liga dos Campeões, três na Copa do Rey e dois na Supertaça. Nos 2.143 minutos que disputou, o internacional português apontou 10 golos e fez seis assistências.


Com a camisola do Benfica, João Félix realizou 43 partidas, nas quais apontou 20 finalizações certeiras e fez oito assistências, tendo conquistado o Campeonato Nacional (2018/19). O avançado haveria de rumar ao Atlético de Madrid e render aos cofres das águias uma verba recorde, 127 milhões de euros.


Futebol

Inédito! Antigo treinador do Benfica 'amuou' e falhou conferência de imprensa

Técnico que comandou as águias não levou a melhor do seu último adversário e teve uma atitude que gerou bastante controvérsia após o duelo

Antigo treinador do Benfica falhou conferência de imprensa após ter sido derrotado
Antigo treinador do Benfica falhou conferência de imprensa após ter sido derrotado

  |

Icon Comentário0

Mesmo a jogar em casa, o Fenerbahçe não conseguiu 'alegrias' frente ao Galatasaray, este sábado, dia 21 de setembro. O emblema de José Mourinho ainda 'tentou' o marcador, mas acabou por perder a três bolas a uma. Após a partida, o antigo treinador do Benfica protagonizou uma atitude, um quanto, diga-se, 'atípica'.


Após soar o apito final, os campeões em título provocaram, através das suas redes sociais, o treinador português que, ao ver-se confrontado com essa situação na zona habitual das entrevistas rápidas, decidiu não marcar presença na conferência de imprensa que se realiza após o final da partida.


Porém, antes disso, José Mourinho comentou o jogo, explicando que foi mais demérito da sua equipa do que propriamente qualidade do adversário: “Vai ser visto como uma resposta estúpida, mas eles ganharam porque marcaram mais golos do que nós. Começámos o jogo depressa, dominámos, mas isso não interessa”, começou por dizer o ‘Special One’.


“Depois do 3-1 arriscámos tudo, mas não interessa. Não importa quantos golos falhámos. Só convertemos em golo o nosso remate da marca de grande penalidade. Eles ganharam porque marcaram mais golos”, explicou, antes de realçar alguns jogadores. “Amrabat esteve muito bem na segunda parte. Jogou muito bem, deu a fluidez que faltou na primeira parte. Irfan e En-Nesyri também deram o seu melhor. En-Nesyri teve as suas oportunidades, mas não conseguiu marcar. Não posso aceitar culpar os substitutos”, terminou Mourinho.


“O adversário marcou em dois lances de bola parada, a culpa não é deles, é nossa"

Vale relembrar, também, que José Mourinho esteve no comando técnico do Benfica durante uma única época, em 2000/2001, onde, em 11 jogos, conquistou seis vitórias. O timoneiro português passou ainda pelo rival do Norte, Porto, antes de rumar a aventuras europeias, como o Chelsea, Inter, Real Madrid, Manchester United, Tottenham e a Roma, esta a mais recente, acabando mal, uma vez que o 'Special One' foi despedido, após resultados menos positivos da turma romana.


Futebol

Alerta, Benfica! Di María pode fazer história na Champions, mas tem concorrência ferroz

Camisola 11 dos encarnados, recorde-se, descobriu Alexander Bah no primeiro tento das águias contra o Estrela Vermelha

Di María foi titular no encontro do Benfica na Champions
Di María foi titular no encontro do Benfica na Champions

  |

Icon Comentário0

Ángel Di María, que foi eleito o Man Of The Match contra o Estrela Vermelha, esteve perto de fazer história na Liga dos Campeões. O camisola 11, que esteve envolvido no primeiro golo do Benfica, mas que não fez qualquer assistência, ficou perto do recorde de Messi e Cristiano Ronaldo, que são uma 'concorrência' feroz para o craque.


Com 39 passes para golo na Liga dos Campeões, Di María é o terceiro jogador com mais assistências da história da prova. Lionel Messi, com 40, e Cristiano Ronaldo, com 42, lideram este ranking, sendo que o jogador do Benfica terá, pelo menos, mais sete oportunidades para chegar ao topo desta lista.


No final do Estrela Vermelha – Benfica, Di María mostrou-se satisfeito com o resultado: "Sabíamos que iria ser difícil, mas creio que fizemos um grande jogo, preparámos muito bem este jogo e sabíamos que poderíamos sofrer em algum momento e sofremos perto do final, mas estivemos juntos, mais juntos do que nunca e resultou. O importante é a equipa e as pessoas que viajaram até aqui para nos apoiarem, estarem connosco desta maneira, espero que se mantenha assim até final do ano".


"Mais felizes do que no passado? Estamos a trabalhar como antes, a dar tudo, penso que antes rematávamos à baliza e não entrava e agora entra de qualquer maneira, penso que essa será a diferença. Mas começámos bem com o treinador, fizemos dois bons jogos e oxalá as coisas se mantenham assim. Lamentavelmente sofremos dois golos e não queríamos", concluiu Di María.

Na presente época, Ángel Di María já contabiliza cinco embates, somando um remate certeiro, nos 275 minutos disputados. O craque regressou ao Clube da Luz na temporada passada e realizou 48 duelos: 28 no Campeonato Nacional, cinco na Liga dos Campeões, cinco na Liga Europa, cinco na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.984 minutos que disputou, o futebolista somou 17 golos e 13 assistências.


Ao todo, com a camisola do Benfica, Di María – avaliado em 3 milhões de euros – contabiliza 178 partidas, nas quais apontou 33 golos e fez 38 assistências, tendo conquistado um Campeonato Nacional (2009/10) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2023/24).


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Com Amdouni 'à espreita', Lage 'abre o jogo' e deixa 'recado' ao plantel do Benfica
Futebol

Com Amdouni 'à espreita', Lage 'abre o jogo' e deixa 'recado' ao plantel do Benfica

 

Icon Comentário0
Estrela da formação do Benfica 'carrega' equipa às costas e deixa adversário a 'comer pó'
Futebol

Estrela da formação do Benfica 'carrega' equipa às costas e deixa adversário a 'comer pó'

 

Icon Comentário0
Reforço milionário do Benfica 'abre o coração': "Estou a passar por momentos difíceis"
Futebol

Reforço milionário do Benfica 'abre o coração': "Estou a passar por momentos difíceis"

 

Icon Comentário0