Modalidades
Exclusivo Glorioso 1904 – Rui Costa segue com renovação de extremo do Benfica
15 Dez 2025 | 15:31
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Basquetebol
03 Jul 2025 | 18:23 |
É oficial: José Barbosa não vai continuar a envergar a camisola do Benfica. Depois de vencer o Campeonato Nacional de águia ao peito, o base português, do plantel de basquetebol, revelou que esta saída acontece devido a motivos pessoais, não esquecendo a dificuldade que será deixar o emblema da Luz.
"Estou a tirar uma pós-graduação, entre outras coisas, e tenho vindo a preparar o futuro. Não sei se estou preparado para deixar de jogar por completo, porque a saída do Benfica é por motivos pessoais e não profissionais. A minha vontade desportiva, e a do Clube também, seria eu continuar, mas, por motivos pessoais, isso não vai ser possível", começou por revelar o jogador de 34 anos.
José Barbosa: "A saída do Benfica é por motivos pessoais e não profissionais"
Em declarações à BTV, José Barbosa ainda recordou os inícios no Benfica "Grandeza, acima de tudo. Para alguém que vem de Oliveira de Azeméis, onde a mentalidade é competitiva e vencedora, mas, como é óbvio, a dimensão é mais pequena... Chegar ao Benfica, e tudo o que se vê à volta, desde o estacionar do carro até ao caminhar até ao estádio, a apresentação, conhecer pessoas, encontrar pessoas de renome, tudo isso, é uma grandeza".
Relativamente à última temporada, o base do Benfica abordou toda a caminhada até à conquista do tetracampeonato: "Já todos os jogadores tiveram a oportunidade de explicar que, de facto, foi uma época única, singular, no sentido em que as lesões foram inúmeras. Nunca conseguimos uma semana de treinos normal para a equipa evoluir, para criar dinâmicas, para definir, porque essas coisas também contam no final do Campeonato, quem é que assume os momentos de decisão, quem é o líder balneário. Todas essas pequenas coisas, a meu ver, contam no final para decidir quem é o campeão"
"Nesse sentido, acho que a época foi muito atípica, e penso que não é qualquer equipa que consegue atingir o que nós atingimos nos play-offs. Daí ainda dar mais mérito à conquista, não só por essas adversidades, pois claro, mas, termos sido campeões no Dragão, que é sempre um jogo difícil, pela forma como foi, dá outro sabor", completou José Barbosa, em tom de despedida do Benfica.
Confira a entrevista de despedida de José Barbosa:
Encarnados realizaram exibição impressionante no Minho e continuam no primeiro lugar, aumentando a distância para os rivais
28 Dez 2025 | 12:54 |
O basquetebol do Benfica foi, este domingo, 28 de dezembro, vencer ao reduto do Braga, por 87– 63. Em jogo relativo à nona jornada da Liga Betclic, os comandados de Norberto Alves triunfaram com toda a justiça e mantiveram o registo 100% vitorioso no Campeonato Nacional.
Após o triunfo na Supertaça, frente ao Porto, os encarnados queriam vingar o desaire diante do Braga na Taça de Portugal e foi exatamente isso que aconteceu. As águias dominaram a partida do início ao fim e somaram mais dois importantes pontos na competição interna.
No capítulo individual, Daniel Relvão foi o melhor marcador do Benfica, com 15 pontos. Justice Sueing (11 pontos), Aaron Broussard (9), Eugene Crandall (9) e Koby Mcewen (8) também estiveram a bom nível. Do lado do Braga, Broderick Robinson e Ricardo Monteiro, com 15 e 14 pontos, realizaram boas exibições.
Com esta vitória – a 12.ª em 18 jogos na presente temporada –, o basquetebol do Benfica segue na liderança da Liga Betclic. A turma de Norberto Alves soma 16 pontos em oito encontros (oito triunfos). O Sporting é segundo (14 pontos em oito jogos), a Ovarense em terceiro (14 pontos em oito partidas) e a Oliveirense em quarto (13 pontos em oito encontros).
O basquetebol do Benfica volta a entrar em ação apenas em 2026. A turma de Norberto Alves tem encontro agendado com o Esgueira no dia 3 de janeiro, às 15h00, no Pavilhão da Luz. A partida diz respeito à 10.ª jornada do Campeonato Nacional e apenas a vitória interessa aos encarnados.
Presidente do Clube da Luz prepara prolongamento de contrato de técnico que tem dado bastantes alegrias aos adeptos das águias
23 Dez 2025 | 03:00 |
O Benfica já iniciou o planeamento da próxima época e a continuidade da equipa técnica de basquetebol é prioritária. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso Jornal dá conta da intenção da Direção liderada por Rui Costa, que pretende oferecer a renovação de contrato a Norberto Alves. O treinador tem o voto de confiança total da estrutura para continuar o projeto vencedor no Pavilhão da Luz.
A recente conquista da Supertaça Mário Saldanha, diante do Porto, reforçou, ainda mais, esta vontade diretiva. O triunfo expressivo, por 91-65, em Coimbra, foi mais uma demonstração de força do técnico. Este troféu juntou-se a muitos outros que o timoneiro já colocou no museu, consolidando o seu estatuto na modalidade.
Fontes próximas do processo garantem que as negociações deverão decorrer sem grandes entraves. Existe um otimismo generalizado quanto ao desfecho rápido das conversações entre as partes envolvidas. A sintonia é total e o desejo de prolongar o vínculo laboral é mútuo, antevendo-se fumo branco muito brevemente.
Os responsáveis encarnados olham para o experiente orientador como a pessoa certa para o futuro. O objetivo passa por manter a hegemonia no plano interno e dar passos seguros nas competições europeias. A aposta na estabilidade é vista como fundamental para a manutenção do domínio das águias.
Desde que assumiu o comando técnico do Benfica, Norberto Alves – de 57 anos – realizou 227 jogos no total. Nos duelos em que liderou a equipa a partir do banco de suplentes, o treinador somou 175 vitórias e averbou 52 derrotas, enriquecendo o palmarés com vários títulos, nomeadamente quatro Campeonatos Nacionais.
Na tarde deste domingo, 21 de dezembro, o Clube da Luz voltou a puxar dos galões frente a um rival direto e conquistou o primeiro torféu da época
21 Dez 2025 | 17:18 |
A equipa de basquetebol do Benfica conquistou este domingo, 21 de dezembro, a Supertaça Mário Saldanha, ao derrotar o Porto por 91-65. A partida entre águias e dragões decorreu no Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia.
Aaron Broussard, Justice Sueing, Geno Crandall, Aleksander Dziewa e Makram Ben Romdhane foram as apostas iniciais apresentadas por Norberto Alves. O triunfo dilatado diante dos dragões permitiu ao Clube da Luz deixar para trás a eliminação da Taça de Portugal, frente ao Braga, bem como o adeus à Liga dos Campeões de basquetebol.
Apesar de se tratar de um rival direto na conquista dos títulos nacionais, a verdade é que o Benfica nunca perdeu o controlo do encontro desde o minuto inicial, assumindo a liderança sem dar margem de manobra aos dragões. No final do primeiro quarto, as águias já venciam por 31-18.
No segundo quarto, o Porto entrou mais eficaz, mas, com o passar dos minutos, o Benfica voltou a gerir as despesas do encontro e continuou a cimentar a sua vantagem, indo para o intervalo a liderar por 46-36. No terceiro quarto, os pupilos de Norberto Alves puxaram dos galões e terminaram o parcial com uma diferença de 20 pontos (68-48).
No último parcial, o Clube da Luz continuou sem facilitar e impôs mais uma derrota ao rival direto, ao vencer por 91-65. O Benfica festeja, assim, a conquista da Supertaça Mário Saldanha, levantando o primeiro troféu da temporada de basquetebol. O próximo compromisso do Glorioso está agendado para o dia 28 de dezembro, na visita ao reduto do Braga.
Exclusivo Glorioso 1904 – Rui Costa segue com renovação de extremo do Benfica
15 Dez 2025 | 15:31