Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirClube
|
0Depois da entrevista polémica de Luís Mendes ao jornal Record, em que se ‘atiraram’ acusações graves a Rui Costa e à sua direção, o antigo vice-presidente do Benfica não apareceu na mais recente Assembleia Geral, que decorreu na passada sexta-feira. Ao que consta, o mesmo foi, inclusive, aconselhado para não esta presente.
"No lugar dele, eu não ia. Não é preciso agitar. Já há um movimento que a agita as AGs o suficiente. Falo do Movimento Servir o Benfica", vincou Bruno Costa Carvalho. Pedro Brinca diz que a presença de Luís Mendes na AG poderia "agitar" a reunião, enquanto Gaspar Ramos prefere não se imiscuir nesse tema: "Cada um terá de gerir as suas atitudes."
De recordar que nessa mesma entrevista Luís Mendes revelou um caso de concorrência desleal em que o Sporting era o grande beneficiado. O antigo responsável pelas finanças do Clube da Luz afirmou que, desde que os leões renegociaram uma dívida com uma entidade bancária, ainda não pagaram nada.
“Há dias tive conhecimento, por exemplo, que o Sporting renegociou uma dívida com um banco e desde essa renegociação não voltou a pagar rigorosamente nada ao banco. E nós não temos controlo económico, o qual tem de haver. Para já é um problema do banco, mas também é um problema do Benfica. E é um problema do Benfica porquê? Porque está a concorrer em pé de desigualdade com alguém”, revelou Luís Mendes.
“Acha normal numa indústria que se quer competitiva, equitativa, que haja entidades que estejam a ter benefícios nesta matéria? Onde é que o controlo económico da Liga está a funcionar e está a atuar para não permitir que aconteçam essas situações?”, defendeu Luís Mendes.
Massa associativa do Clube da Luz, recorde-se, reuniu-se novamente na passada sexta-feira, 27 de setembro, no Pavilhão Fidelidade
|
0José Pereira da Costa assumiu a presidência da Mesa da Assembleia Geral do Benfica depois da demissão, recorde-se, de Fernando Seara, há uma semana. Na passada sexta-feira, os Sócios voltaram a reunir e o presidente revelou a vontade de passar as AGs para os sábados, dado que muita da massa associativa dos encarnados vem de longe.
Apesar da reunião de ontem se ter realizado a uma sexta-feira, José Pereira da Costa veio logo esclarecer que assim aconteceu apenas porque já estava marcada pelo seu antecessor. De resto, até o Benfica já tinha anunciado a intenção de prosseguir a Assembleia Geral para discutir os Estatutos num sábado.
Outro dos tópicos em cima da mesa, foi o Relatório e Contas do Clube da Luz, que seguiu para votação. Os 1,129 associados expressaram o seu direito de voto e reprovaram o documento referente à temporada transata (2023/24), com 53,63% de votos contra e 46,37% a favor.
Em reação a isto, o Presidente Rui Costa acabou por deixar um apelo aos Sócios relativamente à Assembleia Geral. "Resta-me manifestar o desejo de que possamos debater nesta Assembleia com a elevação que o Benfica nos exige. Não podemos, nem devemos, estar sempre de acordo em todos os temas. Mas é da discussão, com respeito mútuo, que se engrandece o Benfica", concluiu Rui Costa.
De destacar que, a reunião magna, que decorreu no Pavilhão Fidelidade, acabou por ser conduzida pelo novo presidente da Mesa, José Pereira da Costa. Recorde-se que, na última Assembleia Geral Fernando Seara pediu a demissão.
Massa associativa voltou a reunir-se no Pavilhão Fidelidade, na passada sexta-feira, e o lugar de alguns deu que falar
|
0Menos de uma semana depois, os Sócios do Benfica voltaram a reunir-se em mais Assembleia Geral, na passada sexta-feira. Além de chumbarem o Relatório e Contas dos encarnados, os Sócios protagonizaram um momento de ‘tensão’ com Nuno Costa, chefe do gabinete de Rui Costa, e o lugar onde este se sentou.
"Sé é sócio então que se sente no mesmo sítio onde se sentam todos"
“Sé é sócio então que se sente no mesmo sítio onde se sentam todos os outros sócios e não atrás dos elementos da Direção”, ouviu-se numa das intervenções mais intensas e que suscitou bastantes aplausos. Estes rapidamente originaram uma clara manifestação da plateia.
Ainda em assembleia de trabalhos, os associados abordaram o ponto de situação relativamente ao processo contra Luís Filipe Vieira, tendo como finalidade a sua expulsão. A mesa da Assembleia Geral, com um novo presidente à cabeça, José Pereira da Costa, viu-se sem mãos a medir com os inúmeros pedidos de esclarecimento sobre o assunto, mas não houve quaisquer novidades ou pormenores sobre este.
Sobre o ‘chumbo’ dos Sócios, em reação ao resultado apresentado no Relatório e Contas, Rui Costa garantiu que "embora tenha a sua justificação, não voltará a acontecer". "Um resultado que não é bom, que não queremos que se repita, que embora tenha a sua justificação não voltará a acontecer", atirou o Presidente das águias.
Recorde-se que, os associados do Clube foram chamados a votar o Relatório de Gestão e Contas do último exercício, em que o Benfica apresentou 21,1 milhões de euros de resultado líquido negativo, representando um decréscimo de 23,4 milhões face ao período homólogo anterior.
Candidato à presidência do Clube da Luz marcou presença na Assembleia Geral, que decorreu na passada sexta-feira
|
0João Diogo Manteigas marcou presença na Assembleia Geral do Benfica, que decorreu na passada sexta-feira, no Pavilhão Fidelidade. O candidato à presidência do Clube acabou por pedir a Rui Costa uma reação energética contra Pedro Proença, apontando a mira ao Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
"Meu Caro, gostaria de lhe passar a seguinte mensagem prévia. É aqui na nossa casa que o Presidente do Benfica deve ser chamado à atenção. São nestas assembleias que os sócios lhe exigem respostas. Nas últimas duas semanas, V/ Exa. foi atacado cobardemente duas vezes fora desta casa. Desafio-o a pegar no telefone para dizer a esses 2 sócios para virem falar aqui à nossa frente! V/ Exa. terá oportunidade para responder à altura", disse João Diogo Manteigas, referindo-se, presumivelmente, a Luís Filipe Vieira e a Luís Mendes.
"Diga a esse pseudo-benfiquista que o futebol em Portugal vale zero sem o Benfica"
"Por outro lado, permita-me dizer-lhe o seguinte. O Presidente do Benfica não recebe recados do Presidente da liga ou de um potencial candidato à federação! Diga a esse pseudo-benfiquista que o futebol em Portugal vale zero sem o Benfica! Exija a reformulação dos quadros competitivos e a redução do número de clubes. Aproveite para lhe pedir de volta a águia de ouro atribuída este ano e despeça todos os trabalhadores do Benfica que estão a promover a ida desse senhor para a federação! Não há centralização sem o Benfica! Pressione o poder político para alterar essa lei e para revogar o cartão do adepto. Defenda o Benfica contra quem nos quer fazer mal. V/ Exa. é o Presidente do Sport Lisboa e Benfica! Não ceda! Lidere!", atirou o Benfiquista, que apontou a mira a Pedro Proença.
"Por fim, peço-lhe que me responda com transparência quanto às contas do Benfica: Quanto é que gastamos por cada modalidade? Quem são os 5 maiores fornecedores e quanto ganharam no último ano? Existe uma deterioração de 7.7 milhões de euros do ativo corrente e passivo corrente! O clube está a perder dinheiro e valor. Como irá resolver esta situação no curto prazo? Sejam transparentes com os sócios!", concluiu João Diogo Manteigas.