
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Benfica e Tirsense têm encontro marcado esta quarta-feira, dia 9 de abril, na primeira mão da meia-final da Taça de Portugal, ocasião que motivou o Mais Futebol a entrevistar Marcelo Cipriano, avançado brasileiro que jogou na Luz em 1995/96 e que nas duas épocas anteriores havia representado, precisamente, o emblema de Santo Tirso.
Marcelo Cipriano: "Paulo Bento? Mais cedo ou mais tarde, pode treinar o Benfica ou voltar ao Sporting"
A dada altura, enquanto recordava alguns dos colegas com os quais se cruzou, o antigo jogador, agora com 55 anos, falou em Paulo Bento e destacou, até, que o treinador tem condições para voltar a orientar um clube português no futuro, mais concretamente o Benfica.
"Era evidente que daria treinador, pelo conhecimento e a intensidade da análise. Ele estava sempre a assistir a jogos. Sempre viveu o futebol com plena paixão, era um treinador dentro do campo. Creio que, em breve, vai regressar a Portugal. Mais cedo ou mais tarde, pode treinar o Benfica ou voltar ao Sporting", fez notar.
Marcelo, também nesta conversa, falou sobre um outro jogador que passou pela Luz, João Vieira Pinto, e mostrou-se orgulhoso por com ele ter feito dupla: "Sempre foi um craque, mas eu ajudava a desgastar as defesas. Curiosamente, com o Jardel [no Sporting] foi ao contrário, porque era o João a assumir a tarefa de abrir espaços. O João era dotado de um talento enorme, pensava rápido e decidia bem".
Marcelo Cipriano, recorde-se, chegou aos 13 golos nos 39 jogos que realizou de águia ao peito. No currículo somou passagens por emblemas como Alavés, Sheffield United e Birmingham City, antes mesmo de encerrar a carreira como futebolista na Académica, em 2004.
Jogador importante para Bruno Lage tem feito exibições de grande nível e tem, por isso, chamado à atenção de clubes com grande poderio financeiro
|
A temporada de Vangelis Pavlidis tem sido verdadeiramente notável e está a atrair a atenção de gigantes do futebol europeu. Com 17 golos em igual número de jogos recentes, o avançado grego do Benfica tornou-se um dos protagonistas do ataque encarnado e isso faz, naturalmente, com que atraia a atenções de tubarões europeus, lista essa que acaba de aumentar.
De acordo com o jornal 'Record', o internacional grego está a ser avaliado por clubes como Barcelona, Atlético Madrid, Chelsea e Newcastle, todos eles com ambições na Liga dos Campeões e que, também por isso, procuram aumentar a lista de opções para a frente de ataque. Assim, o camisola 14 das águias, que tem sido amplamente elogiado, já vai surgindo como uma opção.
Apesar do interesse crescente, a SAD do Benfica mantém-se firme na sua posição: quem quiser levar Pavlidis terá de pagar a cláusula de rescisão de 100 milhões de euros. A Direção encarnada acredita ter finalmente encontrado o sucessor ideal de Gonçalo Ramos, depois de várias tentativas que não surtiram o efeito desejado. Tengstedt, Marcos Leonardo e até Arthur Cabral não se mostraram capazes de ter o impacto necessário e até o jogador grego precisou de algum tempo para se afirmar.
O impacto do avançado, no entanto, não se limita às competições internas. Na Liga dos Campeões, os seus sete golos fizeram eco pelo continente, com especial destaque o desempenho frente ao Barcelona, na emocionante vitória por 5-4. Foi precisamente neste duelo europeu que os catalães perceberam de perto a ameaça que Pavlidis representa, podendo este ser um eventual substituto para Robert Lewandowski.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Vangelis Pavlidis – atualmente avaliado em 28 milhões de euros – marcou presença em 46 encontros: 28 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. O ponta-de-lança dos vermelhos e brancos apontou 24 golos, somando ainda nove assistências, nos 2.961 minutos disputados dentro das quatro linhas.
Encarnados defrontam o Tirsense esta quarta-feira, mas continuam atentos ao que se passa no campeonato nacional, com boas notícias a surgirem entretanto
|
O Arouca prepara-se para um dos desafios mais exigentes da temporada, com uma viagem agendada ao Estádio da Luz no próximo domingo, para enfrentar o líder do campeonato, o Benfica. A tarefa já seria naturalmente complicada, mas torna-se ainda mais difícil face ao contexto atual da equipa: o técnico Vasco Seabra tem ao seu dispor apenas dois terços do plantel, devido a um total de nove indisponibilidades.
Entre as baixas mais significativas estão as de David Simão e Tiago Esgaio, que, devido a lesões graves, estão afastados dos relvados até ao final da época. Galovic também está fora das opções, juntando-se ao grupo de indisponíveis que continua a crescer. Para o confronto com o Benfica, Vasco Seabra não poderá contar, ainda, com Chico Lamba, que irá cumprir um jogo de suspensão após acumular cinco cartões amarelos, nem com Henrique Araújo, impedido de jogar por se encontrar emprestado pelos próprios encarnados.
Chico Lamba, peça-chave na defesa arouquense esta temporada, tem sido um dos jogadores mais utilizados desde a sua chegada proveniente do Sporting, pelo que a sua ausência representa uma dor de cabeça para o treinador. Por outro lado, indisponibilidade de Henrique Araújo, avançado com potencial para causar desequilíbrios na frente de ataque, também deverá reduzir a capacidade ofensiva deste emblema.
A incerteza mantém-se relativamente a outros quatro jogadores que estão em fase de recuperação física: Weverson, Matias Rocha, Pablo Gozálbez e Dylan Nandín. Caso não fiquem aptos a tempo, Vasco Seabra poderá ter de recorrer a soluções alternativas ou até a lançar jogadores menos experientes. Com a manutenção na Liga ainda por assegurar, o Arouca atravessa uma fase crítica e precisa de somar pontos urgentemente.
O Benfica, vale lembrar, ascendeu à primeira posição do campeonato nacional depois do triunfo por 4-1 sobre o Porto e, simultaneamente, do empate a um golo entre Sporting e Braga. Os encarnados somam agora 68 pontos, mais dois do que os leões, que se encontram no segundo lugar, mas esta quarta-feira o foco está na Taça de Portugal, com o embate agendado diante do Tirsense, em Barcelos.
Jogador que deverá voltar a somar minutos esta quarta-feira recorreu às redes sociais pouco tempo antes do encontro e dirigiu-se aos adeptos
|
Florentino Luís lançou, através das redes sociais, o jogo do Benfica agendado para esta quarta-feira, 9 de abril, diante do Tirsense e a contar para a primeira mão da meia-final da Taça de Portugal. O médio optou por deixar uma mensagem clara aos Adeptos.
"Queremos muito chegar ao Jamor. Totalmente focados e preparados para o jogo de amanhã. Seguimos", escreveu o jogador, de 25 anos, que, ao que tudo indica, deverá ser opção de início para Bruno Lage, apesar das várias mexidas que já são esperadas.
Recorde-se que Bruno Lage não vai poder contar com Manu Silva, Alexander Bah e Renato Sanches, dado que continuam a integrar o boletim clínico. As boas notícias são que Tiago Gouveia salta da enfermaria para o lote de disponíveis, tendo integrado o treino de hoje.
Florentino, desta forma, deverá manter-se firma na lista de escolhas iniciais do técnico encarnado, num onze que o Glorioso 1904 antecipa que será composto, ainda, por Samuel Soares, Leandro Santos, António Silva, Adrian Bajrami, Samuel Dahl, Leandro Barreiro, Zeki Amdouni, Bruma, Andreas Schjelderup e Andrea Belotti.
Na atual temporada desportiva, com a camisola do Benfica, Florentino Luís – atualmente avaliado em 20 milhões de euros – marcou presença em 35 embates: 21 na Liga Portugal Betclic, três na Taça de Portugal, nove na Liga dos Campeões e dois na Taça da Liga. Nos 2.734 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio formado no Seixal apontou dois golos (Santa Clara e Gil Vicente).
Confira, abaixo, a publicação de Florentino Luís antes do Tirsense - Benfica: