
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Bruno Lage tem motivos para sorrir antes da final da Taça de Portugal. Apesar de continuar com Fredrik Aursnes e Zeki Amdouni em dúvida para o Benfica - Sporting, o técnico do Glorioso sabe que do outro lado da Segunda Circular o cenário também não está famoso no que toca a lesões. É que Ousmane Diomande voltou a não ser opção para Rui Borges na sessão de trabalhos.
Segundo foi possível verificar nas imagens divulgadas pelo emblema verde e branco, na passada quinta-feira, o defesa costa-marfinense não marcou presença no treino em Alcochete. De acordo com informações avançadas pelo jornal A Bola, Diomande continua entregue aos cuidados do departamento de performance, podendo mesmo falhar o Dérbi frente ao Benfica na prova rainha.
Importa destacar que para a sessão de trabalhos na Academia Cristiano Ronaldo Rui Borges, que tem então Diomande em dúvida para a final no Jamor, chamou ao serviço Eduardo Felicíssimo, João Muniz e David Moreira. O habitual central do Sporting, recorde-se, saiu lesionado no duelo com o Vitória de Guimarães, na última jornada do Campeonato.
De destacar que, o jogo da final da Taça de Portugal já tem data e horário confirmados, sendo este o último encontro dos pupilos de Bruno Lage, na presente temporada desportiva. O Benfica volta a medir forças com o Sporting no próximo domingo, 25 de maio, com o pontapé de saída agendado para as 17h15, no Estádio Nacional do Jamor.
Recorde-se, que, o último Dérbi disputado entre ambas as formações acabou com um empate a uma bola, na penúltima jornada da Liga Portugal Betclic. Akturkoglu foi o autor do único tento das águias, após um trabalho fenomenal e assistência de Pavlidis. Depois de falhar o '39', o Benfica tem a possibilidade de fechar a época com a conquista da prova rainha.
Apesar de estar a fazer uma excelente campanha com o Manto Sagrado, pilar das águias vai mesmo deixar a Catedral nos mercado de verão
|
É uma das bombas de mercado! Apesar de contar com dois reforços, pelo menos, a caminho da Luz, Filipa Patão, treinadora da equipa de futebol feminino do Benfica, está de malas aviadas. As mais recentes novidades garantem que a pentacampeã vai deixar o comando técnico das Inspiradoras nos próximos dias e já tem destino marcado.
O jornal A Bola, que avançou a transferência de Filipa Patão, garante que, após cinco anos e meios no cargo, a técnica vai deixar a Catedral para assinar contrato com as norte-americanas do Boston Legacy. Apesar da campeão ter escolhido rumar aos Estados Unidos da América, este não era o único clube na corrida.
De acordo com informações avançadas pela mesma fonte, Patão, que conseguiu com que o Benfica atingisse a hegemonia no futebol feminino, estaria a ser seguida por outros emblemas. No entanto, acabou por ser o Boston Legacy a levar a melhor. Segundo revela o diário desportivo acima referido, a técnica vai dizer adeus ao Benfica quando as Inspiradoras concluírem a sua participação no World Sevens Football, que chega ao fim esta sexta-feira.
Importa recordar que, Filipa Patão renovou, em junho de 2024, contrato com o Benfica, assinando até 2027. A peça-chave das Inspiradoras não escondeu a felicidade por continuar a envergar o Manto Sagrado. "Esta renovação de contrato é um orgulho. A equipa técnica deste projeto já vem desde a Formação. Sabermos que conseguimos dar continuidade ao que temos construído junto do Benfica é muito gratificante. Sentimos um orgulho muito, muito grande por este voto de confiança, com a prorrogação do contrato", disse.
Filipa Patão é treinadora do futebol feminino do Benfica desde 2020 e, desde então, contabiliza 182 encontros, tendo vencido 142, empatado 18 e perdido 22. A técnica do Glorioso conquistou cinco Campeonatos Nacionais (2020/21, 2021/22, 2022/23, 2023/24, 2024/25), cinco Taças da Liga (2019/20, 2020/21, 2022/23, 2023/24 e 2024/25), duas Supertaças (2022/23 e 2023/24) e uma Taça de Portugal (2023/24).
Futebolista pretende envergar o Manto Sagrado das águias na próxima temporada desportiva e tem já uma espécie de 'plano' em marcha
|
O Benfica já decidiu e Samuel Dahl parece ser mesmo o substituto de Álvaro Carreras, que tem sido cada vez mais apontado à saída no mercado de verão. Face à intenção de Rui Costa e Bruno Lage, o lateral sueco terá já estabelecido que também pretende ficar na Catedral e tem já um 'plano' em marcha.
O jornal desportivo Record revela, na edição desta sexta-feira, 23 de maio, que Samuel Dahl quer continuar a envergar o Manto Sagrado na temporada 2025/26 e para isso estará já a pressionar a Roma. Neste momento, segundo revela a mesma fonte, o defesa internacional pela Suécia está a tentar convencer os responsáveis do clube transalpino, numa altura em que faltará apenas acertar os valores do negócio.
De acordo com informações avançadas pelo diário acima referido, Rui Costa e Bruno Lage planeiam garantir a contratação de Dahl em definitivo o mais rápido possível, acautelando assim a possível mudança de Álvaro Carreras para a La Liga. O espanhol, que foi titular indiscutível na presente temporada, está referenciado pelo Real Madrid e o camisola 26 acaba por ser o sucessor eleito.
No que toca a valores, os montantes têm vindo a variar. No entanto, a imprensa nacional garantiu, na passada quinta-feira, que Dahl não deverá custar mais de 10 milhões (8M fixos + 2M em prémios) aos cofres dos vermelhos e brancos. O defesa, vale recordar, encontra-se emprestado ao Benfica até ao final do Mundial de Clubes.
Na presente temporada desportiva, com o Manto Sagrado do Benfica, Samuel Dahl - atualmente avaliado em 7 milhões de euros - soma 17 jogos de águia ao peito: três na Liga dos Campeões, 11 na Liga Portugal Betclic e ainda três na Taça de Portugal. O defesa, que chegou ao Clube da Luz no mercado de inverno, por empréstimo da Roma, soma já cinco assistências, nos 1.008 minutos disputados dentro das quatro linhas.
Sabe o nosso Jornal que, Rui Costa definiu avançado com 17 golos como possível reforço para o plantel de Bruno Lage em 25/26
|
O Benfica tem mais um concorrente de Pavlidis referenciado para o próximo mercado de verão. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso Jornal dá conta de novas informações apuradas, em primeira mão, revelando que Lucas Stassin é um nome em cima da mesa de Rui Costa para o ataque das águias.
Ao que foi possível apurar junto de fonte próxima, o avançado de 20 anos é visto como uma possível adição ao plantel de Bruno Lage para o lugar de 'sombra' do atual 'homem-golo' indiscutível do Benfica, Vangelis Pavlidis. Os números de Lucas Stassin, ao serviço do Saint-Étienne, da Ligue 1, não passam despercebidos, com as águias atentas às exibições do avançado de nacionalidade belga, que já soma 12 golos marcados na Liga Francesa.
No entanto, existe um possível entrave no negócio por Lucas Stassin. O avançado tem contrato com o Saint-Étienne até junho de 2028, sendo que, tendo em conta a evolução do jovem talento, é esperado que os franceses não sejam moderados na hora de negociar o passe do atual camisola 32 do conjunto gaulês. Ainda assim, sabe o Glorioso 1904, em exclusivo, que, nem esse detalhe faz Rui Costa desistir de trazer Stassin para o Benfica.
Com Arthur Cabral a não ter o rendimento esperado e com Amdouni ainda por negociar junto do Burnley, face aos 18 milhões de opção de compra, os dirigentes da Luz querem garantir mais uma peça para o ataque do Benfica, juntando-a a Pavlidis. Ora, ao que foi possível apurar pelo nosso Jornal, a tenra idade de Lucas Stassin dá bons indícios, visto que os responsáveis, com Rui Costa à cabeça, querem contar com alguém que possa crescer com o avançado grego, sendo que o ponta-de-lança do Saint-Étienne encaixa como uma luva nesse perfil.
Na presente temporada desportiva, com a camisola do Saint-Étienne, Lucas Stassin - avaliado em 7 milhões de euros - marcou presença em 34 embates: 28 na Ligue 1 e um na Copa de França. Ao todo, cumpriu 2.312 minutos, onde apontou 12 remates certeiros e ainda protagonizou quatro assistências. Antes de reforçar o Saint-Étienne, o novo avançado na mira do Benfica representou o Westerlo, onde, em 24/25, participou em cinco jogos no Eerste Klasse, registando dois golos e três assistências, em 406 minutos.