
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Bruno Lage surpreendeu ao apostar em Renato Sanches no onze inicial do Benfica frente ao Farense, colocando o médio português a ocupar o lugar de Florentino. A decisão levou com que o camisola 85 das águias se estreasse na Primeira Liga, na presente temporada.
O internacional português está a cumprir a sua segunda passagem pelos quadros do Benfica, mas, desde que reforçou o Clube no passado verão, não está a ter o sucesso que pretendia. Renato Sanches já atravessou três paragens, devido a lesão. Agora, está a tentar recuperar o tempo perdido, apresentando motivos para sorrir.
Com o voto de confiança de Bruno Lage, o médio assumiu a titularidade diante da equipa de Tozé Marreco e cumpriu 45 minutos. Renato Sanches ainda sofreu uma entrada a meio da primeira parte e saiu, ao intervalo, com algumas queixas físicas. O técnico do Benfica acabou por lançar Leandro Barreiro para o segundo tempo.
Já depois de ter alcançado a marca dos 50 jogos de águia ao peito, totalizando as presenças das duas passagens pela Luz, Renato Sanches volta a celebrar outro feito, com a sua estreia a jogar na Liga Portugal Betclic, nesta época. Recorde-se que, o médio está emprestado pelo PSG até ao final de 2024/2025, mas Rui Costa pretende negociar a continuidade do craque no Benfica, acionando a cláusula de compra.
Renato Sanches, esta temporada, com o Manto Sagrado do Benfica – atualmente avaliado em 4 milhões de euros – marcou presença em 17 encontros pelos encarnados: quatro na Liga dos Campeões, 10 na Liga Portugal Bectlic e três na Taça da Liga. Ao todo, o craque soma 416 minutos dentro das quatro linhas, não tendo apontado qualquer golo ou assistência de águia ao peito em 2024/25.
Especialista em questões de arbitragem analisou o lance que ocorreu aos 71 minutos, considerando que o senhor do apito esteve mal
|
Duarte Gomes, em declarações ao jornal desportivo A Bola, esta quinta-feira, 3 de abril, analisou os vários lances do encontro entre o Benfica e o Farense a valer para a 27.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O antigo juiz acabou por avaliar a arbitragem de Hélder Carvalho, dando nota 5 ao senhor do apito. No entanto, o especialista destacou um erro no lance entre António Silva e Pastor.
À passagem do minuto 71, o camisola 4 dos vermelhos e brancos levou um autêntico 'pisão' do lateral dos algarvios, dentro da área do Farense. Porém, a falta não foi sequer alvo de análise por parte do VAR, Catarina Campos. Duarte Gomes não tem dúvidas de que ficou uma grande penalidade por assinalar a favor das águias.
Duarte Gomes - A sua imprudência devia ter sido sancionada com penálti favorável à equipa da casa
"O lance escapou ao escrutínio da equipa da arbitragem, mas houve mesmo infração defensiva na área do Farense", começou por analisar o antigo senhor do apito. "Pastor não teve o cuidado necessário na aproximação à disputa com António Silva, pisando o pé esquerdo do central encarnado. A sua imprudência devia ter sido sancionada com penálti favorável à equipa da casa", concluiu o especialista.
Vale destacar que, após o apito final, o Benfica revelou mesmo imagens do estado do tornozelo de António Silva, que ficou com mazelas visíveis. O facto de não ter sido assinalada a falta levou a que Lourenço Pereira Coelho, dirigente dos encarnados, visse a cartolina amarela por protestos.
Recorde-se que, o Benfica, após bater o Farense, vai agora focar todas as atenções no Clássico com o Porto, que está agendado para o próximo domingo, dia 6 de abril. As águias de Bruno Lage deslocam-se ao Estádio do Dragão para disputar a 28.ª jornada da Liga Portugal Betclic, que é neste momento liderada pelo Sporting.
Consulte aqui a imagem partilhada pelos encarnados, na BTV, após o apito final do encontro entre as águias e os algarvios
|
O Benfica defrontou o Farense, na passada quarta-feira, 2 de abril, e apesar da vitória nem tudo foram rosas para as águias, em especial para António Silva, que saiu com mazelas visíveis do encontro com os algarvios. Após o apito final, a BTV revelou a imagem de como ficou o tornozelo do camisola 4, que foi pisado por Pastor, aos 71 minutos do encontro.
O lance aconteceu dentro da área do Farense, no entanto nem o senhor do apito Hélder Carvalho, nem o VAR, Catarina Campos, consideraram que a falta fosse motivo para grande penalidade. A intervenção do lateral dos algarvios, que não mereceu consulta do vídeoárbitro, não foi sequer sancionada com falta, algo que motivou protestos dos Benfiquistas. Lourenço Pereira Coelho, diretor-geral do futebol dos encarnados acabou mesmo por ver amarelo.
A falta de Pastor acabou por ser analisada pelos especialistas Jorge Faustino e Marco Ferreira. Em declarações ao jornal Record, a dupla considerou que ficou realmente um penálti por assinalar. "Lance na área do Farense com Pastor a esticar a perna e a pisar o pé de António Silva, de forma imprudente, quando este tem a posição ganha e joga a bola com o peito. Penálti por assinalar sem a devida intervenção do VAR", considerou Marco Ferreira.
"Pastor ao tentar pressionar António Silva quando este dominava a bola, acabou por pisar o tornozelo do jogador do Benfica. Ação imprudente que deveria ter sido punida com pontapé de penálti", afirmou Jorge Faustino.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, António Silva - atualmente com um valor de mercado fixado nos 32 milhões de euros - marcou presença em 32 duelos: nove na Liga dos Campeões, 16 no Campeonato Nacional, quatro na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Nos 2.761 minutos disputados dentro das quatro linhas, o central já soma um golo e duas assistências.
Confira aqui o estado do tornozelo de António Silva, depois do Benfica - Farense:
Encarnados vão deslocar-se ao reduto dos azuis e brancos no próximo domingo, 6 de abril, e técnico das águias pode não ter motivos para sorrir
|
O Benfica bateu o Farense, na passada quarta-feira, 2 de abril, porém nem tudo são rosas para Bruno Lage. É que o técnico dos vermelhos e brancos pode contar com más notícias para a deslocação ao Norte, uma vez que Renato Sanches saiu queixoso do encontro no Estádio da Luz.
A garantia é dada pelo jornal desportivo Record, na edição imprensa desta quinta-feira, revelando que o camisola 85, que regressou à titularidade de águia ao peito, foi substituído ao intervalo devido a problemas físicos. O médio formado no Seixal, de acordo com a fonte acima mencionada, acabou por ficar mal tratado após o choque com Rony Lopes.
Renato Sanches acabou por não regressar das cabines, dando lugar a Leandro Barreiro, que já havia aquecido, logo no primeiro quarto de hora da partida. Na conferência de imprensa, Bruno Lage acabou por não revelar o motivo da alteração, destacando apenas a exibição do internacional português. "O Renato [Sanches] fez um jogo muito tranquilo naquela posição", disse o treinador das águias.
Face a este cenário, Renato Sanches poderá estar assim em dúvida para a deslocação do Benfica ao reduto do Porto. Os encarnados têm o Clássico agendado para o próximo domingo, dia 6 de abril, pelas 20h30, disputando a 28.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Na antevisão, o técnico setubalense deverá clarificar o estado do médio.
Renato Sanches, esta temporada, com o Manto Sagrado do Benfica – atualmente avaliado em 4 milhões de euros – marcou presença em 17 encontros pelos encarnados: quatro na Liga dos Campeões, 10 na Liga Portugal Bectlic e três na Taça da Liga. Ao todo, o craque soma 416 minutos dentro das quatro linhas, não tendo apontado qualquer golo ou assistência de águia ao peito em 2024/25.