Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

DARWIN, O QUE FOSTE FAZER? AJAX SOMA NOVO DESPEDIMENTO E A CULPA PODE SER DO... BENFICA

Clube de Amesterdão nunca mais se endireitou desde que apanhou o uruguaio pela frente

Glorioso 1904
Glorioso 1904

  |

Icon Comentário0

Maurice Steijn já não é o treinador do Ajax. O clube de Amesterdão anunciou o fim do contrato com o técnico de 49 anos, após derrota no terreno do Utrecht, último classificado da Eredivisie antes do encontro, por 4-3, que colocou os Godenzonen em lugares de despromoção.


O histórico emblema neerlandês conta somente com cinco pontos obtidos em sete jornadas e este é já um dos piores inícios de época de sempre na história do clube, sendo esta já a sua quinta derrota esta temporada (2023/2024) e o segundo desaire consecutivo, sendo que o clube tetracampeão europeu não vence desde o dia 24 de agosto, quando derrotou o Ludogorets em pré-eliminatória da Liga Europa.


A nível nacional, o conjunto da capital dos Países Baixos apenas venceu um dos encontros disputados até agora na atual época e foi logo na primeira jornada do campeonato, frente ao Heracles, em Amesterdão. O despedimento de Maurice Steijn era, portanto, quase inevitável.


Toda a crise instalada no Ajax remonta a fevereiro de 2022, quando o clube defrontou... o Benfica, em eliminatória dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Os neerlandeses estavam bem na Eredivisie e só contavam com vitórias na Champions nesse preciso momento.

Nesse mesmo mês e em vésperas de defrontar o Benfica, Marc Overmars, diretor de futebol do Ajax, foi despedido devido a ‘mensagens inapropriadas’ que enviava às funcionárias do clube. A eliminatória da prova milionária acabaria por cair para o Glorioso, com golo de Darwin a silenciar a Amsterdam Arena e o resto… é história.



Futebol

João Mário 'trama' José Mourinho! Ex Benfica dá 'presente envenenado' ao 'Special One'

Antigo médio das águias esteve em evidência no último embate do Besiktas, este domingo, 22 de setembro

João Mário 'trama' José Mourinho, depois de ex-Benfica ter brilhado
João Mário 'trama' José Mourinho, depois de ex-Benfica ter brilhado

  |

Icon Comentário0

O Besiktas foi a jogo com o Eypspor e regressou às vitórias, agradecendo a...João Mário. A equipa, que conta com o trio de ex-Benfica, Rafa Silva, Gedson e João Mário, venceu o adversário por 2-1 e colou-se ao Fenerbahçe de José Mourinho. 


O destaque vai para a assistência do antigo médio do Clube da Luz. A turma de Istambul inaugurou o marcador aos 20 minutos através de um remate certeiro de Rashica que respondeu ao passe do antigo sub-capitão do Glorioso. A vantagem mínima no marcador permaneceu até ao intervalo.


Vindos dos balneários, o Besiktas conseguiu aumentar a vantagem diante do Eypspor apenas em períodos de descontos, quando árbitro apontou para a marca dos 11 metros. Immobile converteu a grande penalidade e o Besiktas garantiu os três pontos, dividindo, assim, o segundo lugar com o Fenerbahçe, registando 13 pontos, enquanto o Galatasaray é líder com 18 pontos. 


Importa ainda destacar que, além de João Mário, Gedson Fernandes e Rafa Silva foram apostas titulares na equipa turca. É de recordar que o ex-avançado do Benfica 'apontou o dedo', recentemente, à arbitragem turca. 

Na presente temporada, de águia ao peito, João Mário – avaliado em 4 milhões de euros – participou em dois jogos, somando um total de 155 minutos, sem contabilizar qualquer golo ou assistência. Já com a camisola do Besiktas, alinhou em duas partidas, registando uma assistência.


Em 2023/24, o médio realizou 51 partidas: 31 no Campeonato Nacional, seis na Taça de Portugal, cinco na Liga dos Campeões, cinco na Liga Europa, três na Taça da Liga e um na Supertaça. Nos 3.695 minutos que disputou, o atleta de 31 anos marcou nove golos e fez três assistências. Desde que chegou ao Benfica em 2021, oriundo do Inter a custo zero, João Mário realizou 149 partidas, marcou 36 golos, fez 23 assistências e conquistou dois títulos: um Campeonato Nacional (2022/23) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2023).


Futebol

Ambiente na Luz? Akturkoglu recorda estreia pelo Benfica: "Até o meu pai ficou..."

Camisola 17 da formação encarnada foi a jogo, pela primeira vez, a 14 de setembro, diante do Santa Clara, na Catedral, onde foi titular, marcou um golo e saiu ovacionado pelos adeptos

Akturkoglu recordou a estreia pelo Benfica, mostrando-se rendido ao ambiente na Luz
Akturkoglu recordou a estreia pelo Benfica, mostrando-se rendido ao ambiente na Luz

  |

Icon Comentário0

O dia 14 de setembro vai ficar marcado na agenda de Kerem Akturkoglu, depois de ter sido a data em que se estreou com a camisola do Benfica, a titular inclusive. Após ter marcado um dos golos da vitória diante do Santa Clara, na Luz, o reforço recordou a ovação que recebeu por parte dos Benfiquistas. 


"Quando fui substituído, o estádio todo aplaudiu de pé, senti-me muito lisonjeado. Fiquei incrivelmente emocionado. Até o meu pai que estava nas bancadas ficou muito impressionado, muito orgulhoso. Como já disse, sente-se o ambiente familiar aqui, desde o primeiro dia. Isso é muito bom", revelou, em conversa com Orkun Kokçu. 


"Cresci naquele ambiente familiar no meu país, no Galatasaray, passei anos muito confortáveis, muito bons. E depois era de esperar, no clube seguinte, sentir-se falta disso, mas aqui consigo realmente sentir esse ambiente familiar", destacou. 


"Desde o primeiro momento senti a grandeza do clube. É um clube verdadeiramente grande, tanto pelos adeptos como pelo próprio clube, o que já fez no passado"

"É por isso que também é bom para mim, e deixa-me muito feliz, ter-te aqui também. Desde o primeiro momento senti a grandeza do clube. É um clube verdadeiramente grande, tanto pelos adeptos como pelo próprio clube, o que já fez no passado. E estamos aqui para levar este clube ainda mais longe, esperemos", completou o camisola 17 da formação da Luz. 


Kerem Akturkoglu mostrou-se ainda mais rendido ao Clube e aos adeptos: "Já costumava assistir a muitos jogos da Liga dos Campeões, quando via os jogos do Benfica... A águia, aquele ambiente... Isso tudo impressionava-me bastante. No primeiro jogo [vitória 4-1 com o Santa Clara], quando saímos do balneário e entrámos no túnel, as luzes apagaram e ficou tudo vermelho... Tive mesmo arrepios naquele momento. São 60 mil pessoas, é vermelho por todo o lado". 

Orkun Kokçu, que reforçou o Benfica há um ano, não podia concordar mais com o compatriota e colega na Seleção da Turquia. "Para ser honesto, se ganhares os jogos, se fizeres as coisas boas, não há melhor clube. Tanto os adeptos como as pessoas apoiam-te, mas claro que se correr mal... Pode haver reações, mas isso também é futebol. É preciso haver pressão. É normal que haja pressão", salientou. 

Na temporada 2024/25, Kerem Akturkoglu - atualmente avaliado em 15 milhões de euros - marcou presença em seis embates: dois na Liga dos Campeões, três na Liga Turca e um na TFF Super Kuba. Nos 398 minutos totalizados, o jovem futebolista apontou dois golos e três assistências. Com a camisola do Benfica, já soma dois jogos e dois golos apontados, registando 163 minutos de águia ao peito.

Kerem Akturkoglu chegou ao Benfica no último dia do mercado de transferências, oriundo do Galatasaray, a troco de 12 milhões de euros, sendo que os turcos reservam 10% de uma futura mais-valia. O extremo tem contrato com o Clube da Luz até junho de 2029.



Futebol

Alerta, Benfica! Ajax entra na corrida por alvo de Rui Costa

Atleta é um dos principais alvos do Clube da Luz neste mercado de transferências, mas negócio pode complicar-se

Ajax entra na corrida por alvo do Benfica de Rui Costa no mercado de transferências
Ajax entra na corrida por alvo do Benfica de Rui Costa no mercado de transferências

  |

Icon Comentário0

O Benfica continua no mercado na busca por um lateral-direito e Zakaria El Ouahdi é o principal alvo das águias. Todavia, o Clube da Luz conta agora com um concorrente de peso na luta pela contratação do jovem de 22 anos.


É que o Ajax, histórico emblema do futebol europeu, também segue de muito perto Zakaria El Ouahdi. Todavia, o mesmo diário desportivo avança que o marroquino continua a dar prioridade às águias, fruto de ter a possibilidade de jogar Liga dos Campeões. O negócio, de resto, deve avançar em breve.


Nos últimos dias, Zakaria El Ouahdi comentou, indiretamente, o interesse do Benfica na sua contratação: “é claro que o treinador está preocupado com o seu núcleo e com os jogadores que vão ficar. Já lhe assegurei que o meu foco neste momento está a 100% no Genk. Como jogador de futebol, queremos sempre dar um passo em frente. Mas, por enquanto, o foco ainda está a 100% no Genk”.


Na temporada passada, Zakaria El Ouahdi – avaliado em 4,5 milhões de euros – marcou presença em 26 partidas ao serviço do Genk: 23 na Liga da Bélgica, duas na Taça da Bélgica e uma na Liga Conferência. Nos 2.126 minutos totalizados, o lateral apontou quatro assistências.

O marroquino mudou-se para o Genk no início da temporada transata, chegando do Molenbeek, a troco de 2,5 milhões de euros, equipa que representou por duas temporadas. Durante o seu processo de formação, Ouahdi também jogou ao serviço do FC Rupel-Boom, da Bélgica.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Antes do Boavista - Benfica, Kerem Akturkoglu faz promessa aos adeptos
Futebol

Antes do Boavista - Benfica, Kerem Akturkoglu faz promessa aos adeptos

 

Icon Comentário0
Kokçu chama Di María ao barulho e deixa 'recado' aos adeptos do Benfica: "Se nos apoiarem..."
Futebol

Kokçu chama Di María ao barulho e deixa 'recado' aos adeptos do Benfica: "Se nos apoiarem..."

 

Icon Comentário0
Bruno Lage tem 'berbicacho' no Benfica, mas decisão só é tomada perto da hora do jogo
Futebol

Bruno Lage tem 'berbicacho' no Benfica, mas decisão só é tomada perto da hora do jogo

 

Icon Comentário0