Futebol
Ruben Amorim no Benfica? Ex-técnico das águias comenta e deixa boca a… Mourinho
06 Jan 2026 | 17:17
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
28 Ago 2024 | 16:32 |
Sem se afirmar no Al Ittihad, Jota Filipe está prestes a mudar de ares. Segundo informa, esta quarta-feira, o especialista em questões de mercado, Santi Aouna, o avançado formado no Benfica vai deixar a Arábia Saudita para reforçar o plantel do Rennes, regressando ao Velho Continente.
De acordo com informações avançadas pela mesma fonte, o clube saudita vai emprestar o futebolista português ao emblema francês, sendo ambos já terão chegado a um acordo pelo atleta luso. No que toca ao tempo da cedência, a imprensa árabe garante que a mesma será válida por duas temporadas.
Vale destacar que, tal como foi noticiado, o Rennes não é o único de olho em Jota Filipe, uma vez que também o Sporting estaria interessado em adquirir os serviços do avançado. Além do rival da Segunda Circular, o Wolverhampton foi ainda 'metido ao barulho', porém parece que foi mesmo o conjunto francês e vencer a corrida.
Na temporada 2023/24, Jota Filipe – atualmente avaliado em 9 milhões de euros – fez 29 jogos pelo Al Ittihad, registando cinco golos em todas as competições, num total de 1.718 minutos. Na passada época, o avançado marcou presença em 43 partidas, tendo somado 15 tiros certeiros e 12 assistências, pelo Celtic tornando-se peça fundamental na conquista desse campeonato.
Durante a sua passagem na equipa principal do Benfica, no período entre 2018 e 2019, Jota Filipe fez 34 partidas, onde registou dois golos marcados e duas assistências. O jovem foi Campeão Nacional em 2018/2019 e venceu a Supertaça da temporada seguinte.
Confira aqui a publicação do jornalista Santi Aouna:
Peripécias fora de campo e a forma como já lidou com situações de balneário continuam a acompanhar o seu percurso no futebol profissional
06 Jan 2026 | 20:33 |
O Benfica não desiste de Lorenzo Lucca, avançado de 25 anos que atualmente pertence ao Nápoles. Apesar de a carreira do italiano ainda não ter sido vivida ao mais alto nível de forma contínua, o seu nome tem surgido no radar das águias, embora não faltem episódios que levantam questões sobre o seu perfil disciplinar.
O primeiro episódio polémico remonta à sua passagem pelo Ajax, onde chegou por empréstimo vindo do Pisa na temporada de 2022. Na altura, protagonizou um momento que ficou na memória: após um empate frustrante, partilhou nas redes sociais uma foto ao lado de Francisco Conceição que evidenciava os poucos minutos que ambos tinham jogado, publicação que acabou por ser apagada, mas que gerou desconforto entre os adeptos.
Após essa experiência nos Países Baixos, Lucca seguiu para a Udinese, onde voltou a estar no centro de uma polémica em campo. Num jogo em que a sua equipa teve um penálti, o italiano agarrou a bola para bater mesmo contra as hierarquias definidas no balneário, ignorando jogadores mais experientes que tinham prioridade para a marcação. O desentendimento prolongou-se, gerou protestos dos colegas e levou à intervenção do treinador, provocando críticas internas após o lance.
No fim, apesar de ter convertido o castigo máximo e marcado o golo da vitória, a atitude de Lucca voltou a dividir opiniões. Agora ao serviço do Nápoles, o seu nome volta a ser associado ao Benfica, mas os episódios fora de campo e a forma como já lidou com situações de balneário continuam a acompanhar o seu percurso.
Nesta temporada, ao serviço do Napoli, Lorenzo Lucca – avaliado em 25 milhões de euros – realizou 20 jogos: 14 na Serie A, quatro na Liga dos Campeões, um na Supertaça e um na Taça de Itália. Nos 570 minutos em que esteve em campo, o atleta, que tem contrato até junho de 2028, marcou dois golos.
Na última partida dos vila-condenses, o jogador deu alguns sinais de que pode deixar os rioavistas no momento em que foi substituído
06 Jan 2026 | 20:22 |
O Benfica continua atento ao mercado de inverno e André Luiz mantém-se como um dos alvos bem identificados pelas águias. O extremo tem sido um dos destaques da Liga e o seu rendimento não passou despercebido à estrutura encarnada. As conversações com o Rio Ave não estão fechadas, mas ambos os emblemas estão cada vez mais perto de um acordo.
O clube de Vila do Conde mantém-se firme nas exigências financeiras, enquanto o Clube da Luz tenta encontrar uma solução que permita fechar o negócio sem entrar em loucuras. Do lado do jogador, não existem entraves. André Luiz está recetivo à mudança e vê com bons olhos a possibilidade de dar um salto na carreira, juntando-se ao plantel de José Mourinho.
Até ao fecho do mercado, o Benfica continuará a avaliar o dossiê, sabendo que o tempo joga um papel importante. Se houver entendimento entre clubes, André Luiz pode mesmo ser reforço ainda em janeiro; caso contrário, o tema poderá voltar à mesa numa próxima janela.
Na última partida dos vila-condenses, o jogador deu alguns sinais de que pode deixar os rioavistas no momento em que foi substituído: o extremo abraçou de forma efusiva alguns colegas e deixou muitos agradecimentos aos adeptos. Ainda assim, nem o jogador nem o treinador Sotiris Silaidopoulos confirmaram a transferência.
Nesta temporada, com a camisola do Rio Ave, André Luiz – avaliado em 4 milhões de euros – realizou 18 jogos: 17 na Liga Portugal Betclic e um na Taça de Portugal. Nos 1.390 minutos em que esteve em campo, o avançado, que tem contrato até junho de 2029, marcou sete golos e fez cinco assistências.
Figura chave dos minhotos disse não querer que recentes erros defensivos aconteçam na quarta-feira frente aos encarnados, na meia-final da Taça da Liga
06 Jan 2026 | 18:59 |
O Braga sofreu cinco golos nos últimos dois jogos, três dos quais em sequência de bolas paradas: dois no empate frente ao Estrela da Amadora (3-3) e um no empate caseiro frente ao Benfica (2-2). Contudo, Carlos Vicens, treinador dos minhotos, garante que as ausências dos defesas centrais Lagerbielke e Niakaté não justificam essas falhas.
"Não nos desculpamos com as ausências. Não queremos gente lesionada até para ter mais opções, mas temos que nos focar nos que cá estão. [Esses golos] Não foram erros de organização defensiva, mas erros pontuais e muito concretos, um canto ou um livre lateral. Temos que dar uma melhor resposta do ponto de vista individual, jogue quem jogar, e amanhã [quarta-feira] não se podem repetir esse tipo de falhas porque custam pontos e porque queremos estar na final”, disse o treinador.
Vencedor da Taça da Liga em três ocasiões, a equipa nortenha não ganha no campeonato há três jornadas. Somando uma derrota no Estoril e dois empates, na Amadora e frente ao Benfica em casa, há pouco menos de 10 dias, num jogo em que foi superior na primeira parte, mas caiu no segundo tempo.
Questionado se espera um Benfica mais expectante no início, como aconteceu nessa partida, o treinador espanhol notou que "houve diferentes momentos de ambas as equipas". "Não se pode descontextualizar, as energias que se vão acumulando durante o jogo também fazem com que a forma como as equipas abordam os diferentes momentos vá variando, e isso acontece em todos os jogos, vamos ver a proposta deles e a nossa", disse.
Carlos Vicens reforçou a ideia de ser necessária uma "mentalidade de alta exigência" e garantiu "motivação e confiança para fazer um bom jogo e fazer tudo para ganhar e estar na final de sábado". Bragal e Benfica têm encontro marcado para esta quarta-feira, dia 7 de janeiro pelas 20h00, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.