
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Basquetebol
|
Sem Jayson Tatum a disposição, os Boston Celtics viajaram até Nova Iorque à espera de um milagre frente aos New York Knikcs. O duelo, que ocorreu na madrugada deste sábado, foi o último jogo das meias-finais da Conferência Este da NBA, onde a equipa da casa venceu, no Maddinson Square Garde, por 119-81. Desta maneira, o sonho do bicampeonato para Neemias Queta chegou ao fim.
Antigo basquetebolista do Benfica foi a jogo por 04:22 minutos, tenso sido responsável por dois pontos da sua equipa, somando ainda um ressalto e contribuindo com um roubo de bola. O internacional português foi uma das últimas opções do treinador Joe Mazzulla, sendo que foi o jogador dos verdes e brancos com menos minutos em quadra.
Após perceber que o resultado não era possível de reverter, o técnico dos Boston Celtics permitiu que todos os seus atletas jogassem para se despedir da época 2024/2025. Os 14 jogadores presentes no banco cumpriram no mínimo 4' dentro da quadra, sendo que o melhor marcador foi Jaylen Brown, com 20 pontos.
À semelhança do jogo quatro, o conjunto de Nova Iorque funcionou e não deu hipóteses aos Boston Celtics. O.G Anunoby e Jalen Brunson foram os dois melhores marcadores da equipa da casa, tendo assinalado 23 pontos a favor. Além deles, Karl Anthony-Towns e Mikal Bridges também marcaram mais de 20 pontos, contribuindo nos 119 finais.
Agora, os Boston Celtics veem a temporada chegar ao fim e terão um longo mercado de transferências pela frente. Resta saber então, o que irá acontecer com Neemias Queta na NBA, uma vez que as mudanças no plantel dos verdes e brancos é certa e a permanência do português levanta dúvidas. Enquanto isso, os New York Knicks disputam a final do Este contra os Indiana Pacers.
Antigo basquetebolista do Clube da Luz está em altas na NBA, estando a dar cartas no play-off disputado frente aos New York Knicks
|
Os Boston Celtics estão nas semifinais da Conferência Este na NBA e vão enfrentar os New York Knicks nesta sexta-feira, 16 de maio. Contudo, a liga norte-americana não é a única preocupação para Neemias Queta. Isto porque Mário Gomes já anunciou os 26 pré-convocados para o Eurobasket'2025, que vai ocorrer em Riga, na Letónia, com o poste luso a estar entre os selecionados.
O antigo atleta do Benfica, que vai ter a possibilidade de jogar com outra camisola além da dos Boston Celtics, acaba por ser novidade na lista, já que falhou toda a fase de qualificação por estar a disputar a NBA. Esta situação acaba por ser recorrente, uma vez que nenhum jogador que atua nos Estados Unidos costuma estar disponível para representar seu país durante a temporada regular.
A lista de 26 jogadores, vale destacar, vai ser reduzida a 15 atletas em poucos meses, após uma primeira fase de análise de desempenho. Para avançarem, ou seja, chegarem até os oitavos, a Equipa das Quinas precisa ficar entre os quatro melhores países, tendo de enfrentar difíceis oponentes.
O duas vezes MVP da NBA, Nikola Jokic vai ser um dos adversários diretos de Neemias Queta no EuroBasket. Além dos sérvios, Portugal ainda terá pela frente a Letónia, do seu companheiro de equipa Kristaps Porzingis, a República Checa, a Turquia e a Estónia. Os jogos terão início no dia 27 de agosto, contra os checos.
Assim sendo, o jogador dos Boston Celtics precisa de ser um dos 26 selecionados para enfrentar as seleções europeias. Além de Neemias Queta, os postes que estão presentes na primeira lista são: Cândido Sá (CB Cáceres, Esp), Daniel Relvão (Benfica), Gonçalo Delgado Porto), Miguel Queiroz (Porto), Ricardo Monteiro (Vitória de Guimarães) e Sasa Borovnjak (Antibes, Fra). Por norma, além do ex-Benfica, serão convocados mais dois atletas desta lista.
Antigo basquetebolista do Benfica venceu frente aos New York Knicks no regresso a casa e desvantagem na série diminuiu para 3-2
|
Na passada quarta-feira, os Boston Celtics receberam os New York Knicks no TD Garden, em duelo válido para o quinto jogo das semifinais da Conferência Este da NBA. A equipa de Neemias Queta havia sido derrotada no último encontro, porém, voltou ontem a encontrar o caminho dos triunfos contra o conjunto de Nova Iorque, vencendo por 127-102.
O antigo basquetebolista do Benfica voltou à quadra e manteve o seu aproveitamento de "sorte" nos playoffs. Isto é, todos os jogos que o internacional português foi opção contra os laranjas e azuis, os Celtics venceram. Desta vez, o camisola 88 foi opção durante 02:48 minutos, ajudando a turma de Boston com quatro pontos, um ressalto e uma assistência.
Sem o maior astro disponível, os Boston Celtics tiveram de encontrar novas soluções para substituir Jayson Tatum. Assim sendo, Al Horford e Porzingis entraram na equipa titular para colmatar a ausência do craque. O letão marcou apenas um ponto a favor dos verdes e brancos, pois jogou qualquer coisa como 12'.
O grandes destaque da equipa da casa foi Derrick White, que fez uma boa partida e liderou o conjunto, assinalando 34 pontos. Também Jaylen Brown esteve em evidência, somando 26 pontos, oito ressaltos e contribuindo com 12 assistências para os verdes e brancos. Outro ponto importante de referir foi a expulsão de Jalen Brunson, que cometeu o limite máximo de faltas, deixando a quadra no final da partida.
Assim sendo, a equipa de Neemias Queta terá de vencer os próximos dois jogos caso queira avançar às finais de NBA. Contudo, se perder um deles, está automaticamente eliminada e dirá adeus ao sonho do bicampeonato. A próxima partida será na sexta-feira, no Madinsson Square Garden, casa dos New York Knicks, que pode definir se será o último duelo da série.
Turma vermelha e branca foi a jogo esta quarta-feira, 14 de maio, acabando por somar mais um triunfo importante para o Campeonato Nacional
|
A equipa de basquetebol do Benfica defrontou, esta quarta-feira, 14 de maio, o Vitória de Guimarães. Os encarnados acabaram por vencer, por 88-68, na partida referente ao jogo 2 dos quartos de final do play-off da Liga Betclic. Os parciais do duelo foram: 22-19| 32-31 | 51-64 e 68-88.
Para este encontro, Norberto Alves apostou em Aaron Broussard, Trey Drechsel, Ahmaad Rorie, Makram Ben Romdhane e Ivica Radic no cinco inicial para fazer frente aos minhotos na partida desta sexta-feira. Eduardo Francisco, José Barbosa, Diogo Gameiro, Daniel Relvão, Betinho Gomes e Nico Carvacho eram os suplentes.
Já o Vitória de Guimarães alinhou com William Loyd, Zahir Porter, David Wingett Jr, Pedro Pinto e Pedro Bastos de início. Duarte Freitas, António Mendes, Ricardo Costa, Ricardo Monteiro, Trey Moses, João Ribeiro e Ferran Ventura foram os suplentes eleitos no conjunto vitoriano.
Vindos de uma vitória frente ao mesmo adversário no primeiro jogo, o basquetebol do Benfica entrou com tudo na partida, contudo o início foi marcado pelo domínio dos vimaranenses que venceram o primeiro quarto (22-19). No segundo parcial as águias ainda responderam, mas a turma de Norberto Alves haveria de chegar ao intervalo em desvantagem no marcador (32-31).
No regresso dos balneários, para a segunda parte, o Benfica colocou o pé do acelerador. As águias queriam garantir uma cambalhota no marcador, de modo a garantir um lugar na meia-final, para ficarem mais perto de conquistar o Campeonato Nacional, pela quarta vez consecutiva. Assim sendo, o terceiro quarto terminou com o Benfica a garantir uma vantagem de 13 pontos sobre o Vitória de Guimarães. O quarto parcial foi um verdadeiro 'passeio' para a turma de Norberto Alves, que 'arrasou' com o adversário e fechou o encontro com um triunfo por 68-88, garantindo a passagem às meias-finais, esperando agora por novo adversário