
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Hóquei em patins
|
A equipa de hóquei em patins feminina do Benfica foi a jogo na passada quinta-feira, 1 de maio, com o APAC Tojal. As águias venceram por, 2-1, em encontro relativo à nona jornada da fase regular do Campeonato Nacional. Maria Sofia Silva (31' e 47') fez os golos das encarnadas.
Para este encontro Paulo Almeida apostou em Maria Vieira, Elena Tamiozzo, Sofia Moncóvio, Maria Sofia Silva e Raquel Santos de início. Alice Vicente, Marlene Sousa, Aimée Blackman, Beatriz Figueiredo e Rita Batista começaram a partida no banco. Já o adversário foi a jogo com Rita Albuquerque, Sofia Contreiras, Maca Ramos, Inês Florêncio e Sara Fernandes. Matilde Cerqueira, Ana Gregório, Beatriz Vasconcelos e Carolina Anastácio começaram a partida no banco do APAC Tojal.
Vindas de uma vitória no Campeonato Nacional, as encarnadas quiserem manter o bom registo de triunfos de forma a ficarem mais próximas de celebrar a conquista do título nacional, entrando na história da modalidade. Nesse sentido, Paulo Almeida não podia ter pedido um melhor arranque na partida, isto porque, pois a turma encarnada criou várias oportunidades. Porém, foi mesmo o adversário a chegar ao golo, acabando por recolher aos balneários a vencer por 1-0.
No regresso dos balneários, o Benfica não tirou o pé do acelerador, tendo mesmo só parado de atirar à baliza contrária, de modo a conseguir a cambalhota no marcador. Para tal, as águias contaram com Maria Sofia Silva, que com um bis (31' e 47'), fez os golos que permitiram ao Clube da Luz sair com o triunfo, por duas bolas a uma.
Com este triunfo, o hóquei feminino do Benfica, turma orientada por Paulo Almeida, reforça a liderança e aumenta a distância sobre os adversários, contando com 24 pontos. O segundo lugar pertence à AD Sanjoanense, que regista 21 pontos. A fechar o pódio da tabela da classificativa está o Escola Livre com 19.
O hóquei feminino do Benfica volta ao rinque no próximo dia 3 de maio, sábado, na deslocação a casa do Escola Livre. A partida, que é relativa à jornada 8 da fase regular do Campeonato Nacional feminino da modalidade, tem pontapé de saída marcado para às 18h00, no reduto adversário.
Antigo jogador de hóquei em patins recorreu às redes sociais para deixar uma forte mensagem, considerando que o Presidente não é o principal responsável
|
Depois da derrota na meia-final da Taça de Portugal, Carlos Nicolía, que integrava a equipa de hóquei em patins do Benfica, recorreu às redes sociais para deixar duras críticas à direção das modalidades do Clube, com Fernando Tavares à cabeça. O ex-atleta considera que "nem tudo é culpa de Rui Costa", apontando um novo culpado pelo 'insucesso' do Glorioso.
Carlos Nicolía - Espero que o responsável das modalidades do nosso Benfica dê a cara de uma vez
"Como Benfiquista, espero que o responsável das modalidades do nosso Benfica dê a cara de uma vez. Não é sempre tudo culpa do presidente, Rui Costa. Há gente lá dentro que decide tudo nas modalidades", começou por escrever o antigo atleta do Glorioso, que terminou carreira no final da temporada passada, nos stories do Instagram.
"Há cinco anos que somos uma montanha-russa, onde pensamos que com dinheiro e nomes se ganham campeonatos. Saem jogadores, treinadores e dirigentes, mas ele e os seus estão sempre lá. Uma coisa que aprendi no Glorioso é que ninguém é mais do que o SLB. Força, Benfica, sempre", concluiu Carlos Nicolía.
Importa ressalvar que esta não é a primeira vez que Carlos Nicolía tece duras críticas à direção do Benfica, tendo referido no passado que considera que o ambiente vivido no Clube da Luz está cada vez mais "tóxico". "Nada de surpreende, vivi de dentro, ninguém me contou. O clube, onde a paixão e o amor pela camisola eram únicos, tornou-se hoje um campo de batalha onde a política interna e os interesses pessoais tomaram conta. Já não é um desporto, em muitos casos, são mais bandidos do que adeptos, procurando ganhos pessoais em detrimento da integridade do clube", disse.
Carlos Nicolía chegou ao Benfica em 2014, oriundo do Valdagno, de Itália. Ao todo, com a camisola do Glorioso, o argentino realizou 368 partidas, marcou 348 golos, fez 63 assistências e conquistou 12 títulos, entre os quais de destacam uma Liga dos Campeões (2015/16), uma Taça Intercontinental (2017), uma Taça Continental (2016/17) e três Campeonatos Nacionais (2014/15, 2015/16 e 2022/23).
Vale recordar que, na temporada 2023/24, a última ao serviço do Benfica, Carlos Nicolía foi aposta em 43 encontros: 32 no Campeonato Nacional, cinco na Liga dos Campeões, três na Elite Cup, dois na Taça de Portugal e um na Supertaça. Em todas estas partidas, o argentino marcou 42 golos e fez 15 assistências, tendo sido uma figura importante na formação vermelha e branca.
Confira aqui a publicação de Carlos Nicolía:
Conjunto vermelho e branco foi a jogo esta quarta-feira, 30 de abril, acabando por sofrer um desaire, que ditou a eliminação na prova rainha
|
A equipa de hóquei em patins do Benfica defrontou esta quinta-feira, 30 de abril, o Sporting, em duelo a valer para a meia-final da Taça de Portugal. Os encarnados acabaram por perder, por 4-2. Diogo Rafael (24') e João Rodrigues (26') apontaram os golos do Clube da Luz.
Edu Castro elegeu Pedro Henriques, Zé Miranda, Pau Bargalló, Nil Roca e João Rodrigues para o cinco inicial. Bernardo Mendes, Diogo Rafael, Lucas Ordoñez, Roberto Di Benedetto e Gonçalo Pinto eram os suplentes. Já o adversário começou a partida com Ângelo Girão, Rafael Moreira, Alessandro Verona, Toni Pérez e Nolito Romero. Zé Diogo, Roc Pujadas, João Souto, Facundo Bridge e Henrique Magalhães eram os suplentes do Sporting.
Vindos de uma vitória na última jornada do Campeonato Nacional, por cinco bolas a zero, o Benfica de Edu Castro entrou muito bem na partida. No entanto, acabou por enfrentar dificuldades em mostrar eficácia. Face aos problemas no ataque, o timoneiro das águias viu o Sporting a assumir a liderança. Aos 16 minutos, Roc Pujadas aproveitou para colocar os leões na frente do marcador. Em cima do intervalo, o Clube da Luz respirou de alívio, Diogo Rafael, aos 24', restabeleceu a igualdade, e fez o 1-1.
No segundo tempo, os encarnados foram mais eficazes no arranque. Logo nos minutos iniciais, João Rodrigues esteve em evidência e deixou a sua marca na partida, ao apontar o segundo das águias, que permitiu realizar a cambalhota no marcador. Contudo, a resposta do Sporting fez-se sentir quase de imediato. com os leões a empatarem a partida aos 35'. Aos 38', novo balde de água fria, isto porque Alessandro Verona colocou os leões em vantagem no marcador.
A perder por três bolas a duas, o Benfica voltou a tenta tomas as rédeas da partida. Porém as coisas haveriam de ficar piores para a turma de Edu Castro. Aos 42', Nolito ampliou a vantagem dos leões e colocou o Sporting a vencer por 4-2. Até ao fim as águias ainda tentaram reduzir mas não conseguiram, o que acabou por ditar a eliminação da Taça de Portugal.
Depois desta eliminação da prova rainha, o Benfica centra atenções na partida frente ao AD Valongo. O duelo que vai contar para a jornada 26 do Campeonato Nacional está agendado domingo, 4 de maio, às 18h00, no reduto do adversário
Treinador dos vermelhos e brancos reconheceu o grau de dificuldades, tendo garantido que os encarnados estão prontos para a partida
|
Amanhã, quarta-feira, 30 de abril, o Benfica irá medir forças com o Sporting, nas meias-finais da Taça de Portugal masculina de hóquei em patins. Em antevisão ao encontro, Edu Castro, timoneiro das águias reconheceu que será uma partida de dificuldade máxima, perante um rival difícil de vencer.
Aos microfones da BTV, o técnico espanhol assumiu que será um jogo complicado, visto que será disputado em campo neutro: “É uma semifinal, um jogo único, quadra neutra, pode ser mais parecido com a Elite Cup. Espero que seja assim, porque foi o que correu melhor para nós. Mas, sem dúvida, um jogo muito complicado, com um rival dificílimo, mas acho que estamos a chegar num momento muito bom”.
De seguida, Edu Castro apontou que a equipa encarnada tem apresentado uma boa consistência defensiva nas últimas partidas. “Temos sido uma equipa muito sólida ultimamente, acho que sofremos 6 golos nos últimos 10 jogos. Temos sido muito sólidos na defesa, saindo muito bem no contra-ataque. Às vezes, vai um pouco contra o jogo mais alegre do começo da temporada, mais direto. Há que adaptar”, constatou.
Edu Castro - Temos sido muito sólidos na defesa, saindo muito bem no contra-ataque
Em antevisão ao encontro, o timoneiro da seção de hóquei em patins acredita que a entrada na partida irá ditar o resto do encontro: “Depende de como se desenrola o início do jogo, pode ir para um lado ou para o outro, portanto temos de entrar muito fortes, ser sempre muito consistentes, saber que qualquer detalhe pode-te colocar atrás ou à frente no marcador, e saber gerir ambas as situações”.
Por fim, mostrou-se rendido ao apoio dos Benfiquistas, seja em casa ou fora de portas. “Joguemos em casa ou joguemos fora, o carinho que nos têm dado até agora é incrível, o ânimo que nos dão desde as bancadas. O facto de podermos celebrar um jogo como o de Viana, que foi um jogo da Liga, importante, mas um jogo da Liga, e vimo-nos com a satisfação de ter de sair a agradecer ao público o quanto nos ajudaram ao longo de todo o jogo”, elogiou Edu Castro.