Futebol
Com Benfica atento, Besiktas traça plano para o regresso de Rafa Silva
08 Dez 2025 | 12:51
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
19 Nov 2024 | 10:05 |
Vasco Mendonça considera que a Liga das Nações é pouco relevante. O consultor de Marketing e conhecido adepto do Benfica, no seu espaço de opinião semanal 'Selvagem e Sentimental' no jornal 'A Bola', abordou ainda, tópicos como a sobrecarga de jogos e as lesões de Alexander Bah e Tomás Araújo ao serviço das respetivas seleções.
"A notícia mais interessante que li esta semana pareceu chocar muitos patriotas, mas foi a que mais esperança me deu. Passo a explicar: nove jogadores convocados para representar a seleção de Inglaterra em mais uma pausa do futebol de clubes — que, para os jogadores, é tudo menos uma pausa — anunciaram simultaneamente que não estavam disponíveis para estes dois jogos, por sinal decisivos para as aspirações inglesas nesta competição extraordinária que dá pelo nome de Liga das Nações", começou por dizer Vasco Mendonça.
"Os atletas entenderam que não estavam aptos, apresentaram algumas razões mal explicadas e prepararam-se para viver com a fama temporária de trabalhadores menos árduos ou patriotas falhados, isto até que as redes sociais se esqueçam do assunto ou — qual dos dois períodos mais curto — até que o selecionador interino Lee Carsley e Thomas Tuchel, futuro selecionador de Inglaterra, cheguem à conclusão óbvia de que não têm qualquer hipótese de disputar uma competição de seleções sem Trent Alexander-Arnold, Declan Rice, Bukayo Saka, Cole Palmer ou Phil Foden, para referir apenas alguns dos jogadores que faltaram à convocatória. O que têm em comum? São alguns dos melhores futebolistas da atualidade", destacou.
Vasco Mendonça - Parece-me pertinente, isso sim, que os principais atletas da modalidade assumam a sua vontade sem se sacrificarem como participantes de um Hunger Games futebolístico
"Este texto não é uma defesa da preguiça, nem tão pouco um desabafo contra o patriotismo, ainda que a preguiça seja um atributo manifestamente injustiçado e o patriotismo uma virtude por vezes exagerada. Parece-me pertinente, isso sim, que os principais atletas da modalidade assumam a sua vontade sem se sacrificarem como participantes de um Hunger Games futebolístico, preferindo antes cuidar da sua disponibilidade física e mental quando se preparam para disputar alguns dos jogos mais importantes da sua época desportiva, neste caso na Premier League e na Liga dos Campeões", realçou o consultor de Marketing e conhecido adepto do Benfica
"Se isso não bastar, podemos aprofundar o diagnóstico desta situação atentando ao valor percebido da competição que dá pelo nome de Liga das Nações: um carrossel de jogos de futebol maioritariamente intragáveis, que sobrevivem à conta da necessidade da imprensa em ter alguma coisa para acompanhar e, claro, das apostas desportivas, que seguramente encontram nestes jogos material de sobra para dar lucro à casa. Se é assim, apetece-me perguntar ao capitão Harry Kane, que, a propósito da ausência dos seus colegas, descreveu o imperativo de representar a pátria como se alguém o tivesse chamado para uma guerra: que batalha imperiosa é que a seleção inglesa travou frente à Irlanda ou à Grécia? O apuramento para a primeira divisão da Liga das Nações?", questionou de maneira irónica.
Vasco Mendonça - É bom que os atletas, em especial os melhores, vão lembrando seleções e clubes de que o futebol não é o mesmo sem eles
"Para somar a este absurdo, relembro que a seleção de Inglaterra chegou meritoriamente à final do último Campeonato da Europa disputado nesta modalidade, há apenas quatro meses. É possível que isto seja descrito em alguns fóruns como uma medida da competitividade desta prova. A mim, parece-me uma medida do absurdo. Em suma, o meu espanto é que não tenham sido mais de nove atletas a boicotar a convocatória para a seleção inglesa. Mas lá chegaremos, inevitavelmente. É bom que os atletas, em especial os melhores, vão lembrando seleções e clubes de que o futebol não é o mesmo sem eles",
"Pode o leitor ter interpretado que escrevo este texto irritado após ter lido notícias sobre as lesões de Bah e Tomás Araújo ao serviço das respetivas seleções. E interpreta muito bem. Não tão grave, mas ainda assim preocupante, foi saber que o melhor jogador do atual plantel, Akturkoglu, chegou ao fim do seu jogo na seleção em lágrimas, após ter falhado um penálti decisivo (para quem? Não fazia ideia quando li a notícia, mas suspeitei logo que envolvia o apuramento da Turquia para alguma coisa pouco relevante). Bastou carregar a página web para confirmar que ainda não é desta que a Turquia se apura para a Liga A da Liga das Nações (até nas designações utilizadas, esta Liga é má)", prosseguiu.
"Podem ser patriotas à vontade, mas vamos concordar nisto: o mínimo que se exige às seleções que incluem atletas do Benfica é que ganhem sempre, idealmente de forma folgada, por forma a contribuir para o bem-estar psicológico dos jogadores do clube. Sendo absolutamente egoísta e insensível em relação ao tema, talvez seja azar meu ou alguma precipitação na matemática, mas, exceção feita a um talento absolutamente excecional — Enzo Fernández — tenho alguma dificuldade em perceber a valorização dos atletas do Benfica, enquanto representam o clube, ao serviço das seleções nacionais", concluiu Vasco Mendonça.
Segundo foi apurado, futebolista tem perdido espaço no conjunto parisiense e situação não passou despercebida à estrutura vermelha e branca
09 Dez 2025 | 03:00 |
O Benfica mostrou interesse em Lucas Beraldo. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso jornal revela que o Clube da Luz, com Rui Costa à cabeça, terá estabelecido contactos com o PSG a fim de recolher informações sobre o jovem internacional brasileiro.
Sabe o Glorioso 1904, junto de fonte próxima, que não foi feita qualquer proposta a respeito de Lucas Beraldo. Ou seja, o Benfica apenas terá sondado, junto do emblema francês, se havia alguma margem para uma futura negociação pelo defesa-central. O nosso jornal adianta ainda que o Clube da Luz está atento ao descontentamento do jovem atleta.
O Glorioso 1904 avança, em exclusivo, que Lucas Beraldo sente que está a perder espaço no emblema parisiense, uma vez que, na sua posição, Luis Enrique conta com várias opções, nomeadamente a dupla titular Marquinhos e Pacho – que esteve em campo no jogo contra o Rennes. Além disso, a contratação de Illya Zabarnyi, no mercado de verão, retirou ainda mais espaço ao canarinho.
Assim, o jovem defesa-central, com o Mundial de 2026 no horizonte, procura dar um novo rumo à sua carreira. Ciente deste fator, o Benfica terá então pedido informações sobre o atleta, com o objetivo de estudar uma eventual abordagem. No entanto, uma possível contratação de Beraldo só terá luz verde caso exista alguma saída em janeiro ou mediante o sucesso das águias na Liga dos Campeões.
Lucas Beraldo – avaliado em 25 milhões de euros – chegou a Paris em janeiro de 2024, mas tem vindo a perder espaço. Na presente temporada desportiva, o jovem canarinho realizou apenas oito partidas oficiais, todas na Ligue 1. Nos 645 minutos disputados, o camisola 4 assinou um golo.
Numa noite onde tudo acabou por correr mal, treinador do emblema espanhol, que vai defrontar as águias, não escondeu a sua frustração
08 Dez 2025 | 14:50 |
Xabi Alonso não escondeu a frustração no final do encontro. Numa partida onde Álvaro Carreras, antigo defesa do Benfica, foi expulso, o técnico do Real Madrid visou o árbitro da partida, afirmando que as suas decisões acabaram por conduzir os merengues a uma derrota escandalosa diante do conjunto galego (2-0).
Xabi Alonso: "Estamos todos irritados. Não foi o jogo e o resultado que queríamos"
“Estamos todos irritados. Não foi o jogo e o resultado que queríamos”, começou por dizer o treinador dos blancos, em relação ao que aconteceu dentro do terreno de jogo, antes de abordar outros tópicos que, na sua opinião, afetaram o rendimento dos jogadores.
“Desde o início, a lesão do Militão prejudicou-nos, custou-nos recuperar o ânimo e tivemos de ajustar algumas coisas”, confessou Xabi Alonso, presente na sala de imprensa do Santiago Bernabéu, antes de virar as suas atenções ao árbitro da partida.
Xabi Alonso: "As decisões do árbitro deixaram-nos nervosos"
“As decisões do árbitro deixaram-nos nervosos. A expulsão [de Carreras], ele foi muito permissivo, não gostei da atuação…”, adiantou o treinador espanhol, fazendo referência ao cartão vermelho mostrado ao ex-Benfica, que nos últimos dias foi elogiado por Marcelo, histórico do Real Madrid.
“O cartão para Álvaro é muito discutível, foi muito exagerado. Não gostei e isso deixou-nos um pouco descontrolados. Não gostei da arbitragem”, atirou por fim Xabi Alonso. Com esta derrota, o Real Madrid atrasou-se ainda mais na luta pelo pódio, ficando a quatro pontos do Barcelona.
No rescaldo da difícil partida contra a Juventus, técnico italiano abordou encontro contra os encarnados e deixou um alerta aos seus jogadores
08 Dez 2025 | 13:34 |
Antonio Conte alertou que a equipa precisa de descansar. No rescaldo da partida contra a Juventus — onde David Neres foi o destaque — o técnico transalpino fez questão de abordar o embate contra o Benfica, afirmando que está orgulhoso do trabalho dos seus jogadores, apesar do forte desgaste dos últimos dias.
Antonio Conte: "Agora precisamos descansar, pois temos apenas dois dias antes do jogo em Portugal"
Em declarações à imprensa italiana, no final do encontro contra a vecchia signora, o treinador dos napolitanos não escondeu a satisfação pelo resultado. “Estes jogadores foram extraordinários. Sinto-me orgulhoso e estou cada vez mais impressionado com estes rapazes”, começou por dizer Antonio Conte.
“Agora precisamos descansar, pois temos apenas dois dias antes do jogo em Portugal, contra o Benfica, para a Liga dos Campeões”, adiantou o treinador da equipa italiana, explicando que é preciso recuperar o plantel a nível físico para uma partida de exigência máxima.
Antonio Conte: "Temos de nos preparar da melhor forma possível"
“Temos de nos preparar da melhor forma possível, mas estes rapazes precisam de recuperar porque será um duelo muito intenso”, acrescentou por fim o campeão italiano, alertando para as dificuldades que vão encontrar no Estádio da Luz, frente à equipa de José Mourinho.
Vale a pena recordar que Benfica e Nápoles têm encontro marcado para a próxima quarta-feira, 10 de dezembro, no Estádio da Luz, com pontapé de saída marcado para as 20h00. O encontro decisivo contará com a arbitragem de Slavko Vincic, nomeado pelo Conselho de Arbitragem da UEFA.
Com Benfica atento, Besiktas traça plano para o regresso de Rafa Silva
08 Dez 2025 | 12:51
Imprensa coloca Benfica no caminho de pérola alemã, mas Rui Costa tem concorrência de peso
08 Dez 2025 | 12:29
Após o Tondela - Porto, Farioli deixa 'bicada' ao Benfica e Sporting: "Ganhar jogos"
08 Dez 2025 | 11:55