
Futebol
Federico Coletta reforça Benfica! Médio da Roma foi surpresa das águias no deadline day
01 Set 2025 | 23:48
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
19 Nov 2024 | 10:05 |
Vasco Mendonça considera que a Liga das Nações é pouco relevante. O consultor de Marketing e conhecido adepto do Benfica, no seu espaço de opinião semanal 'Selvagem e Sentimental' no jornal 'A Bola', abordou ainda, tópicos como a sobrecarga de jogos e as lesões de Alexander Bah e Tomás Araújo ao serviço das respetivas seleções.
"A notícia mais interessante que li esta semana pareceu chocar muitos patriotas, mas foi a que mais esperança me deu. Passo a explicar: nove jogadores convocados para representar a seleção de Inglaterra em mais uma pausa do futebol de clubes — que, para os jogadores, é tudo menos uma pausa — anunciaram simultaneamente que não estavam disponíveis para estes dois jogos, por sinal decisivos para as aspirações inglesas nesta competição extraordinária que dá pelo nome de Liga das Nações", começou por dizer Vasco Mendonça.
"Os atletas entenderam que não estavam aptos, apresentaram algumas razões mal explicadas e prepararam-se para viver com a fama temporária de trabalhadores menos árduos ou patriotas falhados, isto até que as redes sociais se esqueçam do assunto ou — qual dos dois períodos mais curto — até que o selecionador interino Lee Carsley e Thomas Tuchel, futuro selecionador de Inglaterra, cheguem à conclusão óbvia de que não têm qualquer hipótese de disputar uma competição de seleções sem Trent Alexander-Arnold, Declan Rice, Bukayo Saka, Cole Palmer ou Phil Foden, para referir apenas alguns dos jogadores que faltaram à convocatória. O que têm em comum? São alguns dos melhores futebolistas da atualidade", destacou.
Vasco Mendonça - Parece-me pertinente, isso sim, que os principais atletas da modalidade assumam a sua vontade sem se sacrificarem como participantes de um Hunger Games futebolístico
"Este texto não é uma defesa da preguiça, nem tão pouco um desabafo contra o patriotismo, ainda que a preguiça seja um atributo manifestamente injustiçado e o patriotismo uma virtude por vezes exagerada. Parece-me pertinente, isso sim, que os principais atletas da modalidade assumam a sua vontade sem se sacrificarem como participantes de um Hunger Games futebolístico, preferindo antes cuidar da sua disponibilidade física e mental quando se preparam para disputar alguns dos jogos mais importantes da sua época desportiva, neste caso na Premier League e na Liga dos Campeões", realçou o consultor de Marketing e conhecido adepto do Benfica
"Se isso não bastar, podemos aprofundar o diagnóstico desta situação atentando ao valor percebido da competição que dá pelo nome de Liga das Nações: um carrossel de jogos de futebol maioritariamente intragáveis, que sobrevivem à conta da necessidade da imprensa em ter alguma coisa para acompanhar e, claro, das apostas desportivas, que seguramente encontram nestes jogos material de sobra para dar lucro à casa. Se é assim, apetece-me perguntar ao capitão Harry Kane, que, a propósito da ausência dos seus colegas, descreveu o imperativo de representar a pátria como se alguém o tivesse chamado para uma guerra: que batalha imperiosa é que a seleção inglesa travou frente à Irlanda ou à Grécia? O apuramento para a primeira divisão da Liga das Nações?", questionou de maneira irónica.
Vasco Mendonça - É bom que os atletas, em especial os melhores, vão lembrando seleções e clubes de que o futebol não é o mesmo sem eles
"Para somar a este absurdo, relembro que a seleção de Inglaterra chegou meritoriamente à final do último Campeonato da Europa disputado nesta modalidade, há apenas quatro meses. É possível que isto seja descrito em alguns fóruns como uma medida da competitividade desta prova. A mim, parece-me uma medida do absurdo. Em suma, o meu espanto é que não tenham sido mais de nove atletas a boicotar a convocatória para a seleção inglesa. Mas lá chegaremos, inevitavelmente. É bom que os atletas, em especial os melhores, vão lembrando seleções e clubes de que o futebol não é o mesmo sem eles",
"Pode o leitor ter interpretado que escrevo este texto irritado após ter lido notícias sobre as lesões de Bah e Tomás Araújo ao serviço das respetivas seleções. E interpreta muito bem. Não tão grave, mas ainda assim preocupante, foi saber que o melhor jogador do atual plantel, Akturkoglu, chegou ao fim do seu jogo na seleção em lágrimas, após ter falhado um penálti decisivo (para quem? Não fazia ideia quando li a notícia, mas suspeitei logo que envolvia o apuramento da Turquia para alguma coisa pouco relevante). Bastou carregar a página web para confirmar que ainda não é desta que a Turquia se apura para a Liga A da Liga das Nações (até nas designações utilizadas, esta Liga é má)", prosseguiu.
"Podem ser patriotas à vontade, mas vamos concordar nisto: o mínimo que se exige às seleções que incluem atletas do Benfica é que ganhem sempre, idealmente de forma folgada, por forma a contribuir para o bem-estar psicológico dos jogadores do clube. Sendo absolutamente egoísta e insensível em relação ao tema, talvez seja azar meu ou alguma precipitação na matemática, mas, exceção feita a um talento absolutamente excecional — Enzo Fernández — tenho alguma dificuldade em perceber a valorização dos atletas do Benfica, enquanto representam o clube, ao serviço das seleções nacionais", concluiu Vasco Mendonça.
Atleta que fez toda a sua formação no Clube da Luz tem novo desafio à vista, num último dia de mercado com muita emoção à mistura
02 Set 2025 | 00:10 |
Hugo Félix vai ser reforço do Tondela, ao contrário do que estava inicialmente nos planos, dado que o primeiro destino colocado em cima da mesa foi o Elche. Agora, ao que tudo indica, o irmão de João Félix, que fez toda a sua formação no Benfica, vai continuar em Portugal. Encarnados defendem eventual valorização do atleta.
“O criativo e irmão de João Félix vai assinar um contrato válido por quatro temporadas, ou seja, até 2029 com os auriverdes, enquanto o Benfica retém ainda uma percentagem do passe”, revela o jornal Record. Ao que tudo indica, as águias ficarão com 50% dos direitos económicos.
Na equipa principal do Benfica, Hugo Félix realizou apenas uma partida. No triunfo por 4-0 da turma de Bruno Lage na receção ao Tirsense, no dia 23 de abril de 2025, o médio entrou aos 80 minutos, rendendo Tiago Gouveia, num momento que ficará para sempre na sua memória.
A saída de Hugo Félix do Benfica neste mercado de transferências era um cenário que se vinha adivinhando. É que, em 2025/26, o jovem médio de 21 anos, que tinha contrato até junho de 2027, não tinha somado qualquer minuto com o Manto Sagrado, seja na equipa principal ou na equipa B.
Na temporada de 2024/25, onde atuou praticamente na equipa B das águias, Hugo Félix – avaliado em 2,5 milhões de euros – foi aposta em 36 encontros: 32 na Segunda Liga, três na Premier League International Cup e um na Taça de Portugal. Nos 2.653 minutos disputados com a camisola do Benfica, o médio marcou dois golos, somando ainda 10 assistências.
Antigo avançado internacional italiano deixa o Como e terá como companheiro atleta dos azuis e brancos que se mudou para Itália
01 Set 2025 | 23:56 |
Andrea Belotti foi, nesta segunda-feira, 1 de setembro, oficializado como reforço do Cagliari, onde terá como colega Zé Pedro, ex-Porto que também se mudou para Itália neste mercado. O antigo internacional italiano, que se sagrou campeão europeu em 2021, será orientado por Fabio Pisacane.
Andrea Belotti chegou ao Benfica em janeiro de 2025, oriundo, por empréstimo, do Como. Todavia, nos seis meses ao serviço da turma de Bruno Lage, o avançado não conseguiu convencer os responsáveis encarnados, que o devolveram ao conjunto de Fabregas.
Curiosamente, nas últimas semanas, o nome de Andrea Belotti foi associado ao Vitória de Guimarães. Porém, esse cenário acabou por não se concretizar e o elevado vencimento do ponta-de-lança terá estado na origem da ‘desistência’ do emblema minhoto no antigo avançado do Benfica.
Um dos episódios mais marcantes da passagem de Andrea Belotti pelo Benfica aconteceu na final da Taça de Portugal, diante do Sporting. Nos últimos minutos do tempo regulamentar, o avançado foi agredido por Matheus Reis, com um pontapé na cabeça, mas o árbitro marcou falta a favor dos… leões.
Com a camisola do Benfica, Andrea Belotti – avaliado em 2 milhões de euros – realizou 24 partidas: 14 na Liga Portugal Betclic, quatro na Taça de Portugal, quatro na Liga dos Campeões e dois no Mundial de Clubes. Nos 832 minutos em que foi opção, o antigo internacional italiano marcou quatro golos.
Atleta realizou quase duas centenas de partidas com o Manto Sagrado, tendo conquistado seis títulos pelo Clube da Luz, e vai rumar a outras paragens
01 Set 2025 | 23:52 |
Florentino Luís despediu-se dos adeptos do Benfica com uma mensagem de ir às lágrimas. Numa publicação nas redes sociais, o médio, que Rui Costa vendeu ao Burnley por 26 milhões de euros, lembrou o seu trajeto de mais de 15 anos no Clube da Luz, agradecendo a todos os que o acompanharam.
Florentino Luís despede-se do Benfica: “Orgulho e gratidão”
“Hoje despeço-me do Clube que foi a minha casa durante 15 anos. Foram anos de crescimento, conquistas e memórias que levarei comigo para sempre. Saio com orgulho e gratidão, certo de que dei tudo em cada treino e em cada jogo”, escreveu Florentino Luís, numa mensagem no Instagram.
“O Benfica marcou-me para sempre e será sempre parte de mim. Obrigado a todos os que fizeram parte deste caminho: colegas de equipa, staff, treinadores e, claro, a todos os Benfiquistas. Ser Benfiquista é ter na alma a chama imensa”, finalizou Florentino Luís, numa publicação nas redes sociais, nesta segunda-feira.
Florentino Luís ruma ao Burnley por empréstimo, com uma taxa de 2 milhões de euros, mas a cedência tem uma cláusula de compra obrigatória de 24 milhões de euros. Com a chegada de Richard Ríos e Enzo Barrenechea, o médio perdeu espaço e acabou por rumar a outras paragens.
Com a camisola do Benfica, ao longo de várias temporadas, Florentino Luís - avaliado em 22 milhões de euros - realizou 183 encontros, tendo marcado quatro golos e feito quatro assistências. O médio de 26 anos conquistou seis títulos com o Manto Sagrado: dois Campeonatos Nacionais, três Supertaças Cândido de Oliveira e uma Taça da Liga.
Federico Coletta reforça Benfica! Médio da Roma foi surpresa das águias no deadline day
01 Set 2025 | 23:48
Atleta que teve conflito com Bruno Lage deixa bicada ao Benfica: "Queria muito"
01 Set 2025 | 23:43
Exclusivo Glorioso 1904 – Richard Ríos e Barrenechea levam responsável do Benfica ‘à loucura’
01 Set 2025 | 23:37