
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Modalidades
|
É oficial: O carrossel das renovações continua. Leandro Ramos, atleta do Benfica, renovou, esta sexta-feira, dia 3 de novembro, contrato com o Glorioso, segundo deu conta o Clube da Luz, através dos meios de comunicação.
O campeão nacional de lançamento de dardo não escondeu a felicidade por continuar de águia ao peito, agradecendo pela confiança. “Obrigado pela confiança. Continuamos juntos e vemo-nos na pista. Carrega, Benfica”, afirmou.
De destacar que o atleta, de 23 anos, que conta com recorde nacional da disciplina - 84,78 - vai para a sua sétima temporada com o Manto Sagrado, sendo que o craque conta com vários títulos no seu palmarés.
Leandro Ramos conquistou, internacionalmente, três medalhas de ouro e uma de prata, sendo campeão na Taça da Europa de Lançamentos (2023), no Campeonato Ibero-Americano (2022) e nos Jogos do Mediterrâneo (2022). Quando ao segundo lugar do pódio, esse foi atingido nos Campeonatos da Europa de Sub-23.
Leandro Ramos, atleta de 23 anos (21/09/2000), renovou contrato com o Sport Lisboa e Benfica. O atual campeão nacional de lançamento do dardo vai continuar a fazer parte da equipa de atletismo e do projeto olímpico do Clube.
Dono do recorde nacional da disciplina (84,78 metros), alcançado na Liga Diamante de Doha (Catar), a 13 de maio de 2022, o jovem lançador encarnado tem no currículo quatro títulos de campeão nacional.
Internacionalmente, Leandro Ramos conquistou três medalhas de ouro: sagrou-se campeão na Taça da Europa de Lançamentos (2023), no Campeonato Ibero-Americano (2022) e nos Jogos do Mediterrâneo(2022). O atleta arrecadou, ainda, uma medalha de prata nos Campeonatos da Europa Sub-23 (2021).
"Obrigado pela confiança. Continuamos juntos e vemo-nos na pista. Carrega, Benfica", afirmou Leandro Ramos, que vai para a 7.ª época de águia ao peito, num vídeo gravado para os meios de comunicação do Clube”
Sabe o nosso Jornal que, técnico dos encarnados pretende garantir neste mercado atletas mais jovens e craque vai mesmo dizer adeus à Catedral
|
Depois de ter dito adeus em dose dupla, a equipa de voleibol do Benfica vai contar com mais uma saída neste mercado de verão. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso Jornal revela que, o central Peter Wohlfahrtstatter, que termina a ligação com as águias, vai deixar o Clube da Luz, não integrando o plantel da próxima época.
Sabe o Glorioso 1904 que Marcel Matz não conta mais com o atleta austríaco, que estava no Benfica há sete temporadas. Apesar de ter jogado mais nesta temporada, depois de ter renovado contrato, o nosso Jornal apurou que o treinador dos encarnados pretende renovar o plantel, querendo assegurar atletas mais jovens. Nesse sentido, Peter Wohlfi terá feito mesmo a sua última época de águia ao peito.
Recorde-se que, além da saída do alemão, Marcel Matz disse já adeus a Pearson Eshenko, Matheus Alejandro e Michal Godlewski. No sentido inverso, o Glorioso 1904 recolheu, junto de fonte próxima, a informação de que Felipe Banderó vai continuar a envergar o Manto Sagrado, sobrevivendo à revolução na equipa de voleibol das águias.
Desde que chegou ao Benfica, em 2018, Peter Wohlfahrtstatter contabilizou cinco Campeonatos Nacionais (2018/19, 2020/21, 2021/22, 2022/23 e 2023/24), cinco Supertaças (2018, 2019, 2020, 2021 e 2023) e quatro Taças de Portugal (2018/19, 2021/22, 2022/23 e 2024/25).
Em 2024/25, ao serviço do voleibol Benfica, o camisola 4 dos encarnados realizou 30 encontros: 19 no Campeonato Nacional, duas na Liga dos Campeões, seis na CEV Cup, dois na Taça de Portugal e um na Supertaça. Nessas partidas, o central de 36 anos conseguiu um total de 150 pontos.
O atleta austríaco, que chegou ao Clube da Luz oriundo do Tourcoing-Lille Métropole, na época 2018/19, passou ainda pelas formações do SU Hotvolleys Ybbs-Melk, Topvolley Precura, Zadruga Aich/ Dob e Effector Kielce. No total, nas sete temporadas com o Manto Sagrado, o craque alinhou em 243 partidas, tendo marcado 1.480 pontos.
Canoísta português aterrou em Lisboa com duas medalhas alcançadas na República Tcheca e falou do rumo que quer dar à sua carreira
|
Fernando Pimenta foi campeão europeu nas categorias K1 5000m e K1 1000m, em provas disputadas em Recine, na Républica Tcheca. Na passada segunda-feira, dia 23 de junho, o canoísta aterrou no aeroporto Humberto Delgado e, em declarações aos jornalistas, abordou a conquista e levantou um ponto de interrogação quanto ao futuro da sua carreira.
Fernando Pimenta: "Não recebemos o devido reconhecimento"
"Melhor resposta não podia dar. Em 2016, fui muito criticado, falou-se do Fernando Pimenta de forma negativa e no ano a seguir consegui títulos europeus e mundiais. Depois de Paris [Jogos Olímpicos], senti um carinho dos portugueses e não questionei se iria continuar a carreira ou não. Pensava sim se valia a pena apostar e ir atrás dos resultados, porque às vezes não recebemos o devido reconhecimento nas nossas modalidades. A ausência do Fernando Pimenta e dos resultados faria com que as pessoas dissessem 'Afinal, ele faz falta'. Por outro lado, eu gosto de competir por Portugal, de conquistar títulos, de ouvir 'A Portuguesa', de ver a nossa bandeira ao mais alto. Não consigo deixar de competir ao mais alto nível", começou por dizer.
O atleta do Benfica lamentou a falta de apoiantes na chegada do multi-campeão ao aeroporto de Lisboa, mas mantém a esperança: “O momento de o aeroporto estar repleto de gente vai acontecer no dia certo. Tenho a consciência que isso vai voltar a acontecer. Se esperava isso hoje, não. Atualmente, já se banaliza os resultados do Fernando Pimenta. O meu colega, o João Pimenta, dizia que o problema do 'Fernando Pimenta é fazer parecer fácil'. As pessoas dão valor quando eu não consigo, quando consigo é mais do mesmo, mas isso requer muito trabalho, disciplina, sacrifício, tempo abdicado da família e dos meus filhos.”
Fernando Pimenta: "Um dia o Fernando Pimenta vai acabar"
“Tentar dar o máximo valor a estas conquistas, porque um dia o Fernando Pimenta vai acabar, pelo menos em alta competição. Até lá, vou tentar dar o máximo de visibilidade à minha modalidade, ao nosso país, porque os meus colegas de K4 tiveram excelente prestações. Com uma meia dúzia de atletas, fomos o terceiro país mais medalhado à frente de uma Alemanha, que é uma superpotência, da Polónia, da Chéquia, que acolheu a competição. Grandes potências mundiais ficaram atrás de nós, com meia dúzia de 'trocos'. Neste momento, andamos a enviar atletas a prestações, tive dois colegas que vieram no sábado de modo a poupar nas despesas, outros vieram ontem...”, lamentou o canoísta que, aproveitou o tempo de antena para enaltecer a canoagem portuguesa e alertar que o fim da sua carreira pode estar próximo, já que o atleta do Benfica completa 36 anos de idade no mês de agosto.
Além dos jornalistas, Fernando Gomes, presidente do Comité Olimpico de Portugal, marcou presença na receção ao canoísta português: “Temos de fazer gestão das verbas que temos, não temos os recursos de outros países, mas lutamos com aquilo que tempos. Estava a trocar mensagens com o Fernando Gomes e nunca pensei que ele estivesse aqui. Foi uma agradável surpresa e isso poderá ter impacto. As grandes empresas portuguesas não podem ter medo de arriscar nos atletas portugueses. Tenho de deixar um recado. Vê-se grandes empresas portuguesas a usas a imagem dos atletas estrangeiros cá em Portugal. Nós também temos qualidade e ter aqui o presidente simboliza o apoio à modalidade, que merece", concluiu.
Dirigentes do Clube da Luz deram conta de mais uma saída do plantel, acabando por desejar votos de felicidade para o futuro
|
Revolução na equipa de voleibol feminino continua. Barbara Dapic já não faz parte do plantel das águias. Os encarnados oficializaram a saída e disseram adeus à atleta croata, através de uma nota publicada nos meios de comunicação. A voleibolista deixa a Catedral da Luz depois de ter envergado o Manto Sagrado durante uma temporada.
No comunicado emitido pelos vermelhos e brancos, os responsáveis do Glorioso fizeram questão de desejar fotos de "felicidades para o futuro" da craque, que acaba por abandonar a equipa das águias uma época após ter assinado contrato. Os dirigentes encarnados agradeceram ainda "o papel desempenhado" ao longo de 2024/25.
Apesar do pouco tempo no Benfica, as águias destacaram o facto de Barbara Dapic ficar "particularmente ligada à brilhante conquista do Campeonato Nacional, algo que já não acontecia há 50 anos". Recorde-se que, a oposto revelou ter escolhido o Glorioso por influência de Rui Moreira e Kyra Holt: "Escolhi o Benfica após uma conversa com o treinador [Rui Moreira] e também por ter uma amiga muito próxima a jogar aqui. Foi uma escolha óbvia para mim neste momento".
Barbara Dapic diz agora adeus ao Benfica, porém não foi sozinha. Aline Delsin, mais conhecida como Piu, foi também dispensada da equipa de voleibol feminino, que está a ser alvo de uma limpeza no balneário. Depois de terem conquistado o Campeonato Nacional, as águias viram partir Rui Moreira, que rumou ao Brasil.
Nesta última temporada, (2024/25) Barbara Dapic, ao serviço do Benfica, realizou 21 partidas: 18 na Liga Portuguesa, dois na CEV Cup Women e uma na Taça de Portugal Feminina. A internacional croata de 30 anos somou 87 pontos marcados, tendo conquistado de águia ao peito o Campeonato Nacional (2024/25).
Recorde aqui a conquista do Campeonato Nacional: