Logotipo Glorioso 1904

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

Seguir
Clube

PRÉMIOS 2023 GLORIOSO 1904: FERNANDO PIMENTA É ESCOLHIDO COMO ATLETA DO ANO DO BENFICA

O canoísta português continua a ser uma das mais fortes figuras do desporto nacional no estrangeiro, elevando o seu nível num 2023 recheado de conquistas

Fernando Pimenta
Fernando Pimenta

  |

Icon Comentário0

O canoísta Fernando Pimenta teve em 2023 um dos seus melhores anos e isso não passou despercebido à equipa do Glorioso 1904 que decidiu atribuir ao atleta o prémio de atleta do ano nas mais diversas modalidades.

Ao todo, Fernando Pimenta, aos 34 anos, conquistou no ano civil de 2023 cinco medalhas de ouro, seis de prata e duas de bronze, totalizando 13 medalhas nas principais provas internacionais do ano. Nas 14 provas em que competiu esta época, o duplo medalhado em Jogos Olímpicos apenas falhou o pódio do K1 5000 metros da primeira Taça do Mundo, na Hungria, porque o seu leme partiu e foi forçado a abandonar.

Nos Jogos Europeus, em Cracóvia, na Polónia, que valeram como Campeonato da Europa, o lago onde decorreu o evento não era suficientemente grande para albergar as provas de K1 1.000 e 5.000 metros, pelo que as mesmas não se realizaram, de forma excecional e inédita na história da modalidade.

Porém, o canoísta do Benfica venceu nos K1 1000 metros em Duisburgo, na Alemanha, no Campeonato do Mundo, deixando para trás os problemas que havia tido nas referidas competições e terminando o ano civil como campeão do mundo.


"É uma das minhas maiores épocas de sempre. Só me faltou o título europeu, mas também não tive a minha especialidade. Fui medalha em todas as competições em que participei, mesmo não sendo a minha especialidade, que são as maratonas. Tenho de estar super contente",referiu o atleta após vitória no Mundial na categoria dos K1 1000 metros.


À entrada de mais um ano olímpico e com um retrospecto recente tão positivo, Fernando Pimenta sonha na conquista da medalha de ouro olímpica que lhe falta, após conquistar a medalha de prata em K2 1000 metros em Londres 2012, juntamente com Emanuel Silva, assim como o bronze conquistado em Tóquio 2020 na categoria K1 1000 metros


Clube

PARA SEMPRE NOS NOSSOS CORAÇÕES: BENFICA RECORDA MÁRIO COLUNA COM SENTIDA MENSAGEM AO "MONSTRO SAGRADO" (COM VÍDEO)

Clube da Luz marcou o dia com uma mensagem nas redes sociais, este domingo, 25 de fevereiro

Mário Coluna
Mário Coluna

  |

Icon Comentário0

Faz este domingo, dia 25 de fevereiro, 10 anos que o universo Benfiquista perdeu Mário Coluna, o ‘Monstro Sagrado’, como era conhecido no Clube. Numa sentida mensagem, onde se expressa a eterna saudade pela lenda das águias, o Benfica recordou o ex-futebolista. 

O antigo jogador bicampeão europeu e treinador das águias – orientou a equipa de juniores durante uma temporada – faleceu a 25 de fevereiro de 2014, aos 78 anos, e o emblema da Catedral fez questão de não deixar passar em branco a data, relembrando a sua memória, neste dia.


Para isso, o Glorioso partilhou um vídeo do lendário capitão, através das redes sociais, mais precisamente Instagram e X (antigo Twitter) onde associou, como legenda “10 anos de saudade, Monstro Sagrado #EPluribusUnum”, com um coração branco, no final da mensagem.


No conteúdo de multimédia divulgado pelos encarnados várias foram as figuras do Clube da Luz que apareceram para caracterizar o antigo craque. "Carismático, Líder, Único, Nobre, Autêntico e Organizador" foram as palavras utilizadas pelos ex-companheiros para descrever o 'Monstro Sagrado'. 

Importante recordar que, tal como já deu conta o nosso Jornal, antiga glória representou o Benfica entre 1954/1955 e 1969/1970, onde somou 520 jogos ao serviço do dos encarnados e apontou 126 golos de águia ao peito. No palmarés, arrecadou duas Ligas dos Campeões, 10 Campeonatos Nacionais e seis Taças de Portugal, durante o tempo em que alinhou pelo Glorioso.


Confira aqui o vídeo:

 


Clube

RUI COSTA É 'CONFRONTADO' SOBRE PALAVRAS DE JOSÉ MOURINHO COM LÍDER DO BENFICA A ADMITIR: "INFELIZMENTE..."

Special One lamentou falta de reconhecimento sobre o ex-técnico das águias

José Mourinho e Rui Costa
José Mourinho e Rui Costa

  |

Icon Comentário0

No dia em que aconteceu o velório de Artur Jorge, ex-jogador e treinador do Benfica, Rui Costa falou à comunicação social presente no local, que acabou por questionado o Presidente das águias sobre as declarações de José Mourinho.

O antigo técnico das águias deixou uma 'bicada' ao futebol nacional quando reagiu à morte de Artur Jorge com as seguintes palavras: "Sinto um bocadinho de tristeza quando sinto que nos últimos anos Portugal esqueceu que havia um histórico no nosso desporto e que se calhar poderíamos ter feito algumas coisas para o recordar".


Já o líder máximo das águias não hesitou em reforçar a importância do ex-jogador português para o futebol nacional. "Foi um grande senhor do futebol português e como tal, assim como outros portugueses em outras áreas, devem ser bem lembrados pelo país", afirmou o dirigente.


"Infelizmente, pela dimensão do nosso país, e cada vez tendo mais nome lá fora, mas naquelas alturas em que ele jogou e treinou não havia aqueles meios todos para sermos conhecidos lá fora. E Artur Jorge é uma dessas personagens que levou bem alto o nome do futebol português", rematou Rui Costa.

Enquanto jogador do Benfica, Artur Jorge realizou 131 partidas, onde marcou 104 golos, entre os anos de 1969 e 1975. De águia ao peito venceu quatro Ligas Portuguesas e duas Taças de Portugal, além de ter sido o melhor marcador da Liga por duas ocasiões.


Enquanto treinador, apesar das suas façanhas nos azuis e brancos, no Benfica não é relembrado pelas melhores razões. Artur Jorge esteve à frente da equipa encarnada entre 1994 e 1995, tendo ganho somente 27 jogos, em 47 realizados.


Modalidades

DIOGO RIBEIRO REVELA 'PICARDIA' COM FERNANDO PIMENTA E PROMETE 'DESFORRA' A CANOÍSTA DO BENFICA

Jovem de 19 anos tornou-se no primeiro nadador português a ganhar o ouro nos Mundiais de Natação

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro

  |

Icon Comentário0

Diogo Ribeiro foi uma das grandes sensações dos últimos Mundiais de Natação que decorreram em Doha, no Catar. O nadador do Benfica, já em Portugal, concedeu este domingo uma extensa entrevista ao site oficial do clube onde abordou a glória conquistada no Médio Oriente e relembrou 'picardia' com Fernando Pimenta, canoísta do Glorioso.

O jovem nadador revelou que, ainda em Doha, esteve à conversa com Fernando Pimenta, que partilha com o teenager o facto de representar o Clube da Luz, referindo, com muito boa disposição, que acabou por cair numa "armadilha".


"Estou bastante desiludido com o meu amigo Fernando Pimenta", começou por referir, explicando: "Fomos dar umas braçadas, e na natação um sprint são 25 metros. Saltámos, e eu fui a brincar, como é óbvio. Parei aos 25 metros, olho para o lado, e o Fernando continua até aos 50. E continuaria até aos 100, se fosse o caso, só para dizer que me tinha ganhado".


"Foi bastante engraçado, e espero que haja mais momentos destes", recorda. No entanto, o jovem nadador promete desforra ao campeão de canoagem e garante que está no ar uma corrida de 10 km entre ambos. "Prometo uma vitória", atirou, a rir.

Diogo Ribeiro, recorde-se, conquistou duas medalhas de ouro nos últimos Mundiais de Natação, tornando-se no primeiro nadador português a sagrar-se campeão do mundo, sendo-o nos 50 e nos 100 metros mariposa.



envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Clube

EM DIA DE HOMENAGEM, RUI COSTA NÃO ESQUECE ARTUR JORGE E RECORDA ANTIGO TREINADOR DO BENFICA

 

Icon Comentário0
Clube

APÓS 'BICADA' DE EX BENFICA, RUI COSTA NÃO HESITA E RESPONDE: "DEVEM SER BEM LEMBRADOS..."

 

Icon Comentário0
Clube

ÚLTIMA HORA: APÓS ACUSAÇÕES DO TOULOUSE, BENFICA REAGE E NEGA INCIDENTES NA LUZ

 

Icon Comentário0