
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Hóquei em patins
|
Amanhã, quarta-feira, 30 de abril, o Benfica irá medir forças com o Sporting, nas meias-finais da Taça de Portugal masculina de hóquei em patins. Em antevisão ao encontro, Edu Castro, timoneiro das águias reconheceu que será uma partida de dificuldade máxima, perante um rival difícil de vencer.
Aos microfones da BTV, o técnico espanhol assumiu que será um jogo complicado, visto que será disputado em campo neutro: “É uma semifinal, um jogo único, quadra neutra, pode ser mais parecido com a Elite Cup. Espero que seja assim, porque foi o que correu melhor para nós. Mas, sem dúvida, um jogo muito complicado, com um rival dificílimo, mas acho que estamos a chegar num momento muito bom”.
De seguida, Edu Castro apontou que a equipa encarnada tem apresentado uma boa consistência defensiva nas últimas partidas. “Temos sido uma equipa muito sólida ultimamente, acho que sofremos 6 golos nos últimos 10 jogos. Temos sido muito sólidos na defesa, saindo muito bem no contra-ataque. Às vezes, vai um pouco contra o jogo mais alegre do começo da temporada, mais direto. Há que adaptar”, constatou.
Edu Castro - Temos sido muito sólidos na defesa, saindo muito bem no contra-ataque
Em antevisão ao encontro, o timoneiro da seção de hóquei em patins acredita que a entrada na partida irá ditar o resto do encontro: “Depende de como se desenrola o início do jogo, pode ir para um lado ou para o outro, portanto temos de entrar muito fortes, ser sempre muito consistentes, saber que qualquer detalhe pode-te colocar atrás ou à frente no marcador, e saber gerir ambas as situações”.
Por fim, mostrou-se rendido ao apoio dos Benfiquistas, seja em casa ou fora de portas. “Joguemos em casa ou joguemos fora, o carinho que nos têm dado até agora é incrível, o ânimo que nos dão desde as bancadas. O facto de podermos celebrar um jogo como o de Viana, que foi um jogo da Liga, importante, mas um jogo da Liga, e vimo-nos com a satisfação de ter de sair a agradecer ao público o quanto nos ajudaram ao longo de todo o jogo”, elogiou Edu Castro.
Turma vermelha e branca deslocou-se a casa do adversário, este sábado, dia 26 de abril, acabando por somar um desaire na prova europeia
|
A equipa feminina de hóquei em patins do Benfica foi a jogo este sábado, 26 de abril, para medir forças com o Generali HC Palau. As encarnadas acabaram por perder, por 5-2, em duelo relativo à meia-final da final four da WSE Champions League Women. Maria Sofia Silva (20') e Aimée Blackman (46') foram as autoras dos golos das águias, que dizem adeus à prova.
O técnico das águias apostou em Maria Vieira, Marlene Sousa, Aimée Blackman, Raquel Santos e Maria Sofia Silva no cinco inicial. Alice Vicente, Beatriz Figueiredo, Rita Batista, Elena Tamiozzo e Sofia Moncóvio começaram a partida desta tarde no banco de suplentes.
Já a turma espanhol optou por convocar Jana Costa, Berta Busquets, Laura Puigdueta, Anna Casarramona, Aina Florenza, Carla Fontdegloria, Mariona Colomer, Elsa Salvañà, Marina Codina e Laura Vicente para o duelo disputado no Pavelló Municipal d'Esports Maria Víctor.
O Benfica entrou a todo o gás na partida desta tarde, porém foi mesmo o Generali HC Palau quem inaugurou o marcador, por intermédio de Carla Fontdegloria.Contudo, a desvantagem não durou muito tempo, com Maria Sofia Silva a igualar as contas passado 1 minuto. Ainda antes do intervalo Aina Florenza voltou a colocar as espanholas na frente do marcador, levando o 2-1 para as cabines.
No regresso dos balneários, o Benfica viu Laura Puigdueta, através de uma grande penalidade, dilatar a vantagem para a turma da casa. No entanto, Aimée Blackman, aos 46 minutos do encontro, fez o segundo golo das vermelhas e brancas. Por fim, a defesa de 22 anos espanhola, que havia apontado o segundo golo do Generali HC Palau, acabou por fechar o resultado, apontando um hat-trick.
Depois desta partida, o Benfica de Paulo Almeida volta a focar as atenções no Campeonato Nacional. As encarnadas têm duelo agendado com o APC Tojal, na próxima quinta-feira, dia 1 de maio. O embate, que é relativo à jornada 9 da fase regular da Liga, está agendado para as 18h00, no Polidesportivo de São Julião do Tojal.
Turma dos vermelhos e brancos garantiu uma vitória muito importante para as contas da conquista do título nacional, aproximando-se dos leões
|
A equipa de hóquei em patins do Benfica defrontou esta quinta-feira, 24 de abril, a Juventude de Viana, em duelo a valer para a jornada 24 da primeira fase do Campeonato Nacional. Os encarnados acabaram por vencer, por 5-0. João Rodrigues (24' e 37'), Nil Roca (30' e 35'), Gonçalo Pinto (34') e Diogo Rafael (42') apontaram os golos do Clube da Luz.
Edu Castro elegeu Pedro Henriques, Pau Bargalló, Lucas Ordoñez, Nil Roca, e Gonçalo Pinto para o cinco inicial. Rui Mendes, Diogo Rafael, Martim Costa, Viti e João Rodrigues eram os suplentes. Já o adversário começou a partida com Mati Bridge, Gabriel Silva, Hugo Costa, Joaquín Fernández e João Araújo. Francisco Carvalho, Guilherme Magalhães, Carlos Loureiro, Pedro Batista e Guilherme Leitão eram os suplentes da Juventus de Viana.
Vindos de uma vitória sobre o SC Tomar, por cinco bolas a uma, o Benfica de Edu Castro entrou muito bem na partida. No entanto, acabou por enfrentar dificuldades em mostrar eficácia. Foi o suspeito do costume, João Rodrigues, a mostrar serviço e colocar o Benfica na frente do marcador, muito perto do intervalo. Aos 24 minutos, o avançado contratado ao Barcelona inaugurou o placard e as águias foram para o intervalo a vencer com a vantagem mínima.
No segundo tempo, os encarnados foram mais eficazes no arranque. Cinco minutos depois do início desta parte, Nil Roca aumentou a vantagem para o Benfica, fazendo o 2-0. O Glorioso, orientado por Edu Castro, entrou a todo o gás para esta segunda parte, com uma verdadeira 'chuva de golos', em casa da Juventude de Viana. Gonçalo Pinto sucedeu-se a Nil Roca, aos 34 minutos, marcando o terceiro das águias. No entanto, Nil Roca, no minuto a seguir, bisou e fez o 4-0.
Os encarnados iam brilhando, fora de portas, e João Rodrigues alcançou o bis, também, ajudando o Benfica a aplicar 'chapa 5' à Juventude de Viana, aos 37 minutos da partida desta noite. O marcador não mexeu mais e o triunfo não escapou às mão do Benfica de Edu Castro, que mantém registo vitorioso na presente época.
Com esta vitória, o Benfica, orientado por Edu Castro, está no segundo lugar, com 60 pontos, menos um que o Sporting, que está na liderança. O Porto fecha o pódio, com 57 pontos. Os dragões deslizaram ao perder pontos frente à Juventude Pacense, que saiu vitoriosa do duelo com os azuis e brancos.
Depois deste embate, o Benfica mantém as atenções no Campeonato Nacional. Os encarnados vão jogar com a AD Sanjoanense, no próximo dia 27 de abril, domingo, num encontro a contar para a jornada 25 da prova, A partida que terá início marcado para as 15h30 vai realizar-se no Pavilhão Fidelidade.
Atleta dos vermelhos e brancos é visto como uma peça a manter no plantel, com a direção do Clube da Luz a não querer perder o craque
|
O final da temporada já se aproxima e Rui Costa começa a colocar já mãos à obra. O próximo dossiê em cima da mesa do Presidente é o de Zé Miranda, defesa da equipa de hóquei em patins do Benfica, que vai mesmo continuar de águia ao peito. Esta novidade acaba por confirmar o Exclusivo Glorioso 1904, publicado a 7 de agosto.
Segundo adianta o jornal Record, a Direção dos encarnados está contente com o desempenho de Zé Miranda, querendo avançar para a renovação de contrato, que expira em 2025. Assim, de acordo com informações adiantadas pela mesma fonte, o defesa/médio de 21 ano vai continuar a envergar o Manto Sagrado, tendo à vista um vínculo até 2029.
Tal como havia apurado o Glorioso 1904, em Exclusivo, apesar de Edu Castro apreciar jogadores mais experientes, como é o caso de Pau Bargalló e João Rodrigues, o técnico do Benfica terá ficado impressionado com a pérola encarnada, querendo manter o craque no plantel.
Esta temporada, Zé Miranda - que atua de águia ao peito desde 2017, apesar de ter sido emprestado em 2022 - tem estado em especial destaque. O hoquista português foi opção de Edu Castro em 42 embates: 12 na Liga dos Campeões, 23 no Campeonato Nacional, quatro na Taça de Portugal e três na Elite Cup. Nos minutos em que esteve no rinque, o atleta apontou 23 golos, somando ainda 18 assistências.
Zé Miranda, que passou pelos vários escalões de formação do Glorioso, tendo começado a envergar o Manto Sagrado nos sub-15, chegou à equipa principal na época 2021/22, tendo sido opção em 15 partidas. No total, de águia ao peito, o craque alinhou em 104 duelos, tendo apontado 46 tiros certeiros e 23 assistências.