Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Na passada terça-feira, dia 1 de outubro, o Barcelona recebeu os Young Boys e deu-lhes como ‘prenda’ uma goleada por 5-0. Foi a primeira vitória do conjunto blaugrana, adversário a encontrar-se com o Benfica, na Liga dos Campeões, que assim somou os primeiros três pontos na fase de liga da competição milionária.
A ‘mão cheia’ de golos dos catalães foram assinados por Robert Lewandowski, que fez bis (8’ e 51’), Raphinha (34’), Inigo Martínez (37’) e Mohamed Aly Camara (81’). Os suíços não conseguiram mexer no marcador.
De recordar que o Barcelona vinha ‘marcado’ da derrota, por duas bolas a uma, frente ao Mónaco, logo na ronda inaugural da Champions. Ontem, no Olímpico de Montjuic, entrou determinado a ‘vingar-se’ e a somar os primeiros pontos na competição.
De relembrar que a turma do Benfica vai receber o Barcelona na sétima jornada da Liga dos Campeões, dia 21 de janeiro do próximo ano. O encontro, na Luz, está marcado para as 20h00. Porém, antes disso, durante as semanas que se avizinham, os encarnados recebem o Feyenoord, no dia 23 de outubro, pelas 20h00. Posteriormente, deslocam-se à Alemanha, no dia 6 de novembro.
Vale também referir que os pupilos de Bruno Lage preparam-se para entrar em campo já esta quarta-feira, dia 2 de outubro, também a contar para a liga milionária. O rival a ter pela frente é o Atlético Madrid. O Benfica conta com uma vitória, por duas bolas a um, na Liga dos Campeões, frente ao Estrela Vermelha.
Atleta que abandonou o Clube da Luz no passado verão voltou a estar em destaque com mais um golo apontado
|
0Marcos Leonardo volta a estar em destaque ao serviço do Al Hilal. O antigo avançado do Benfica, que abandonou as águias no último mercado de transferências, foi responsável por apontar um golo na goleada, por 5-0, do conjunto comandado por Jorge Jesus diante do Al Shorta na Liga dos Campeões da Ásia.
O ponta de lança brasileiro, que foi aposta inicial do técnico português, fez o golo inaugural aos 11 minutos colocando o Al Hilal a vencer. Aos 15’, Mitrovic dilatou a vantagem. Já na segunda metade, Al Dawsari (aos 47’ e 73’) e Kanno (90+5’) fizeram os restantes tentos que permitiram ao conjunto árabe passar a somar seis pontos, ao fim de duas jornadas na Liga dos Campeões da Ásia.
Recorde-se que o avançado contratado ao Santos, no inverno de 2024 por 18 milhões de euros, rumou ao Al Hilal, no final de agosto, num negócio a rondar os 40 milhões de euros, que foi explicado na passada terça-feira, dia 25 setembro, por Rui Costa.
“Sejamos muito claros, apesar de considerarmos toda a margem de progressão do jogador, essas só aconteciam se ele jogasse. Ter uma proposta de 40 milhões de euros por um jogador que não é titular... Era quase inevitável que aceitássemos uma propostas destas por um jogador suplente", referiu Rui Costa, em entrevista à BTV.
Na presente temporada, com a camisola do Benfica, Marcos Leonardo - avaliado em 25 milhões de euros - contabilizou três jogos (79 minutos), somando um único golo, de águia ao peito, antes de rumar para a Arábia. Pelo Al Hilal, o craque soma seis jogos, totalizando 461 minutos, com três golos a registar. Em 2023/24, o brasileiro realizou 21 encontros (470 minutos): 14 na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga Europa, dois na Taça de Portugal e outro na Taça da Liga.
Comentador ligado ao rival das águias opina ainda que Glorioso só poderá alcançar o segundo lugar neste Campeonato Nacional
|
0Miguel Sousa Tavares, jornalista e conhecido adepto do Porto, num artigo de opinião publicado no jornal Record comentou e comparou as mudanças no banco tanto do Benfica e do Porto e as suas exibições comparativamente aos resultados.
"Sem derrotismo, apenas realismo, creio bem que o máximo a que FC Porto e Benfica poderão ansiar é o segundo lugar, numa luta a dois que durará até ao fim e que terá o seu primeiro confronto direto já daqui a duas jornadas. Por mim, dar-me-ei por satisfeito se o FC Porto terminar o campeonato no segundo lugar, frente a um Sporting de outro planeta e um Benfica de outro estatuto financeiro", começou por dizer.
"Analisando mais de perto, é fácil constatar que, no plano interno, tanto FC Porto como Benfica têm tido, de um modo geral, melhores resultados do que exibições. Isso viu-se sábado no jogo do Benfica com o Gil Vicente, em que um resultado bastante tardio e enganador disfarçou muita coisa, sem embargo de constatar os benefícios já a serem colhidos pela ressurreição geral promovida por Bruno Lage", continuou o jornalista.
"O FC Porto encarou o jogo e a entrada em cena na Liga Europa: à Benfica"
"O desastre de Bodo. Primeiro que tudo, a forma como o FC Porto encarou o jogo e a entrada em cena na Liga Europa: à Benfica. Os benfiquistas é que são os habituais vencedores declarados das competições europeias antes mesmo de as começarem a disputar – com os resultados conhecidos. E foi assim também que o FC Porto avançou para os confins norte da Noruega, aparentemente nada atemorizado por ir jogar num piso sintético, contra o quase tricampeão norueguês e uma equipa que no, seu terreno e para as competições europeias, tem causado sucessivos desgostos aos visitantes mais ilustres", concluiu Miguel Sousa Tavares.
Representante do antigo treinador do Clube da Luz analisou a atualidade encarnada e deixou ‘bicada’ ao Presidente
|
0Luís Miguel Henrique, conhecido advogado de Jorge Jesus, antigo treinador do Benfica, comentou os mais recentes episódios da vida benfiquista e comparou o Clube da Luz a uma “águia” que é atacada por “corvos”. O nome de Rui Costa surgiu, para ‘arrecadar com as culpas’.
“Num destes recentes dias, ao mesmo tempo que deambulava pelas principiais noticias dos jornais desportivos e acompanhava o rescaldo de mais uma acalorada Assembleia Geral do Benfica, que veio a culminar no chumbo das contas anuais do clube, cruzei-me num daqueles posts típicos de redes sociais, com uma história bem contada entre a rivalidade natural da águia e do corvo negro”, começou por dizer Luís Miguel Henrique.
“De forma algo resumida, mas suficiente para a analogia que aqui pretendo estabelecer, aprendi eu que, o corvo negro é um animal conhecido pela sua audácia em atacar águias e que aproveita uma fragilidade estratégica entre as asas desta para conseguir pousar nas suas costas por forma a desenhar o seu ataque, picando incessantemente o pescoço do seu alvo”, explicou.
“Contudo e estranhamente (é aqui que a semelhança desta interacção do mundo animal com a realidade de hoje no Benfica e com o comportamento de Rui Costa, começou a fazer ainda mais sentido à medida que lia o texto em causa), a águia não tenta lutar ou defender-se ativamente com as suas garras ou bico. Nem sequer se dá ao trabalho de se debater contra o corvo”, disse, comparando a direção de Rui Costa.
"A sua maestria enquanto presidente ainda está por provar, apesar do seu título em 2022/23”
“Rui Costa tenta fazer política e presidir a uma instituição de base associativa como o Benfica da mesma forma que ‘jogou à bola’ - educado, elegante e calmo, sempre a jogar de pantufas como de diz na gíria. Olhar para o mundo político do Benfica de hoje, é perceber que Rui Costa tenta optar pela mesma via, não retribuindo na mesma moeda as entradas malévolas (algumas internas) que sofre”, afirmou o advogado.
"Educado, elegante e calmo, sempre a jogar de pantufas como de diz na gíria"
“Tal como a águia, tenta não se dar ao trabalho de se defender dos ataques dos corvos negros que o circundam (os piores serão mesmo esses que internamente se aproveitam para se montar nas suas costas), esperando que, com a ajuda de Bruno Lage e do plantel que construiu, consiga subir aos céus (leia-se, 1º lugar) e com isso matar por asfixia os seus adversários .Só que esse não é de todo o caminho. O jogo da política é outro e (goste ele ou não do que passo a escrever) a sua maestria enquanto presidente ainda está por provar, apesar do seu título em 2022/23”, terminou o representante de Jorge Jesus.