Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Fim da Taça da Liga? Mauro Xavier deixa apelo: "O Benfica deveria..."

Sócio Benfiquista aproveitou um espaço de opinião para arrasar com o atual formato da competição, que foi conquistada pelas águias recentemente

Mauro Xavier deixa um apelo relativamente ao fim da Taça da Liga, colocando o Benfica à mistura
Mauro Xavier deixa um apelo relativamente ao fim da Taça da Liga, colocando o Benfica à mistura

  |

Icon Comentário0

Mauro Xavier aproveitou o espaço de opinião no jornal A Bola para, esta quinta-feira, 16 de janeiro, deixar o apelo para o fim da Taça da Liga. O conhecido Sócio do Benfica 'arrasou' com o formato da competição, que foi conquistada, recentemente, pelo plantel de Bruno Lage


"A Taça da Liga foi criada em 2007/08, por proposta do Sporting e do Boavista, com o objetivo de aumentar a competitividade entre os clubes e gerar mais receitas. Na época, o Campeonato Nacional tinha 16 equipas, a Liga dos Campeões contava com apenas seis jogos na fase de grupos e a Liga Europa ainda se chamava Taça UEFA, enquanto a Liga Conferência não existia. Neste contexto, a competição fazia sentido", começou por referir o gestor. 


Mauro Xavier continuou, destacando as mudanças que já decorreram no futebol desde o arranque da prova portuguesa. "Desde então, o futebol mudou drasticamente. O Campeonato Nacional passou a ter 18 equipas, aumentando o total de jogos de 30 para 34 por temporada. As competições europeias também se reformularam: a Liga dos Campeões agora exige oito jogos na fase inicial, mais dois no play-off, enquanto a Liga Europa e a Liga Conferência adotaram modelos semelhantes. Além disso, as seleções nacionais têm calendários mais intensos, com mais jogos e competições", evidenciou o Benfiquista. 


"Esta densidade crescente criou desafios sérios. Em Portugal, é comum ver clubes disputarem sete jogos em apenas 21 dias. Este ritmo provoca desgaste físico e mental nos jogadores, resultando em lesões frequentes. A introdução do novo Mundial de Clubes só intensifica este cenário", apontou, de seguida. 

Mauro Xavier: O Benfica deveria liderar a proposta para a sua extinção


Mauro Xavier referiu, então, o que poderia ser o próximo passo das águias, deixando um apelo para o fim da Taça da Liga: "Entretanto, a Taça da Liga perdeu relevância. O vencedor recebe um prémio financeiro inferior ao valor recebido por uma vitória na fase de grupos da Liga dos Campeões. Assim, a competição tornou-se redundante num calendário já sobrecarregado, funcionando mais como fonte de financiamento para a Liga do que como benefício real para os clubes"

"O Benfica, ao conquistar a sua oitava Taça da Liga, expõe o paradoxo da competição: é nos momentos de vitória que devemos refletir sobre a sua pertinência. Assim como o Sporting e o Boavista propuseram a criação da Taça da Liga, o Benfica deveria liderar a proposta para a sua extinção", salientou Mauro Xavier. 

O conhecido adepto do Benfica apresentou, ainda, uma proposta de alternativa, mas apontando para uma mudança na Supertaça. Mauro Xavier, defensor do fim da Taça da Liga, utilizou o exemplo do país vizinho como argumentação da alternativa apresentada. 

"A alternativa passa pela reformulação da Supertaça Cândido de Oliveira. Este novo formato incluiria quatro equipas: o campeão da Primeira Liga, o vencedor da Taça de Portugal, o segundo classificado da Primeira Liga e o finalista vencido da Taça. Para aumentar a credibilidade e evitar comparações recorrentes com critérios do campeonato, os jogos seriam arbitrados por árbitros estrangeiros", considerou.

"A Supertaça seria disputada no início da época, num modelo que garantiria um impacto superior ao da Taça da Liga. O exemplo espanhol da Supercopa disputada este fim de semana é elucidativo: ao passar para um formato de Final Four, com jogos realizados fora do país, a competição ganhou uma projeção internacional bastante superior, atraindo novos públicos, patrocinadores de peso e receitas milionárias. Com uma abordagem estratégica, Portugal poderia replicar este sucesso", prosseguiu Mauro Xavier.

Mauro Xavier: Se queremos triunfar na Europa e garantir a sustentabilidade dos clubes portugueses, é essencial criar condições para que as nossas equipas prosperem

"Eliminar a Taça da Liga reduziria o calendário em dois jogos para os finalistas, aliviando a carga sobre os atletas e permitindo um maior foco nas competições prioritárias. Chegou a hora de Portugal repensar o seu modelo competitivo. As provas nacionais precisam de evoluir para atender às novas exigências globais do futebol. Se queremos triunfar na Europa e garantir a sustentabilidade dos clubes portugueses, é essencial criar condições para que as nossas equipas prosperem", concluiu, assim, o conhecido adepto do Benfica.

Confira o momento em que o Benfica levanta a Taça da Liga:


Futebol

Bruno Lage deixa 'bicada' a Roger Schmidt com...Rollheiser à mistura

Treinador setubalense fez a antevisão ao duelo entre o Benfica e o Famalicão, onde deixou uma 'dica' ao antecessor relativamente ao jogador argentino

 Lage deixa 'bicada' a Roger Schmidt com...Rollheiser à mistura na antevisão ao Benfica - Famalicão
Lage deixa 'bicada' a Roger Schmidt com...Rollheiser à mistura na antevisão ao Benfica - Famalicão

  |

Icon Comentário0

Ao abordar a lesão de Renato Sanches, Bruno Lage acabou por colocar Benjamín Rollheiser na conversa, durante a antevisão ao duelo entre o Benfica e o Famalicão. O técnico encarnado chegou mesmo a deixar uma 'dica' ao antecessor, Roger Schmidt.


"É cair e saber levantar, só assim é que consegue. O Renato tem tido a capacidade. Foi um momento muito feliz por ele. Um menino, que agora é um homem, da nossa formação voltar a erguer um troféu. Ele queria proporcionar isso aos adeptos e tem novamente uma lesão. É não pensar muito no que aconteceu e voltar a trabalhar para regressar forte, sabendo que há gente deste lado que o apoia imenso", começou por dizer o técnico do Benfica. 


Questionado sobre o que aconteceu para esta nova lesão de Renato Sanches, Bruno Lage foi perentório: "Qualquer coisa que eu vá dizer, não será o mais apropriado. Há coisas que podemos eventualmente falar com o departamento médico e eles falarem sobre a situação do Renato. Aquilo que eu quero dele, é que caiu e tem de se levantar. Uma postura positiva e nós estaremos cá para ajudar novamente".


Bruno Lage: Roger Schmidt tentou adaptá-lo [Benjamín Rollheiser] a número 8, mas o jogador sente-se mais confortável mais à frente

O treinador do Benfica ainda 'chamou à conversa' Benjamín Rollheiser e as suas palavras acabaram por ser vistas como uma 'bicada' a Roger Schmidt, antigo técnico das águias. "O Renato é um médio e o Rollheiser é um médio que joga mais adiantado. Roger Schmidt tentou adaptá-lo a número 8, mas o jogador sente-se mais confortável mais à frente", apontou Bruno Lage ainda dentro do tema sobre Renato Sanches. 


"Para o [Benjamín] Rollheiser, para o Prestianni, para o [João] Rego, tem todos de entender o que eu pretendo para aquela posição. Posso dar o exemplo de vários jogadores. O Álvaro [Carreras], o [Leandro] Barreiro, o [Andreas] Schjelderup... Perceber muito bem o que se quer da posição e perceber o que de bom tem e tirar proveito. E trabalhar os pontos menos fortes. O Andreas [Schjelderup] fez isto muito bem", concluiu o técnico do Benfica.

Recorde-se que, os pupilos de Bruno Lage voltam a casa para receber o Famalicão, no Estádio da Luz. O Benfica mede forças com a equipa minhota na próxima sexta-feira, 17 de janeiro, às 20h15, no regresso ao Campeonato Nacional. 

Relativamente à classificação da Liga Portugal Betclic, o atual líder é o Sporting, que soma 41 pontos. O Porto segue em segundo lugar, com 40 pontos, e o Benfica ocupa a terceira posição, estando a dois pontos do eterno rival do Norte. Refira-se que, as águias surgem de um triunfo frente ao Farense, por 3-1, que assegurou a passagem do Glorioso aos quartos de final da Taça de Portugal.


Futebol

Benfica já sabe quantos milhões tem de pagar por Andrés García

Águias de Rui Costa contam, ainda, com um 'trunfo na manga' para tentar assegurar a contratação do lateral de 21 anos

Benfica já sabe quanto custa o passe de Andrés García, que está referenciado pelas águias para a lateral direita
Benfica já sabe quanto custa o passe de Andrés García, que está referenciado pelas águias para a lateral direita

  |

Icon Comentário0

Andrés Garcia está referenciado pelo Benfica, como possível reforço da ala direita. Com Sporting na corrida também, as águias de Rui Costa sabem agora quantos milhões precisam de pagar pelo passe do lateral de 21 anos. 


O emblema espanhol está a atravessar uma crise financeira, pelo que uma venda de Andrés García é vista como 'bons olhos' pelos responsáveis do Levante. É nesse sentido que, segundo adianta o jornal Record, esta quinta-feira, 16 de janeiro, o Levante espera poder encaixar um total de 10 milhões de euros com a transferência de Andres García. 


O jovem lateral-direito está, ao que tudo indica, referenciado pelo Benfica, que está no mercado à procura de um concorrente para Alexander Bah. Apesar de Rui Costa não querer cometer 'loucuras' por um novo reforço para a ala direita, apontando para um investimento de 7 milhões, estas notícias acabam por ser positivas para o núcleo encarnado, que poderá usar o frágil momento financeiro do Levante para poder negociar os 10 milhões de euros exigidos. 


Vale recordar que, no entanto, o Sporting está na corrida por Andrés García, surgindo em bom plano. Além do rival da Segunda Circular, o Benfica enfrenta concorrência diretamente da Premier League, depois do Aston Villa ter mostrado interessa na contratação do lateral de 21 anos, que atua no emblema espanhol. 

Esta temporada, a representar o Levante, Andrés García - atualmente com um valor de mercado fixado nos 1,2 milhões de euros - soma 23 partidas: 22 na Segunda División e uma na Copa del Rey. No total, o jovem espanhol marcou três golos e fez o mesmo número de assistências, ao longo dos 1.959 em que esteve dentro das quatro linhas.


A cumprir a terceira temporada ao serviço da turma espanhola, o lateral de 21 anos está ligado até 2027 ao Levante. No total, o defesa-esquerdo conta com 49 jogos, quatro golos e seis assistências. Vale recordar que o jovem chegou ao emblema do país vizinho na temporada 21/22.


Futebol

Com negócio ilegal à mistura, ex Benfica Fábio Coentrão ameaça jornalistas (Vídeo)

Antigo internacional português foi apanhado pelas autoridades portuguesas e viu uma tonelada de marisco a ser confiscada

Fábio Coentrão ameaça jornalistas em confrontos depois do ex-Benfica ser apanhado em negócio ilegal
Fábio Coentrão ameaça jornalistas em confrontos depois do ex-Benfica ser apanhado em negócio ilegal

  |

Icon Comentário0

Fábio Coentrão enfrenta sérios problemas com as autoridades, depois de ser apanhado com mais de uma tonelada de marisco em viveiro ilegal. Os ânimos exaltaram-se quando o antigo jogador do Benfica envolveu-se em confrontos com os jornalistas. 


O ex-defesa do Glorioso, que conta com uma passagem pelo eterno rival, Sporting, também, mostrou-se exaltado com os repórteres de imagem, que estavam a captar imagens do armazém, onde foi encontrado o viveiro ilegal. Através das imagens captadas, é possível escutar as palavras de Fábio Coentrão. 


"Tu não viste as notícias? Sabes o que estás a fazer? Não faças o mesmo erro do Jornal de Notícias", disse o antigo internacional português, num primeiro momento. "Não filmes a minha casa", acrescentou, ainda, ameaçando, até, partir os equipamentos técnicos dos jornalistas, que no local marcavam presença. 


Vale recordar que, o ala esquerdo chegou ao Benfica durante a temporada 2007/08. Depois de dois empréstimos, ao Nacional e ao Real Zaragoza, Fábio Coentrão assumiu-se como uma peça de destaque nas águias, tendo sido transferido por cerca de 30 milhões de euros em 2011 para o Real Madrid.

Pelo Glorioso, o antigo lateral português realizou 97 partidas com o Manto Sagrado, tendo apontado oito golos e 14 assistências. Durante a sua passagem no Benfica, Fábio Coentrão conquistou três títulos: um Campeonatos Nacional (2009/2010) e duas Taças da Liga (2009/10 e 2010/2011). 


Confira aqui o vídeo de Fábio Coentrão em confrontos com os jornalistas:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Atleta com mais de 90 jogos pelo Benfica detido por culpa do... marisco
Futebol

Atleta com mais de 90 jogos pelo Benfica detido por culpa do... marisco

 

Icon Comentário0
Hugo Oliveira comenta ausência de Di María no Benfica - Famalicão: "É um..."
Futebol

Hugo Oliveira comenta ausência de Di María no Benfica - Famalicão: "É um..."

 

Icon Comentário0
Rui Costa já 'treme': Benfica pode ficar de mãos a abanar e culpado é...
Futebol

Rui Costa já 'treme': Benfica pode ficar de mãos a abanar e culpado é...

 

Icon Comentário0