Futebol
José Mourinho sem misericórdia depois do Atlético - Benfica: "Só não mudei cinco porque..."
21 Nov 2025 | 23:12
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
22 Nov 2025 | 09:41 |
O triunfo do Benfica, diante o Atlético CP, ditou a estreia a marcar de Richard Ríos. Contratado no mercadod e verão, a troco de 27 milhões de euros, o médio colombiano alcançou assim o tão desejado golo, que apenas surgiu ao fim de 22 partidas oficiais com o Manto Sagradro dos vermelhos e brancos.
O internacional cafetero, como se sabe, entrou na segunda parte do encontro, que decorreu no Estádio do Restelo e foi o responsável por abrir o marcador, que acabou por conduzir o Benfica a uma vitória complicada (2-0). Porém, esta 'inconsistência' em marcar é algo que já acompanha Richar Ríos na sua carreira profissional.
Se na presente temporada o colombiano precisou de 22 jogos para fazer o gosto ao pé, o mesmo não aconteceu em 2024/25, quando estava ao serviço do Palmeiras. Nessa altura, o camisola 20 das águias precisou apenas de dois jogos para marcar, ao ajudar o verdão a bater o Santos, por 2-1.
No entanto, se recuarmos até à época de 2023/24, a primeira com a camisola da equipa orientada por Abel Ferreira, verifica-se um registo semelhante ao que tem no Benfica. Nessa altura, o colombiano só marcou no seu 20.º encontro oficial, no triunfo por 1-0 diante o Vitória de Bahia.Na temporada de 2022/23, fez o gosto ao pé ao fim de sete partidas. Curiosamente, sempre que o colombiano se estreou a marcar, a sua equipa arrecadava a vitória.
Richard Ríos - atualmente avaliado em 22 milhões de euros - cumpre a sua primeira época nas águias. Na presente temporada, o colombiano já realizou um total de 22 encontros oficiais, entre competições nacionais e provas internacionais. Nos 1.748 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o cafetero assinou um golo e uma assistência.
Treinador dos encarnados não ficou por meias palavras para analisar duelo complicado e assumiu que primeiro tempo deixou muito a desejar
22 Nov 2025 | 09:11 |
José Mourinho admitiu que ponderou 'mudar nove jogadores' ao intervalo. Segundo o treinador do Benfica explicou, no final do encontro, onde as águias bateram o Atlético por 2-0, a atitude da equipa na primeira parte não ia ao encontro do que o Special One procurava, o que o motivou a fazer algumas mudanças no arranque do segundo tempo.
José Mourinho: "OK, o Estádio do Restelo é muito ventoso, muitas dificuldades para quem joga contra o vento"
No pós jogo no Estádio do Restelo, onde as águias apenas conseguiram desfazer o nulo na segunda parte, o timoneiro setubalense começou por reconhcer as dificuldades de se jogar neste reduto específico: "OK, o Estádio do Restelo é muito ventoso, muitas dificuldades para quem joga contra o vento".
De seguida, José Mourinho revelou o que disse ao plantel encarnados durante o descanso, nos balneários: "tão mau na primeira parte que me fez dizer ao intervalo aos jogadores que ia mudar quatro, mas gostaria de mudar nove".
José Mourinho: "Na minha cabeça para ter vontade de mudar nove é porque a coisa estava feia"
"Na minha cabeça para ter vontade de mudar nove é porque a coisa estava feia. Não por sentir risco de não ganhar, mas por profissionalismo, há coisas que me custam entrar", explicou o técnico encarnado face à sua declaração anterior.
"Na segunda parte a atitude foi diferente, esses quatro ajudaram a equipa a ser mais dinâmica e intensa. Era questão de o golo aparecer aos 50, 60 ou 70 minutos", reconheceu José Mourinho, no rescaldo da partida entre Atlético e Benfica, no Estádio do Restelo.
Clube da Luz entrou em campo esta sexta-feira, dia 21 de novembro, para jogar a quarta eliminatória da Taça de Portugal, no estádio do Restelo
21 Nov 2025 | 23:29 |
José Mourinho revelou ter ficado muito agradado com a exibição de Rodrigo Rêgo no Atlético - Benfica. O treinador português promoveu a estreia do jovem encarnado, e apesar de explicar que o jogador não ganhou direito a nada depois do primeiro encontro de águia ao peito, também elogiou o extremo formado na Luz. As águias, relembre-se, venceram por 2-0.
"Não ganhou nada. Ganhou o direito de amanhã treinar connosco. Muito provavelmente vai ficar connosco. Não traiu a minha confiança, nem os colegas, nem o Benfica. O jogo podia ter corrido mal, mas eu sabia que a atitude não ia falhar", começou por explicar José Mourinho sobre a exibição de Rodrigo Rêgo.
"Se pudesse jogar na Youth League estaria lá, como não pode vai estar connosco, e pode ser utilizado. E neste momento confio mais nele no que noutros", rematou, de seguida, José Mourinho, aproveitando para deixar mais algumas bicadas a alguns elementos do plantel do Benfica.
Depois, o treinador encarnado foi questionado acerca da próxima partida, frente ao Ajax, para a Liga dos Campeões: "Ainda não pensei. Não gosto de pensar em dois jogos ao mesmo tempo. Hoje é noite de dormir mal e pensar nisso, mas ainda não me debrucei".
"Sistema não é problema, jogar a três não é problema, mas exige rigor tático. É um sistema adaptado aos poucos alas que temos, também queria dar ao Ivanovic um ambiente mais parecido com o que tinha na antiga equipa. O sistema não me defraudou, o que defraudou foi a atitude de alguns jogadores na primeira parte", atirou, a terminar, José Mourinho.
Clube da Luz entrou em campo esta sexta-feira, 21 de novembro, para disputar a quarta eliminatória da Taça de Portugal, no estádio do Restelo
21 Nov 2025 | 23:21 |
José Mourinho explicou que o Benfica jogou com três defesas, e não com três centrais, frente ao Atlético. As águias disputaram a quarta eliminatória da Taça de Portugal, frente ao histórico do futebol português, e venceram por 2-0. No final da partida, o treinador encarnado falou aos microfones da Sporttv, na flash interview.
"Não são três centrais, são três defesas. Não jogamos com cinco defesas, o Rêgo e o Dedic jogaram como alas altos", começou por explicar José Mourinho. O treinador do Benfica recusou a ideia de ter utilizado uma defesa de cinco, explicando que os laterais atuaram com missões ofensivas, o que deixou uma linha defensiva com apenas três elementos.
"O problema não foi o sistema, foi a atitude. Mas com os jogadores que queria tirar ao intervalo, tive de passar a jogar a quatro. O Schjelderup também foi para aproveitar o cansaço do Atlético", explicou, de seguida, o treinador do Benfica, detalhando também o porquê de ter desfeito essa tática inicial.
Depois, José Mourinho fez uma análise à partida e falou, também, do Atlético: "Na primeira parte sonharam em ser tomba-gigantes, mas na segunda parte não tiveram possibilidades, o jogo esteve no nosso bolso. Mas estamos a falar de uma equipa de escalão inferior, que esteve bem, competiu".
"Já tinha visto ao vivo e gostei. Hoje, uma atitude muito boa fora do seu estádio. Uma noite bonita para eles. Para nós, ganhar a eliminatória é normal, mas fizemo-lo com naturalidade e com mérito", rematou José Mourinho, depois de vencer por 2-0 no estádio do Restelo para seguir em frente na Taça de Portugal.
José Mourinho sem misericórdia depois do Atlético - Benfica: "Só não mudei cinco porque..."
21 Nov 2025 | 23:12
Estreou-se com o Manto Sagrado no Atlético - Benfica e confessa: "É o sonho"
21 Nov 2025 | 23:03
Atlético - Benfica: José Mourinho recorre aos pesos pesados para avançar na Taça de Portugal
21 Nov 2025 | 22:31