Futebol
José Mourinho não vai fazer conferência de imprensa do Santa Clara - Benfica
11 Fev 2026 | 15:43
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
03 Abr 2024 | 07:13 |
O Benfica foi a jogo com o Sporting, na terça-feira, dia 2 de abril, para encontro da segunda mão da meia-final da Taça de Portugal. Com os encarnados a serem eliminados da prova-rainha, o dérbi eterno ficou marcado por um erro de arbitragem por parte de João Pinheiro.
À passagem do minuto 72, já numa altura em que o marcador definia o 2-2, Rafa Silva tinha a posse da bola, correndo na direção da baliza defendida por Franco Israel. Contudo, Coates esticou a perna, sem chegar a tocar na bola, e o extremo do Benfica acabou por tropeçar na perna do central.
Em análise, os especialistas indicam que ficou uma grande penalidade por assinalar a favor da turma de Roger Schmidt. No jornal Record, Jorge Faustino é claro em apontar: "Coates esticou a perna para a zona onde Rafa corria com a bola. Não tocou na bola e, por causa dessa ação, fez com que Rafa tropeçasse na sua perna (rasteira). Penálti por sancionar em lance difícil", pode-se ler no diário desportivo.
Já Duarte Gomes, no jornal A Bola, vai mais longe e explica o lance polémico. "o central do Sporting esticou a perna direita, para a frente da linha de corrida do adversário, sem nunca tocar na bola. Correu risco alto que se materializou porque o jogador encarnado, em velocidade, tropeçou mesmo no "obstáculo" colocado à sua frente", começou por dizer o antigo árbitro internacional.
"Estes lances são diferentes daqueles em que é avançado quem toca no pé/perna do defesa, sem que esse - e esta é a parte determinante - faça qualquer gesto ou movimento na sua direção (...) Em lance de análise complexa, errou o árbitro ao não assinalar pontapé de penálti", destacou Duarte Gomes.
Importa recordar que o Benfica empatou a partida por 2-2, no entanto, acabou eliminado pelo rival Sporting, que chegou à Catedral com uma vantagem por 2-1, conquistada na primeira mão do desafio, no Estádio José Alvalade. Caso João Pinheiro assinalasse o penálti a favor das águias, o Clube da Luz teria a oportunidade de igualar a meia-final da Taça de Portugal.
Vale destacar que os encarnados e os leões voltam a encontrar-se no próximo sábado, dia 6 de abril, em jogo da 28.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O duelo acontece no Estádio José Alvalade e o pontapé de saída está marcado para as 20h30.
Confira aqui o lance polémico:
Extremo internacional norueguês tem sido um dos principais jogadores do Clube encarnado nos últimos compromisso da época
11 Fev 2026 | 17:16 |
Andreas Schjelderup fez um dos golos da vitória frente ao Alverca (2-1), a contar para a 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic, confirmando o bom momento de forma. Tomás Cruz, médio ofensivo que atua na equipa B dos encarnados, admitiu que as jogadas que o extremo norueguês faz são inimagináveis.
T. Cruz: "Vi a fazer coisas que nem sequer sabia que era possível"
"Um jogador que vi a fazer coisas que nem sequer sabia que era possível foi o Schjelderup. Num treino, eu e outro jogador estávamos a encurralá-lo mesmo para o canto, estávamos dois contra um. Depois não sei o que é que ele fez, mas conseguiu sair de lá e ainda marcou golo", revelou, em entrevista ao programa 'Carpool Sessions' da Liga TV.
Vale lembrar que Tomás Cruz, de 20 anos, foi um nome bem cotado além-fronteiras nos derradeiros dias da janela de transferências de inverno. Segundo o jornal Record, clubes da Alemanha, Dinamarca e Cazaquistão estiveram atentos ao internacional luxemburguês.
Andreas Schjelderup não irá esquecer tão cedo o quão tumultuoso foi o mercado de inverno. Nas últimas semanas, a saída do extremo do Benfica era um dado adquirido, contudo, com o passar do tempo, o futebolista foi demonstrando o seu valor e acabou por convencer José Mourinho, que puxou pelo nórdico.
Na presente temporada, ao serviço do Benfica, Andreas Schjelderup - avaliado em 14 milhões de euros - já realizou um total de 28 jogos oficiais: 15 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 1.384 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o nórdico registou cinco golos e três assistências.
Impacto do jovem ponta de lança reforça um dado estatístico onde as águias surgem logo atrás dos leões na presente edição do campeonato
11 Fev 2026 | 17:11 |
O Benfica superou a resistência do Alverca na última jornada da Liga Portugal Betclic graças a um cabeceamento irrepreensível de Anísio Cabral, que entrou em campo aos 85 minutos e um minuto volvido subiu às alturas para dar seguimento ao cruzamento de Samuel Dahl e oferecer os três pontos aos encarnados. Um novo golo de cabeça do jovem permite alcançar marca do... Sporting.
Com a arma aérea ativada pelo camisola "72", o Benfica passou a ter oito golos apontados de cabeça na presente edição do campeonato, sendo agora a segunda equipa com melhor registo neste capítulo, ainda que em igualdade com o Moreirense, surgindo à frente destas duas equipas o Sporting, com mais uma concretização, enquanto o líder Porto tem apenas seis.
Antes dos dois cabeceamentos do jovem promovido por José Mourinho das camadas jovens, marcaram também de cabeça: Vangelis Pavlidis (Moreirense e Estrela da Amadora), Nicolás Otamendi (Arouca e Braga), Tomás Araújo (Vitória de Guimarães) e Leandro Barreiro (Rio Ave).
Porém, apenas o último golo de Anísio Cabral teve influência imediata sobre um resultado, com o dianteiro a fazer aquilo que o treinador lhe pediu. Antes de subir ao relvado, o "Special One" pediu-lhe apenas para aproveitar todas as oportunidades que lhe surgissem nos escassos minutos que restavam e tentasse funcionar como referência na área, para "prender" os centrais, de modo permitir que Pavlidis tivesse maior liberdade.
Apesar da ascensão meteórica, Rui Águas, lenda do Benfica, avisa que é preciso ter cautela na gestão do campeão do mundo sub-17 ."O Anísio é muito jovem ainda, potencial não lhe falta por aquilo que tem mostrado. Mas o caminho faz-se sempre com algumas oscilações", disse, em entrevista.
Atleta do Clube encarnado tem vindo a ganhar espaço nas escolhas do técnico português e já soma várias utilizações em diferentes posições do corredor
11 Fev 2026 | 16:22 |
O mercado de inverno não foi muito movimentado para os lados da Luz, mas permitiu fazer uma contratação que está a ter minutos com José Mourinho e fazer uma maior rotação do plantel encarnado dada a sua polivalência e capaciade para jogar com os dois pés: Sidny Lopes Cabral.
O atleta já participou em sete jogos pelo Benfica: Estoril (Liga, 13 minutos como ala esquerdo), Braga (Taça da Liga, 25 minutos, na função de ala esquerdo), Porto (Taça de Portugal, 83 minutos enquanto ala esquerdo), Rio Ave (Liga, 28 minutos, novamente ala esquerdo), Estrela da Amadora (Liga, 90 minutos ala esquerdo), Tondela (Liga, 28 minutos na posição de ala direito) e Alverca (Liga, 73 minutos na missão de defesa direito) .
Três dias antes do atleta de 23 anos assinar contrato pelo Benfica, na antevisão ao jogo com o Braga para o campeonato, a 27 de dezembro de 2025, José Mourinho analisou publicamente as características do internacional cabo-verdiano: “É daqueles jogadores em que a equipa beneficia muito por ser verdadeiramente polivalente. Dá para perceber que, para ele, é igual jogar à direita, à esquerda, a lateral ou a ala. Isso dá segurança ao treinador”, disse, na altura.
Falta atuar na posição onde Samuel Dahl tem sido titularíssimo: o lado esquerdo da defesa. Ainda não deverá ser na sexta-feira, frente ao Santa Clara, pois Amar Dedic deverá continuar de fora do onze para preparar, a cem por cento, os jogos com o Real Madrid. Sidny ou Daniel Banjaqui jogarão à direita e Dahl à esquerda.
Nesta temporada (Estrela da Amadora e Benfica), Sidny Cabral - avaliado em 2 milhões de euros - tem 23 partidas disputadas: 20 na Liga Portugal Betclic, duas na Taça de Portugal e uma na Taça da Liga. O futebolista tem seis golos marcados e cinco assistências na conta pessoal.