
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Pedro Malheiro está cada vez mais perto de se tornar um reforço para o Benfica, no mercado de inverno, em janeiro. Muitos não acreditaram que o jogador do Boavista conseguisse alcançar um patamar tão elevado, como foi o caso de José Pedro Barreto, antigo treinador do lateral-direito, que o orientou no Braga, entre os 12 e os 14 anos.
"Duvidei que pudesse atingir este nível. Tinha qualidade, mas duvidei que atingisse o nível que atingiu. Foi tudo fruto do seu trabalho, da sua mentalidade e persistência. Fico muito orgulhoso do que conseguiu", referiu, num primeiro momento, o atual técnico dos sub-19 do Al-Tai, da Arábia Saudita.
"Ele era de uma estrutura muscular débil, não era tão rápido como é agora. Já tinha outros jogadores da idade dele mais desenvolvidos, mas dou mais valor a um atleta que consegue atingir o que atingiu fruto do trabalho. Tem qualidade, mas só isso talvez não chegasse. Fez um trabalho extraordinário e foi por isso que conseguiu chegar aqui" explicou.
O treinador português destacou a "forte mentalidade" de Pedro Malheiro como crucial para o crescimento do lateral-direito. "Sinto muito orgulho pelo que já conseguiu", afirmou. "É um miúdos espetacular, de uma humildade tremenda, mas muito divertido. É superimportante para um balneário", rematou José Pedro Barreto.
É de destacar que o jogador está nos planos de Rui Costa e Schmidt para a janela de transferências de janeiro para reforçar o flanco direito do campo dos encarnados. Face a lesão de Alexander Bah, o único lateral-direito de raiz, o Glorioso avaliou as opções de mercado, tendo escolhido o português como alternativa. A estrutura vermelha e branca colocou em cima da mesa 5 milhões pelo craque.
Pedro Malheiro - avaliado em 4 milhões de euros - sofreu uma lesão na presente temporada, ainda assim, marcou presença em seis encontros, onde apontou dois golos e protagonizou uma ocasião para assistência. Na passada época, alinhou em 36 partidas, tendo realizado seis assistências.
Camisola 10 dos vermelhos e brancos tem vindo a somar pretendentes, depois da passagem do Glorioso pelo Mundial de Clubes
|
Soam os alarmes! A Roma, que demostrou estar de olho em Orkun Kokçu, já terá iniciado contactos para garantir o camisola 10 do Benfica neste mercado de transferências de verão. Assim, a saída do médio turco pode mesmo vir ganhar força, com o conjunto transalpino a entrar em cena pelo craque.
Segundo revela, na edição deste sábado, o jornal A Bola, a Roma não quis perder tempo e iniciou já conversações, no sentido de tentar convencer Kokçu a rumar à Serie A nesta janela de transferências de verão. Apesar de estar agora adiantado nas negociações, a mesma fonte adianta que o interesse dos italianos no centrocampista das águias não é novo.
Na era de José Mourinho, de acordo com o diário desportivo acima referido, Kokçu terá chamado mesmo a atenção da Roma, quando ainda envergava a camisola do Feyenoord. O agora titular de Bruno Lage defrontou os transalpinos por três ocasiões, em dois jogos para a Liga Europa e um para a UEFA Champions League.
O médio internacional pela Turquia, vale destacar, ainda tem mais três anos de contrato com o Benfica, estando vinculado até junho de 2028. Apesar do Clube da Luz estar a apontar a venda para os 40 milhões de euros, na chegada do camisola 10 à Catedral, os dirigentes do Glorioso blindaram o craque com uma cláusula de rescisão de 150 milhões de euros.
Em 2024/25, com o Manto Sagrado do Benfica, Orkun Kokçu – atualmente avaliado em 30 milhões de euros – marcou presença em 53 embates: 33 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e dois no Mundial de Clubes. Nos 4.104 minutos disputados dentro das quatro linhas, o camisola 10 das águias fez o gosto ao pé por 12 ocasiões, protagonizando 11 assistências.
Médio luso é um dos nomes apontados aos vermelhos e brancos para suprimir a possível saída de Kokçu neste mercado de verão
|
O Benfica volta a enfrentar novo entrave nas negociações por Diogo Nascimento. A imprensa nacional garante que Rui Costa já sabe que não está sozinho na corrida pelo médio português e, depois de ter visto o Braga atento, o Presidente do Glorioso tem pela frente um braço de ferro com o... Vitória de Guimarães.
Segundo revela o jornal desportivo Record, o emblema vimaranense pretende começar a temporada 25/26 com a máxima força e considera que o miolo é um setor a ser reforçado. Nesse sentido, o nome de Diogo Nascimento surge em cima da mesa, depois do alvo do Benfica ter dado nas vistas com a camisola do Vizela na passada época.
Mas as novidades não ficam por aqui. De acordo com informações avançadas pela mesma fonte, os dirigentes do Vitória de Guimarães "já terão feito uma proposta aos vizinhos". Contudo, o diário luso assegura que existe um entrave, uma vez os valores apresentados pelos conquistadores estão ainda bastante abaixo dos pretendidos.
Rui Costa certamente não verá com bons olhos esta notícia. Dada a possível saída de Orkun Kokçu para a Roma, que já deu o primeiro passo pelo camisola 10, o Maestro da Catedral pretende rechear o meio-campo do Benfica, não querendo deixar Bruno Lage 'descalço' caso o internacional turco abandone o Glorioso.
Em 2024/25, com a camisola do Vizela, Diogo Nascimento - atualmente avaliado em 2,5 milhões de euros - marcou prensa em 36 duelos: 33 a valer para a Segunda Liga, um na Taça de Portugal e dois na Liguilha I/II Liga. Nos 3.002 minutos disputados, o médio formado no Benfica, apontou um golo, somando ainda uma assistência.
Em antevisão ao encontro frente ao conjunto transalpino, craque das águias garante que as Navegadoras continuam a depender apenas de si mesmos
|
Depois de uma entrada com o pé esquerdo no Europeu de futebol feminino, Lúcia Alves frisou que é preciso Portugal ter uma abordagem totalmente diferente no segundo encontro da fase de grupos do torneio. Segundo a atleta do Benfica, as Navegadoras têm de deixar para trás a derrota frente à Espanha (5-0) e dar tudo frente à Itália.
Lúcia Alves: "Portugal tem as suas forças, Itália também e vamos encarar este jogo para ganhar"
Em declarações à comunicação social, presente em Genebra, a atleta, que foi pentacampeã nacional com as águias, frisou que é preciso mudar a mentalidade frente às italianas: “Sabemos que continuamos a depender de nós. É um jogo complicado, mas nós estamos preparados para isso mesmo. Acho que nunca devemos dar nenhum jogo por garantido. Portugal tem as suas forças, Itália também e vamos encarar este jogo para ganhar”.
Depois de um final de temporada onde sofreu alguns problemas físicos, Lúcia Alves, que fez os últimos treinos das Quinas de forma condicionada, garantiu que está pronta para ajudar: “Faz parte de cada atleta enfrentar esses problemas, mas estou preparada para ser útil e para ajudar a equipa. É sempre importante estar dentro de campo para ajudar e estou preparada se assim for. O mister decide”.
Lúcia Alves: "O principal objetivo é dar o nosso melhor dentro de campo"
Por fim, em antevisão ao duelo frente a formação transalpina, a Benfiquista reconheceu que é uma equipa perigosa de enfrentar: “Sabemos que é uma equipa muito agressiva, muito rápida e muito objetiva, mas sabemos do que somos capazes e é assim que temos de encarar o jogo. O principal objetivo é dar o nosso melhor dentro de campo”.
Recorde-se que, na partida de estreia, a equipa feminina de Portugal saiu goleada pela Espanha, num encontro em que ao intervalo, as Navegadoras já perdiam por 4-0. À entrada para a 2.ª jornada da fase de grupos, a turma de Francisco Neto está no último lugar da classificação, mas um resultado positivo frente à Itália pode reverter a situação a favor das portuguesas.