
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Mais um caso, mais um processo disciplinar. Tem sido assim o registo do Benfica ao longo da presente temporada desportiva. Durante o dia de hoje, 15 de maio, a Federação Portuguesa de Futebol, por intermédio do Conselho de Disciplina ligada à mesma instituição, divulgou o mapa de castigos referente à 33.ª jornada.
Entre os clubes visados, está o Glorioso, devido aos incidentes ocorridos no dérbi de sábado, frente ao Sporting, que terminou empatado a uma bola. No mapa de castigos, o CI informou que o Benfica está sobre alçada de um novo processo disciplinar, no entanto, não especificou o motivo.
Apesar de não revelar a origem por detrás do processo disciplinar ao Clube da Luz, é certo que estão relacionados com as tochas deflagradas antes do apito inicial de João Pinheiro, tal como a invasão de campo da parte de um Benfiquista, que aconteceu no final do encontro.
Recorde-se, que no final da partida, após o apito final de João Pinheiro, o adepto afeto ao Benfica entrou no relavado, onde confrontou o juiz da AF Braga e o quarto árbitro. No relatório dos árbitros, tal como da PSP e dos delegados da Liga, ficou registado que o mesmo tentou agredir Gustavo Correia, o quarto árbitro.
Um dia depois do incidente, o Benfiquista foi entrevistado pelo jornal A Bola, onde pediu desculpas à equipa de arbitragem e ao Benfica. Ao saber que o Clube da Luz arrisca a realizar um a três jogos à porta fechada, o adepto lamentou que os encarnados sejam punidos pelos seus atos no calor do momento.
Extremo norueguês viu Nuno Magalhães a criticar as suas exibições ao longo da época, sendo que, agora, recebeu mais comentários construtivos
|
O atual momento de Schjelderup voltou a ser comentado pelo selecionador norueguês, Stale Solbakken. O treinador, que inclusive já chamou o extremo do Benfica na última convocatória, abordou o ruído ao redor do camisola 21 encarnado e até deixou conselhos ao mesmos, realçando o facto do nórdico precisar de ouvir apenas Bruno Lage.
"O Andreas [Schjelderup] não pode fazer caso disso, ele tem de ouvir o treinador. Ele teve um progresso estável, desde fevereiro até agora, com alguns altos e baixos em alguns jogos. O tempo de jogo dele tem sido bom durante alguns períodos, não tão bom noutros momentos, mas não tenho dúvidas de que ele evoluiu bem nos últimos três meses", afirmou Stale Solbakken, em declarações ao jornal O Jogo, esta quinta-feira, 15 de maio.
Stale Solbakken: O Andreas [Schjelderup] não pode fazer caso disso, ele tem de ouvir o treinador
"Quando tiver uma utilização mais regular, vai sentir-se mais 'livre' enquanto joga, tal como todos os jovens jogadores. Ele esteve ao seu melhor nível nos jogos da Liga dos Campeões, nomeadamente frente ao Barcelona. Ele tem todas as armas para o fazer, quando acumular mais tempo de jogo. Está num bom caminho", considerou, ainda, o selecionador da Noruega.
Recentemente, é importante recordar que, Schjelderup viu-se envolvido numa polémica com o presidente da MAG da SAD do Benfica. Em declarações à Antena 1, Nuno Magalhães criticou o extremo nórdico de 20 anos, considerando que ainda não viu "nada de extraordinário" no jovem jogador. Essas declarações geraram muita polémica, com o atacante a responder através de uma mensagem nas redes sociais.
A realizar uma temporada de afirmação ao serviço do Benfica, Andreas Schjelderup tem sido um dos destaques do banco de suplentes que Bruno Lage tem à disposição. Em 2024/2025, o camisola 21 - avaliado atualmente em 15 milhões de euros - participou em 35 jogos oficiais: sete na Liga dos Campeões, 19 na Liga Portugal Betclic, seis na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Nos 1.280 minutos disputados, o extremo apontou quatro golos, somando ainda sete assistências.
Notícia tinha sido avançada pela comunicação social turca, afirmando que os dirigentes portugueses estavam interessados no ex técnico das águias
|
A manhã de quinta-feira começou com uma notícia que fez abanar os alicerces do futebol nacional. Oriundo da Turquia, chegaram informações que davam como certo o interesse da Federação Portuguesa de Futebol na contratação de José Mourinho. Conforme escreveu o HT Spor, o antigo treinador do Benfica estaria a ser sondado para um cargo como Selecionador Nacional.
A comunicação social turca apontou que o técnico do Fenerbahçe, que terá saída iminente do emblema turco, já tinha estabelecido um pré-acordo com os dirigentes das quinas. No entanto, em declarações ao Desporto ao Minuto, uma fonte oficial da FPF negou qualquer interesse no Special One.
Segundo do que foi avançado esta manhã, o novo Presidente da Federação, Pedro Proença procura um treinador de créditos firmados e capaz de lidar com os pesos-pesados da Seleção Nacional, nomeadamente o caso de Cristiano Ronaldo.
Na ótica do recém eleito dirigente português, o antigo Benfiquista iria assumir as rédeas de Portugal na fase final da Liga das Nações, onde a equipa se encontra nas meias-finais, juntamente com a Alemanha. Espanha e França. Além do aspecto desportivo, Mourinho seria uma grande influência sobre CR7, de forma a salvaguardar os interesses coletivos da Seleção.
No entanto, todas estas possibilidades caíram por terra, depois da Federação Portuguesa de Futebol desmentir o alegado interesse no português. O atual selecionador nacional, Roberto Martínez tem contrato com Portugal até ao verão de 2026, na mesma altura que José Mourinho termina o seu contrato com o Fenerbahçe.
Caso os encarnados venham a conquistar o caneco no reduto bracarense, podem ver os seus cofres ficarem recheados com prémio chorudo
|
O encontro entre o Benfica e o Braga é de extrema exigência para a equipa de Bruno Lage. Além da eventual conquista do 39.º Campeonato Nacional, o Glorioso pode contar com um prémio bem chorudo nos cofres do clubes, que pode ultrapassar os 40 milhões de euros. Para que isto aconteça, é preciso que o Clube da Luz some um resultado melhor do que o Sporting.
O prémio monetário é assegurado pela entrada direta na Liga dos Campeões do próximo ano. Contudo, numa situação oposto à do ano passado, este ano apenas o campeão terá acesso direto à fase de liga, obrigado assim, o 2.º classificado a ter de realizar os playoffs de qualificação.
É certo que, segundo os dados da UEFA, todas as equipas que se qualificarem para a competição milionária, irão receber um valor fixo de 18,62 milhões de euros, aos quais são acrescentadas mais variáveis. Feitas as contas, os encarnados, em 2024/2025, receberam 43,17M€ e os leões ficaram pelos 36,17M€.
Os diferentes montantes entre os dois rivais lisboetas ficou fixados nestes valores, tendo em conta das variáveis que cada clube beneficou, sendo que, uma deles esá relacionado com coeficiente de participações nas provas UEFA. Assim sendo, uma vez que se desconhece todas as variáveis, as águias e os leões vão receber os mesmos montantes que receberam na presente edição de 2024/2025.
Vale recordar que, tal como a entrada direta na Liga dos Campeões está em jogo, o mesmo também acontece com o Campeonato Nacional. Para arrecadar o caneco, a equipa de Bruno Lage, no próximo sábado, 17 de maio, terá de vencer o Braga e esperar que o Sporting escorregue na receção ao Vitória de Guimarães.