
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Na última semana, surgiram os rumores de que Diana Silva está a um passo de reforçar o Benfica, deixando o Sporting no verão. Esta quinta-feira, 15 de maio, Filipa Patão, treinadora das Inspiradas, foi confrontada com essas informações, tendo deixado uma reação, em conversa com os jornalistas.
Na conferência de antevisão da final da Taça de Portugal Feminina, que se realiza no próximo sábado, 17 de maio, Filipa Patão não quis mencionar nomes, nem abordar rumores do mercado de verão. "Dia 17 há final da Taça, dia 23 há torneio de futebol de 7... não tenho mais nada na minha agenda", disse a treinadora do Benfica, num primeiro momento.
Já depois, falando em nomes como Diana Silva, Diana Gomes, ou Ana Borges, Filipa Patão aproveitou o momento para dar a conhecer o que pretende ter no plantel das Inspiradoras. "São jogadoras da Seleção, claro que aprecio as jogadoras da Seleção. Para o Benfica, aceito qualidade. Depois são nomes que surgem e o clube toma a decisão. Como se chama é o que menos me interessa", afirmou.
Filipa Patão: No momento certo, poderão saber o que o Benfica fará para o futuro
"Aprecio muito o talento dessas jogadoras e o que o Benfica tem feito: concentrar-se no que pode fazer no momento e no que poderá fazer no futuro. No momento certo, poderão saber o que o Benfica fará para o futuro (...) Falar de outras jogadoras é ofensivo para as minhas 25 magníficas jogadoras, que trabalham imenso para estarem aqui", completou Filipa Patão.
Refira-se que, as informações de mercado garantem que Diana Silva já terá assinado contrato com o Benfica, confirmando, assim, a mudança da avançado para a Luz. A internacional portuguesa deixa o Sporting e reforçar o Glorioso, a custo zero, depois de não chegar a acordo para renovar o vínculo com Frederico Varandas.
Depois de entrar e vencer no torneio que dá a promoção ao escalão máximo, o antigo treinador dos encarnados explicou que ainda há muito que fazer
|
Vivem-se emoções fortes em torno do modesto emblema Dunkerque, que sonha com uma presença inédita na Ligue 1, principal divisão do futebol francês. A equipa orientada por Luís Castro entrou a vencer no playoff, ao derrotar o Guingamp (1-0), porém, o ex treinador do Benfica afasta qualquer euforia.
Numa entrevista exclusiva ao jornal Record, o antigo Benfiquista reconheceu que a equipa está a fazer uma boa temporada, mas que tem jogos difíceis pela frente: “Não posso dizer que esta é uma caminhada imparável para a Ligue 1, porque ainda faltam 3 jogos, que serão contra equipas de Ligue 1. O Metz, por exemplo, mesmo estando na 2.ª Liga, é uma equipa com orçamento e estrutura de Ligue 1. Depois, teremos outro jogo, contra o antepenúltimo classificado da 1.ª Liga, que tentará não descer”.
Luís Castro - Não posso dizer que esta é uma caminhada imparável para a Ligue 1
Apesar de reconhecer que a equipa tem vindo a realizar uma boa época, Luís Castro volta a frisar que a ideia passa por ganhar jogo a jogo: “Uma coisa é certa: faremos como sempre fizemos, jogar todos os jogos para ganhar. Não diria que estamos imparáveis, até porque já perdemos jogos este ano, mas sabemos que temos as nossas possibilidades e vamos fazer por isso”.
Sobre a possível promoção à Ligue 1, o antigo técnico de formação do benfica assumiu que nunca foi um objetivo do clube, pelo menos na presente temporada: “A subida não era, de todo, o objetivo, até por questões de orçamento. É um clube que vem de uma 3.ª divisão, que na época passada conseguiu manter-se com alguma dificuldade. O Objetivo era estabelecer o clube, começar a dar-lhe alguma consistência de 2.ª Liga”.
Além dos objetivos desportivos, Luís Castro revelou que a direção do Dunkerque quer implementar melhores condições na equipa: “O clube quer criar melhores condições. Temos apenas um campo de treinos. Equipamo-nos no estádio e vamos em carrinhas para os treinos. Não temos balneários, não temos ginásio, nada... O campo de treinos fica numa zona florestal, onde não existe qualquer tipo de apoio”.
Atualmente a preparar a deslocação ao reduto bracarense, a equipa encarnada foi presenteada com mais um prémio individual do mês de abril
|
E já são cinco os prémios individuais que o Benfica conquistou no mês de abril no campeonato português. Depois das conquistas da equipa principal, da parte de Anatoliy Trubin, Nicolás Otamendi, Vangelis Pavlidis e Bruno Lage, o mais recente prémio, o de melhor jogador do mês, foi atribuído a José Melro, avançado da equipa B do Glorioso.
Segundo os dados apurados, o jovem avançado José Melro, que joga sob as ordens de Nélson Veríssimo, foi eleito pelo sindicatos do jogadores, como o melhor atleta do mês de abril. da Liga Portugal 2 Meu Super, superando a concorrência de dois jogadores que lutam pela promoção à Liga Portugal Betclic.
Através da votação, os jogadores profissionais da segunda divisão portuguesa votaram no jovem português, que superou nomes como Rodrigo Ramos e Diogo Nascimento, o segundo é seguido com atenção pelo Benfica. O Benfiquista conquistou cerca de 15,3% dos votos, superando os 15% do atleta do Tondela e os 11,21% atribuídos ao médio vizelense.
Para conquistar o galardão individual, o encarnado realizou várias exibições de encher o olho durante o mês de abril. No último mês, José Melro disputou quatro partidas pelo Benfica, frente ao Marítimo, União de Leiria, Alverca e Mafra, Ao todo, apontou três golos.
Vale recordar que é a terceira vez, na presente época, que o prémio é entregue a um jogador da equipa B. Em agosto/setembro, o vencedor foi Diogo Prioste, em janeiro, a honra pertenceu a Gerson Sousa. Uma das peças mais importantes para Veríssimo, em 2024/2025, Melro disputou 35 partidas, num total de 1.190 minutos em campo, onde apontou 10 golos e duas assistências.
É oficial: Rui Costa não está para brincadeiras e garantiu permanência de peça-chave do plantel encarnado, tal como o Clube anunciou, esta quinta-feira
|
É oficial: Catarina Amado continua a representar o Benfica. Depois do Exclusivo Glorioso 1904 ter avançado com esta informação, em primeira mão, o Clube da Luz confirmou a 'prenda' de Rui Costa, que chegou a um acordo para renovação da defesa-direito das Inspiradoras de Filipa Patão até 2027.
Esta quinta-feira, 15 de maio, o emblema da Catedral anunciou a renovação através do site oficial. Catarina Amado já prestou as primeiras declarações, depois de assinar o novo vínculo pelo Benfica, não escondendo a felicidade em poder continuar a representar o Glorioso, poucas semanas depois de se sagrar pentacampeã nacional.
Catarina Amado: É um sentimento único
"Para mim, é um sentimento único, pois, aqui, sou das atletas mais antigas deste projeto. Têm sido anos incríveis, de muito crescimento. Isso tem-me deixado orgulhosa, não só de mim mesma, mas também do investimento que o Benfica fez no futebol feminino", reagiu Catarina Amado, em declarações à BTV.
"Também me deixa orgulhosa o facto de pertencer a este histórico que o Benfica fez e ser uma das pentacampeãs. Daqui para a frente, o que podem esperar é a mesma ambição, a mesma mentalidade. A mentalidade Benfiquista de entrar em campo para ganhar. No que depender de nós e dos objetivos propostos para as épocas que se avizinham, é essa mentalidade Benfiquista", acrescentou a defesa do Benfica, que tem sido uma das peças cruciais do plantel de Filipa Patão.
Catarina Amado: No que depender de nós e dos objetivos propostos para as épocas que se avizinham, é essa mentalidade Benfiquista
Esta temporada 2024/25, Catarina Amado - que atua de águia ao peito desde 2019/20, sendo neste momento uma peça-chave formação das Inspiradoras - marcou presença em 36 partidas: quatro na Liga dos Campeões, 20 no Campeonato Nacional, cinco na Taça de Portugal, cinco na Taça da Liga e dois na Supertaça. A defesa apontou um golo e cinco assistências, nos 2.631 minutos disputados com a camisola do Benfica.