Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Exclusivo Glorioso 1904 - Luz em 'brasas'? Atitudes de adeptos do Benfica são analisadas 'à lupa'

Ao contrário do costume, os fãs do emblema da Catedral têm sido bastante agressivos para com a equipa

Nuno Campilho analisa comportamento dos adeptos do Benfica
Nuno Campilho analisa comportamento dos adeptos do Benfica

  |

Icon Comentário0

A temporada do Benfica, além do insucesso desportivo, fica marcada por episódios negativos entre os adeptos e a equipa e o treinador. As tarjas exibidas e a pirotecnia enviada para o relvado frente ao Braga, o arremesso de garrafas de água aos jogadores diante do Farense, incontáveis problemas nas competições europeias devido a comportamentos inadequados e a constante contestação a Roger Schmidt são alguns dos momentos que mancham o Clube da Luz. Neste sentido, o conhecido adepto Nuno Campilho esteve à conversa com o Glorioso 1904 e deu-nos a sua opinião no tema.
A culpa é do... Benfica


Nuno Campilho começa por rejeitar que as atitudes demonstradas sejam reflexo da época desportivo, mas sim ações injustificadas: “São, acima de tudo, o reflexo de comportamentos inadequados e inadmissíveis que só prejudicam a equipa, conforme se viu no último jogo na Luz. A crítica, a insatisfação e, até, o protesto, isso sim é um espelho… de adeptos exigentes, inconformados e responsáveis”. O comentador continua criticando severamente os atos: “Aquilo a que assistimos não tem nada a ver com isso, é pura arruaça de quem não pode ter uma justificação racional para isso, pois não estou a ver como é que aquilo a que assistimos, de tão grotesco, pode estimular e motivar os jogadores a jogar melhor e a transformar derrotas em vitórias”. 


Todavia, o adepto encarnado não defende a temporada do Clube da Luz: “Quanto aos resultados da época desportiva, efetivamente não foram os esperados e são maus, em função da grandeza do Benfica, daquilo a que estamos habituados e à capacidade e qualidade do plantel, que é inegável e que, estou certo, poderia ter conseguido muito mais que aquilo que conseguiu, o que é, basicamente, nada (no que à conquista de troféus e títulos diz respeito), dado que a Supertaça é um troféu correspondente à época anterior”.



Roger Schmidt vs adeptos

Analisando as situações em maior profundidade, Nuno Campilho não consegue encontrar justificação para ator bárbaros dentro de um campo de futebol: “Já o referi anteriormente, não tenho muito mais a acrescentar, a não ser esperar que quem o fez se possa ter arrependido, pela enorme vergonha a que se sujeitou a si próprio, pois, o que é vergonhoso não é o comportamento da equipa, ou o jejum de conquistas, isso são coisas que acontecem quando se compete com demais, vergonhoso é o comportamento inqualificável dessas gentes menores”.


Apesar das fortes palavras sobre as exibições do Clube da Luz, Nuno Campilho não coloca a culpa da revolta dos adeptos em Roger Schmidt: “Não consigo associar uma coisa à outra, pois sou frontalmente contra aquilo que se tem passado e jamais irei alimentar a ideia que tal se poderá dever à continuidade do treinador. Gosto pouco - ou mesmo nada - de especular e, como tal, dada a sensibilidade do tema, fico-me por aqui”.

Contudo, Nuno Campilho acredita que a situação pode ser facilmente reversível: “Da mesma forma que não gosto de especular, ainda menos me dedico à prática da futurologia, mas uma coisa posso garantir, as vitórias curam tudo e, no futebol, o caminho de bestial a besta e o inverso percorrem-se muito rapidamente, de tão curto que é…”.


Onde está Rui Costa?

O comentador Glorioso 1904 termina por enumerar algumas formas de Rui Costa se posicionar contra os constantes ataques: “Rui Costa tem de se assumir como aquilo que é e representa, que é o de ser o presidente da maior instituição do país e de representar milhões de benfiquistas. Para tal, tem de ser líder, objetivo, frontal e determinante nas escolhas que entender fazer, sejam elas de rutura, ou de continuidade. Mas não pode haver equívocos, nem meias medidas, ou é, ou não é, e o que for, é o que terá de ser, pois ninguém como ele deverá saber qual a melhor forma de sair desta situação menos feliz em que nos encontramos, pelo que devemos permanecer confiantes nas suas capacidades e dar-lhe a estabilidade (e ao Benfica) imprescindível para redescobrir o caminho dos títulos”.


Futebol

'Peso morto' do Benfica em contrarrelógio para encontrar novo clube

Futebolista não conta para Roger Schmidt e tem 'guia de marcha' para a temporada 2024/25

Futebolista não deverá continuar no Benfica em 2024/25
Futebolista não deverá continuar no Benfica em 2024/25

  |

Icon Comentário0

Soualiho Meité continua sem fazer parte dos planos de Roger Schmidt, estando por isso na porta de saída neste mercado de transferências de verão. Contudo, há agora novas informações sobre o futuro do médio, que tem o PAOK como o destino mais provável para a temporada 2024/25


Segundo informa o jornal português Record, esta terça-feira, Meité, que não se apresentou no Benfica Campus para integrar os trabalhos da pré-época, tem plena consciência de que não entra no leque de opções de Roger Schmidt, estando dispensado até dia 18 de julho. 


Caso o atleta, que dificilmente terá espaço no plantel das águias, não encontre um novo clube até à próxima quinta-feira, terá então de se apresentar no Seixal, uma vez que ainda se encontra vinculado com o Benfica, avança ainda o diário desportivo acima mencionado. 


Importa recordar que, inicialmente pensava-se que depois do empréstimo a estadia no PAOK seria uma certeza, todavia, os gregos não conseguiram, até agora, chegar a acordo com o Benfica, deixando assim o futuro do futebolista ainda em aberto. 

Em 2023/24, com a camisola do PAOK, Soualiho Meité – avaliado em 3,5 milhões de euros – realizou 42 partidas realizadas: 30 na Liga Grega, sete na Conference League e cinco na Taça da Grécia. Nos 2.967 minutos totalizados, o médio marcou um golo e fez duas assistências. Na época transata, o francês esteve emprestado à Cremonese, onde fez 35 jogos e dois passes para golo.


Soualiho Meité chegou ao Benfica no verão de 2021, oriundo do Torino, a troco de 6 milhões de euros. Com a camisola do Glorioso, o futebolista franco-marfinense marcou presença em apenas 27 encontros, não tendo conseguido fazer o gosto ao pé com o Manto Sagrado.



Futebol

Com renovação em marcha, já se sabe o que fez Di María escolher continuar no Benfica

Camisola 11 quer permanecer de águia ao peito e sabe-se agora o motivo

Di María esteve em grande plano no Benfica e vai continuar de águia ao peito
Di María esteve em grande plano no Benfica e vai continuar de águia ao peito

  |

Icon Comentário0

O futuro de Ángel Di María deu que falar nesta janela de mercado, porém o fim da 'novela' aproxima-se a passos largos e o desfecho parece que será mesmo de vermelho e branco. Segundo adianta, esta terça-feira, o jornal Record, o camisola 11 decidiu ficar de águia ao peito, tendo já um plano traçado para a época 2024/25. 


De acordo com informações avançadas pelo mesmo diário desportivo, o extremo argentino, que venceu agora a Copa América, terá aceite continuar no Benfica pois pretende sair em grande, tendo uma despedida com 'pompa e circunstância'. Mas não só. O titular de Roger Schmidt está mesmo a apontar à conquista do título, algo que falhou na temporada transata. 


Tal como havia adiantado o Glorioso 1904 em exclusivo, o facto do avançado não se ter despedido dos adeptos no último jogo na Catedral, em 2023/24, poderia pesar na sua decisão, sendo um fator a ter em conta na 'novela'. Agora esse cenário confirma-se e Di María vai mesmo permanecer com o Manto Sagrado mais uma época. 


Vale recordar que, Rui Costa já havia dado a 'dica' de que pretendia manter Di María no plantel, renovando o contrato por mais uma temporada. O esforço do Presidente do Benfica parece ter compensado, com o atleta de 36 anos a escolher ficar na Luz, em detrimento de propostas mais vantajosas financeiramente.  

Na temporada 2023/24,ao serviço do Benfica, Ángel Di María - atualmente avaliado em 3 milhões de euros - marcou presença em 48 encontros. Nos 3.984 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o internacional argentino marcou 17 golos e fez ainda 13 assistências, sendo uma das grandes figuras da turma de Roger Schmidt.


Ao todo, com o Manto Sagrado, Ángel Di María contabiliza 173 encontros, 32 tiros certeiros, 38 assistências e quatro títulos conquistados: um Campeonato Nacional (2009/10), uma Supertaça Cândido de Oliveira (2023/24) e duas Taças da Liga (2008/09 e 2009/10). 


Futebol

Exclusivo Glorioso 1904 - Face a contestação, conhecido adepto do Benfica deixa 'dica' a Rui Costa

Grupos de Benfiquistas têm protagonizado algumas atitudes impróprias, tudo devido ao descontentamento com o Glorioso

Conhecido adepto do Benfica analisa comportamentos dos Benfiquistas e deixa dica a Rui Costa
Conhecido adepto do Benfica analisa comportamentos dos Benfiquistas e deixa dica a Rui Costa

  |

Icon Comentário0

A derrota do Benfica em Famalicão, que valeu a conquista do Campeonato pelo Sporting, fez mais uma onda de contestação dos adeptos encarnados erguer-se. Todavia, alguns exemplos passam para lá das reclamações e têm feito surgir momentos como insultos e ofensas, o arremesso de objetos ou de materiais pirotécnicos. Neste sentido, Pedro Brinca, conhecido adepto do Benfica, esteve à conversa com o Glorioso 1904 sobre o assunto. 


O comentador começa por afirmar que entende a revolta encarnada, mas que esta nunca deverá passar para a ofensa ou tentativa de agressão: "Compreendo e empatizo, mas nunca estarei de acordo com insultos e arremesso de objetos".


Posto isto, Pedro Brinca também não acredita que os jogadores tenham falta de compromisso para com o Benfica: "Claramente. Eu sou um dos primeiros a estar insatisfeito com a performance desportiva da equipa mas não creio que seja a falta de compromisso dos atletas uma das razões do insucesso".


"É preciso pensamento estratégico. Era importante que fosse feito um diagnóstico do que não correu como devia, do que temos de melhorar e a melhor maneira de o fazer. Isto devia ser feito de forma transversal na estrutura, do treinador ao presidente. Sem esta abordagem, trocar por trocar, não adianta", começa por garantir que a saída de Schmidt, caso não seja planeada, não acalmará os protestos. 

"Roger Schmidt fez uma época extraordinária no ano anterior e este ano passou a incompetente? Ou já era incompetente mas o resto conseguiu compensar? Não podemos cair neste maniqueísmo e temos de construir o futuro de forma metódica, aproveitar o que está bem e mudar o que está mal. Diagnóstico primeiro. Sempre", continua sobre o técnico germânico.



A resposta de Rui Costa

Pedro Brinca termina a sua intervenção falando da postura que Rui Costa deverá adotar: "Em face do que falei anteriormente, deve fazer uma reflexão profunda do que se passou e, tal como o Otamendi embora a outro nível de resolução, vir explicar os fatores que referi antes, e transmitir a confiança que tem um plano para mudar o que precisa de ser mudado para retornar ao sucesso desportivo".


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Exclusivo Glorioso 1904 - Roger Schmidt decide e Rui Costa 'despacha' atleta do Benfica
Futebol

Exclusivo Glorioso 1904 - Roger Schmidt decide e Rui Costa 'despacha' atleta do Benfica

 

Icon Comentário0
Mais um oficial: Rui Costa 'segura' defesa central do Benfica até 2026
Futebol

Mais um oficial: Rui Costa 'segura' defesa central do Benfica até 2026

 

Icon Comentário0
Não vingou no Benfica, mas Jean Clair Todibo está mais perto de reforçar gigante europeu
Futebol

Não vingou no Benfica, mas Jean Clair Todibo está mais perto de reforçar gigante europeu

 

Icon Comentário0