Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Exclusivo Glorioso 1904 - Luz em 'brasas'? Atitudes de adeptos do Benfica são analisadas 'à lupa'

Ao contrário do costume, os fãs do emblema da Catedral têm sido bastante agressivos para com a equipa

Nuno Campilho analisa comportamento dos adeptos do Benfica
Nuno Campilho analisa comportamento dos adeptos do Benfica

  |

Icon Comentário0

A temporada do Benfica, além do insucesso desportivo, fica marcada por episódios negativos entre os adeptos e a equipa e o treinador. As tarjas exibidas e a pirotecnia enviada para o relvado frente ao Braga, o arremesso de garrafas de água aos jogadores diante do Farense, incontáveis problemas nas competições europeias devido a comportamentos inadequados e a constante contestação a Roger Schmidt são alguns dos momentos que mancham o Clube da Luz. Neste sentido, o conhecido adepto Nuno Campilho esteve à conversa com o Glorioso 1904 e deu-nos a sua opinião no tema.
A culpa é do... Benfica

Nuno Campilho começa por rejeitar que as atitudes demonstradas sejam reflexo da época desportivo, mas sim ações injustificadas: “São, acima de tudo, o reflexo de comportamentos inadequados e inadmissíveis que só prejudicam a equipa, conforme se viu no último jogo na Luz. A crítica, a insatisfação e, até, o protesto, isso sim é um espelho… de adeptos exigentes, inconformados e responsáveis”. O comentador continua criticando severamente os atos: “Aquilo a que assistimos não tem nada a ver com isso, é pura arruaça de quem não pode ter uma justificação racional para isso, pois não estou a ver como é que aquilo a que assistimos, de tão grotesco, pode estimular e motivar os jogadores a jogar melhor e a transformar derrotas em vitórias”. 

Todavia, o adepto encarnado não defende a temporada do Clube da Luz: “Quanto aos resultados da época desportiva, efetivamente não foram os esperados e são maus, em função da grandeza do Benfica, daquilo a que estamos habituados e à capacidade e qualidade do plantel, que é inegável e que, estou certo, poderia ter conseguido muito mais que aquilo que conseguiu, o que é, basicamente, nada (no que à conquista de troféus e títulos diz respeito), dado que a Supertaça é um troféu correspondente à época anterior”.


Roger Schmidt vs adeptos

Analisando as situações em maior profundidade, Nuno Campilho não consegue encontrar justificação para ator bárbaros dentro de um campo de futebol: “Já o referi anteriormente, não tenho muito mais a acrescentar, a não ser esperar que quem o fez se possa ter arrependido, pela enorme vergonha a que se sujeitou a si próprio, pois, o que é vergonhoso não é o comportamento da equipa, ou o jejum de conquistas, isso são coisas que acontecem quando se compete com demais, vergonhoso é o comportamento inqualificável dessas gentes menores”.

Apesar das fortes palavras sobre as exibições do Clube da Luz, Nuno Campilho não coloca a culpa da revolta dos adeptos em Roger Schmidt: “Não consigo associar uma coisa à outra, pois sou frontalmente contra aquilo que se tem passado e jamais irei alimentar a ideia que tal se poderá dever à continuidade do treinador. Gosto pouco - ou mesmo nada - de especular e, como tal, dada a sensibilidade do tema, fico-me por aqui”.


Contudo, Nuno Campilho acredita que a situação pode ser facilmente reversível: “Da mesma forma que não gosto de especular, ainda menos me dedico à prática da futurologia, mas uma coisa posso garantir, as vitórias curam tudo e, no futebol, o caminho de bestial a besta e o inverso percorrem-se muito rapidamente, de tão curto que é…”.


Onde está Rui Costa?

O comentador Glorioso 1904 termina por enumerar algumas formas de Rui Costa se posicionar contra os constantes ataques: “Rui Costa tem de se assumir como aquilo que é e representa, que é o de ser o presidente da maior instituição do país e de representar milhões de benfiquistas. Para tal, tem de ser líder, objetivo, frontal e determinante nas escolhas que entender fazer, sejam elas de rutura, ou de continuidade. Mas não pode haver equívocos, nem meias medidas, ou é, ou não é, e o que for, é o que terá de ser, pois ninguém como ele deverá saber qual a melhor forma de sair desta situação menos feliz em que nos encontramos, pelo que devemos permanecer confiantes nas suas capacidades e dar-lhe a estabilidade (e ao Benfica) imprescindível para redescobrir o caminho dos títulos”.



Futebol

Rui Costa toma decisão sobre Leandro Barreiro e alvo do Benfica vai...

Craque, que representa o Mainz, da Alemanha, vê futuro a ser resolvido nas mãos do Presidente encarnado

Leandro Barreiro vê Rui Costa a tomar decisão no Benfica
Leandro Barreiro vê Rui Costa a tomar decisão no Benfica

  |

Icon Comentário0

Leandro Barreiro está cada vez mais perto de ser oficializado como jogador do Benfica. O alvo de Rui Costa viu o Presidente das águias a dar um passo importante e assinou um acordo com o Clube da Luz, informa Fabrizio Romano.

De acordo com informações avançadas pelo especialista em questões de mercado, na rede social X (antigo Twitter), este domingo, dia 19 de maio, o craque do Luxemburgo despede-se do Mainz, da Alemanha, após oito anos, e vai ser o primeiro reforço de verão do Benfica.


A mesma fonte garante que Leandro Barreiro já assinou um acordo que determina a vinda do jogador para o Clube da Luz. Fabrizio Romano adianta, ainda, que só fica a faltar a confirmação por parte de ambas as partes. Vale referir que o diretor desportivo do emblema alemão tinha abordado as negociações, confirmando (saiba mais AQUI).


Neste sentido, o médio vai abandonar o Mainz e reforçar o Benfica a 'custo zero', uma vez que o seu contrato com os germânico chega ao fim em junho de 2024. Desta forma, Rui Costa não precisou de ir aos cofres para garantir o primeiro reforço de verão para Roger Schmidt, que deverá continuar na qualidade de treinador para a próxima época.

Esta temporada, Leandro Barreiro - avaliado em 14 milhões de euros - foi aposta em 33 duelos: 31 na Bundesliga e ainda dois na Copa da Alemanha (DFB Pokal). Nos 2.766 minutos totalizados, o médio luxemburguês apontou quatro golos, contabilizando ainda uma assistência.


É de referir que o craque está ao serviço do emblema germânico desde 2016, quando integrou os sub-17 do clube. Em 2018/19, subiu e ocupou um lugar na equipa principal, tendo realizado um único jogo. O internacional pelo Luxemburgo afirmou-se na época seguinte, com 18 partidas e duas assistências registadas.

Confira aqui a publicação:



Futebol

Exclusivo Glorioso 1904 - Com tubarões a bater à porta, futuro de José Melro no Benfica está...

Sabe o nosso Jornal que existem novas atualizações face à situação contratual do avançado encarnado

Exclusivo Glorioso 1904 - Futuro de José Melro no Benfica está em discussão
Exclusivo Glorioso 1904 - Futuro de José Melro no Benfica está em discussão

  |

Icon Comentário0

O futuro de José Melro no Benfica continua a ser tema de destaque. Segundo informações recolhidas pelo Glorioso 1904, a renovação com o avançado é um objetivo da direção de Rui Costa, no entanto, as negociações encontram-se difíceis. 

O jovem ponta-de-lança, de 19 anos, chega ao fim do seu vinculo na próxima temporada, em junho de 2025, tendo somente mais um ano no seu contrato atual. Apesar de ainda ter uma época como jogador do Benfica assegurada, o avançado tem sido observado de perto por várias equipas das cinco principais ligas europeias, colocando o Glorioso em risco de perder o craque no fim da campanha que se avizinha.


Neste momento, os principais interessados no atleta que alinha primariamente nos sub-23 do Clube da Luz são o Barcelona, o Dortmund e o Lille. Os três clubes têm por habito a aposta na formação, além de estarem nas cinco principais ligas europeias, sendo propostas bastante sedutoras para José Melro.


Esta temporada, José Melro já marcou presença em 27 encontros: 26 no Campeonato Nacional sub-23 e um na Taça Revelação sub-23., totalizando 1.901 minutos. O ponta-de-lança soma 18 tentos apontados e fez ainda um passe para golo.

Importa referir que o craque iniciou a sua caminhada desportiva em 2011/12, na escola de futebol Footkart, sediada em Santarém, tendo passado por vários emblemas da zona ribatejana. Foi contratado pelo Clube da Luz, em 2022, integrando o plantel de sub-19, mas acabou por se afirmar, rapidamente, e ter lugar nos sub-23.



Futebol

Exclusivo Glorioso 1904 - Face a contestação, conhecido adepto do Benfica deixa 'dica' a Rui Costa

Grupos de Benfiquistas têm protagonizado algumas atitudes impróprias, tudo devido ao descontentamento com o Glorioso

Conhecido adepto do Benfica analisa comportamentos dos Benfiquistas e deixa dica a Rui Costa
Conhecido adepto do Benfica analisa comportamentos dos Benfiquistas e deixa dica a Rui Costa

  |

Icon Comentário0

A derrota do Benfica em Famalicão, que valeu a conquista do Campeonato pelo Sporting, fez mais uma onda de contestação dos adeptos encarnados erguer-se. Todavia, alguns exemplos passam para lá das reclamações e têm feito surgir momentos como insultos e ofensas, o arremesso de objetos ou de materiais pirotécnicos. Neste sentido, Pedro Brinca, conhecido adepto do Benfica, esteve à conversa com o Glorioso 1904 sobre o assunto. 

O comentador começa por afirmar que entende a revolta encarnada, mas que esta nunca deverá passar para a ofensa ou tentativa de agressão: "Compreendo e empatizo, mas nunca estarei de acordo com insultos e arremesso de objetos".

Posto isto, Pedro Brinca também não acredita que os jogadores tenham falta de compromisso para com o Benfica: "Claramente. Eu sou um dos primeiros a estar insatisfeito com a performance desportiva da equipa mas não creio que seja a falta de compromisso dos atletas uma das razões do insucesso".

"É preciso pensamento estratégico. Era importante que fosse feito um diagnóstico do que não correu como devia, do que temos de melhorar e a melhor maneira de o fazer. Isto devia ser feito de forma transversal na estrutura, do treinador ao presidente. Sem esta abordagem, trocar por trocar, não adianta", começa por garantir que a saída de Schmidt, caso não seja planeada, não acalmará os protestos. 

"Roger Schmidt fez uma época extraordinária no ano anterior e este ano passou a incompetente? Ou já era incompetente mas o resto conseguiu compensar? Não podemos cair neste maniqueísmo e temos de construir o futuro de forma metódica, aproveitar o que está bem e mudar o que está mal. Diagnóstico primeiro. Sempre", continua sobre o técnico germânico.


A resposta de Rui Costa

Pedro Brinca termina a sua intervenção falando da postura que Rui Costa deverá adotar: "Em face do que falei anteriormente, deve fazer uma reflexão profunda do que se passou e, tal como o Otamendi embora a outro nível de resolução, vir explicar os fatores que referi antes, e transmitir a confiança que tem um plano para mudar o que precisa de ser mudado para retornar ao sucesso desportivo".



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Kika Nazareth fecha o resultado com o 4-1 para o Benfica
Futebol

Kika Nazareth fecha o resultado com o 4-1 para o Benfica

 

Icon Comentário0
Lúcia Alves faz o 3-1 para o Benfica com homenagem especial
Futebol

Lúcia Alves faz o 3-1 para o Benfica com homenagem especial

 

Icon Comentário0
Penálti para o Benfica e Carole Costa não vacila
Futebol

Penálti para o Benfica e Carole Costa não vacila

 

Icon Comentário0