
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Extra Benfica
11 Jan 2025 | 14:54 |
Extra Benfica: Portugal ainda está a um ano do processo eleitor para eleger o novo chefe de governo da República portuguesa, contudo, já desde o final do ano passado que começaram a surgir os primeiros nomes que poderão estar na calha para concorrer a Belém. Apesar das candidaturas já confirmadas de Joana Amaral Dias do ADN ou de André Pestana, coordenador do STOP, os portugueses parecem estar inclinados em eleger o ex Almirante Gouveia e Melo.
Numa nova sondagem, realizada pela empresa Pitagórica, e divulgada pelo Jornal de Notícias, Rádio TSF e TVI/CNN Portugal, as fontes indicam qual é, atualmente, a primeira escolha do país para o cargo de Presidente da República. Segundo o mesmo estudo, Henrique Gouveia e Melo é a escolha da maioria dos portugueses, com o antigo Chefe do Estado-Maior da Armada a reunir cerca de 57% das intenções de voto.
Atrás do antigo militar e um dos principais rostos por detrás da campanha de vacinação contra a Covid-19 em 2020, surgem outros dois nomes muito conhecidos da política nacional. Com 54% das intenções de voto, surge o atual Secretário-Geral da ONU, António Guterres, antigo primeiro-ministro socialista. O atual governador do Banco de Portugal e antigo ministro das finanças de António Costa, Mário Centeno, conseguiu arrecadar cerca de 43% das intenções, Na mesma sondagem, os portugueses defendem que tanto a AD e o PS devem apoiar a candidatura do militar aposentado.
Almirante Gouveia e Melo – A única coisa que vos posso dizer é que vou terminar 45 anos de serviço
O antigo Almirante, que passou à reserva durante os últimos dias de dezembro, fechou assim um capítulo de mais de quatro décadas de serviço militar à Marinha portuguesa, tendo sido condecorado pelo atual Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa. Apesar das sondagens lhe darem a vitória presidencial, o antigo Chefe do Estado-Maior da Armada ainda não oficializou a sua corrida a Belém.
Antiga medalha olímpica e maratonista de 66 anos, deu entrada na unidade médica durante o dia de ontem, 10 de fevereiro. É um dos grandes nomes do desporto
11 Fev 2025 | 15:27 |
Extra Benfica: Rosa Mota, de 66 anos, é um dos nomes mais sonantes do atletismo português e do desporto olímpico a nível mundial, mas atualmente encontra-se a debater-se com um grave problema de saúde. Numa notícia que tinha sido avançada pelo SAPO Desporto e mais tarde confirmada pela SIC Notícias, a atleta deu entrada, na passada segunda-feira, 10 de fevereiro, na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), do Hospital Santo António, no Porto.
Segundo as mesmas fontes, o internamento hospitalar estava programado, uma vez que a antiga campeã olímpica, mas que mantém uma elevada prática física, foi submetida a uma intervenção cirúrgica, para colocar uma prótese na aorta. Procedimento que, decorreu na tarde de segunda-feira e mais tarde, Rosa Mota foi transferida para os cuidados intensivos para observação.
Como já tinha avançado anteriormente a SAPO Desporto, tratou-se de uma cirurgia agendada, para acautelar uma aneurisma na aorta abdominal, que tinha sido detetado nos exames realizados à maratonista de 66 anos, em dezembro de 2024, depois da mesma ter sido algum desconforto no final da participação da maratona de São Silvestre de Lisboa, destinada a corredores entre os 65 e 69 anos de idade.
Ora, então, o que é um aneurisma da aorta abdominal? Ao que se pode verificar, o problema que aflige a saúde de Rosa Mota, acaba por causar problemas no seio das artérias, que são responsáveis pela circulação sanguínea, ao longo do corpo e esta condição manifesta-se através de um aumento irreversível do diâmetro normal das artérias.
Segundo o que indica a CUF: “Resulta de uma fraqueza estrutural da parede arterial, (…) sendo a sua causa mais frequente a aterosclerose. (…) É mais frequente a partir dos 65 anos, mais comum no sexo masculino e a sua prevalência é maior em pacientes com doença coronária ou arterial oclusiva periférica e em portadores de aneurismas periféricos”.
Final da temporada da NFL realizou-se na última madrugada, mas os olhos estavam todos postos no intervalo do encontro, considerado a atração principal do evento
10 Fev 2025 | 13:03 |
Extra: Na última madrugada, horas de Portugal continental, realizou-se o maior evento desportivo da história dos Estados Unidos, a Super Bowl, final dos playoffs da NFL (National Football League), liga norte-americana de futebol americano. Na final, o troféu foi disputado entre os Philadelphia Eagles e os Kansas City Chiefs. Porém, as atenções estiveram focadas no intervalo, quando se realiza o mítico ‘Halftime show’.
O escolhido para entreter os milhares presentes no estádio e os milhões que acompanharam a transmissão por todo o mundo, foi Kendrick Lamar, incontornável músico americano e de renome mundial. Convidado a atuar no intervalo do evento desportivo, o músico ainda contou com a presença de outros nomes sonantes ligados à indústria do entretenimento.
A atração principal do Super Bowl contou com a participação do ator norte-americano, Samuel L. Jackson, reconhecido ator de filmes como o ‘Pulp Fiction’ ou do franchise da Marvel. O ator subiu ao palco vestido como Tio Sam, mítica personagem fictícia, criada para incentivar os americanos a aderir ao exército durante a Segunda Guerra Mundial. Além de Samuel L. Jackson, o espetáculo contou também com a presença do rapper Drake, que surgiu em cima do capô de um carro GNX, recriando a capa do mais recente álbum de Kendric Lamar.
De imediato, com o concerto já a decorrer, subiram ao palco vários dançarinos, vestidos de vermelho, branco e azul e que juntos, formaram a bandeira dos Estados Unidos. Com Kendrick Lamar em palco, o rapper começou por cantar ‘Squabble up’ do álbum GNX (2024) e cantando também ‘Humble’ do disco ‘Damn’ (2017). A rapper SZA também participou e, juntamente com Lamar, cantaram a música ‘All The Stars’ da banda sonora do filme ‘Pantera Negra’ (2018).
No que diz respeito ao desporto, os Philadelphia Eagles foram os grandes vencedores da noite, ao derrotaram os Kansas City Chiefs por 40-22. Recorde-se que, a formação dos Chiefs falhou assim a conquista consecutiva, depois de ter vencido a final do ano passado, frente Aos San Francisco 49ers, por 25-22.
Equipa de trabalho, criada pelo Governo e liderada por Jorge Bravo procura estudar os possíveis cenários que envolvem este tipo de aposentações
9 Fev 2025 | 15:40 |
Extra: Como já tinha sido anunciado anteriormente, o executivo liderado por Luís Montenegro quer estudar novos moldes a envolver as reformas antecipadas e, por isso, criou um grupo de trabalho para o mesmo efeito. Face a este avanço feito pelo Governo, vários especialistas, em conversa com a Agência Lusa, admitem a possibilidade de haver alterações nas regras, mas consideram uma decisão ‘drástica’ colocar um fim neste tipo de aposentações.
Perante a possibilidade de um ‘travão’ às reformas antecipadas, o antigo ministro do Trabalho e da Segurança Social, Pedro Mota Sares, considera que a instituição que se responsabiliza pelas ações sociais deve ter, de forma permanente, encontrar melhorias para os sistemas sociais e, ao mesmo tempo, aplicar as reformas necessárias para melhorar a capacidade de resposta das mesmas.
No entanto, defendendo que a Segurança Social necessite de reformas, o antigo governante alerta que é essencial criar uma salvaguarda para alguns grupos populacionais, nomeadamente os que são considerados desempregados de longa duração. Pedro Mota Soares, considera que o acesso às reformas antecipadas deve ser permitida aos desempregados, que com um determinada idade, já irão ter dificuldades em voltar ao mercado de trabalho.
Mas considera que terão de haver mexidas. “Admito que possa fazer sentido que a idade de acesso à reforma antecipada avance da mesma forma que a idade normal de reforma avança em função da esperança média de vida”, começou por dizer. “É preciso ter capacidade de olhar para a frente e de ir introduzindo as reformas que sejam necessárias, tentando fazer estas reformas com o maior consenso possível”, explicou Pedro Mota Soares.
Apesar das dificuldades conhecidas em torno da Segurança Social, o antigo ministro do Trabalho assegura que o sistema social português, apesar das suas limitações, consegue proteger os cidadãos ao longo da sua vida. Contudo, deixou um aviso sério, sem mudanças e reformas, o país pode estar a condenar a instituição social a uma iminente falência estrutural.
Extra: Já foram capturados os dois últimos fugitivos de Vale de Judeus
8 Fev 2025 | 14:01
Extra: Chuva está de regresso a Portugal e cenário não é animador
7 Fev 2025 | 18:44
Extra: Bromance entre Luka Doncic e Lebron James já começou nos Lakers (Vídeo)
6 Fev 2025 | 15:09