Logotipo Glorioso 1904

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

Seguir
Clube

PRÉMIOS 2023 GLORIOSO 1904: DIOGO RIBEIRO É ELEITO COMO REVELAÇÃO DO ANO DAS MODALIDADES DO BENFICA

Nadador atingiu o que mais ninguém conseguiu na natação lusa, realizando um 2023 de imensa qualidade

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro

  |

Icon Comentário0

O Glorioso 1904 destaca com mérito Diogo Ribeiro como o vencedor do Prémio Revelação Modalidades 2023, ultrapassando Zé Mirando, Lúcio Rocha e Pablo Nathan. O nadador português, apenas de 19 anos, foi um exemplo para o desporto nacional ao longo dos últimos 12 meses, estabelecendo Portugal na natação, modalidade na qual os lusos nunca conseguiram verdadeiramente se impor.

Ao longo de 2022 o jovem tinha começado a dar nas vistas, quebrando vários recordes nacionais e aproximando-se dos melhores tempos do mundo em distintas categorias. O Benfiquista levou o ímpeto para 2023. No último dia de março bateu o recorde nacional de 100 metros livres (48,01 segundos), que o próprio tinha definido em agosto de 2022. Este período inicial de 2023 viu-o qualificar-se para os Jogos Olímpicos de 2024 em três categorias diferentes (50m e 100m livre e 100m borboleta), além de o qualificar para os mundiais de natação que seriam disputados em Fukuoka, no mês de julho.


Foi justamente no Japão, na sua estreia num Mundial de Natação, que o atleta encarnado escreveu o seu nome nas placas históricas do desporto português. Após atingir a final dos 50 metros mariposa (um feito só por si impressionante), terminou a prova no segundo lugar da tabela, vencendo a prata e a primeira medalha de sempre de Portugal em mundiais. O jovem fez um tempo de 22,80 segundos (novo recorde nacional), ficando apenas atrás do italiano Thomas Ceccon (22,68).


O feito histórico de Diogo Ribeiro foi fortemente elogiado por Rui Costa: “Que enorme orgulho é ver Diogo Ribeiro sagrar-se vice-campeão do Mundo em Fukuoka. Prata nos 50 metros mariposa para quem, aos 18 anos, demonstra já ter o perfil de um grande campeão. Um imenso talento que deixa Portugal inteiro a sonhar por mais.  O Benfica promete continuar a dar as condições ideais para atingir o seu mais alto potencial. Parabéns, Diogo. O talento, o compromisso e a ambição que colocas em cada prova são uma inspiração".

Todavia, o ano de 2023 não ficou por aqui para Diogo Ribeiro. No início de dezembro liderou a equipa portuguesa nos europeus de natação, onde atingiu as meias-finais. Apesar de não obter o sucesso que conseguiu no Mundial, voltou a bater um recorde nacional, nos 50 metros mariposa, fazendo um tempo de 22,95. Tornou-se o primeiro português a percorrer a distância em menos de 23 segundos em europeus.


Antes no Natal, no passado dia 22 de dezembro, também bateu o recorde nacional de 100 metros mariposa em piscina curta (51,00), fechando 2023 da melhor forma. Posto isto, e com os Jogos Olímpicos no verão de 2024, espera-se que o prodígio do Benfica continue a chocar o panorama nacional do desporto, relembrando a sua tenra idade de 19 anos.


Clube

COISA BONITA! SÓCIO Nº1 DO CLUBE DA LUZ CELEBRA 120 ANOS DE HISTÓRIA: "BENFICA JÁ ME DEU TUDO"

Adepto encarnado festejou data especial das águias, nesta quarta-feira, dia 28 de fevereiro

Adeptos do Benfica
Adeptos do Benfica

  |

Icon Comentário0

Jaime Silva é o sócio n.º 1 do Benfica e viveu de forma intensa os 120 anos do Clube da Luz. Em conversa com o jornal português Record, nesta quarta-feira, o adepto encarnado não escondeu a emoção. 

"É uma honra extraordinária, só para benfiquistas de raça", começou por reforçar o sócio das águias. "O Benfica é a minha vida", referiu, revelando que não falha um único jogo da turma orientada por Roger Schmidt. "Hoje em dia já só vejo os jogos na televisão. Isso não pode faltar", afirmou. 

"Não preciso que o Benfica me dê mais nada, já me deu tudo (...) Ser sócio n.º 1 é um orgulho, um galardão", assegurou. Importa referir que Jaime Silva já recebeu os emblemas de dedicação correspondentes aos 25, 50 e 75 anos de filiação, passando a ser o primeiro sócio, depois do falecimento de Emílio Andrade Júnior, em 2022. 


No que toca às mensagens a celebrar o Glorioso, importa referir que vários foram os rostos que partilharam palavras direcionadas para o Clube da Luz. Casos como Anatoliy Trubin, João Neves e António Silva, tal como o nosso Jornal deu conta, e, também, ex-atletas como Matic e Óscar Cardozo. 


Além disso, os encarnados deixaram uma mensagem nas redes sociais. "Sport Lisboa. Grupo Sport Benfica. Sport Lisboa e Benfica. #EPluribusUnum • #120Anos", escreveram as águias na legenda do vídeo partilhado nas contas de Instagram e da rede social X (antigo Twitter), que dá conta da evolução do símbolo do Clube.



Clube

DA FARMÁCIA FRANCO PARA O MUNDO, COM HISTÓRIA GLORIOSA: SPORT LISBOA E BENFICA COMEMORA 120 ANOS (COM VÍDEO)

Clube da Luz não deixou data da fundação passar em branco, partilhando uma mensagem através das redes sociais

Farmácia Franco
Farmácia Franco

  |

Icon Comentário0

O Sport Lisboa e Benfica comemora, esta quarta-feira, dia 28 de fevereiro, 120 anos de existência e o Clube da Luz fez questão de marcar esta data importante para o universo Benfiquista, com uma mensagem partilhada através das redes sociais.

"Sport Lisboa. Grupo Sport Benfica. Sport Lisboa e Benfica. #EPluribusUnum • #120Anos", escreveram as águias na legenda do vídeo partilhado nas contas de Instagram e da rede social X (antigo Twitter), que dá conta da evolução do símbolo do Benfica. 


Tal como o Glorioso explica, através do seu site oficial, “o Sport Lisboa e Benfica foi fundado a 28 de fevereiro de 1904, com o nome de Sport Lisboa. Depois de um treino matinal, nuns terrenos em Belém, realizou-se, da parte da tarde, uma reunião na vizinha Farmácia Franco, na qual estiveram presentes 24 elementos, entre os quais os dez do treino da manhã. São considerados os fundadores do Clube”.


O emblema da Catedral dá ainda conta de que neste dia vai ser "revisitada" a história do Clube. "Nesta quarta-feira, 28 de fevereiro, dia em que o Sport Lisboa e Benfica cumpre 120 anos de vida, a história do Glorioso é revisitada numa viagem mítica com 16 glórias", pode ler-se. 

"Carregadas de mística, na reportagem da BTV, é possível sentir na primeira pessoa a partilha de páginas de vidas recheadas de triunfos e emoções. Gerações distintas, a mesma paixão e união, em torno de um emblema sempre presente. Em cima dos carris do elétrico de Sintra, também ele nascido em 1904, sente-se e vive-se Benfica", escreveram os encarnados, dando conta da reportagem transmitida no canal oficial do Clube. 


Confira aqui o vídeo: 



Futebol

DIOGO RIBEIRO RECEBIDO NO ESTÁDIO DA LUZ! CAMPEÃO MUNDIAL DO BENFICA COM DIREITO A OVAÇÃO DAS BANCADAS

Nadador esteve presente no intervalo da partida entre águias e Portimonense

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro

  |

Icon Comentário0

No intervalo da vitória do Benfica sobre o Portimonense, por 4-0, no passado domingo, dia 25 de fevereiro, Diogo Ribeiro subiu ao relvado do Estádio da Luz, onde foi muito aplaudido pelos adeptos encarnados. O jovem, de 19  anos, entrou em campo com as duas medalhas de ouro que venceu no Mundial de Natação, no Catar. O jovem venceu as medalhas de ouro em 50 metros e 100 metros mariposa e tem sido alvo de vários elogios de figuras conhecidas do desporto português. Contudo, ainda não tinha sido apresentado diante dos adeptos do seu Clube e o momento vai ficar na memória do jovem.

Durante a volta olímpica que realizou no Estádio da Luz foi possível ver a clara emoção do nadador português, que deixou algumas lágrimas escorrem-lhe pelo rosto. O momento foi captado pela câmara da transmissão da BTV e rapidamente foi difundido online.


Nascido em 2004 e natural de Coimbra, Diogo Ribeiro renovou recentemente o seu contrato com o Clube da Luz, extensível a dois ciclos olímpicos, que culminará com a participação esperada nos Jogos Olímpicos de 2028.

Diogo Ribeiro possuiu ainda lugar privilegiado para ver a vitória encarnada, que, depois de conquistar os três pontos, coloca o Benfica (58 pontos) na primeira posição da Liga Portugal Betclic, com mais dois pontos que o Sporting, o segundo classificado, que tem uma partida a menos.



envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Clube

TURMA DE ROGER SCHMIDT CELEBRA 120 ANOS DO BENFICA EM GRANDE

 

Icon Comentário0
Clube

VEJA AQUI A CELEBRAÇÃO DOS 120.º ANIVERSÁRIO DO BENFICA

 

Icon Comentário0
Clube

ESTÁDIO DA LUZ VAI SE TORNAR ARENA DO FUTURO! COMO O MUNDIAL DE 2030, EM PORTUGAL VAI MUDAR A CASA DO BENFICA (COM VÍDEO)

 

Icon Comentário0