
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
04 Nov 2023 | 08:26 |
O analista e olheiro de futebol Rui Malheiro, num artigo escrito para o jornal Record, olhou à nova vida de João Mário no Benfica, depois de Schmidt trocar para um sistema de três defesas-centrais. É de recordar que tanto com Rúben Amorim como com Jorge Jesus, o médio já desempenhou funções neste desenho tático.
"Presos à inexequível possibilidade de encontrar um émulo de Enzo Fernández, um médio-centro completíssimo, os apaniguados rubros e a crítica têm sido profundamente exigentes e castigadores com Orkun Kökçü. A recente lesão do internacional turco, que só deverá voltar à competição após a paragem de novembro para compromissos das seleções, desarrolhou o peso incontornável que já possui nos processos de construção e de criação do Benfica, pois domina como poucos a arte dos passes progressivos", começa o especialista, destacando o vazio deixado por Enzo Fernández.
"Algo que Florentino, Aursnes e João Neves, apesar das certezas e da segurança do último no capítulo do passe (ainda que de menor risco e com menos propriedades na progressão), opções como médios-centro ante a Real Sociedad e o Casa Pia, não conseguem preencher, mesmo que afiancem evidentes mais-valias a nível defensivo, aspeto em que o turco mais se distancia do argentino e dos seus colegas de equipa", fundamentou, tendo em conta as qualidades de cada jogador.
"Por isso, Roger Schmidt apostou, ao mudar a estrutura para 3x4x3, em devolver João Mário ao corredor central do meio-campo como ponto de partida. Se o criativo virtuoso, com um pé direito de veludo, vinha a realizar como médio-ala uma época muito abaixo da anterior – independentemente do golo de bandeira apontado ao Casa Pia –, parecendo, principalmente no universo Champions, estar num ritmo inferior ao dos antagonistas, o que lhe subtraía a intensidade cerebral que o caracteriza, em Arouca, como médio-centro de perfil ofensivo, ofertou, à sua medida, os atributos nos passes progressivos que caraterizam Kökçü, o que se manifestou decretório para que o Benfica assaltasse zonas de finalização com mais contundência." termina, tendo em conta a nova vida de João Mário no Benfica.
Na última temporada, João Mário – avaliado em 14 milhões de euros – alinhou em 51 partidas, onde marcou 23 golos e registou 13 assistências, os melhore números da sua carreira. Esta época, o meio-campista soma 13 jogos (840 minutos) e dois golos.
Técnico dos encarnados diz adeus a peça-chave das águias nos últimos tempos e adeptos já conhecem substituto para os próximos tempos
02 Set 2025 | 06:56 |
Rui Pedro Braz vai sair do Benfica, como já tinha sido anteriormente confirmado. O mercado de verão foi a última janela de transferências na qual o dirigente esteve ao serviço dos encarnados, mantendo-se no cargo apenas para cumprir o defeso sem sobressaltos. O substituto será Mário Branco.
O ex-Fenerbahçe irá substituir Rui Pedro Braz, sendo também diretor-geral para o futebol das águias, cargo que já desempenha desde a saída de Lourenço Pereira Coelho. O mercado de inverno já ficará a cargo do novo dirigente do clube da Luz.
As mudanças na estrutura já eram conhecidas há uns meses, com o futuro de Rui Pedro Braz a ser muito discutido. Em Itália chegaram mesmo a apontar o diretor encarnado à Juventus, clube com o qual revelou ter boa relação há vários anos.
A decisão de Rui Pedro Braz em sair do Benfica foi informada a Rui Costa, atual presidente dos encarnados, uma vez que o diretor-desportivo não pretende manter funções ao serviço do clube depois das eleições, agendadas para 25 de outubro de 2025.
Neste último mercado como diretor-desportivo do Benfica, Rui Pedro Braz fechou as contratações de Enzo Barrenechea, Amar Dedic, Rafael Obrador, Richard Ríos, Georgiy Sudakov, Dodi Lukebákio e Franjo Ivanovic, além de te tratado de várias saídas no plantel.
Atleta que fez toda a sua formação no Clube da Luz tem novo desafio à vista, num último dia de mercado com muita emoção à mistura
02 Set 2025 | 00:10 |
Hugo Félix vai ser reforço do Tondela, ao contrário do que estava inicialmente nos planos, dado que o primeiro destino colocado em cima da mesa foi o Elche. Agora, ao que tudo indica, o irmão de João Félix, que fez toda a sua formação no Benfica, vai continuar em Portugal. Encarnados defendem eventual valorização do atleta.
“O criativo e irmão de João Félix vai assinar um contrato válido por quatro temporadas, ou seja, até 2029 com os auriverdes, enquanto o Benfica retém ainda uma percentagem do passe”, revela o jornal Record. Ao que tudo indica, as águias ficarão com 50% dos direitos económicos.
Na equipa principal do Benfica, Hugo Félix realizou apenas uma partida. No triunfo por 4-0 da turma de Bruno Lage na receção ao Tirsense, no dia 23 de abril de 2025, o médio entrou aos 80 minutos, rendendo Tiago Gouveia, num momento que ficará para sempre na sua memória.
A saída de Hugo Félix do Benfica neste mercado de transferências era um cenário que se vinha adivinhando. É que, em 2025/26, o jovem médio de 21 anos, que tinha contrato até junho de 2027, não tinha somado qualquer minuto com o Manto Sagrado, seja na equipa principal ou na equipa B.
Na temporada de 2024/25, onde atuou praticamente na equipa B das águias, Hugo Félix – avaliado em 2,5 milhões de euros – foi aposta em 36 encontros: 32 na Segunda Liga, três na Premier League International Cup e um na Taça de Portugal. Nos 2.653 minutos disputados com a camisola do Benfica, o médio marcou dois golos, somando ainda 10 assistências.
Antigo avançado internacional italiano deixa o Como e terá como companheiro atleta dos azuis e brancos que se mudou para Itália
01 Set 2025 | 23:56 |
Andrea Belotti foi, nesta segunda-feira, 1 de setembro, oficializado como reforço do Cagliari, onde terá como colega Zé Pedro, ex-Porto que também se mudou para Itália neste mercado. O antigo internacional italiano, que se sagrou campeão europeu em 2021, será orientado por Fabio Pisacane.
Andrea Belotti chegou ao Benfica em janeiro de 2025, oriundo, por empréstimo, do Como. Todavia, nos seis meses ao serviço da turma de Bruno Lage, o avançado não conseguiu convencer os responsáveis encarnados, que o devolveram ao conjunto de Fabregas.
Curiosamente, nas últimas semanas, o nome de Andrea Belotti foi associado ao Vitória de Guimarães. Porém, esse cenário acabou por não se concretizar e o elevado vencimento do ponta-de-lança terá estado na origem da ‘desistência’ do emblema minhoto no antigo avançado do Benfica.
Um dos episódios mais marcantes da passagem de Andrea Belotti pelo Benfica aconteceu na final da Taça de Portugal, diante do Sporting. Nos últimos minutos do tempo regulamentar, o avançado foi agredido por Matheus Reis, com um pontapé na cabeça, mas o árbitro marcou falta a favor dos… leões.
Com a camisola do Benfica, Andrea Belotti – avaliado em 2 milhões de euros – realizou 24 partidas: 14 na Liga Portugal Betclic, quatro na Taça de Portugal, quatro na Liga dos Campeões e dois no Mundial de Clubes. Nos 832 minutos em que foi opção, o antigo internacional italiano marcou quatro golos.